{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

R E G I O N A L

Diversidade na Expo-Ijuí/Fenadi Negócios, cultura, gastronomia, etnias, shows e agronegócio compõem a feira que acontece em Ijuí, de 11 a 21 de outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Pág. 3

CAPITAL DOS GÊMEOS Nascente da Fertilidade é uma das atrações de Cândido Godói. Pág. 2

ANO 10 - Nº 517 - OUTUBRO DE 2018


2

ANO 10 - Nº 517 - OUTUBRO DE 2018 R E G I O N A L

Capital Mundial

Cândido Godói

dos gêmeos O Padres gêmeos celebrando a vida

município de Cândido Godói, na Região Noroeste, ostenta o conceituado legado de Capital Mundial dos Gêmeos. O fato se dá em virtude da alta incidência de casos de gêmeos, sendo que, tradicionalmente, de dois em dois anos, na comunidade da Linha São Pedro, acontece a tradicional Festa dos Gêmeos, reunindo um grande número de pares de várias partes da região e do Estado com ampla cobertura da imprensa escrita, falada e televisiva. A grande incidência de gêmeos no município é um assunto que sempre

Panambi

Moinho da Canção Gaúcha terá mudança A administração municipal enviará para a Câmara de Vereadores projeto de lei alterando a Lei Municipal que instituiu o Moinho da Canção Gaúcha no Calendário de Eventos de Panambi. O projeto de lei visa alterar o artigo 2º, onde consta que o evento será realizado anualmente, e propõe que seja realizado de dois em dois anos. A justificativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec)é que o montante necessário para a realização do evento e do 2º Moinho Piá, seria disponibilizado por meio de recursos livres, caso estivesse disponível. No entanto, a atual gestão, em virtude da queda de arrecadação, deve garantir os serviços educacionais básicos e priorizar a saúde. Caberá aos vereadores decidir pela alteração.

mereceu especial destaque na mídia. Um fenômeno onde a ciência e fé andam juntas, onde lendas e histórias se mesclam no imaginário das pessoas que insistentemente tentam explicar esse fantástico mistério. Mas o mais importante é que o fato do nascimento de grande número de gêmeos nesse pequeno município se tornou um motivo de festejar, comemorar e celebrar a vida. Reunidos na Associação dos Gêmeos de Cândido Godói (Agecandi), o município planeja dinamizar cada vez mais o turismo local em torno desse fenômeno.

Catuípe

FEIRA DO LIVRO OFICIALIZA PATRONESSE

CONCURSOS PÚBLICOS ALEGRETE - O Ministério Público de Alegrete realiza processo seletivo para formar cadastro reserva para estudantes de nível Superior do curso de Ciências Jurídicas e Sociais ou Direito, para atuação junto às Promotorias de Justiça Criminais do município. Poderão participar desta seleção os estudantes que estiverem regularmente matriculados, no mínimo, no 4º semestre e, no máximo, no 9º semestre em uma instituição de ensino conveniada ao Ministério Público. No site do MPRS é possível consultar as instituições conveniadas. As inscrições poderão ser realizadas nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2018. ARVOREZINHA - O Ministério Público do RS, em sua comarca de Arvorezinha, publicou edital referente ao processo seletivo que visa preencher cadastro reserva de estágio para estudantes de nível superior do curso de Ciências Jurídicas e Sociais ou Direito, para atuação junto à Promotoria de Justiça do município. As inscrições serão realizadas apenas de forma presencial na Promotoria de Justiça de Arvorezinha durante o período que vai de 20 de agosto a 5 de outubro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. A prova dissertativa valerá 50 pontos e deverá ter até 30 linhas. A prova objetiva valerá 30 pontos. A entrevista valerá 30 pontos. Serão aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima de 50 pontos na soma de todas as etapas. Em caso de empate, será selecionado o candidato de maior idade.

AGENDA IBIRUBÁ - A Cavalgada do Abraço a Ibirubá, do CTG Rancho dos Tropeiros, será realizada no dia 12 de outubro. TAPERA - A 21ª Culturândia e 20º Passeio Ciclístico acontecem no dia 21 de outubro.

