Page 1

Como cuidar de Idosos o cuidar de Idosos com com Demência ência

Rotina e Segurança Segurança

Cuidarcom de uma pessoaem com demência em casa é uma tarefa difícil emuito podecansativa. se tornar Pesquisas muito cansativa. Pesquisas ma pessoa demência casa é uma tarefa difícil e pode se tornar mostramtem querisco cuidadores tem risco aumentado de depressão e ansiedade, se não recebem apoio e cuidadores aumentado de depressão e ansiedade, especialmente seespecialmente não recebem apoio da família, amigos e Édaa comunidade. É a chamada “síndrome do cuidador”. Desta forma, é imprescindível os amigos e da dos comunidade. chamada “síndrome do cuidador”. Desta forma, é imprescindível que o cuidador principal recebapessoas, ajuda denunca outrasesquecendo pessoas, nunca esquecendo momentos de lazer e descanso. or principal receba ajuda de outras dos momentos dedos lazer e descanso.

das maiores que os cuidadores é lidar com os comportamentos ioresUma dificuldades que dificuldades os cuidadores enfrentam é lidarenfrentam com os comportamentos inadequados do inadequados do paciente que possui no dia abásicas dia. Atividades básicas dovestir, paciente (como vestir, tomar banho, comer) e possui demência no dia demência a dia. Atividades do paciente (como tomar banho, comer) se tornardesafio. um verdadeiro Terplanejamento uma rotina ou do dia pode ajudar. É interessante rnar podem um verdadeiro Ter uma desafio. rotina ou doplanejamento dia pode ajudar. É interessante tambémpara ter lidar estratégias para lidar com comportamentos difíceis e situações Por tentativa e erro estratégias com comportamentos difíceis e situações estressantes. Por estressantes. tentativa e erro você vai descobrir funciona. É importante salientar cada pessoa écom demência scobrir o que funciona. oÉ que importante salientar que cada pessoaque com demência única e vai é única e vai responder de forma diferenteutilizadas. às estratégias Além disso, o comportamento dos pacientes com e forma diferente às estratégias Além utilizadas. disso, o comportamento dos pacientes com demência podedo mudar do curso da doença. de mudar ao longo cursoaodalongo doença.

Dicas fundamentais segurança epara organização para cuidadores damentais de segurança de e organização cuidadores Lidando com diagnóstico de demência o diagnóstico de o demência

Descobrir uma tem pessoa próxima é triste e assustador. É normal que familiares contestem e e uma pessoa que próxima demência é tem tristedemência e assustador. É normal que familiares contestem e duvidemmédico. do diagnóstico médico. Assim a família e osassimilarem entes queridos assimilarem a situação, algumas das diagnóstico Assim que a família e osque entes queridos a situação, algumas das dicasajudar: abaixo poderão ajudar: poderão

1. Pergunte médico todaseas suas dúvidas e questionamentos demência. Pergunte quais estratégias e ao médico todas ao as suas dúvidas questionamentos sobre demência. sobre Pergunte quais estratégias e medicamentos funcionam melhor para aliviar os sintomas e manejar problemas comportamentais. os funcionam melhor para aliviar os sintomas e manejar problemas comportamentais.

2. Encontre umonde grupo de apoio possa dividirsentimentos, as dificuldades, sentimentos, compartilhar experiências um grupo de apoio você possa onde dividirvocê as dificuldades, compartilhar experiências No Brasil, há a Associação Brasileira do Alzheimer – ABRAZ possui dos. eNoaprendizados. Brasil, há a Associação Brasileira do Alzheimer – ABRAZ que possui uma que unidade emuma unidade em Joinville. Há tambémdea buscar possibilidade de buscar em online. grupos de apoio online. também a possibilidade ajuda em grupos ajuda de apoio

Organização do e planejamento do dia é primordial. Estabeleça rotinas e separe umque momento ão e3.planejamento dia é primordial. Estabeleça rotinas e separe um momento para possa para que possa em sua vida pessoal. Se do existir umaque hora do dia em a pessoa com demência ficae menos vidafocar pessoal. Se existir uma hora dia em a pessoa comque demência fica menos confusa mais confusa e mais cooperativa, planeje-se paranesses fazer omomentos. máximo nesses momentos. planeje-se para fazer o máximo

4. Considere clínicas para idosos(internação ou hospitais-dia (internação parcial) para facilitarEsses o seulocais cotidiano. Esses locais clínicas para idosos ou hospitais-dia parcial) para facilitar o seu cotidiano. permitem um descanso ao cuidador, enquanto a pessoa com demência está sendo bem cuidada. m descanso ao cuidador, enquanto a pessoa com demência está sendo bem cuidada.

no lar a noSegurança lar

Na maioria das vezes, ambiente moradia não está adequadamente organizado das vezes, o ambiente físicoo da moradiafísico não da está adequadamente organizado em função das em função das pessoas idosas.esse Quase semprenecessitará esse ambiente necessitarápara de adaptações para as mudanças as. Quase sempre ambiente de adaptações as mudanças ocorridas com o ocorridas com o e com a ocorrência de doenças que incapacitem o paciente. Algumas nto eenvelhecimento com a ocorrência de doenças que incapacitem o paciente. Algumas situações podem situações levar o podem levar o idoso (mesmoà sem demência) quedas, tontura, e equilíbrio reduzidos. adaptações do espaço o sem demência) quedas, tontura,àfraqueza, visão e fraqueza, equilíbrio visão reduzidos. As adaptações doAs espaço físico tornam-se necessárias casos,decom o objetivo de facilitar o cotidiano do idoso e do cuidador. m-se necessárias nestes casos, comnestes o objetivo facilitar o cotidiano do idoso e do cuidador.

