Panorama 673

from clicjm

Scroll for more

Page 1

ANO 13 - N° 673 | AGOSTO DE 2021

Beleza rara A neve aconteceu na semana passada e encantou o Brasil. | Pág. 3

Caspas Desconforto pode ser evitado seguindo algumas dicas simples. | Pág. 7

Dia da Cerveja A primeira sexta-feira de agosto é dia de comemorar uma das bebidas mais consumidas do mundo. | Pág. 5


2

ANO 13 - Nº 673 - AGOSTO DE 2021

Civilizações

As cinco cidades mais antigas da América Latina Com relatos que remontam às antigas civilizações, a América Latina é um rico território cultural concebido por diferentes povos que, em diversos aspectos e segmentos, foram capazes de implementar seu comportamento, pensamento e modo de organização social. Suas histórias vão muito além e constituem umas das mais sólidas do planeta em relação à formação das cidades desde a época pré-colombiana.

Izamal, México ( 750 a.C. - 200 a.C.: Izamal é um importante sítio arqueológico da civilização maia conhecido como a Cidade das Colinas. Fundada entre 750 a.C. e 200 a.C., a cidade foi continuamente liquidada até a Conquista Espanhola, tornando-se apenas uma pequena fração do que era antigamente.

Tula de Allende, México ( 400 a.C.: abrigo do

Cholula, México ( 800 a.C. - 200 a.C.): Cholula,

sítio arqueológico de Tula, Tula de Allende foi a capital real dos toltecas, povo pré-colombiano mesoamericano que dominou grande parte do México entre os séculos 10 e 12. Com o tempo, a cidade foi parcialmente destruída devido à invasão dos espanhóis e hoje exibe pedras esculpidas na forma dos antigos guerreiros.

a cidade mais antiga da América Latina, foi o berço da cultura olmeca, que se desenvolveu nas regiões tropicais do Centro-Sul do México durante o período préclássico. O local segue como um dos maiores centros turísticos do país graças à Grande Pirâmide de Cholula, construída no século I a.C., e marca a consolidação de um dos maiores centros mercantis e religiosos latino-americanos.

Quito, Equador ( 800 d.C.): ape-

Cuenca, Equador (500 d.C.):

Atração

CONCURSOS PÚBLICOS

Fundada por volta de 500 d.C. pelo povo Cañari, Guapondeleg foi conquistada por incas e espanhóis. A cidade tornou-se Cuenca apenas em 1557, quando Andrés Hurtado de Mendoza, então vice-rei do Peru, ocupou definitivamente o local.

sar de artefatos sugerirem presença humana por volta de 8000 a.C., os primeiros registros de habitação na cidade fazem relação com o povo Quitu, que ocupou a região em 800 a.C. Essa presença durou até meados do ano de 1500, quando incas conquistaram o território e deram início a uma guerra civil. O local posteriormente seria escolhido como capital do Equador.

Gramado recebe exposição sobre Antártica Por iniciativa do GEO Museu, em parceria com a Unisinos, Gramado recebe a inédita exposição Da Floresta ao Deserto de Gelo – Pesquisas Geológicas na Antártica. Desde que a estação brasileira na Antártica teve um incêndio em 2012, o Brasil conta com uma cooperação muito grande na reconstrução do local e suas pesquisas. Em janeiro de 2020, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) foi inaugurada para substituir a antiga destruída pelo fogo. Durante seis meses a exposição ficará no tradicional museu gramadense, um dos maiores do país com uma área de cerca de três mil metros quadrados e que tem exposição permanente de pedras preciosas raras. A exposição vai oferecer experiências reais e vivências com momentos marcantes como: a montagem de um acampamento real com itens utilizados em expedições do Programa Antártico Brasileiro como barracas, bandeiras do Brasil desgastadas pelo clima da Antártica, e equipamentos utilizados pelos pesquisadores; exposição de materiais fósseis de animais e plantas e de rochas descobertos no Continente Antártico. Serão mais de 50 amostras históricas e exposição fotográfica do renomado fotógrafo paulista Edson Vandeira, especializado em aventura, cultura e ciência. e documentos e equipamentos históricos como mapas antigos e equipamentos dos profissionais de Geologia da Unisinos. A exposição em Gramado tem a curadoria do cientista, paleontólogo e professor da Geologia Unisinos, Rodrigo Horodyski.

Premiação

Entre as praias brasileiras, está a Baía do Sancho, que possui diversas montanhas que isolam o local, tornando-o bastante privativo

“Da Floresta ao Deserto de Gelo - Pesquisas Geológicas na Antártica”, a mostra inédita também conta com fotos do National Geographic e itens de expedição

Tribunal de Justiça - O Tribunal de Justiça do Estado anunciou concurso público que irá preencher duas vagas para profissionais de níveis Médio e Superior. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de agosto. Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, prevista para o dia 5 de dezembro, em Porto Alegre. Sest/Senat - O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte possui vagas para diversas unidades da federação. Pelo menos 14 vagas de emprego são ofertadas para profissionais ou formandos dos mais diversos níveis de escolaridade. Inscrições até 10 de agosto, no site do Sest/Senat. IFSul - O Exército Brasileiro anunciou dois editais visando a contratação de voluntários (Oficiais e Sargento) no estado do Rio Grande do Sul. As oportunidades do processo seletivo Exército 3ª Região são para profissionais de níveis técnico e superior da saúde. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 9 de agosto no site do Exército Brasileiro.