Prefeito Baroni, e secretária Silvia, entregam convite à patronesse Joana Trevisan

A Comissão Organizadora da 13ª Edição da Feira do Livro definiu detalhes do evento, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no Salão Paroquial de Catuípe. A Feira do Livro é um evento cultural promovido pela administração municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação das escolas municipais e estaduais, do Programa AABB Comunidade e do Conselho da Cultura. A professora aposentada, e incentivadora da leitura, Joana Romi da Silva Trevisan, foi oficializada patronesse da feira, pelo prefeito, Joelson Baroni, acompanhado da secretária de Educação, Silvia Rejane Sfalcin. “É uma honra receber este convite. Desde criança, sempre fui muito ligada aos livros. Para mim, participar da organização de uma Feira do Livro, um evento tão importante para a cidade, será uma grande alegria. Espero poder contribuir para seu sucesso”, agradeceu Joana. Além disso, ficou definido Dilan Camargo, como o autor presente, e o regulamento e o tema do 11º Concurso Literário, A Escola dos Sonhos.

LAGOA DOS TRÊS CANTOS - A 2ª Oktoberfest acontece no dia 26 de outubro, no Parque Municipal. VICTOR GRAEFF - Abertura da Temporada de Verão, do Camping Krombauer, será no dia 3 de novembro. PANORAMA REGIONAL - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela Ltda. CNPJ 87.657.854/0001-23 panorama@jornaldamanhaijui.com IMPRESSÃO: Cia de Arte - (55) 3331.0315 | 98700.000 Ijuí l RS CIRCULAÇÃO: Jornal da Manhã (Ijuí), Semanário (Tupanciretã), Folha de Catuípe (Catuípe), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), A Notícia (Catuípe), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), Tribuna das Cidades (Cruz Alta, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, 15 de Novembro, Lagoa dos Três Cantos, Ibirubá, Selbach, Tapera), Tribuna Livre (Santo Cristo, Alecrim, Porto Vera Cruz, Santa Rosa) O Ponto da Notícia (Palmeira das Missões, Chapada, Nova Boa vista, Barra Funda, Sarandi, Novo Barreiro, Rondinha, Ronda Alta, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Constantina, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sagrada Família, Lajeado do Bugre e Boa Vista das Missões) Gazeta dos Pampas (Cacequi, São Vicente do Sul, Mata e Jaguari), Tribuna da Produção (Palmeira das Missões, Cerro Grande, Jaboticaba, Pinhal, Sagrada Família, Boa Vista das Missões, Dois Irmãos das Missões, Novo Barreiro, Lajeado do Bugre, São Pedro das Missões e São José das Missões), Expresso Minuano (Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Dom Pedrito, Itaqui, Manoel Viana, Maçambara, Quaraí, São Gabriel, Santiago, Rosário do Sul, São borja, Uruguaiana), Jornal Província (Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguai, Erval Seco, Barra do Guarita, Redentora, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Palmitinho, Santo Augusto), Gazeta Regional (São Pedro do Sul, Mata, Dilermano de Aguiar, Quevedos e Jari).


ANO 10 - Nº 517 - OUTUBRO DE 2018 R E G I O N A L

Santo Cristo

32ª OKTOBERFEST

Programação encerra-se com o Baile da Oktoberfest

A 33ª Oktoberfest, Festa Alemã de Santo Cristo, iniciase hoje, dia 4, com a Noite Cultural. Na sexta-feira, dia 5, a programação segue com o Bierwagen Temático: Oktober - A festa da alegria. No sábado, dia 6, é a vez do Jogo do Barril, no Parque de Exposições. E no dia 20 de outubro, a programação encerra-se com o Baile da Oktoberfest, no Centro Social com animação de Novo Som e Safira.

Cruz Alta

67ª ROMARIA Começa no dia 8 de outubro a venda de lotes para comercialização de produtos alimentícios, roupas, brinquedos e acessórios em geral na 67ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima. A procissão acontece no dia 14 de outubro. Os interessados devem se dirigir ao setor de Fiscalização Tributária, junto a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças. Para quem preferir adquirir o terreno por telefone, as vendas começam dia 9. Aqueles que forem comercializar gêneros alimentícios e bebidas não alcoólicas, deverão seguir as orientações da Vigilância Sanitária. Serão disponibilizados 200 lotes. Mais informações pelo telefone 3321-1317.

