Page 1

ANO 13 - N° 674 | AGOSTO DE 2021

Pet seguro Cachorros devem usar cinto de segurança no carro. | Pág. 4

Machu Picchu Pesquisa mostra que a cidade inca é mais antiga do que se pensava. | Pág. 2

Dinossauros gaúchos são reconhecidos pelo Guinness

Livro dos recordes registra que a região de Santa Maria é o berço dos mais antigos dinossauros do mundo. | Pág. 5


2

ANO 13 - Nº 674 - AgOstO de 2021

Pesquisa

ConCursos públiCos Tribunal de Justiça - O Tribunal de Justiça do Estado anunciou concurso público que irá preencher duas vagas para profissionais de níveis Médio e Superior. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de agosto. Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, prevista para o dia 5 de dezembro, em Porto Alegre.

Machu Picchu é mais antigo do que se pensava Usando novas tecnologias, cientistas descobriram que a cidade inca já seria habitada por volta de 1420 As modernas tecnologias utilizadas por uma equipe de arqueólogos permitiram revelar que a cidade inca de Machu Picchu, no Sul do Peru, é mais antiga do que se pensava até agora. Os cientistas, liderados por Richard Burger, arqueólogo e antropólogo da Universidade de Yale, utilizaram “espectrometria de massas com aceleradores” nos trabalhos e determinaram que o complexo é ao menos 20 anos mais antigo do que os registros históricos apontavam. Espectrometria de massas com aceleradores é uma das tecnologias mais avançadas usadas atualmente para a datação por radiocarbono, explicou a Universidade de Yale após a publicação dos resultados da revista na revista “Antiquity”. As novas descobertas revelam que Machu Picchu esteve em uso de 1420 a 1530, aproximadamente, e que essa utilização terminou por volta da época da conquista espanhola.

Estas datas revelam que o local é pelo menos 20 anos mais antigo do que os registros sugerem, segundo os investigadores, que também salientaram que os novos dados levantam novas questões sobre a compreensão da cronologia inca. Algumas fontes históricas — lembradas pela instituição — indicaram que o governante do estado inca Pachacútec tomou o poder em 1438 e posteriormente conquistou o vale onde se encontra Machu Picchu. A partir desses registros, calculava-se que a cidadela foi construída depois de 1440 e talvez até 1450, dependendo de quanto tempo o novo governante levou para conquistar a região e construir o complexo. A descoberta dos arqueólogos sugere que Pachacútec, cujo reinado colocou os incas no caminho para se tornarem o maior e mais poderoso império da América pré-colombiana, ganhou poder e começou as suas conquistas

Sest/Senat - O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte possui vagas para diversas unidades da federação. Pelo menos 14 vagas de emprego são ofertadas para profissionais ou formandos dos mais diversos níveis de escolaridade. Inscrições pelo site do Sest/ Senat.

décadas antes do que as fontes textuais indicam. As novas técnicas podem datar ossos e dentes contendo até mesmo pequenas quantidades de material orgânico, expandindo assim o conjunto de restos adequados para a análise científica. Para este estudo, os pesquisadores utilizaram e analisaram amostras humanas de 26 indivíduos que foram recuperadas de quatro cemitérios em Machu Picchu durante escavações em 1912. Os ossos e dentes utilizados na análise provavelmente pertenciam a criados ou assistentes que foram designados aos governantes, segundo os arqueólogos, que descobriram que os restos mortais mostram poucos indícios de envolvimento em trabalhos físicos pesados, como a construção, motivo pelo qual provavelmente pertenciam ao período em que o local era utilizado como um palácio de campo, e não quando estava sendo construído.

IFSul - O Exército Brasileiro anunciou dois editais visando a contratação de voluntários (Oficiais e Sargento) no estado do Rio Grande do Sul. As oportunidades do processo seletivo Exército 3ª Região são para profissionais de níveis técnico e superior da saúde. As inscrições poderão ser realizadas no site do Exército Brasileiro.

Animais

Pinguins-imperadores podem desaparecer até 2100 Estudo indica que, se o aquecimento global se mantiver no ritmo atual, a população diminuiria lentamente até 2040 e, no fim do século, estaria quase extinta

As regiões costeiras da Antártida e suas águas geladas circundantes são o lar da maior espécie de pinguins do mundo, os pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri). No entanto, se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a crescer no ritmo atual, levando ao aumento da temperatura global e ao encolhimento progressivo do gelo marinho, o local corre o risco de se tornar um dos mais inóspitos para essas aves: sua população diminuiria lentamente até cerca de 2040 e, em 2100, 98% de suas colônias já estariam extintas. As estimativas alarmantes foram publicadas no periódico científico Global Change Biology no começo deste mês. A investigação, que contou com a participação de uma equipe internacional de ecologistas, cientistas do clima e especialistas em políticas ambientais, é descrita pelos autores como a “melhor evidência científica” obtida até o momento para entender como as mudanças climáticas poderão afetar as populações de pinguins-imperadores, cuja sobrevivência depende intimamente do gelo marinho. A pesquisa apresenta projeções a respeito de todas as colônias conhecidas dessas aves, considerando cenários distintos e plausíveis de aquecimento global, que vão desde um aumento de 4,3º C em relação aos níveis pré-industriais até 1,5ºC — como estipula o Acordo de Paris — até o final do século. A partir de registros inéditos de satélites, a análise também incluiu, pela primeira vez, avaliações sobre os efeitos de eventos climáticos extremos entre os pinguins-imperadores.