PANORAMA - GRÁFICA E EDITORA JORNALÍSTICA SENTINELA LTDA. CNPJ: 87.657.854/0001-23 E-MAIL: panorama@jornaldamanhaijui.com Impressão: ITS Gráfica e Editora Jornalística Ltda. | Tel.: 55 3331 0316 | 55 3331 0318 | Ijuí-RS Circulação: Jornal da Manhã (Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Catuípe, Coronel Barros), Classificadão RS (Santo Ângelo, Santa Rosa, Entre-Ijuís, Giruá, São Miguel das Missões, Vitória das Missões), Expresso Minuano (Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Cacequi, Dom Pedrito, Itaqui, Manoel Viana, Maçambara), Folha de Catuípe (Catuípe), Folha Popular (Tenente Portela, Vista Gaúcha, Barra do Guarita, Redentora), Gazeta dos Pampas (Cacequi, São Vicente do Sul, São Francisco de Assis, Manoel Viana, Mata, Rosário do Sul), Gazeta Regional (Santa Rosa, Alecrim, Cândido Godói, Tucunduva, Tuparendi, Porto Mauá, Santo Cristo, Campina das Missões) Gazeta do Povo (Cândido Godói, Porto Xavier, Porto Lucena, São paulo das Missões, Pirapó), Jornal Integração Regional (Eugênio de Castro, Entre-Ijuís, Joia, São Miguel das Missões, Vitória das Missões), Notícia (Catuípe), RS Norte (Frederico Westphalen), Tribuna das Cidades (Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Ibirubá, 15 de Novembro, Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Tapera, Pejuçara), Tribuna da Produção (Palmeira das Missões, Cerro Grande, Jaboticaba, Pinhal, Sagrada Família, Boa Vista das Missões, Novo Barreiro, Lajeado do Bugre, Dois Irmãos das Missões, São Pedro das Missões, São José das Missões), Tribuna Livre (Santo Cristo, Alecrim, Porto Vera Cruz, Santa Rosa), Folha Popular ( Tenente Portela, Derrubadas, Vista Gaúcha, Miraguaí, Barra do Guarita).

As praias eleitas as melhores do mundo O site de viagens TripAdvisor realizou o prêmio Traveller’s Choice Awards 2021, em que viajantes e especialistas do mundo todo escolhem os melhores destinos, serviços, acomodações e atrações mais badaladas do ano. Uma das categorias votadas pelos participantes foi a de melhores praias do mundo -- categoria em que o litoral brasileiro aparece. Em meio a praias de destinos como Austrália, Itália e Cuba, os votantes escolheram duas praias para representar o Brasil. Entre elas, a Baía dos Golfinhos que está localizada na região da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Por ser uma região preservada, é o destino certo para quem quer dias de calmaria e quer ficar em conexão com a natureza. As águas azuis e a areia bem branquinha é um colírio para os olhos dos turistas praieiros. Outra praia brasileira na lista é a Baía do Sancho, que aparece em terceiro lugar. Em 2020, Fernando

de Noronha liderou o ranking de melhores praias do mundo , também com a Baía do Sancho. Além disso, o local aparece no ranking há cinco anos. A baía é totalmente cercada de montanhas e de vegetação, dando a ela ares de privacidade e exclusividade. As águas claras também atraem os visitantes que gostam de mergulhar, e o mundo submerso encanta: a fauna marinha é bem extensa e bancos de corais saltam aos olhos dos mergulhadores. Para turistas mais terrestres, há a possibilidade de fazer excursões para desbravar a baía. O turquesa do mar, o branco da areia e o verde das matas e montanhas que cercam a praia deram a Whitehaven Beach o título de melhor praia do mundo em 2021 pelo Traveler’s Choice Awards. A praia é um trecho de cerca de 7 km localizado no arquipélago Whitsundays, sendo possível acessá-la de bardo da ilha.


ANO 13 - Nº 673 - AGOSTO DE 2021

Origem

Fenômeno

Ouro vem de explosões de estrelas massivas

Por que é tão difícil nevar? Flocos de neve caindo do céu e repousando sobre as árvores, carros e telhados em uma cena poética como nos filmes. No Brasil uma imagem dessas é rara, mas aconteceu na semana passada em diversas cidades