3

Ijuí

Novidades da

Expo-Ijuí/Fenadi E

stá tudo pronto no Parque de Exposições Wanderley Burmann para receber os visitantes de mais um edição da Expo-Ijuí/Fenadi, que acontece de 11 a 21 de outubro. Inúmera melhorias foram realizadas em infraestrutura. Na área da Segurança Pública, uma das novidades é a construção de uma nova casa para a Polícia Civil e Promotoria Pública, na entrada do Parque de Exposições. Novas bilheterias foram instaladas nos fundos e na lateral do Parque de Exposições. Da mesma forma, investimentos na iluminação foram realizados desde a entrada, incluindo o pórtico. “Na questão do paisagismo, temos um trabalho bem diferenciado, com o aproveitamento total dos galhos e árvores que caíram no local, criando locais de descanso para as pessoas”, comenta o presidente da Associação Comercial Industrial de Ijuí (ACI), responsável pela gestão da feira, e da Expo-Ijuí, Nilo Leal da Silva. Na programação da Expo-Ijuí, Nilo destaca o espaço destinado às instituições fi nanceiras, com foco no fomento dos negócios. “Para empresários que têm necessidade de receber orientações, e também análises de projetos já prontos, que poderão ser apresentados aos bancos, que estarão no Parque por alguns dias, atendendo interessados em conhecer linhas de crédito, fi nanciamentos a longo prazo com juros baixíssimos. Vale à pena, porque muitas empresas geraram empregos a partir da orientação desses bancos de fomento.” Durante a Expo-Ijuí/Fenadi, além de apresentações artísticas das 12 etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha e dos grupos folclóricos convidados, o Palco das Etnias será recheado com programações gratuitas para todo o público. As atrações gratuitas têm o intuito de aproximar o público visitante às mais diversas manifestações culturais. A programação cultural oportuniza que as mais variadas vertentes culturais estejam presentes no Palco das Etnias, que terá interpretação de Libras em todas as atrações. Além disso, os shows nacionais prometem atrair grande público à feira. No dia 13 de outubro, sobe ao palco a dupla sertaneja, João Bosco e Vinicius. No dia 18 de outubro, a grande atração é o embaixador do sertanejo, Gusttavo Lima. E no dia 19, show gospel com Priscilla Alcantara.

Gusttavo Lima é a principal atração nacional


4

ANO 10 - Nº 517 - OUTUBRO DE 2018 R E G I O N A L

Eleições 2018

e-Título pode ser

baixado no celular P

ara as Eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou algumas novidades. A primeira delas, massivamente divulgada, é o cadastramento biométrico, que será obrigatório para votar em algumas cidades do Brasil. Nesses locais de votação, quem não fez o cadastro da biometria está com o título de eleitor cancelado pelo TSE.A medida tem gerado dúvida entre os eleitores, por não saberem se vão conseguir participar das Eleições 2018, no dia 7 de outubro. Também há incerteza sobre quais cidades exigem o registro da digital. No site do TSE, é possível checar a situação do seu título e verificar a lista de cidades com revisão biométrica obrigatória em cada Estado. O procedimento pode ser feito em qualquer navegador de Internet, como Google Chrome e Firefox, por exemplo. Outra novidade, é aplicativo oficial desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, que substitui o documento físico na hora de votar, o e-Título. Disponível para iPhone (iOS) e smartphones Android, o app apresenta informações sobre o cadastramento biométrico, dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real, pelo celular. Além disso, outro aplicativo, desenvolvido pelo TSE e lançado recentemente, permite o acompanhamento da apuração dos votos em tempo real. O aplicativo está disponível para download no celular ou no computador tanto para Android quanto para IOS. Antes da eleição, é possível consultar, por exemplo, o nome e número de todos os candidatos a presidente, governador, senador, deputados federal, estadual e distrital. É possível também no aplicativo selecionar o candidato favorito e, a partir daí, acompanhar o desempenho dele no próximo domingo, dia 7.