Em pacientes idosos eessas com adaptações demência, essas adaptações são ainda mais Criar um ambiente seguro s idosos e com demência, são ainda mais importantes. Criarimportantes. um ambiente seguro podesituações prevenir estressantes muitas situações estressantes e perigosas. Ano recomendação, entanto, é que essas modificações ir muitas e perigosas. A recomendação, entanto, é queno essas modificações Dra. Nayara dos Santos Reimer é Neurologista na em Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Dra. Nayara dos Santos Reimer é Neurologista na Clínica Neurológica, Joinville (SC). Acesse www.neurologica.com.br e conheça os tratamentos realizados em Neurologia. Acesse www.neurologica.com.br e conheça os tratamentos realizados em Neurologia.


sejam feitaspara gradualmente, para que vá a pessoa idosa vá separticipando acostumando, participa ambientais sejamambientais feitas gradualmente, que a pessoa idosa se acostumando, delas e percebendo a necessidade. percebendo a necessidade. Sugere-se das seguintes adaptações físicas: Sugere-se das seguintes adaptações físicas:

travasnodelado segurança de fora de janelas e portas,seespecialmente se a pes 1. Instale travas 1.deInstale segurança de fora no de lado janelas e portas, especialmente a pessoa tende pelatravas casa. das Remova travas das portaspara dos prevenir banheirosque para prevenirseque a pessoa perambular pelaperambular casa. Remova portas dos banheiros a pessoa tranque acidentalmente. acidentalmente.

2. Identifiquee as medicações e guarde-as local seguro. Também tenha certeza que facas, fósfo 2. Identifique as medicações guarde-as em local seguro. em Também tenha certeza que facas, fósforos e armas estão fora do alcance do idoso. estão seguros e fora doseguros alcanceedo idoso.

3. Certifique-se a iluminação é boa e fora da casa. todos os cômodos 3. Certifique-se que a iluminaçãoque é boa dentro e fora da dentro casa. Ilumine todos osIlumine cômodos e instale uma luze inst noturna permanente nos locais circulação do idoso. noturna permanente nos locais de circulação do de idoso.

4. Mantenha a casa longe de entulhos, tapetes ouque qualquer coisa que possa contribuir para 4. Mantenha a casa longe de entulhos, tapetes ou qualquer coisa possa contribuir para quedas. Deixe o que lugar onde a pessoa idosa transita sememóveis, e enfeites que possam provocar acide lugar onde a pessoa idosa mais transita semmais móveis, objetos enfeitesobjetos que possam provocar acidentes.

5. Conserve objetos de cotidiano sempre mesmo e com fácil acesso, 5. Conserve os objetos de usooscotidiano do uso idoso sempre do no idoso mesmo lugar no e com fácillugar acesso, evitando que a ev pessoa fique confusa tentando localizá-los tenha que usar escadas ou banquinhos pessoa fique confusa tentando localizá-los ou tenha que usarouescadas ou banquinhos para pegá-los. para pegá-lo Evite que o piso da casa seja encerado, tornando-se escorregadio. 6. Evite que o piso6.da casa seja encerado, tornando-se escorregadio.

7. Evite que o idoso use chinelos e sapatos com solas lisas, malfacilidade ajustados,depela f 7. Evite que o idoso use chinelos e sapatos com solas lisas, desamarrados oudesamarrados mal ajustados,ou pela escorregões e quedas podem trazer consequências graves. escorregões e quedas que podem trazerque consequências graves.

8. Lembre-se de checar a segurança no caso a pessoa com demência esquece 8. Lembre-se de checar a segurança da cozinha, comoda nocozinha, caso de como a pessoa com de demência esquecer de desligar o fogãoConsidere após cozinhar. Considere a instalação fogões que se desligam automaticamente o fogão após cozinhar. a instalação de fogões que sededesligam automaticamente para prevenir p incêndios. incêndios.

Dra. Nayara dos Santos Reimer é Neurologista na em Clínica Neurológica, em Joinville ( Dra. Nayara dos Santos Reimer é Neurologista na Clínica Neurológica, Joinville (SC). Acesse www.neurologica.com.br e conheça os tratamentos realizados em Neurolog Acesse www.neurologica.com.br e conheça os tratamentos realizados em Neurologia.

Profile for Neurológica

Como cuidar de Idosos com Demência – Rotina e Segurança  

Cuidar de uma pessoa com demência em casa é uma tarefa difícil e pode se tornar muito cansativa. Pesquisas mostram que cuidadores tem risco...

Como cuidar de Idosos com Demência – Rotina e Segurança  

Cuidar de uma pessoa com demência em casa é uma tarefa difícil e pode se tornar muito cansativa. Pesquisas mostram que cuidadores tem risco...

Advertisement