Page 1

Ano II - Nº 9 - Novembro, Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017

Academia Pernambucana de Ciências Contábeis

Palavra do Presidente Meus caríssimos acadêmicos, Estamos iniciando 2017 com a necessidade de já tomar algumas iniciativas para o corrente ano. E movimentar a Academia é o ponto principal. Gostaria, nesta oportunidade, de solicitar a todos os acadêmicos que se envolvam mais com a instituição da qual fazem parte, comparecendo às reuniões, eventos, cursos e se integrando ao grupo, através de sugestões, envio de artigos e outros meios que acharem convenientes para a melhoria desta entidade. Informo que estão sendo enviadas a todos, as datas de reuniões da diretoria, e vocês podem participar, assim como também de ou-

tros eventos que irão acontecer ao longo do ano. Queremos lembrar que em 2017, precisamente no dia 25 de agosto, a Apecicon estará completando 40 anos de existência, e para uma comemoração à altura, necessitaremos de suas efetivas participações. Para este grande e significativo momento festivo, foi criada uma comissão especial. Os acadêmicos responsáveis estarão divulgando cada passo desse processo e, certamente, suas opiniões serão muito bem-vindas para que o evento aconteça com o maior brilhantismo. Por outro lado, o nosso 7º Academicon acontecerá em paralelo ao X Encontro Regional de Contabili-

Acadêmico prof. Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho Presidente

dade, no Centro de Convenções de Olinda, nos dias 2 a 4 de outubro. Meus amigos, somos 40 acadêmicos e a participação efetiva de todos, em seus vários aspectos, é fundamental para o desenvolvimento desta instituição. Portanto, compareçam, participem e valorizem esta Academia Pernambucana de Ciências Contábeis. Contamos com vocês! Acesse nosso site: www.apecicon.org

Reunião: APECICON define ações para 2017 Na tarde de 17 de novembro, a Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (APECICON), através do seu presidente, o acadêmico Francisco Galvão, realizou a sua ‘Reunião de Diretoria’. O encontro ocorreu na sala plenária do SESCAP-Pernambuco, no bairro de Boa Viagem, em Recife (PE). Na ocasião, também estiveram presentes os acadêmicos João Lopes da Cruz Neto; José Argemiro; Geraldo Queirós; Harry Ancre Barbosa; Rosivaldo Justino da Sila; Roberto Paes de Lima e os recém-empossados, Alba Rosa Nunes Ananias e Carlos Alberto de Miranda Medeiros.

Em pauta, a realização de cursos voltados para o aprimoramento do conhecimento dos alunos de Ciências contábeis; a definição dos nomes dos acadêmicos que estarão à frente da Comissão de Organização de Eventos (COE), já pensando nos preparativos para o 6º ACADEMICON, sendo eles:

Dorgivânia Barbará, Alba Rosa, José Argemiro, Carlos Alberto de Miranda e Geraldo Queirós; e demais ações para o ano de 2017. O professor Francisco Galvão também ouviu sugestões e cobrou a participação mais efetiva dos acadêmicos nas ações que envolvem a APECICON.


Artigo

A Influência das Entidades do Terceiro Setor na Sociedade Por Francisco Galvão

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que deve ter as entidades do terceiro setor, sem fins lucrativos, da sua regularização legal, administrativa e fiscal, perante os órgãos públicos, para a sua perfeita atuação, no propósito a que se destinam. O termo terceiro setor quando usado, muitas vezes é mal interpretado. Na verdade, a economia distingue o mercado em setores bem distintos; sendo o primeiro setor, o próprio governo, o segundo pelas sociedades privadas lucrativas, e o terceiro o conjunto de entidades sem fins lucrativos. Essas entidades de direito privado são regidas pelo Código Civil. Iniciadas no governo Collor e continuada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, a reforma do Estado possibilitou a criação das entidades sociais sem fins lucrativos.

Segundo SILVA NETO B.J., em seu livro Organizações Sociais: a viabilidade jurídica de uma nova forma de gestão compartilhada, o modelo dessas organizações foi calcado na gestão implementada no Reino Unido, a partir de 1986, por Margareth Thatcher, com a criação pelo governo britânico dos “corpos públicos não-departamentais”, também chamados de “quangos – quase autonomous non governamental organizations”. Entidades organizadas do setor privado são assim constituídas para complementar a missão do Estado. Associações, Instituições, Fundações ONGs (Organização Não Governamental), OSCIPS (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), OS (Organização Social), são formadas para complementar atividades onde o governo nem

sempre consegue estar e atender o que as comunidades necessitam. Na verdade, quando disciplinada pela Lei nº 9.637, de 1988, as Organizações Sociais (OS) vieram complementar atividades do Estado, com maior eficiência e menores custos, através de seus dispositivos legais. Posteriormente pela Lei nº 9.790, foram criadas as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPS). Acesse no QR Code o artigo na íntegra, que também está disponível no site da Apecicon.

Presidente da Apecicon recebe homenagem da Comissão de Jovens Lideranças de PE O ano de 2017 começou com grande emoção para o presidente da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis, professor Francisco Galvão, que recebeu uma merecida homenagem da Comissão de Jovens Lideranças de Pernambuco, pelo empenho e dedicação no processo de ensino e aprendizagem dos futuros profissionais das Ciências Contábeis.