Turismo

HISTÓRIA E TRADIÇÃO EM ALEGRETE Museu Oswaldo Aranha conta com acervo do diplomata

A Praça Getúlio Vargas é o coração de Alegrete

Localizado na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, a 488 km da capital gaúcha, Porto Alegre, Alegrete é o maior município em extensão territorial do Estado, e onde o tradicionalismo gaúcho é intensamente cultivado, em todos os meses do ano. Terra do poeta Mário Quintana, de Oswaldo Aranha e da família Os Fagundes, Alegrete reserva aos visitantes, um tour com muita história e tradição. Entre as principais atrações da cidade, está a Praça Getúlio Vargas, onde está localizada a Igreja Matriz, de estilo gótico, de 1919, e o Palácio Ruy Ramos, além das antigas casas, com suas fachadas peculiares. O Museu Oswaldo Aranha conta com acervo sobre a vida do diplomata, preservando a mobília e documentos. O Museu do Gaúcho guarda objetos típicos da cultura do RS. A escultura do gaúcho em frente ao museu é um convite para fotografia. A obra é do artista Chapéu Preto, cujo atelier também entra na rota turística.


ANO 10 - Nº 517 - OUTUBRO DE 2018 R E G I O N A L

5

Saúde

Hospital Unimed Noroeste/RS:

agilidade no acesso

A

implantação da Central de Agendamento garante agilidade no acesso a um dos principais serviços de saúde da Região Noroeste. A estrutura criada pelo Hospital Unimed Noroeste/RS, localizado em Ijuí, atua como suporte a demandas de médicos e de pacientes que buscam por atendimento qualificado em diferentes áreas assistenciais. “Segurança e confiabilidade fazem do Hospital Unimed uma referência macrorregional, marca alicerçada no elevado padrão tecnológico e nos diferenciais de atendimento”, aponta o diretor de Serviços Próprios da cooperativa, médico Marcelo Garzella. A Central de Agendamento atua como facilitadora do acesso aos recursos assistenciais e tecnológicos disponíveis no Hospital Unimed. O setor pode ser acionado tanto por médicos cooperados da Unimed Noroeste/RS quanto por profissionais ou serviços de outras regiões. A demanda pode estar relacionada a busca por médico especialista, estrutura qualificada para procedimento e mesmo por leito, seja de internação ou para atendimento complexo – UTI Adulto e UTI Neonatal. Desta forma, a partir do primeiro contato, a Central busca alternativa de solução, retornando ao profissional ou paciente demandante. “A Central de Agendamento tem o objetivo de atender com mais agilidade as demandas assistenciais, evidenciando o Hospital Unimed como estrutura de referência”, reforça o diretor. Menciona que o serviço adota políticas avançadas de segurança do paciente, com práticas embasadas em rigorosos processos e protocolos, com foco na excelência do atendimento prestado e no cuidado integral. A medicina avançada que caracteriza o Hospital Unimed Noroeste/RS contempla a qualificação das UTIs, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Centro de Diagnóstico por Imagem, Laboratório de Análises Clínicas e serviço de Oncologia. O Corpo Clínico conta com profissionais em mais de 30 especialidades médicas. A Central de Agendamento pode ser acionada pelo telefone (55) 3331.9600 – ramais 9606 e 9631.

Central atua como suporte a médicos e pacientes que buscam atendimento qualificado

Prevenção contra o câncer de mama faz toda a diferença

U

ma das campanhas de Saúde mais importantes do Brasil chegou para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do Câncer de Mama: o Outubro Rosa deste ano tem ainda como objetivo estimular a formação de redes de apoio pela internet. Em 2008, quando a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou a campanha, a projeção de novos casos era de 49 mil. Para 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 60 mil. A população brasileira ainda está muito aquém do esperado em relação ao conhecimento sobre saúde mamária. O trabalho com educação é a base de tudo. Segundo dados o número de mamografias realizadas em 2017, pela faixa etária de 50 a 69 anos, foi muito baixo. Eram esperadas 11,5 milhões de exames e foram realizados apenas 2,7 milhões, uma cobertura