Por mais que utilizemos diariamente o ouro em nossas vidas e existam produtos relativamente populares baseados no minério, raramente paramos para pensar sobre suas origens e como — ou onde — ele é encontrado. Na verdade, sua história está atrelada a inúmeras teorias e estudiosos apontam que a origem do metal pode estar relacionada ao cenário espacial, sendo derivado da explosão de estrelas massivas. O ouro, considerado o primeiro metal utilizado pela humanidade em aproximadamente 5.000 a.C., quando as primeiras civilizações do Oriente Médio passaram a manuseá-lo, foi o segundo metal conhecido depois do cobre e atualmente integra um seleto grupo de 118 elementos descobertos. Porém, apesar de estar em mãos humanas apenas durante o fim da Pré-História, sua presença na Terra teve origem há 4,5 bilhões de anos, aparecendo em forma de átomos na estrutura de outros minerais. Atualmente, as teorias que possuem mais força no meio científico apontam que o ouro é produzido a partir de estrelas, resultando de explosões espaciais massivas influenciadas pela presença de energia nuclear, que acabam combinando átomos mais leves com mais pesados. Uma das sugestões aponta que o metal surge da supernova de uma estrela massiva e da consequente fusão nuclear, enquanto a outra indica que há uma explosão de raios gama logo após a colisão de estrelas de nêutrons. Esses fenômenos, então, desencadeariam uma reação em cadeia originando o pó espacial áurico, que se misturaria a asteroides e seria em seguida transportado para a Terra ao lado de outros elementos.

Neve em Gramado impressionou o Brasil todo

A

neve é um fenômeno raro porque necessita da combinação de uma série de fatores para ocorrer. Os principais são a formação de nuvens, local de altitude elevada e ação de uma massa de ar frio. O meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Diogo Arsego explica, de maneira simplificada, que a neve é basicamente uma chuva no inverno. Então, ela precisa de todas as condições para a formação de uma chuva aliadas a baixas temperaturas para se formar e cair. Ele diz que, em temperaturas baixas, isso causa a formação de flocos de neve dentro da nuvem, e eles caem. Este é outro momento importante para a neve consiga chegar até a copa das árvores e telhados das casas. CHUVA CONGELADA O meteorologista explica que no meio do caminho entre a nuvem e o solo, pode acontecer um fenômeno conhecido como chuva congelada. Em vez de chegarem flocos, cai gelo. Isso acontece quando o floco formado na nuvem encontra uma camada quente e vira gota de chuva, mas logo depois pega mais uma camada abaixo de zero grau e congela. Para que a neve chegue no chão da mesma maneira que ela saiu da nuvem, é necessário que a atmosfera esteja com uma temperatura abaixo de zero em todo o trajeto — o que geralmente ocorre em locais de altitude mais elevada, onde é mais frio. Isso explica por que o fenômeno é tão raro no Brasil. As exceções são os pontos mais altos de Santa Catarina, como São Joaquim, e a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. O meteorologista do Inpe explica que há pontos no Brasil que são altos, mas não têm registro de neve por conta da ausência de outros fatores. “Temos picos muito altos na região Norte, com temperaturas baixas, mas sem a chegada de uma massa de ar frio não é possível ter neve”, afirmou. Isso explica por que neva em Nova York, uma cidade litorânea, mas em Santos e São Paulo não. A cidade americana não tem uma altitude elevada, mas sofre uma forte influência de massas de ar do Ártico. A Big Apple tem temperaturas negativas com frequência e mantém um corredor abaixo de zero para os flocos, desde a nuvem formadora até o solo.

Mente

Sons da natureza são poderosos relaxantes Você já se perguntou o motivo de sons como o do vento batendo nas folhas das árvores, de pássaros cantando, das ondas do mar ou da chuva caindo são tão relaxantes? De acordo com Cheryl Tipp, curadora de sons naturais da Biblioteca Britânica, os sons são extremamente evocativos e têm o poder de transportar nossas mentes para outros lugares — e até para momentos específicos de nossas vidas. E é esse poder que nos ajuda a relaxar, fazendo com que as nossas preocupações fiquem em segundo plano, nos levando para bem longe do ambiente caótico no qual nos encontramos. Uma das razões disso é que, normalmente, quando escutamos determinado som, imaginamos o local

3

no qual ele é produzido — como um bosque cheio de árvores, uma praia deserta ou uma cabana isolada do mundo barulhento —, e associamos memórias e experiências a esses ruídos. Além disso, alguns sons são universalmente efetivos na hora de alterar a atividade cerebral e ajudar com que nos sintamos mais confortáveis e calmos. Esses barulhos estão associados aos chamados “ruídos brancos” — ou seja, ruídos resultantes da combinação simultânea de sons de todas as frequências e que se sobrepõem aos barulhos do ambiente e desviam a nossa atenção de um som específico—, já que muitas vezes eles incluem flutuações na frequência e amplitude.

De acordo com os cientistas, os sons da natureza possuem um efeito “restaurador” para a mente


4

ANO 13 - Nº 673 - AGOSTO DE 2021

Superstição

Choque

Corpo energizado no inverno Por conta do clima frio e seco do inverno, é mais comum que as pessoas vivenciem descargas elétricas ao entrarem em contato com algum objeto, pessoa ou animal