Novidade

Panorama - Gráfica e editora Jornalística sentinela ltda. cnPJ: 87.657.854/0001-23 e-Mail: panorama@jornaldamanhaijui.com Impressão: its Gráfica e editora Jornalística ltda. | tel.: 55 3331 0316 | 55 3331 0318 | ijuí-rs Circulação: Jornal da Manhã (ijuí, ajuricaba, augusto Pestana, catuípe, coronel Barros), classificadão rs (santo Ângelo, santa rosa, entre-ijuís, Giruá, são Miguel das Missões, Vitória das Missões), expresso Minuano (alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, cacequi, dom Pedrito, itaqui, Manoel Viana, Maçambara), folha de catuípe (catuípe), folha Popular (tenente Portela, Vista Gaúcha, Barra do Guarita, redentora), Gazeta dos Pampas (cacequi, são Vicente do sul, são francisco de assis, Manoel Viana, Mata, rosário do sul), Gazeta regional (santa rosa, alecrim, cândido Godói, tucunduva, tuparendi, Porto Mauá, santo cristo, campina das Missões) Gazeta do Povo (cândido Godói, Porto Xavier, Porto lucena, são paulo das Missões, Pirapó), Jornal integração regional (eugênio de castro, entre-ijuís, Joia, são Miguel das Missões, Vitória das Missões), notícia (catuípe), rs norte (frederico Westphalen), tribuna das cidades (cruz alta, Boa Vista do cadeado, fortaleza dos Valos, Boa Vista do incra, ibirubá, 15 de novembro, lagoa dos três cantos, selbach, tapera, Pejuçara), tribuna da Produção (Palmeira das Missões, cerro Grande, Jaboticaba, Pinhal, sagrada família, Boa Vista das Missões, novo Barreiro, lajeado do Bugre, dois irmãos das Missões, são Pedro das Missões, são José das Missões), tribuna livre (santo cristo, alecrim, Porto Vera cruz, santa rosa), folha Popular ( tenente Portela, derrubadas, Vista Gaúcha, Miraguaí, Barra do Guarita).

Autorização de viagem para menores agora tem versão digital

Documento digital pode ser feito de forma remota por videoconferência e assegura permissão de pais para que filhos viagem desacompanhados ou acompanhados de apenas um responsável

Desde o início de agosto pais de menores de 16 anos que necessitam viajar sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável podem fazer a Autorização de Viagem de forma eletrônica, realizando o procedimento de reconhecimento de firma por videoconferência e recebendo o documento de forma física ou digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou no papel. A chamada Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), que em sua primeira fase atende viagens aeroviárias nacionais - e em breve passará a valer para viagens internacionais, terrestres e hidroviárias - foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a AEV o menor ou acompanhante responsável poderá acessar seu documento por meio de aplicativo de celulares Android ou IOS e apresentá-lo por QRCode nos guichês de atendimentos de aeroportos, o que evitará perdas de documentos impressos durante a viagem e assegurará a atualização

constante de dados e permissões, podendo os responsáveis cancelar o ato à distância. O modelo físico permanecerá disponível, sendo realizado por meio de reconhecimento de firma, feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas, em um formulário físico que deve ser preenchido e impresso. O processo de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem é realizado por meio da plataforma e-Notariado, ambiente digital nacional para realização de atos notariais, onde os responsáveis deverão abrir uma solicitação pela área “cidadão” do site, preenchendo as informações necessárias. Com a solicitação completa será possível escolher a emissão do documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento do cartório mais próximo do CEP de residência, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. Para a emissão do ato por videoconferência os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado.


ANO 13 - Nº 674 - AGOSTO DE 2021

3

Nutrição

Alimentos ENERGÉTICOS

Eles garantem disposição para as atividades do dia a dia e ainda ajudam a perder alguns quilos