de 24,1%, inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí a importância de movimentos como o Outubro Rosa. Para este ano, o tema da campanha nacional estimula a formação de redes de apoio. O mote é a hashtag #CompartilheSuaLuta para mostrar que pacientes e familiares podem encontrar em ONGs e junto a outras pessoas a ajuda para enfrentar a enfermidade. Ter acesso a dados referentes ao câncer de mama, sabendo de seus direitos e possibilidades, também é parte do combate à doença. Com pacientes amparados, ampliamos sua visão política e social acerca da doença, assim, cada indivíduo torna-se um potencial agente transformador da realidade brasileira de assistência oncológica. Em Não-Me-Toque, a campanha contempla exames preventivos com sala de espera motivacional na Unidade de Saúde Central, nos dias 6, 20 e 27 de outubro. E no dia 21 de outubro, acontece a 4ª Caminhada pela Vida.


6

ANO 10 - Nº 517 - OUTUBRO DE 2018 R E G I O N A L

RESUMO DAS NOVELAS Espelho da Vida – Globo – 18h Cris descobre que André lhe enviou a bala de ouro que tirou a vida de Júlia, e sente uma fisgada no peito. Cris visita novamente a casa de Júlia. Ana tem um pressentimento sobre Cris, e Flávio tranquiliza a esposa. Américo chega de surpresa à casa de Margot, que não consegue falar com Cris e avisa a Alain. Valdete e Michele lamentam que Pat não corresponda o amor de Hugo. Cris, que está no passado como Julia, conhece Piedade. O Tempo Não Para – Globo – 19h Samuca impede que Elmo denuncie a tentativa de assassinato à polícia, temendo prejudicar a imagem da Miudeza. Cecílio diz a Dom Sabino que sente vergonha de ter um pai como ele. Carmen pergunta a Elmo se ele conhece alguém para ser segurança de Samuca. Agustina sugere que Dom Sabino peça o alfinete emprestado ao cocheiro. A cozinheira de Coronela se demite. Marocas sente ciúmes ao saber que a guardacostas de Samuca é Waleska. Segundo Sol - Globo - 21h Luzia e Beto se emocionam com a presença de Emily, e Groa desconfia. Zefa e Manu confirmam o envolvimento de Severo com Laureta na prisão de Roberval. Viana faz uma apreensão na casa de Roberval, e Cacau alerta Luzia. Karen pede que Rochelle confie nela. Zefa visita Roberval e revela sobre a aliança de Severo e Laureta. Nice sai com Rosa para comprar novas roupas e mudar o visual, mas Agenor desmerece a esposa. Laureta acusa Naná de ter acabado com a sua vida e a de Nestor.

Minissérie sobre Angela Maria O autor Silvio de Abreu foi uma das figuras famosas que foi dar seu último adeus à cantora Angela Maria, que morreu na noite de sábado, dia 29. O atual chefe do departamento de dramaturgia da Globo falou sobre a minissérie que a emissora prepara em homenagem à cantora, e prometeu muita emoção. “Estive com ela há um mês mais ou menos, porque estamos preparando uma minissérie sobre a vida dela. Tive um encontro com ela e com o Daniel para acertar as bases, e também para que ela me contasse coisas além daquelas que já foram publicadas, ela foi uma simpatia enorme. Essa minissérie vai ser um grande trabalho e vai ser uma homenagem à altura do que a Angela Maria merece”, declarou. A série está sendo escrita por Felipe Miguez e a direção artística será de Denise Saraceni.

TELEVISÃO

Léo Pain homenageia mãe

Gaúcho Léo Pain ao lado do técnico, Michel Teló

O

vencedor do The Voice Brasil, Léo Pain, gaúcho de 34 anos, também deu a MIchel Teló, seu técnico, a quarta vitória. Na chegada em casa, a festa

foi à moda gaúcha, com música, churrasco e chimarrão. Nascido em Alegrete, cresceu no campo e começou a cantar bem jovem, aos 14 anos, com o irmão. Era a dupla Léo e Júnior. Na primeira participação no programa Léo cantou Eu dormi na praça. Em Santa Maria, cidade onde recém comprou uma residência, ele foi recebido com uma carreata em carro de Bombeiros. O primeiro show na cidade gaúcha lotou. Emocionado com a vitória, o cantor fez uma homenagem à mãe, Martha. “É difícil olhar para a minha mãe. Uma pessoa com salário de professora, que a gente sabe que não é fácil no nosso País. Quando eu não tinha carro para viajar, ela me disse assim: “Pega o meu carro e vai para a estrada, porque eu dou um jeito de comprar outro. Segue teu sonho que um dia vai dar certo. E hoje é a coroação de que vai dar certo”, afirmou.