Ao Professor Francisco de Assis Galvão É com muita admiração e respeito que observamos a trajetória do grande Galvão. Toda sua dedicação e empenho desperta em nós “pobres mortais”, fazendo agora referência à sua mais recente conquista, a sua posse como Imortal da Academia Pernambucana de Contabilidade nos dando a oportunidade de aprender e compartilhar toda sua sabedoria. Em pouco tempo de convivência pudemos observar e admirar o professor dedicado que é, onde sempre dá um espetáculo de habilidade e liderança. Criador e coordenador de grandes projetos, onde humildemente hoje fazemos parte com muito orgulho de um desses, e que com sua entrega e dedicação obtém muito êxito. Sempre atuante na luta constante pela disseminação do saber e da importância de ser um bom profissional, que para isso não mede esforços para promover a integração contábil, mesclando alunos, faculdades e o CRC, fazendo uma linha de pensamento em conjunto para algo maior que é além de todos nós. É o futuro! Parabéns, Galvão! E obrigada por que somos agraciados por conhecê-lo e poder contemplar sua sabedoria. Comissão Jovens Lideranças de Pernambuco Autoria: Joana Monteiro e Eveline Kameoka

www.facebook.com/Apecicon


Retrospectiva Apecicon 2016

Museu da Contabilidade em Recife contou com apoio da Apecicon.

Dia do Contador: presidente Francisco Galvão na mesa de honra do evento.

Apecicon marcou presença em seminário realizado pela Abacicon, em Salvador (BA).

Lançamento do livro ‘Práticas pedagógicas para o séc. XXI’, do Pe. Bruno Lira, com prefácio do presidente Francisco Galvão.

Apecicon marcou presença na III Caminhada Contabilista.

Seminário na SOPECE teve o professor Francisco Galvão como moderador.

Participação da Apecicon no Café com Palestra CRCPE.

Francisco Galvão em noite de lançamento do seu livro “Intrigas e Ilusões”.

Academia no 20º Congresso Brasileiro Maria Clara Bugarim recebendo da Apecicon medalha de mérito Prof. de Contabilidade, em Fortaleza (CE). Doutor Francisco Ribeiro Filho.

Academia Pernambucana de Ciências contábeis fecha ano com chave de ouro

“Planejamento Tributário” será abordado em curso da Apecicon

O presidente da Apecicon reuniu no dia 9 de dezembro de 2016, seus acadêmicos e representantes de instituições ligadas às Ciências Contábeis, em um restaurante no bairro do Espinheiro, para uma confraternização de fim de ano.

O curso será uma realização da Apecicon, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), e terá como instrutor o contador, especialista em Controladoria e membro da Apecicon, Israel Ferreira de Lima.

Para o professor Francisco Galvão o ano de 2016 foi muito positivo, principalmente pelos grandiosos eventos que a Apecicon realizou, e também participou, como convidado ou apoiador, fazendo com que a entidade retomasse com força total às suas atividades voltadas para o desenvolvimento do saber contábil.

Data: 09/03 | Horário: Das 8h às 17h30 Local: Auditório do CRCPE (Rua do Sossego, 693, Santo Amaro) Mais informações em breve no www.apecicon.org.


Homenagem de acadêmico da Apecicon foi destaque na Revista Abracicon Saber

João Lopes da Cruz Neto A homenagem do acadêmico da Apecicon, professor João Lopes da Cruz Neto, à presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, durante o 6º Encontro de Contadores com a Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (6º ACADEMICON), em Recife (PE), recebeu merecido destaque na edição nº 17 da Revista Abracicon Saber. Sob o mote “aprendendo para agir” o acadêmico produziu um enriquecedor material, tecendo

elogios ao trabalho desempenhado pela contadora Maria Clara à frente da Abracicon, destacando ainda a sua ‘multifuncionalidade’ como gestora da entidade e defensora da profissão contábil no Brasil, bem como tantos outros talentos que, ao longo da sua trajetória de vida profissional, lhe renderam diversos prêmios nacionais e internacionais. Fotografe o QR code e confira a homenagem na Revista Abracicon Saber (páginas 18 e 19).

Agende-se •09/03/2017 Curso Planejamento Tributário. •12/05/2017 Consolidação das demonstrações Contábeis, em face das normas especificas. •11/08/2017 ECF - Aspectos fundamentais contábeis/financeiros. • 06/10/2017 E-Social, inovações a partir de janeiro de 2018. informações em breve no www.apecicon.org.

Expediente DIRETORIA EXECUTIVA Presidente: Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho Vice-Presidente: Márcio Henrique Barbosa Maciel de Souza 1º Secretário: Rosivaldo Justino da Silva 2º Secretário: João Lopes da Cruz Lopes 1º Tesoureiro: José Geraldo Lins de Queiroz 2º Tesoureiro: Geraldo de Paula Batista Filho Diretor Cultural: José Argemiro da Silva

Apecicon lança selo comemorativo de 40 anos

CONSELHO FISCAL TITULARES Presidente: Harry Ancre Barbosa

No dia 27 de agosto a Apecicon estará completando 40 anos de existência e já planeja diversas ações para festejar a data.

Membros: Ivone Sandra da Silva Roberto Paes de Lima

Em breve, a entidade estará lançando um selo comemorativo que será utilizado amplamente durante o ano em todos os materiais institucionais.

SUPLENTES Membros: Álvaro Pereira de Andrade Severino Vicente da Silva Israel Ferreira de Lima

APOIO:

Escritório Contábil Luiz Queiroz

Boletim trimestral da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis - APECICON | Jornalista responsável: Michelly Nunes Diagramação: CQ Assessoria em Comunicação | www.cqueiroz.com.br | Tiragem: 200 exemplares | Gráfica: FacForm

Informativo Apecicon Cultural nº 9  

Novembro | Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you