VITAMINAS DO COMPLEXO B: por não serem estocadas no corpo, devem ser repostas diariamente. De forma geral, atuam como coenzimas (substâncias necessárias para o bom funcionamento de mais de 24 enzimas). Entre essas vitaminas, a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B5 (ácido pantotênico) são destaques como nutrientes energéticos. VITAMINA B1 (TIAMINA): transforma a glicose em energia (adenosina trifosfato). Fontes: farelo de arroz, gérmen de trigo, pistache, semente de gergelim, aveia, avelã, amendoim, castanha do Brasil, milho cozido, lentilha, semente de girassol, grão-de-bico, arroz integral, espinafre, abacaxi, abacate, agrião, manga, abóbora, melancia, leite de vaca, matcha e açaí. VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA): é importante na conversão de glicose em energia e está envolvida no metabolismo de gorduras, por meio da síntese de ácidos graxos, e de proteínas; e na oxidação (processo de degradação de ácidos graxos na mitocôndria, estrutura celular). Fontes: fígado, ovo de galinha, gérmen de trigo, cogumelo, espinafre, iogurte, agrião, batata doce, matcha e açaí. VITAMINA B3 (NIACINA): está envolvida na produção de energia a partir de carboidratos. Fontes: fígado, amendoim, semente de girassol, gérmen de trigo, sardinha em óleo, semente de gergelim, bacalhau, batata doce, goiaba, pêssego, abóbora, atum fresco e matcha. VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO): é um componente essencial da coenzima A, que ativa a via energética do grupamento acetil (derivado do metabolismo de carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos), por isso é importante na liberação de energia. Fontes: farelo de arroz, fígado, semente de girassol, gérmen de trigo, truta, amendoim, cogumelo, ovo de galinha, abacate, batata doce, salmão, ervilha fresca, lentilha, romã, brócolis, leite de vaca e abóbora. L-THEANINA: é o aminoácido (glutamiletilamida) presente no chá verde, capaz de aumentar a frequência alfa do cérebro e, com isso, aumentar os níveis dos neurotransmissores serotonina, GABA e dopamina responsáveis pela sensação de felicidade, motivação e prazer e um estado de relaxamento sem causar sonolência. Fontes: chás provenientes da planta Camellia sinensis (verde, oolong, preto, branco). CAFEÍNA: age como estimulante do sistema nervoso central, porque bloqueia os receptores da adenosina, um neurotransmissor inibitório, que causa fadiga, cansaço, falta de foco, vasodilatação e redução da pressão e da temperatura corporal. A cafeína permite maior concentração de serotonina, dopamina, acetilcolina, adrenalina e, consequentemente, aumento do estado de vigília, melhora da cognição e do humor, e mais disposição. Fontes: café, chás, guaraná, bebidas energéticas e suplementos. Carboidratos: os mais indicados são os de baixo índice glicêmico, ricos em fibras, que são absorvidos mais lentamente pelo organismo, mantêm a energia por mais tempo e ajudam na saúde intestinal. Fontes: aveia, batata doce, milho cozido, feijões, e farinhas de amêndoas, grão-de-bico, quinoa ou de sorgo, entre outros. L-CARNITINA: fornece energia ao corpo a partir dos ácidos graxos, o que contribui para um bom desempenho físico e potencialização da queima de gordura. Fontes: carnes, laticínios, nozes, trigo e arroz. A L-carnitina é a forma biologicamente ativa da carnitina, sendo muito utilizada em suplementos. Quando consumida em excesso, pode provocar náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e dores musculares. Portanto, não faça suplementação de qualquer nutriente antes de consultar um nutricionista e/ou médico.

Natureza

Além de bela, Vitória-régia é comestível A maior planta aquática do Brasil é a vitória-régia. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que essa planta de beleza única também pode servir como alimento, figurar em saladas e possui características de sabor muito parecidas com uma endívia. Sementes, flor e talo de espinhos são as partes principais da vitória-régia aproveitadas pela culinária nacional. Característica da região amazônica em lagos e lagoas de água parada e rasa, a planta aquática de quase dois metros de diâmetro costuma flutuar com as suas largas folhas e pode sustentar um peso de até 40 quilos. Quando o assunto é culinária, o rizoma da vitória-régia se transforma em um tipo de batata chamado de cará- d’água, suas

sementes explodem em alta temperatura basicamente como pipocas e o seu pecíolo suculento e crocante pode até virar uma receita semelhante ao espaguete. O formato da planta lembra tanto um tacho de fazer farinha de mandioca que em algumas regiões ela também é apelidada de planta forno-de-jaçanã ou forno-de-jacaré. Atualmente existem cerca de 351 espécies de plantas comestíveis que não são encontradas em grandes mercados. Inclusive, receitas envolvendo o uso de vitória-régia não são comuns em territórios brasileiros, onde nem mesmo as comunidades amazônicas parecem ter levado essa tradição para frente. Com crescimento muito acelerado, as vitórias-régias tem sua população controlada em alguns locais. No Jardim Botânico Plantarum, em São Paulo, os cabos das plantas aquáticas constantemente precisam ser cortados e jogados fora porque não param de crescer. Caso nada fosse feito, não existiria espaço para os 25 exemplares fixados no lago.


4

ANO 13 - Nº 674 - AGOSTO DE 2021

Distúrbio

Pets

ALOPECIA, a intensa

Cinto de segurança para cachorro

perda de cabelo

é essencial Para acostumar seu pet a usar o cinto de segurança, comece dando pequenas voltas no quarteirão até que ele esteja totalmente adaptado, assim você garante viagens seguras e tranquilas

Há mais de 20 anos, o cinto de segurança passou a ser item obrigatório no dia a dia dos motoristas. Esse acessório de segurança não só protege a vida de motoristas e passageiros como também é indispensável quando a companhia de viagem é um pet. Ninguém quer colocar em risco a própria vida e a vida de um bichinho. Transportar um animal no carro, com segurança, previne acidentes com o próprio animal e, até mesmo, evita certos riscos para quem está junto na viagem. Afinal, é comum, por exemplo, os cachorros distraírem os donos, fazendo-os tirar as mãos do volante para que façam carinho. Esse ato é extremamente perigoso e pode levar a um acidente. Assim como ocorre com certos objetos que são levados no carro, um animal também pode ser arremessado durante uma colisão ou mesmo uma brecada mais acentuada. Ou, ainda, pode se dirigir a locais perigosos, comprometendo o ato de dirigir. Muitos gostam de se acomodar perto dos pés do dono que, no caso, pode estar ao volante. Além de todos esses riscos, os pets que ficam nos veículos sem cinto de segurança podem sim se enquadrar nas proibições que são previstas em lei. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) apresenta algumas em relação ao transporte de animais e cinto de segurança para cachorro. Uma dessas proibições (artigo 252), por exemplo, prevê infração média para aqueles que dirigem o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. A infração é considerada grave O artigo 235 informa que não é permitido conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo em casos que são devidamente autorizados. Com o cinto de segurança específico para os animais, é possível deixá-los presos com segurança para que não sejam lançados em casos de colisão. O acessório também não permitirá que o pet se desloque dentro do carro, atrapalhando o motorista ou mesmo gerando multas.