O

inverno pode ser um verdadeiro incomodo para muitas pessoas. Com a chegada de temperaturas mais baixas, a pele tende a ressecar com mais frequência, os lábios racham com facilidade, a noite chega muito mais cedo e, por mais incrível que pareça, você pode tomar choques com mais frequência que o normal. Mas o que isso quer dizer? Por conta do clima frio e seco do inverno, é mais comum que as pessoas vivenciem descargas elétricas ao entrarem em contato com algum objeto, pessoa ou animal. Então, vamos entender qual a influência

da mudança de tempo nesse processo e o que pode ser feito para evitar esse problema! Para podermos compreender o porquê desses choques acontecerem, precisamos ter uma noção resumida de eletricidade estática. Esse é o nome dado para o processo de acúmulo de energia em algum objeto. Quando pensamos em energia, também devemos lembrar dos átomos, que são compostos pelos prótons (positivos), elétrons (negativos) e os nêutrons (neutros). Quando esfregamos nosso corpo contra o tecido das roupas, cobertores e até mesmo o carpete, automaticamente perdemos elétrons e nos tornamos positivamente carregados. Entretanto, é possível que outros objetos, aparelhos ou pessoas da sua casa estejam com uma carga inversa — ou negativa. Portanto, toda vez que você sentir algum tipo de choque no seu corpo, saiba que é isso que acontece quando você está migrando de uma carga positiva de volta para um estado neutro. Os raios, por exemplo, são um exemplo de escala muito maior desse mesmo processo de descarga elétrica. No inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, o ar gelado acumula menos umidade que o ar quente. Sendo assim, nós temos que lidar com um menor nível de umidade e menos vapor d’água no ar. Sem esse vapor para conduzir a carga elétrica para longe de você, seu corpo ficará mais carregado. Quanto maior for a carga, mais fácil será para você tomar um choque. Então, por causa do ar seco no inverno, você pode notar choques mais frequentes e mais significativos ao tocar em um objeto de metal como uma maçaneta ou apertar a mão de um colega de trabalho. Uma maneira eficiente e prática de lidar com esse problema são os umidificadores de ar caseiros, que podem ser colocados nos cômodos da sua casa para aumentar a quantidade de vapor d’água no ambiente. Isso já será um ótimo passo para você notar uma menor quantidade de choques.

Bater na madeira para tirar o azar: alívio psicológico As culturas humanas são recheadas de superstições e, apesar de muitas das crenças terem origens desconhecidas, boa parte delas se consolidaram como elementos fundamentais para ideias de atração da boa sorte e de afugentamento do mau agouro. E uma dessas manifestações que nunca parece sair da moda é o ato de “bater na madeira”, que pode estar vinculada a um significado muito mais profundo que simplesmente afastar o azar. A lenda mais provável sobre a origem da expressão “bater na madeira” remete à antiguidade e traz relações com a frequência da queda de raios em árvores. Segundo as histórias, egípcios e as tribos indígenas que ocuparam o continente americano na précolonização acreditavam que os troncos de árvores eram lares de deuses e que os fenômenos elétricos oriundos do céu anunciavam a chegada de divindades na Terra. Assim, esses grupos batiam no tronco para se comunicar com seus ídolos e clamar perdão, caso se sentissem culpados por alguma atitude malvista. O ato de bater na madeira é uma das crenças mais comuns para espantar o azar e essa prática perpetuou-se como uma das ferramentas de boa sorte de maior sucesso existentes. Apesar de não funcionar como uma lâmpada mágica, já que não há como controlar o destino por um simples ato, a prática age efetivamente como um alívio psicológico para as pessoas e, se não consegue reverter a má sorte, é capaz de reverter a percepção que existe sobre ela.

Organismo

Mulheres tem mais vontade de comer doces As mulheres são mais dependentes do açúcar do que os homens, mas sabia que essa vontade pode ser apenas um pedido por compensação? Depois de ouvir por volta de cinco mil pessoas, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, concluiu em sua pesquisa de campo, que o consumo de açúcar é maior entre as mulheres, com 53,3% em relação aos homens. Isso pode estar associado a certos períodos na vida da mulher, quando o corpo vai em busca de alimentos com maior concentração de açúcar. Esse desejo de comer doces é mais intenso principalmente no período pré-menstrual (durante a TPM) e depois da menopausa; período de baixa nos níveis de progesterona e estrogênio. “O consumo acentuado de doces, entre as mulheres, significa que o corpo está buscando uma compensação para a queda na produção hormonal que acaba alterando a geração de neurotransmissores. Esses períodos delicados na vida da mulher requerem maior atenção, seja na manutenção hormonal ou mesmo na dieta

alimentar adequada que ela deve buscar”, afirma a pesquisa. Alguns alimentos acabam ajudando na produção de neurotransmissores. Como muitas pessoas já sabem, o chocolate estimula a produção de serotonina; neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Como por exemplo, o chocolate, (cacau) que ajuda na liberação de endorfina, substância natural (neuro-hormônio), responsável pela sensação de bem-estar e bom humor. Quando ingerimos produtos ricos em carboidratos como massas, pães, biscoitos, doces entre outros, nosso corpo os transforma em glicose, ou seja, em grandes níveis de açúcar no sangue que são tóxicos. Para diminuir esse nível de açúcar, o corpo libera insulina, que suspende a queima de gordura, converte açúcar em gordura e acelera o estoque de gordura.


