Page 1

Nome da escola / instituição:____________________________________ Descrição da escola / instituição:_________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Objetivos de apendizagem Competências-chave (por favor escolha as apropriadas aos seus objetivos): Comunicação na língua materna Comunicação em línguas estrangeiras Competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia Competência digital Aprender a aprender Competências sociais e cívicas Espírito de iniciativa e empreendedorismo Consciência e expressão cultural

Data de início: ______________ Data de fim: ________________ Total de tempo despendido: _____________________ Número de sessões:___________________________

Page 1 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.


Modelo do Estudo de Caso

Contexto O que é que está na origem deste caso? Qual o assunto que estava a ser abordado? Há alguma atividade ou aula feita anteriormente que precise ser conhecida/relatada para explicar o caso convenientemente? Há mais alguma coisa que importe referir sobre esta situação? Quais são as características da escola?

Caso Quais são os objetivos de aprendizagem? Ou o que é que se pretende que os alunos aprendam? Refira o maior número de detalhes possível de modo a facilitar a compreensão. Quais os materiais usados? Porquê? Quais os mecanismos escolhidos e porquê? Quem são os estudantes (idade, nível de ensino, número, etc)? Quem eram o professor ou professores que dinamizaram as atividades (idade, experiência, etc)?

Abordagem Que ações foram realizadas para atender às necessidades? Quais foram as atividades desenvolvidas? Quais foram as interações que permitiram as atividades (entre alunos e professor(es) e entre alunos)? Quais foram as principais etapas do processo? Que orientação foi fornecida aos alunos? O que é que os alunos fizeram, se é que fizeram alguma coisa?

Page 2 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.


Desafios Quais os problemas que encontrou? (Por exemplo, questões culturais, o uso de ferramentas, pré-requisitos para a ação). Como é que superou / lidou com esses problemas? O que faria diferente numa próxima vez? O que poderia ser melhorado? Que desafios específicos ocorreram na construção dos autómatos? Como é que os superou?

Sucessos O que correu bem? O que é que mais contribuiu para esses sucessos?

Resultado Qual foi o resultado obtido? Esse produto/resultado foi um sucesso ou um insucesso? Porquê? Como é que notou isso? (Através de um questionário, ou de outra forma?) As atividades despertaram interesse nos alunos? Quais foram as reações verbais dos alunos? Quais foram as reações não-verbais dos alunos?

Avaliação Quais os benefícios alcançados? Quais os potenciais benefícios futuros? Considera que o uso de autómatos melhora a aprendizagem? Se sim, de que forma os autómatos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem? Diria que o uso de autómatos permite aprender a aprender? Se sim, de que forma é que autómatos contribuem para as competências de aprendizagem / estudo? Diria que o uso de autómatos é ideal (serve bem) para a realização do(s) seu(s) objetivo(s) específico(s), neste caso? Se sim, de que forma é que os autómatos contribuem para isso? Quais foram as “lições” aprendidas? (Quais as aprendizagens efetuadas). Page 3 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.

PT  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you