O transporte seguro e correto, de acordo com a opinião de especialistas, também pode ser feito com bolsas e caixas plásticas de transportes forradas com nylon ou tecido. Um detalhe para lá de importante: o animal deve ser transportado sempre no banco traseiro do veículo. Quando o cachorro é de grande porte, o correto é usar o porta-malas. Para isso, basta retirar a tampa interna. Nesse espaço, é possível colocar uma caixa de transporte, que deve ficar bem fixada para que o animal permaneça seguro durante todo o deslocamento. Onde encontrar o cinto de segurança As casas de pet shop e demais lojas especializadas sempre oferecem opções desse acessório. Há, ainda, algumas marcas de carros que já comercializam certos modelos de veículos com o cinto de segurança para cachorro como acessório. Há pacotes que incluem vários itens de segurança para os pets, entre eles: cadeirinha; capa de proteção para bancos; tigela de água que não derrama o líquido; tapetes de borracha; guia retrátil e guia para ser conectada ao fecho do cinto de segurança; caixa para transporte; bolsa de passeio; até mesmo rampa para acesso ao porta-malas. Dica importante: jamais prenda o cinto na coleira de pescoço do cachorro, pois há risco de estrangulá-lo em casos de movimento brusco. Sempre siga a orientação de uso do fabricante do cinto. Cachorros na janela do carro Quem não olha quando passa um carro com um lindo cãozinho curtindo a paisagem, usando e abusando da janela? Saiba que deixar o animal com a cabeça para fora é muito perigoso. Além do animal querer pular para fora do carro, o risco também se deve a motos e outros veículos que podem esbarrar no pet, ferindo-o. Outra situação comum é o motorista levar o animal no colo – a esta altura você já percebeu que se trata de um risco enorme. Por essas e outras é válido prender o seu companheiro em um cinto de segurança para cachorro, mesmo que ele estranhe inicialmente – o que é muito comum.

A alopecia é uma condição em que ocorre uma repentina perda de cabelo do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo. Nesta doença, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta. O tratamento para a alopecia é feito de acordo com a causa, no entanto, na maior parte dos casos essa queda é tratada com o uso de medicamentos que são aplicados diretamente no local afetado e que devem ser recomendados por um dermatologista. A queda de cabelo pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais: micose no couro cabeludo; uso de medicamentos; estresse; reação hormonal pós parto; uso de produtos químicos inadequados; lúpus eritematoso sistêmico; doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano e deficiência de proteínas, ferro, biotina e zinco. A alopecia pode ser classificada em alguns tipos, sendo os principais: Alopecia areata: causada por fatores autoimunes ou emocionais, caracterizada por intensa queda de cabelo em determinadas áreas, resultando no aparecimento de placas redondas no couro do cabeludo com ausência de pelo. Androgenética: também chamada de calvície, é causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea, e por isso é mais frequente nos homens; Traumática: causada pelo hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou por traumatismos na cabeça; Seborreica: causada por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos. Como identificar a alopécia: o principal sinal indicativo de alopécia é a perda de mais de 100 fios de cabelos por dia, podendo ser percebido ao encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro quando acorda, quando se lava ou penteia o cabelo ou quando se passa a mão pelos fios. Além disso, é possível também identificar a alopecia quando são visualizados no couro cabeludo regiões com pouco ou nenhum cabelo. Como é feito o tratamento: para o tratamento da alopecia, é recomendado uma consulta com o médico dermatologista para que as causas sejam identificadas e o tratamento seja bem direcionado. Algumas opções terapêuticas, especialmente para casos mais graves, são o uso de medicamentos orais, como a finasterida ou espironolactona, ou tópicos, como o minoxidil ou o alfaestradiol, por exemplo, pois favorecem o crescimento dos pelos e previnem a queda. Além disso, para casos mais leves ou para complementar os mais graves, pode ser vantajoso o uso de produtos cosméticos em loção ou ampolas, ou o uso de suplementos alimentares, de acordo com a orientação do dermatologista, já que também podem favorecer o crescimento do cabelo. Existem ainda tratamentos específicos como a intradermoterapia e carboxiterapia, executados por um profissional, que só devem ser realizados, se recomendados pelo médico.