ANO 13 - Nº 673 - AGOSTO DE 2021

5

Data

Brinde à cerveja Comemorado desde 2007 na primeira sexta-feira de agosto, a data é uma boa chance de enaltecer uma das bebidas mais consumidas do mundo

O

Dia Mundial da Cerveja, que este ano cai em 6 de agsosto, foi criado na Califórnia pelos amigos Jesse Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez para exaltar uma das bebidas mais consumidas no mundo e toda a cadeia de fornecimento. Segundo Evan Hamilton, para celebrar o dia basta beber um boa cerveja, presentear seus amigos com cerveja, aumentar seu conhecimento sobre a bebida e reconhecer o trabalho das pessoas que fazem a cerveja chegar ao seu copo. Além da data criada pelo quarteto californiano, a cerveja ainda é exaltada em diversos outros momentos ao longo do ano. Em 17 de março a tradição é comemorar o St Patrick´s Day e no dia 18 de julho é dia de Santo Arnulfo de Metz, padroeiro dos cervejeiros. No Brasil, o Dia da Cerveja Nacional ou Dia da Cerveja Brasileira é comemorado em 5 de junho. Por isso, não é possível enquadrar a cerveja e dizer que a bebida pertence a uma determinada época, cultura, estilo de pessoa ou qualquer outra ideia limitante. Cerveja não tem sexo, raça, nacionalidade. Ela simplesmente existe e acompanha a jornada da homem no planeta Terra há milhares de anos. Credita-se a ela, inclusive, parte da evolução da humanidade, afinal nos tempos mais remotos não era nada fácil encontrar água potável. Na idade média, era o processo de fermentação da cerveja

Alimento

que garantia a morte e a inibição de vários organismos e microrganismos causadores de doenças. Assim, a cerveja tornava-se mais segura para o homem medieval do que a água. Seguindo um pouco mais adiante na história da humanidade, a utilização de ervas e, posteriormente, o lúpulo passou a conferir tempo de guarda para a cerveja. Com a adição desses ingredientes, a bebida durava mais e poderia ser transportada para ser consumida posteriormente. Desde os primórdios, a experiência de beber cerveja é algo transversal, mexe com os cinco sentidos e permite viajar no tempo, no espaço e, porque não, desafiar algumas leis da física. Por isso, apesar de todos os estilos, tipos de fermentação, escolas cervejeiras, a peça mais importante desse jogo é o consumidor e a relação que se estabelece entre ele e a bebida. Todos os profissionais envolvidos na cadeia produtiva da cerveja, do agricultor ao dono do bar, direcionam seus esforços e conhecimentos na eterna busca pela cerveja perfeita. Afinal, todos, de quem produz o grão a quem serve o copo, desejam ver o brilho no olhar de quem encontra exatamente a cerveja que estava esperando. O Brasil é o terceiro País que mais consome cerveja. Em 2019, o número de cervejarias registradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) já ultrapassava os 1200.

Iogurte: um aliado da saúde Iogurte O iogurte é figurinha carimbada no café da manhã ou no lanche, mas também vai bem em receitas salgadas e em uma série de sobremesas saborosas. Fonte de nutrientes como proteínas, cálcio e vitaminas, ele também é probiótico e, por isso, é considerado um alimento funcional e aliado da boa saúde.

O alimento vai bem em diversos momentos do dia e traz benefícios para saúde

BACTÉRIAS DO BEM O iogurte é um alimento lácteo feito pela fermentação bacteriana do leite. As bactérias usadas na produção são conhecidas como “culturas de iogurte”, e elas fermentam a lactose - açúcar natural encontrado no leite. Esse processo produz o ácido lático, substância que faz com que as proteínas do leite coalhem, dando ao iogurte seu sabor e textura característicos.

TIPOS DE IOGURTE O iogurte natural ou integral é obtido a partir da fermentação do leite por bactérias e geralmente não contém adição de outros ingredientes a não ser os das substâncias vindas do próprio leite. Há também o iogurte grego, que possui uma textura mais cremosa e espessa que o iogurte comum, além de ter um sabor mais acentuado e conter uma concentração mais alta de proteínas. O iogurte desnatado é bastante parecido com o tradicional, no entanto há uma redução de gorduras, assim como no leite desnatado. REPLETO DE NUTRIENTES O iogurte é repleto de nutrientes. Ele conta com uma quantidade generosa de cálcio e proteínas, além de vitaminas B

e minerais, incluindo potássio, fósforo e magnésio. Tal combinação fornece nutrientes ao organismo e mais saciedade. Também é fonte de probióticos, que ajudam a digerir a lactose, tornando o alimento geralmente tolerável até para aqueles que não podem comer laticínios. Além de apoiar a digestão e contribuir para a flora intestinal, diversas pesquisas sugerem que os probióticos contidos no iogurte podem auxiliar também no funcionamento do sistema imunológico. Entretanto, vale alguns cuidados na hora de escolher o alimento. A dica é ler o rótulo e prestar atenção aos ingredientes. Há diversos produtos com adição de açúcar, sabores artificiais, corantes, estabilizantes e conservantes.


HUMOR

6

ANO 13 - Nº 673 - AGOSTO DE 2021

ENDEREÇO O português chega no aeroporto e perde o endereço do patricio. Daí ele manda um telegrama para seu conterâneo Joaquim com os seguintes dizeres: -Amigo Joaquim, tu sabes o endereço de Manuel? Joaquim responde o telegrama: - Sim, eu sei.