Vitória Strada em três versões

HORÓSCOPO ÁRIES - Aprenda a ceder mais no trabalho e lute pelas suas ambições. Cuidado para não gastar demais. Namoro recente deve dar certo. Se estiver só, talvez reencontre ex-amor. Adote hábitos saudáveis! TOURO - Para se dar bem no serviço, troque ideias. Mas, se ouvir um segredo, guarde com você. Demonstre interesse caso queira conquistar alguém. Espere momentos felizes a dois. Tenha mais tato ao lidar com amigos. GÊMEOS - Dedique-se no seu emprego e vai colher bons frutos. Atenção para risco de atrito com colegas. O amor pede cumplicidade e distância do ciúme. Ouça um conselho de um familiar sobre sua saúde. CÂNCER - Assunto de dinheiro relacionado à família vai exigir sua atenção. Evite a possessividade na sua união. Pessoa amiga pode lhe apresentar alguém especial. É possível que role conflito com parente. LEÃO - Trabalhar isoladamente será benéfico nessa fase. Cuidado com gente fofoqueira. Seu papo será sua arma na paquera. Se tiver alguém, evite a desconfiança. Pode esclarecer mal-entendido em casa. VIRGEM - Corra atrás dos seus sonhos e confie aos amigos suas ideias ligadas à carreira: pode surgir oportunidade! Convite para festa vai empolgar o romance ou a conquista. Que tal expressar mais o que sente? LIBRA - Há mudanças profissionais a caminho: concentre-se para agarrar as chances de crescimento. Tente não cobrar demais do seu par. Talvez reencontre amor do passado. Melhor não misturar grana com amizade.

Atriz vive três versões da mesma vida na nova novela das 18h

ESCORPIÃO - Período positivo para estudar! Ceda mais no seu emprego e não meça forças com alguém influente. Sua relação afetiva pede surpresas e bom humor. Pode sentir atração por pessoa comprometida.

Cantora será homenageada pela Globo

Depois de estrear nas novelas bem-sucedida Tempo de Amar (2017), Vitória Strada retorna ao horário das 18h em dose tripla, na novela Espelho da Vida, de Elizabeth Jhin, que estreou na última semana. A parte tripla se refere ao fato de que a atriz viverá nada menos do que três encarnações de uma mesma vida. Na trama, ela é Cris Valência, uma atriz de teatro que é convidada pelo namorado Alain Dutra (João Vicente de Castro) a ser a protagonista de um filme sobre a vida de Júlia Castelo, uma jovem que foi assassinada nos anos 30. Ao chegar à fictícia Rosa Branca, onde será rodado o longa, ela logo percebe uma conexão especial com o lugar. Não demora muito até Cris fazer uma descoberta: ela é a reencarnação da própria Júlia Castelo. Ou seja, além de viver as personagens Cris e Júlia, Vitória ainda fará Cris interpretando Júlia no filme que será retratado no folhetim.

SAGITÁRIO - Vida profissional em transformação: é possível que mude de cargo ou emprego. Tudo azul no amor. É provável que inicie um romance a distância. Amigos devem ajudar caso você precise de apoio e companhia. CAPRICÓRNIO - Encare sem medo novas tarefas no serviço! Trabalhe em equipe e busque conciliação com colega mais velho. Vida afetiva estável, com intimidade quente. Com o seu charme, vai encantar quem quiser. AQUÁRIO - Batalhe para se destacar no trabalho. Conte com seus colegas, mas selecione quem merece sua confiança. Boas novidades no romance, desde que modere as cobranças. Que tal renovar seu visual? PEIXES - Tome cuidado para não perder prazos no serviço. Melhor tirar a vida sentimental da rotina. Caso esteja só, tem notícia boa a caminho! Talvez faça planos para viagem ou se encontre com gente de longe.