ANO 13 - Nº 674 - AgOstO de 2021

5

Recorde

Dinos gaúchos vão para o Guinness Livro dos recordes confirma que os dinossauros mais antigos do mundo foram encontrados no Estado. Santa Maria, localizada na Região Central, é o berço dos dinossauros Os dinossauros mais antigos do mundo habitaram – há milhões de anos – a área que corresponde à Região Central do Estado. A informação foi reconhecida pelo Guinness World Records na última semana e fez com que o local entrasse para o livro dos recordes. A publicação informa que, apesar da impossibilidade de precisar a idade exata de fósseis de animais que viveram há milhões de anos, as rochas onde eles foram encontrados são datáveis. E isso foi constatado, aproximadamente há quatro anos atrás, por paleontólogos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade de São Paulo (USP). Eles foram os responsáveis por realizar o processo de datação absoluta das rochas, que mede a idade por meio do decaimento dos átomos de elementos químicos – aqui, no caso, dos cristais de zircão – e permite uma alta precisão dos resultados. Os cientistas dataram a Formação Santa Maria – que abrange um cinturão que vai do município de Venâncio Aires até Mata – em até 233,2 milhões de anos, situando-os na idade ladiniana do final do período Triássico. Isso quer dizer que as espécies encontradas no território gaúcho são mais antigas em relação aos dinossauros triássicos de outros locais. A equipe do projeto Dino Origin, que atua há 21 anos na área, entrou com uma petição junto ao Guinness para que o fato histórico fosse reconhecido pela entidade. O processo teve duração de seis meses e as evidências foram analisadas por paleontólogos independentes do Guinness. Entre os exemplos importantes escavados na

Alerta

Órgão da ONU responsabiliza os seres humanos pelo aquecimento global e afirma que algumas consequências são irreversíveis

Formação Santa Maria, encontram-se: Saturnalia tupiniquim, Nhandumirim waldsangae, Buriolestes schultzi, Pampadromaeus barberenai, Bagualosaurus agudoensis, Gnathovorax cabreirai e Staurikosaurus pricei. Todos esses eram bípedes herbívoros relativamente pequenos, conhecidos como sauropodomorfos, que mais tarde dariam origem aos saurópodes gigantes, exceto o Buriolestes, o Estauricossauro e o Gnathovorax que eram comedores de carne. Com o título em mãos, o grupo pretende abrir os olhos da comunidade local para a oportunidade de fomentar o turismo paleontológico, como diversas cidades da Europa já fazem, mas também divulgar a ciência envolvida no descobrimento dos fósseis e seus desdobramentos, Na publicação de reconhecimento do recorde conquistado pela Região Central gaúcha, o Guinness apontou que um candidato ficou próximo à marca de Santa Maria. São os dinossauros desenterrados na Formação Ischigualasto nas províncias de San Juan e Rioja, do Noroeste da Argentina. Neste local, as rochas foram datadas de 231,7 milhões de anos. As primeiras espécies de dinossauros bem conhecidas encontradas neste local incluem Herrerasaurus ischigualastensis e Eoraptor lunensis. Um dinossauro potencialmente ainda mais velho, o Nyasasaurus parringtoni que foi encontrado em rochas que datam de 243 milhões de anos, durante a idade anisiana do Triássico, na Tanzânia. No entanto, devido a vestígios muito fragmentados, a entidade afirma que “é amplamente contestado se esta criatura era ou não realmente um dinossauro ou alguma outra forma de réptil.

O dinossauro “Pampadromaeus barberenai” foi descoberto no Rio Grande do Sul

Pesquisadores encontraram rochas contendo fósseis que datam de até 233,2 milhões de anos atrás, período correspondente à idade ladiniana

Planeta deve atingir limite de alta na temperatura até 2030 O aquecimento global é pior e mais rápido do que se temia. Por volta de 2030, dez anos antes do que se estimava, poderá alcançar o limite de 1,5 ºC de alta na temperatura, com riscos de desastres “sem precedentes” para a humanidade, já sacudida por ondas de calor e inundações. Os especialistas do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, sigla em inglês), um orgão da ONU, responsabilizaram os seres humanos por estas alterações e advertiram que não há outra opção além de reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. O primeiro relatório de avaliação do IPCC em sete anos,

aprovado na semana passada por 195 países, analisa cinco cenários de emissões, do mais otimista ao mais pessimista. Em todos eles, a temperatura do planeta alcançaria o limite de 1,5 ºC de alta na temperatura em relação à era pré-industrial por volta de 2030, dez anos antes do previsto nas estimativas de 2018. Antes de 2050, este limite seria superado, chegando inclusive a uma alta de 2 ºC se as emissões não forem reduzidas drasticamente. Isto representaria o fracasso do Acordo de Paris, que pretendia limitar o aquecimento global a uma alta de até 2ºC ou, se possível, de até 1,5 ºC.


HUMOR

6

ANO 13 - Nº 674 - AGOSTO DE 2021

NA FARMÁCIA A mulher chega para o atendente da farmácia e pergunta: - Você tem algo contra a tosse? - Não, pode tossir à vontade.

Fernanda Montenegro é candidata à Academia Brasileira de Letras A atriz Fernanda Montenegro oficializou sua candidatura a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta sexta-feira, 6. No dia anterior, o cantor e compositor Gilberto Gil também revelou seu interesse em se tornar imortal. Fernanda deverá disputar a cadeira de número 17, que pertenceu a Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março do ano passado. “Enviamos a carta para a candidatura da cadeira número 17, que pertenceu ao saudoso acadêmico Affonso Arinos”, informou a assessoria de Fernanda Montenegro . A vacância foi oficialmente declarada após a cerimônia da Sessão da Saudade, na ABL, em homenagem a Arinos. Já Gilberto Gil ainda não se decidiu se oficializa sua candidatura pela cadeira de Murilo Melo Filho ou a de Alfredo Bosi, que logo deverão ser declaras vagas: na quinta-feira da semana que vem, dia 12, será a de Murilo Melo Filho (cadeira de número 20); no dia 19, a de Alfredo Bosi (12) e, no dia 26, a de Marco Maciel (39).