AVIÃO O caipira, viajando pela primeira vez de avião, mostra-se tenso, quando a comissária de bordo aproxima-se e pergunta: -Falta de ar, senhor? -Não. Farta de terra.

RESUMO DAS NOVELAS Malhação – Globo – 17h30 Henrique garante a Bianca que está esperando por ela. Os alunos da Ribalta preparam uma despedida para René, e João fica impactado. João deixa escapar para Cobra que Karina pode não ser filha biológica de Gael. Nando informa à Galera da Ribalta que convidaram a banda para um show fora do Rio. René afirma para Gael que nunca se envolveu com Ana. Pega Pega– Globo – 18h40 Júlio tenta explicar a Evandro os motivos que o fizeram participar do roubo. Mathias provoca Bebeth. Douglas repreende Rúbia por tê-lo procurado no hotel. Júlio diz a Agnaldo que aceita sabotar o hotel. Júlio tenta se convencer de que não é bandido. Antônia deduz que os ladrões usaram o corredor desativado do hotel. Império – Globo –21h José Alfredo se desentende com Maria Ísis, que termina o romance com o Comendador. Josué deixa um objeto cair no quarto de Cora, e Elivaldo e Cristina ouvem o barulho. Maurílio tenta convencer Danielle a se aliar a ele. Ismael, Lorraine e Juliane vêem Josué sair da casa de Cora. Enrico ouve Maria Clara chamar Vicente para ir à sua casa e fica furioso.

Lollapalooza EUA reúne 100 mil pessoas

A

primeira etapa do Lollapalooza 2021 foi realizado ne fim de semana, em Chicago, marcando o retorno de grandes festivais no EUA, após a pandemia do novo coronavírus. Com boa parte da população vacinada no país, o evento exigiu que o público mostrasse certificado de vacinação ou teste negativo para covid-19 na entrada. Ainda no sábado, após dois dias de shows, a organização do Lolla emitiu um comunicado exigindo que o público usasse máscaras em espaços internos, após recomendações do Departamento de Saúde Pública de Chicago. De acordo com a imprensa local, estima-se que 100 mil pessoas tenham comparecido ao festival por dia. O evento também acontece nesta primeira semana de agosto, com a mesma programação, e traz Miley Cyrus, Tyler The Creator, Post Malone e Foo Fighters como headliners. Miley Cyrus ficou encarregada de fechar a primeira noite do festival, com um setlist de 24 músicas, chamando ao palco alguns convidados, como Billy Idol, que cantou a parceria “Night Crawling”, lançada no último álbum da cantora, além de se apresentar com sua própria música “White Wedding”.

Festival de Cinema retrata as periferias brasileiras Cena de “Mãe solo”, documentário sobre a história de mulheres em comunidades de Salvador, Bahia

O Olhar Periférico Festival de Cinema, com realização de hoje até dia 15, exibe de forma online e gratuita 33 curtas-metragens de diversos Estados brasileiros. O Festival retrata universos de jovens ou não, mulheres e LGBTQI+ que moram nas periferias brasileiras. Também haverá mesas com a participação dos realizadores sobre o processo criativo dos filmes. As mostras serão transmitidas gratuitamente na plataforma Cultura em casa. Em diversos gêneros (documentário, ficção, animação) os 33 curtas-metragens estão divididos em quatro mostras competitivas nas categorias: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os

Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos. Todos retratando as diferentes realidades da vida nas periferias do Brasil. O Festival vai mostrar a periferia de todas as regiões do território nacional pelo olhar de cineastas que moram ou atuam nesse contexto social e conhecem de perto essa realidade, democratizando a sétima arte e revelando talentos. Estão representadas obras audiovisuais dos Estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina.

HORÓSCOPO ÁRIES - A recomendação é pegar mais leve em suas relações no trabalho, na vida pessoal e contar até mil para não se meter em encrenca braba por bobageiras. É o momento de cuidar da saúde e da grana. TOURO - O clima fica estressado em casa, no ambiente de trabalho. É o momento de segurar a onda e agir com diplomacia para ter o controle dos nervos e da situação. GÊMEOS - Para a semana ser mais tranquila e produtiva, convém maneirar nas conversas paralelas. Se não tiver disciplina nem controlar distrações, pode ouvir cobrança e pito da gerência. CÂNCER - O trabalho vai exigir esperteza, senso prático e responsabilidade, por isso, convém se organizar para não atrasar nada nem estremecer a boa convivência com o chefe. LEÃO - Nem tudo pode fluir de acordo com as suas expectativas no lado profissional e pessoal. Convém domar o orgulho e controlar o jeito autoritário. VIRGEM - Seu inferno astral tá povoado e isso liga o alerta de treta. É hora de buscar apoio no seu lado prudente e disciplinado. LIBRA - Para não entrar em nenhuma fria, convém agir com mais sutileza e fechar a bocaperto de gente que torce para ver o circo pegar fogo. Fique esperto(a) com amigas da onça e fofoqueiras de plantão. ESCORPIÃO - Você não tem medo de desafios nem de cara feira, mas convém preparar o espírito para lidar com adversários, concorrentes e gente querendo passar a perna no serviço. SAGITÁRIO - A vontade de dar um chega pra lá na rotina é grande, mas o desejo de liberdade vai bater de frente com as obrigações. Você pode se irritar, só que não é hora de rebeldias e doideiras. CAPRICÓRNIO - O astral pode ficar mais pra lá do que pra cá no trabalho, nas finanças e não convém mesmo se arriscar nesses dias. Você vai precisar de todo seu juízo ao cuidar dos interesses materiais. AQUÁRIO - Há risco de encrespar com parentes, o paquera e até com colegas no serviço. Então, dobre aí o seu jogo de cintura e procure levar numa boa as diferenças com quem convive e trabalha. PEIXES - Os astros alertam que perrengues e desafios podem pintar no trabalho e na saúde. Então, foque no seu serviço e bote as responsabilidades em dia, assim terá um período produtivo e pode se orgulhar dos resultados. Só não vale deixar os cuidados com o organismo em segundo plano.