ANO 10 - Nº 517 - OUTUBRO DE 2018 R E G I O N A L

7

• ESTILO

Delineador branco é o queridinho da vez

O

famoso olho gatinho não precisa mais ser feito apenas com delineador preto. Famosas mostram que é possível brincar com a maquiagem nos olhos em diversas cores e, em especial, com o branco, que conquistou a atriz Kristen Stewart e a cantora Rihanna, entre outras. A cor aumenta os olhos e combina com todos os tons de pele. Quem já sabe aplicar com facilidade o delineador escuro, basta se basear nas mesmas ideias. Além do uso do próprio lápis branco, algumas marcas vendem o delineador líquido branco. Da mesma forma, com essa cor dá para fazer o traço grosso ou fino, seja gatinho, linear ou gráfico. Tem também o efeito ombré - efeito dégradé na maquiagem, em que o delineado começa com o traçado branco e é finalizado com um gatinho preto.

• Delineado básico - Quanto mais macio, mais fácil usar o lápis branco como delineador. A atriz australiana Margot Robbie usou a cor branca em sua forma mais básica, na pálpebra superior.

• Ombré e delineado duplo - Dá para brincar com o lápis branco misturado a outras cores. No efeito ombré, é possível começar o traçado gatinho com preto e finalizar com o branco, como fez Rihanna, ou vice-versa. Vale apostar também no delineado duplo, quando duas cores seguem o traçado até o fim.

REDES SOCIAIS

• Gatinho e efeito 3D - Já a atriz americana Kristen Stewart puxou o branco para o olhar gatinho e ainda deu um efeito 3D à maquiagem, com adesivos que imitam minipérolas.

YOU TUBE MUDA EXIBIÇÃO DE ANÚNCIOS O YouTube é, hoje, o segundo site mais acessado do mundo, atrás apenas do Google. Visando aproveitar esse campo extremamente fértil para a publicidade, a Gigante da Web anunciou durante o Advertising Week, em Nova York, medidas que tornarão a publicidade na plataforma de vídeos mais específica, contextualizada e direcionada. Parte desses esforços inclui o lançamento de extensões de publicidade para vídeo. Tal recurso exibirá anúncios com base no conteúdo do vídeo consumido, indicando ingressos para uma sessão de cinema quando o usuário vê uma crítica de um filme ou o anúncio de um jogo quando ele assiste a um gameplay, por exemplo. Outro anúncio feito pela Google envolve a análise de informações sobre o sucesso de uma campanha publicitária no YouTube. O monitoramento das métricas ficará a cargo da empresa de pesquisa de mercado IRI a fim de fornecer informações para os anunciantes. Se comparada a arrecadação do Google (buscador) e

do YouTube com anúncio em 2017, é possível entender perfeitamente a razão de tais esforços da empresa. Enquanto o buscador teve uma arrecadação de US$ 95,4 bilhões em 2017, a companhia de análise de mercado Nomura Instinet estima que o YouTube arrecadou US$ 12,8 bilhões - a Google não revela números oficiais de receita de publicidade do YouTube.

SABOR

ARROZ DE FORNO COM COSTELINHA Considerada uma receita completa, o arroz de forno com costelinha é uma opção para inovar no almoço, com sabor.