AVIÃO O marido diz para a mulher: - Se prepara que essa noite vai ser quente! - Sério, amor? - Sim, eu acabei de quebrar o ventilador.

RESUMO DAS NOVELAS Nos tempos do Inperador – Globo – 17h30 Thereza e Eugênio não reparam na troca de olhares entre Pedro e Luísa. Eudoro desconfia do comportamento de Pilar. Olu impede Samuel de ser preso por Borges. Licurgo e Germana se disfarçam para enganar Quinzinho e Clemência. Pilar arma sua fuga. Pedro escreve elogios sobre a condessa em seu diário. Eudoro impede Pilar de fugir da fazenda. Pega Pega– Globo – 18h40 Pedrinho paquera Rúbia. Agnaldo fica preocupado quando Júlio lhe conta que está decidido a devolver o dinheiro do roubo, e alerta Malagueta e Sandra Helena. Evandro conta a Mônica que Júlio conseguiu um emprego para ele. Júlio se espanta ao entrar na casa de Evandro e Mônica. Adriano pede a Sabine que os dois assumam seu namoro. Império – Globo –21h Cláudio, Merival e Beatriz comemoram o fim do processo. Maurílio inventa uma desculpa para José Pedro, que pede para conversar com Danielle. Enrico provoca Vicente no bar do Manoel. José Alfredo pensa em Maria Ísis. Danielle tenta convencer José Pedro de que não se aliou a Maurílio. Magnólia e Severo pensam em viajar. Érika tenta ajudar Téo.

Johnny Depp receberá prêmio honorário O ator americano Johnny Depp, o capitão Sparrow de “Piratas do Caribe”, três vezes indicado ao Oscar, receberá o Prêmio honorário Donostia, anunciou o Festival de Cinema de San Sebastian (norte da Espanha) na última segunda-feira. Depp, de 58 anos, que participou de 90 produções audiovisuais ao longo de uma carreira de 37 anos, receberá o prêmio em 22 de setembro na cidade sede do festival, que acontecerá de 17 a 25 desse mês. No comunicado justificando a escolha, os responsáveis do evento cinematográfico lembraram que “Depp encarnou escritores, policiais infiltrados ou forajidos, quase sempre desajustados” e fez isso com colegas como Marlon Brando, Faye Dunaway, Jerry Lewis, Penélope Cruz, Javier Bardem, Kate Winslet, Dustin Hoffman e Antonio Banderas, entre outros. O ator americano estreou no cinema com 21 anos como vítima de Freddy Krueger em “A Nightmare on Elm Street” (Pesadelo em Elm Street, 1984) e trabalhou às ordens de diretores como Emir Kusturica, Tim Burton, Jim Jarmusch e Terry Gilliam. Seu grande salto para a popularidade foi com sua interpretação do capitão Jack Sparrow na saga de Piratas do Caribe (2003, 2006, 2007, 2011 e 2017).

HORÓSCOPO ÁRIES - Seu bem-estar vai aumentar, o trampo deve render acima da média e se está na pista, é bem capaz de você se engraçar com colega ou curtir momentos quentes com alguém que conhece . TOURO - Concentre-se nas suas atividades para não perder o foco com distrações e evite depender dos outros, em casa ou no serviço. Pode até pintar uma ou outra rusguinha com parente ou colega. GÊMEOS - Se você lida com comércio, público, mídias sociais, pega encomendas, tem tudo para se dar bem. Só evite criar expectativas com promessas vazias porque não garantem emprego. CÂNCER - Você vai contar com boas oportunidades para descolar uma graninha extra. Só não pode nem deve sair gastando por conta de uma comissão prometida ou de Pix que ainda não caiu na conta LEÃO - Seus esforços no trabalho vão trazer bons frutos. No amor, pode discutir por qualquer besteira, mas logo vocês vão entrar em sintonia e nenhuma zica vai ter força para abalar a relação. VIRGEM -Os interesses de trabalho vão ficar mais protegidos. E o sol não só vai estimular seu progresso profissional como também promete mais sucesso nos contatos e na vida pessoal LIBRA - A primeira providência é cuidar bem da saúde e não empurrar nenhum problema com a barriga. Sua energia vai oscilar bastante nesses dias e é hora de se poupar para a imunidade não baixar. ESCORPIÃO - Sua performance profissional será digna de aplausos, o prestígio com a chefia deve aumentar e ideias criativas vão pipocar. SAGITÁRIO - Controle as despesas, a vontade de mandar e de falar o que dá na telha, assim vai evitar aborrecimentos. Mas o clima melhora bastante e o cenário vai ficar muito promissor para o seu sucesso. CAPRICÓRNIO - Controle as finanças e evite se aventurar em negociações. O trabalho vai fluir melhor e podem surgir novas e boas oportunidades para fazer a carreira decolar AQUÁRIO - Priorize as despesas de primeira necessidade. Gastos fora do orçamento podem dar pano pra manga e gerar desentendimentos em casa. No trabalho, será preciso agir com mais diplomacia. PEIXES - A saúde se fortalece, amigos podem proporcionar alegrias, propor parcerias vantajosas e até uma graninha inesperada pode chegar. Nos assuntos do coração, aproveite as oportunidades.