ANO 13 - Nº 673 - AGOSTO DE 2021

7

Limpeza

Vinagre no lugar de amaciante deixa as roupas fofinhas

Uma das vantagens do vinagre é que suas propriedades químicas atuam como um amaciante natural e que pode muito bem substituir o amaciante comum. Dessa forma, além de servir como um condimento para suas refeições, esse produto pode ser usado para amaciar as fibras das roupas e retirar qualquer resíduo de sabão permanecente. Na teoria, qualquer tipo de vinagre pode ser usado na etapa de lavagem por possuir o mesmo tipo de ácido acético responsável por amaciar as roupas. Porém, o ideal é buscar por vinagres incolores, como o vinagre de vinho branco, para evitar que qualquer substância possa manchar as suas peças. Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada cinco quilos de roupa sem a necessidade de diluir o líquido. Evite o uso em tecidos finos e delicados como sedas e rendas, visto que o ácido acético pode agredir as fibras e provocar rasgos. O cheiro do vinagre pode permanecer quando estendida no varal, mas desaparece por completo ao longo do processo de secagem. • Ácido acético - Por que é que o vinagre funciona tão bem como um amaciante de roupas? Durante a lavagem, as moléculas de sabão se ligam à água e à gordura presente nas vestimentas. Durante a etapa de enxágue, essas moléculas são levadas embora carregando consigo todas as impurezas das roupas. Porém, mesmo após essa etapa, algumas moléculas de sabão permanecem aderidas à fibra com carga negativa. Nesse ponto, as fibras passam a se repelir e criam um aspecto áspero e ressecado para a roupa. Ao adicionar vinagre na lavagem, entretanto, podemos impedir esse fenômeno. O ácido acético presente nos vinagres é capaz de neutralizar as cargas negativas deixadas para trás pelo sabão e exerce o mesmo processo químico fornecido pelos amaciantes comuns.

Inverno

Cabelo livre da

caspa

A caspa é um problema capilar muito comum que se caracteriza pela descamação do couro cabeludo. Também chamada de dermatite seborreica, pode causar desconforto se não for tratada

A

pesar de parecer apenas um desconforto estético, a caspa também pode ser um problema de saúde. É uma inflamação acompanhada por descamação branca e, por vezes, um pouco amarelada, que pode causar coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas associadas ao aumento da produção de sebo e proliferação de fungos. O ato de coçar também pode levar microrganismos até o couro cabeludo irritado e gerar uma infecção. A boa notícia é que há como acabar com a caspa tomando algumas precauções básicas de prevenção e tratamento. Para evitar que a dermatite seborreica apareça, a dica da dermatologista é prestar atenção na hora da lavagem dos cabelos: evite usar água muito quente para lavar o couro cabeludo, use shampoos com ativos seborreguladores, como a piroctonalamina e o ácido salicílico, e aplique condicionador e máscaras de hidratação apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo. Lave o cabelo, pelo menos, em dias alternados e enxágue os fios com água morna ou fria. Também é importante evitar estresse e ansiedade e abrir mão de bonés e chapéus. É importante escolher produtos que promovam o trata-

mento da dermatite, como shampoo e remédio para caspa, e que contenham corticoides tópicos, probióticos, ácido salicílico e zinco na composição. Esses produtos auxiliam na prevenção de infecções, da vermelhidão e do desconforto causados pela caspa. É bom lembrar que a dermatite seborreica não tem cura e, por isso, deve ser tratada de forma contínua, sempre com a orientação de um dermatologista. Automedicarse contra a caspa pode ser contraproducente e inclusive causar efeito rebote. A hidratação dos fios também é um fator importante para manter a saúde capilar e evitar que a caspa se instale. É possível encontrar produtos que combinem proteção anticaspa e hidratação, desde que não aumentem a oleosidade, aplicando os produtos sempre do comprimento às pontas, evitando sobrecarregar o couro cabeludo e piorar a doença. Hábitos saudáveis também podem ser úteis: praticar atividade física regularmente, ter alimentação balanceada e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica também contribuem para a boa saúde dos cabelos.

