Issuu on Google+

Modelo Organizacional OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM  Competências-chave:  Comunicação na língua materna  Comunicação em línguas estrangeiras  Competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia  Competência digital  Aprender a aprender  Competências sociais e cívicas  Espírito de iniciativa e empreendedorismo  Consciência e expressão cultural

Página 1 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.


Etapa 0: Decidir a competência-chave transversal em que a atividade incide

Etapa 1: Construção de autómatos em contexto  Ler / narrar uma história (um texto).  Identificar os pontos-chave da história/texto numa breve sequência representativa do todo. Variações possíveis nesta etapa 1. Os professores começam com uma história bem conhecida. 2. Os professores pedem aos alunos para, individualmente, inventarem uma história. 3. Os professores pedem aos alunos para, em grupo, inventarem uma história. 4. Os professores começam com uma história conhecida e, em seguida, pedem aos alunos para a continuar ou modificar.

Etapa 2: Projeto da construção dos autómatos  Definir as personagens, os materiais, cores, tamanho.  Identificar e pesquisar materiais (isto é, materiais reciclados).  Identificar as imagens e / ou os símbolos que definem a sequência que se pretende representar com os autómatos (identificar o movimento). Variações possíveis nesta etapa 1. Os professores iniciam a construção mostrando a mecânica de diferentes movimentos. 2. Os professores iniciam a construção sem mostrar a mecânica de diferentes movimentos, sendo, no entanto, permitido às crianças brincarem (ou acionarem o movimento) com os autómatos, mas sem poderem ver o seu funcionamento. Página 2 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.


3. Os professores começam por apresentar componentes individuais, cuja junção lhes permite ir criando vários tipos de movimento. 4. Os professores começam por mostrar um autómato já construído.

Etapa 3: Produção de autómatos  Projetar os autómatos, desenhar os elementos artísticos à escala e realizá-los.  Projetar (manualmente ou através de computador, dependendo da idade dos alunos) a estrutura mecânica e os seus componentes.  Montar a estrutura mecânica, dos mecanismos em si e das partes artísticas superiores.  Testar o movimento dos autómatos e através de feedback introduzir alterações na construção (um teste para o mecanismo e um teste para os autómatos). Variações possíveis nesta fase 1. Os alunos constroem um autómato por história. 2. Os alunos constroem mais do que um autómato, representando várias cenas da história.

Etapa 4: Uso pedagógico dos autómatos na sala de aula  Testar o caráter representativo do autómato em relação à história que pretende contar e, tendo em conta o feedback, introduzir modificações. Variações possíveis nesta fase 1. O processo de produção dos autómatos e o produto final constituem a totalidade da atividade.

Página 3 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.


2. Os autómatos produzidos são usados como uma ferramenta para a aprendizagem/ensino de outro tema, como matemática, literatura ou línguas estrangeiras. Etapa 5: Obter feedback  Obter feedback dos alunos sobre sua perceção da construção de autómatos e das atividades relacionadas: 1. Interesse/diversão 2. Valor/utilidade 3. Competência alcançada Ferramentas  Questionário de análise da Perceção das Crianças  Entrevista com os professores ex ante  Diário de bordo - Grupo de trabalho dos professores  Anteriores entrevistas com professors ex post

Página 4 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.


Figura 1. Modelo Organizacional

Página 5 O projecto ‘Clockwork objects, enhanced learning: Automata Toys Construction in 1mary education for Learning to Learn promotion, creativity fostering & Key Competences acquisition’ tem sido financiado com o apoio da Comissão Europeia. Este documento reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.


PT