Ingredientes •1 fio de azeite • 1kg de costela suína cortada em ripas temperadas com sal e páprica picante a gosto • 1 cebola pequena picada (120) • 1/2 colher (sopa) de alho picado • 1 linguiça calabresa em rodelas grossas (+/- 240 g) • 3 folhas de louro • 3/4 xícara (chá) de vinho branco seco (180 ml) • 1 litro de água quente (4 xícaras de chá) • 1 xícara (chá) de arroz parboilizado cru (200 g) • 2 tomates cortados em cubos sem sementes (200 g) • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verde sem carroço picadas • Folhas de hortelã picada a gosto Modo de Preparo Numa assadeira antiaderente (35 cm x 26,5 cm x 6 cm de altura), coloque 1 fio de azeite, leve em fogo médio, distribua 1 kg de costela suína cortada em ripas (já temperadas com sal, pimenta-do-reino moída e páprica a gosto) e doure todos os lados por +/- 15 minutos. Retire as costelas da assadeira e reserve. Na mesma assadeira em que dourou a costela, em fogo médio, coloque 1 cebola pequena picada, ½ colher (sopa) de alho picado, 1 linguiça calabresa em rodelas e doure bem. Volte a costela dourada para a assadeira, adicione 3 folhas de louro, ¾ xícara (chá) de vinho branco seco e deixe evaporar. Acrescente 1 litro de água quente, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200° C por 1 hora e 30 minutos. Retire a assadeira do forno, afaste as costelas para os cantos e coloque no meio 1 xícara (chá) de arroz parboilizado cru. Cubra novamente com papel alumínio e leve ao forno por mais 30 minutos a 200 º C. Depois desse tempo, retire do forno, descarte o papel alumínio, misture 2 tomates cortados em cubos sem sementes, ½ xícara (chá) de azeitonas verde sem carroço, folhas de hortelã picada a gosto e sirva em seguida.


R E G I O N A L

Dançar faz bem

para corpo, alma e mente Atividade queima calorias, fortalece ossos e músculos e melhora o equilíbrio

A

dança é considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos como música, teatro e pintura, sendo capaz de demonstrar todas as formas de emoções. Através da dança, é possível expressar o seu estado de espírito. Além do estado emocional, a dança beneficia – e muito - à saúde. Sua importância é reconhecida unanimamente, e tem até uma data para ser celebrada, estabelecida pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco - 29 de abril. No entanto, os benefício da dança perpassam a celebração de uma data. Desde os primórdios, pratica-se a arte de dançar. Os povos primitivos a realizavam em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza.

4 - AFASTA A DEPRESSÃO – Por ser uma atividade divertida e alegre, a arte também é indicada para quem luta contra a depressão. Isso porque é capaz de aliviar tensões e estresse e ansiedade.

1 - AJUDA A QUEIMAR CALORIAS – A dança tem sido uma parceira fundamental de quem deseja emagrecer e manter a forma, especialmente por ela ser capaz de ajudar na queima de calorias. Em uma hora de aula, é possível queimar em média de 300 a 400 calorias, apenas por conta da intensidade dos movimentos praticados.

7 - AUMENTA O TÔNUS MUSCULAR – Alguns movimentos exigem força e resistência muscular, com isso, há um ganho de massa magra e também fortalece os músculos de regiões como glúteos e abdome.

2 - MELHORA A POSTURA - Para quem sofre com dores na coluna ou tem má postura, a dança pode ajudar. Por conta do trabalho que ela faz nos membros inferiores e também na região lombar, a dança ajuda a fortalecer os músculos que sustentam a coluna, melhorando a postura naturalmente. 3 - MELHORA A CIRCULAÇÃO - A dança estimula a circulação do sangue, ajudando na saúde do coração e melhorando a capacidade respiratória.

5 - AUMENTA A AUTOESTIMA – Alguns passos são desafios, não se pode negar. Mas quando o obstáculo é ultrapassado e o resultado é obtido, é impossível não se sentir bem. 6 - AUMENTA A FLEXIBILIDADE – A dança melhora a coordenação motora e o condicionamento físicow em pouco tempo de prática.

8 - MELHORA A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL – Por liberar endorfina, o hormônio que favorece o bom humor, a dança é altamente indicada na TPM melhorando a depressão ocasionada pelo período. 9 - CONTROLA O COLESTEROL – A dança diminui os níveis de LDL – o colesterol ruim e eleva o HDL, o colesterol bom. 10 - RETARDA O ENVELHECIMENTO - Conforme vamos envelhecendo, nossas células cerebrais morrem e sinapses tornamse mais fracas. Por isso, acredita-se que quanto mais complexas forem nossas sinapses neurais, melhor. E para isso, a dança é uma ótima alternativa, já que trabalha na construção de diversas novas rotas mentais por meio dos movimentos, da marcação e da memória muscular.

Profile for clicjm

Panorama - 04-10-2018  

Panorama - 04-10-2018  

Profile for clicjm
Advertisement