Pele

Poluição também envelhece Não é novidade que o sol é um dos principais fatores do envelhecimento precoce. Mas ele não é o único. Nos últimos anos, estudos, aqui no Brasil e no exterior, comprovam a participação da poluição neste processo. Um estudo realizado no México com dois grupos de voluntários, sendo um deles morador de uma zona poluída e o segundo morador de uma zona mais limpa e saudável, mostrou claramente os efeitos dos poluentes na pele. A poluição, assim como a radiação solar, faz parte de um grupo de agentes nocivos ao qual estamos expostos todos os dias, e que aceleram o ciclo vicioso do envelhecimento da pele.A poluição influência no esgotamento das defesas antioxidantes, deixando a pele mais suscetível aos danos causados pelos radicais livres. Os efeitos deste envelhecimento podem surgir de várias formas, desde a perda de elasticidade e firmeza, ao ressecamento e piora da textura da pele, passando pelo aparecimento de manchas,

rugas e linhas de expressão.Mas a boa notícia é que com alguns cuidados no dia a dia é possível reduzir os danos causados pela exposição a esses agentes poluentes. É muito importante manter uma rotina diária de cuidados com a pele. Atualmente, existem produtos com ação antioxidante, que auxiliam na redução dos radicais livres. Vale lembrar também que existem diversos procedimentos estéticos minimamente invasivos que ajudam amenizar esses sinais. Os peelings e lasers, por exemplo, atuam profundamente na pele, remodelando as fibras de colágeno e elastina, removendo as células mortas, reduzindo o tamanho dos poros e melhorando a saúde e qualidade geral da pele. É muito importante manter uma rotina diária de cuidados com a pele. Atualmente, existem produtos com ação antioxidante, que auxiliam na redução dos radicais livres.


Céu de agosto Prepare o cobertor e o telescópio, pois o frio mês de agosto é um prato cheio para os amantes das observações astronômicas

N

o começo de agosto, Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do Sistema Solar, entraram na melhor posição para observação em 2021. O senhor dos anéis atingiu sua oposição, termo astronômico que significa que o planeta fica oposto ao Sol na esfera celeste. É a melhor posição para observação, com o planeta mais alto no céu e também visível durante mais tempo. Um pequeno telescópio irá mostrar seus delicados anéis e algumas de suas maiores luas, como Titã.

• Dia 12: Meteoros ao Norte - É a noite

dos meteoros Perseidas, originários da poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. Essa é uma chuva de meteoros que favorece os observadores do Hemisfério Norte. O pico da atividade acontece na madrugada do dia 12 de agosto. Olhe para o Norte uma hora antes do amanhecer. Quanto mais escuro o local da observação, melhor.

• Dia 19: O rei dos planetas - Ao lado de Saturno está Júpiter, que também atinge a oposição este mês. Ele pode ser visto na di-

reção da constelação de Capricórnio, brilhando mais que qualquer estrela. Um telescópio amador poderá mostrar suas quatro maiores luas e, com sorte, a Grande Mancha Vermelha.

• Dia 22: azul ou cinza? - Você provavel-

mente já ouviu o termo Lua Azul sendo usado para a segunda Lua Cheia num mesmo mês, mas o termo surgiu para designar a terceira Lua Cheia numa estação com quatro Luas Cheias. Esse é o caso de agosto. Confuso? Uma coisa é certa: a Lua continuará cinzenta!

Luz é detectada por trás de buraco negro

Cientistas identificaram um padrão de clarões de raios X que condiz com o que é proposto pela Teoria da Relatividade Geral, publicada pelo físico alemão em 1915

Pela primeira vez, uma luz foi detectada por trás de um buraco negro. Previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, o cenário foi confirmado por uma equipe liderada pelo astrofísico Dan Wilkins, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados na última quarta-feira, na revista científica Nature. Tudo começou quando os cientistas perceberam um padrão intrigante em uma série de clarões de raios X sem precedentes, que vinham de um buraco negro mais massivo que o nosso Sol, a 800 milhões de anos-luz de distância de nós. Mas havia algo ainda mais inesperado nessa observação: flashes adicionais que eram menores e de “cores” diferentes dos clarões de raios X. A equipe defende que os ecos luminosos adicionais são raios X refletidos por trás do buraco negro. Isso, entretanto, pode parecer absurdo, uma vez que os buracos negros são regiões no espaço-tempo onde a atração da gravidade é tão poderosa que nem mesmo a luz pode escapar de seu alcance. Mesmo assim, há uma

explicação plausível para a estranha luminosidade. “A razão pela qual podemos ver isso é porque aquele buraco negro está distorcendo o espaço, dobrando a luz e torcendo os campos magnéticos ao seu redor”, explica Wilkins, em comunicado. Roger Blandford, coautor do estudo, ressalta o fato da descoberta servir de confirmação para o que Eintein havia teorizado há muito tempo. “Cinquenta anos atrás, quando os astrofísicos começaram a especular sobre como o campo magnético poderia se comportar perto de um buraco negro, eles não tinham ideia de que um dia poderíamos ter as técnicas para observar isso diretamente e ver a Teoria Geral da Relatividade em ação”, diz o professor de física de Stanford. A missão para compreender essas coronas continua e os cientistas planejam criar um mapa em 3D dos arredores do buraco negro, segundo comunicado. Além disso, eles esperam realizar novas observações com a ajuda do observatório de raios-X Athena, da ESA, que será lançado ao espaço em 2031.