ANO 13 - Nº 674 - AGOSTO DE 2021

7

Tendência

Digital lavender tem tudo para a ser a cor de 2023 A empresa especializada em previsão de tendências WGSN divulgou com bastante antecedência a cor do ano de 2023, o digital lavender, que já tem sido muito visto nas paletas de maquiadores famosos Desde o surgimento do Millennial Pink (famoso tom rosaclaro que inicialmente era conhecido como “Tumblr Pink”) lá em 2012, os pesquisadores de tendências têm buscado a cor que será poderosa o bastante para substituí-lo. A aposta anual da Pantone pela “Cor do Ano” busca definir sempre essas “tendências cromáticas”, mas um fato é certo: nenhuma de suas eleitas da última década conseguiu chegar perto do fascínio causado pelo “Rose Quartz” (nome que a empresa deu para o tom), e de sua onipresença no mundo da moda, decoração, beleza e design, passando pela identidade visual de algumas das marcas mais cool dos últimos anos e até pelo visual dos filmes de diretores consagrados, como Sofia Coppola e Wes Anderson. No entanto, essa dominação mundial do Millennial Pink pode estar com seus dias contados .Nos últimos meses, tem se observado a predominância de um outro tom, igualmente romântico, que vem chamando a atenção tanto nos feeds quanto nas vitrines e embalagens de marcas: o Digital Lavender.

Batizado com esse nome pela WGSN, empresa global líder em pesquisa de tendências, e eleito a cor de 2023 pelo Coloro (seu braço de pesquisa de cores), esse tom de lilás mais aceso (daí o termo “digital” associado a ele) se adiantou à previsão e já começou a pipocar nos lançamentos de moda, decoração e beleza, mostrando um forte potencial. Segundo Joanne Thomas, chefe de conteúdo da Coloro, “o Digital Lavender significa a estabilidade, a serenidade, e o escapismo digital que nós construímos em nossos rituais para nos recuperarmos, bem como para melhorarmos nossa saúde mental nessa época de tantos desafios”. O Digital Lavender será o tom que todo mundo vai querer usar, colorindo pálpebras, bocas, unhas e até cabelos. Experimente testá-lo em detalhes discretos, como em uma francesinha nas unhas ou em um delineado feito à lápis e esfumado com os dedos, para um resultado mais suave.

Roupas

Marcos históricos da moda Ao longo da existência da vida humana na Terra, a moda tornou-se uma forma de expressarmos nossas personalidades e influenciou nossas vidas mais do que podemos imaginar. Por mais transitivo que um guarda-roupas possa

Biquíni: criada pelo engenheiro francês Louis Réard, os biquínis foram ser modelados pela primeira vez apenas em 1946 pela ex-dançarina francesa Micheline Bernardini. Por ser considerada uma peça muito atrevida e escandalosa para as mulheres, a peça de roupa chegou a ser censurada pela Igreja Católica nos seus primeiros anos de aparição. Porém, os biquínis foram usados em peso pelas participantes do concurso Miss Universo de 1951 e desde então passou a aparecer nos corpos de diversas celebridades com o passar do tempo. Em 1969, a capa da revista Playboy ilustrava uma moça usando o traje de banho, que logo explodiu para o mundo todo.

ser, entretanto, existem algumas peças de roupa que parecem existir desde sempre e que marcaram época por mais de uma década. Confira a história por trás de quatro das vestimentas mais marcantes de todos os tempos:

Terno: visual formal característico para os homens, o terno nos modelos atuais foi surgir em meados do século XIX na Inglaterra durante a Revolução Industrial. Vista como uma marca de seriedade, essa vestimenta traduz muita elegância e bom gosto para seus usuários e pouco mudou desde que foi inventada. Por mais que tenha ficado conhecida como uma roupa masculina, hoje em dia diversos modelos de terno também são feitos para as mulheres. Dessa forma, a peça acabou se transformando em uma roupa unissex.

Sutiã: por mais que hoje seja uma peça intima praticamente indispensável para as mulheres, a primeira versão do sutiã só foi aparecer em 1914. Sua primeira versão surgiu nas mãos da estilista Mary Phelps Jacobs, que desenhou uma peça feita com dois lenços de seda e ligaduras — uma espécie corpete semelhante aos modelos de sutiã atuais. O mais marcante, por outro lado, é que a invenção do sutiã permitiu que as mulheres deixassem os apertados e dolorosos espartilhos de lado e partissem para uma vestimenta mais agradável e confortável. Jaqueta de couro: visual tradicional até mesmo nos dias de hoje, as jaquetas de couro foram criadas como uma peça fundamental para os aviadores participantes da Primeira Guerra Mundial. Com partes acolchoadas e golas altas, a vestimenta protegia os pilotos dos ventos fortes e era muito confortável. Nos anos 50, o couro virou marca no visual de grupos de motoqueiros, espelhando um estilo de vida selvagem e despreocupado. A partir de 1980, entretanto, a peça de roupa se estabeleceu como marca de rockeiros e amantes do heavy metal para nunca mais desaparecer do mundo da moda.


