Page 1


COO


ORDENADORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS MANUAL DE COMPRAS


Manual de Compras

1. Sobre


2. Processo de Compra

3. Pesquisa de Preços

4.

Referências


Manual de Compras | Sobre a Coordenadoria

A Coordenadoria de Licitações e Contratos do Câmpus Matão recebe as solicitações de compras dos setores interessados conforme planejamento orçamentário, realizando os procedimentos cabíveis para compra do objeto. Uma vez feita a compra, caberá a outros setores o recebimento da compra e sua devida entrega ao requisitante.

Sobre Coordenadoria de Licitações e Contratos

Além disso, esta coordenadoria também faz a gestão dos contratos de serviços, no que se refere à sua contratação, publicação, renovação e repactuação, bem como os registros em sistema que essas atividades exigem. A fiscalização e acompanhamento dos serviços contratados é responsabilidade dos fiscais de contrato, designados especificamente através de Portaria da Direção Geral.

Coordenadoria de Licitações e Contratos, leia o Art. 12 do Regimento dos Câmpus do Instituto Federal de São Paulo, disponível em: Regimento dos Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Servidores (corpo técnico) Jakeline Vituci – Assistente em Administração – responsável pela gestão documental e eletrônica dos contratos; Rodrigo Santos – Assistente em Administração – responsável pelas compras e pelo cadastro de fornecedores.

Horário de funcionamento (setor) Segunda a sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 h.

Contato Para saber com mais detalhes cada uma das competências da

e-mail: clt.mto@ifsp.edu.br telefone: (16) 3506-0711


MANUAL DE COMPRAS PROCESSO DE COMPRA


Manual de Compras | Processo de Compra

Compras Para enviar pedido de compra, elabore o memorando inicial de acordo com o link: Memorando Inicial orientações e modelo.

Conforme fluxo estabelecido, todos os processos deverão ser direcionados à Diretoria de Logística e Aquisições – DLA, da Pró-Reitoria de Administração – PRA do IFSP.

Tal documento deverá conter a seguinte estrutura: • Cabeçalho com data, endereçado à DCC – Diretoria de Licitações e Contratos, com assunto e número de processo; • Objeto; • Objetivo - É a representação formal daquilo que se quer atingir com o término de um projeto; • Justificativa - tudo aquilo que está oculto no objetivo, isto é, a razão de ser do projeto, o benefício gerado por ele. Trata-se de um desejo da organização (MISSÃO); • Declaração de que não há objeto equivalente ou similar disponível para contratação nas atas de SRP vigentes; • Informar se há ou não disponibilidade orçamentária. Caso o processo seja EXTRAORÇAMENTÁRIO, deverá ser indicado no memorando inicial a necessidade de suplementação devidamente justificada e observados os demais tramites indicados no Manual de Execução do Orçamento. Tais processos deverão estar identificados na capa como EXTRAORÇAMENTÁRIOS. • Assinatura do Diretor Geral e para a Reitoria, do Pró-Reitor.


Para descrever o objeto solicitado, siga as orientações do item 5.2 do Manual disponível em: Manual para Elaboração de Termo de Referência. Caso as especificações não estejam expressamente claras na

descrição completa do objeto, a Coordenadoria de Licitações e Contratos não poderá se responsabilizar se o artigo recebido não atender ao esperado.

Tutorial Interativo

Passo a Passo Memorando inicial O tutorial interativo, permite ao usuário seguir os passos necessários a execução de cada tarefa, registrando as mesmas em tempo real no sistema, desta forma, não existe necessidade de qualquer outro procedimento.

Tutoriais Tutorial com imagens acesse aqui (recomenda -se a visualização em tela cheia, para isso, clique no botão). Tutorial interativo 1º passo – acesse aqui 2º passo – clicar em ‘SEE LIVE’ (botão azul) e, caso seja o 1º acesso, será necessário a instalação de extensões para interação com a página Tutorial em vídeo clique aqui


MANUAL DE COMPRAS PESQUISA DE PREÇOS


Pesquisa de preços é o procedi para a verificação de existência cobrir despesas decorrentes de

Serve de base também para co em licitação¹

¹Livro Licitações e Contratos - Orientações e Jurisprudência do Tribunal de Conta


imento prévio e indispensável a de recursos suficientes para e contratação pública.

onfronto e exame de propostas

as da, 4ª Edição. TCU. 2010.


Manual de Compras |

Painel de Preços Sistema informatizado do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que disponibiliza dados e informações de compras públicas homologadas no Comprasnet.

No intuito de facilitar a pesquisa e análise de preços, o Painel disponibiliza diversos filtros, como:

acesse o tutorial interativo


Ano da compra: permite pesquisa pelo ano da compra;

a

de fornecimento de um determinado produto ou serviço;

Nome material (PDM): permite a pesquisa pelo Padrão Descritivo de Materiais – PDM. Disponível apenas para pesquisa de materiais. Exemplos: caneta esferográfica, etc;

Órgão Superior: permite a pesquisa pelo nome do órgão superior;

Código do Material ou Código do Serviço: permite a pesquisa pela identificação única (código BR) do “Catálogo de Materiais” (CATMAT) ou “Catálogo de Serviços” (CATSER). Exemplo: 217773, 25197, etc; Descrição Material ou Descrição do Serviço: permite a pesquisa pela descrição detalhada do item. Exemplo: Caneta esferográfica, plástico, material transparente, etc; Objeto da compra: permite a pesquisa pela descrição constante no objeto dos bens e serviços contratados; CNPJ/CPF ou Nome do Fornecedor: permite a pesquisa pelo CNPJ / CPF ou nome dos fornecedores de compras homologadas; Porte da empresa: pemite a pesquisa pelo porte de empresas que tiveram compras homologadas; Unidade de fornecimento: permite a pesquisa pela unidade

Órgão: permite a pesquisa pelo nome do órgão vinculado que realizou a compra; UASG: permite a pesquisa pela Unidade Administrativa de Serviços Gerais – UASG. Cada órgão pode ter 1 ou mais UASG, a depender do histórico de fusões com outros órgãos ou outras mudanças administrativas; Modalidade da Compra: permite a pesquisa pela modalidade da compra, ou seja, Pregão, Tomada de preços, Concorrência, Concorrência Internacional, Convite, Dispensa de Licitação, Inexigibilidade e Concurso; Período da compra: permite a pesquisa por períodos prédefinidos como, por exemplo, os últimos 180 dias; Forma da compra: permite a pesquisa por Registro de Preços (SISRP – Sistema de Registro de Preços) ou Preços Praticados (SISPP – Sistema de Preços Praticados); Esfera: permite a pesquisa por esfera federal, estadual ou municipal.


Manual de Compras | Pesquisa de Preรงos Manual de Compras


Manual de Compras  
Manual de Compras  
Advertisement