Bibliotecas incríveis pelo mundo Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)

Do Brasil à Austrália, da Ásia ao Velho Mundo, uma seleção de templos do conhecimento onde a história da humanidade está escrita nas estantes Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil) Essa biblioteca hipnotiza pela quantidade de livros distribuídos em estantes com muitos metros de altura. Entre as obras raras do Real Gabinete está um exemplar da edição de Os Lusíadas, de 1572, escrito por Luís de Camões e um manuscrito da obra Amor de Perdição, do escritor português Camilo Castelo Branco. A a instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses. Biblioteca do Parque Villa-Lobos (São Paulo, Brasil) Esta biblioteca foi finalista do The London Book Fair – International Excellence Awards 2019, na categoria Biblioteca do Ano e disputou com instituições da Finlândia e Zâmbia. Inaugurada em 2014, ostenta uma arquitetura arrojada e sustentável com salas para estudos, leitura, jogos e muita área verde, afinal a instituição fica dentro do Parque Villa-Lobos. Biblioteca da Abadia (St. Gallen, Suíça) A Biblioteca da Abadia, na Suíça, chama a atenção pelo requinte de sua arquitetura e tem um belo salão barroco. Atualmente, preserva cerca de 170 mil livros — 50 mil estão no salão barroco, onde a múmia egípcia Shepenese, de 2.700 anos de idade, também se encontra. Biblioteca Pública de Nova York (Nova York, EUA) Com mais de 20 mil livros, a instituição está entre as cinco bibliotecas mais importantes dos Estados Unidos. Todos os

Museu da Língua Portuguesa é reaberto

Biblioteca do Parque VillaLobos (São Paulo, Brasil)

anos, a instituição abriga exposições e programas públicos, incluindo aulas de alfabetização, pesquisa e inglês para falantes de outros idiomas. A Biblioteca Pública de Nova York atende cerca de 18 milhões de pessoas todos os anos. Biblioteca Vasconcelos (Cidade do México, México) Admirada por sua arquitetura moderna digna de filmes de ficção científica, a Biblioteca Vasconcelos foi inaugurada em 2006. Chamada pela imprensa de “megabiblioteca”, a instituição se estende por 38 mil metros quadrados e suas estantes foram desenvolvidas de maneira que podem ser expandidas conforme o crescimento do acervo que, atualmente, conta com 580 mil itens. Biblioteca do Trinity College (Dublin, Irlanda) É a maior do país e tem mais de 4,5 milhões de livros. A sala principal do prédio tem dois andares. No The Long Room estão guardados os livros mais antigos do acervo, cerca de 200 mil títulos. Bustos em mármore de nomes importantes da filosofia, literatura e outras áreas ficam

Foram investidos cerca de R$ 85 milhões nas obras de reconstrução

expostos ao longo da sala — são 48 no total, entre eles, John Locke, Aristóteles, Francis Bacon e Shakespeare. Biblioteca Pública de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha) O prédio cinza de oito andares guarda sua beleza entre os corredores e amplos espaços para leitura. O sistema de devolução dos livros também é completamente automatizado feito pelo próprio leitor. O prédio que se parece com um caixa foi projetado pelo arquiteto sul coreano Eun Young Yi. Biblioteca Starfield (Seul, Coreia) Inaugurada em 31 de maio de 2017, a Biblioteca Starfield fica dentro do Shopping Starfield COEX em Seul, Coreia do Sul. Tem cerca 2.800 metros quadrados de área e estantes de mais de 10 metros. Com estantes de livros de 13 metros de altura e mais de 50 mil livros e revistas em exposição. Apesar da maioria das publicações serem em coreano, a biblioteca conta com revistas em outros idiomas para visitantes. Biblioteca do Congresso (Washington, Estados Unidos) A instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos. Localizada em Washington, a Biblioteca do Congresso possui mais de 155 milhões de itens, incluindo livros e publicações em 470 idiomas. Com isso, a instituição se tornou a maior biblioteca do mundo em número de livros. A biblioteca foi inaugurada em 1800 e entre seus itens valiosos estão quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg, uma das primeiras impressões realizadas na história e marca o início da produção de livros no mundo.

O Museu da Língua Portuguesa foi reaberto ao público em uma cerimônia de abertura com autoridades de países falantes da língua portuguesa e ex-presidentes do Brasil. O museu que fica na Estação da Luz, um edifício do final do século 19 centro de São Paulo, foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015. Foram investidos cerca de R$ 85 milhões nas obras de reconstrução de diversos apoiadores privados e do governo do estado de São Paulo e do governo federal, pela Lei Rouanet. As obras começaram em 2017 e foram acompanhadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais de proteção do patrimônio histórico e artístico. A reconstrução trouxe novos espaços ao projeto original, assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). Entre as novas intervenções está um terraço com vista para o Jardim da Luz e para a torre do relógio, símbolo da estação. Também foi criado um centro de referência de estudos da língua portuguesa, para receber fóruns e permitir a aproximação de pesquisadores. O museu manteve o conceito de exposições imersivas e interativas, com conteúdo desenvolvido com a colaboração de linguistas, estudiosos e artistas do Brasil e outros países lusófonos. Entre os nomes de destaque estão o músico José Miguel Wisnik, os escritores José Eduardo Agualusa, Mia Couto, Marcelino Freire e Antônio Risério, a slammer Roberta Estrela D’Alva e o documentarista Carlos Nader.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.