Issuu on Google+

Manual de Montagem ARMÁRIO DA BANCADA DIDÁTICA DE HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA


PAINEL DE CONTROLE DA BANCADA DE HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA

©SENAI CIMATEC, 2014

Trabalho realizado através do projeto Theoprax na instituição SENAI CIMATEC.

Elaboração: Anderson Sena Rodrigo Pereira Salvador Batista Rafael Frota

Cleiton Souza

Editoração:

Cleiton Souza

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Núcleo CIMATEC Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã 41650-010 – Salvador - BA Tel: (71) 3462-9500

2


Índice

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Introdução .................................................................................................................................................................... 5 Preparação do Emborrachado ..................................................................................................................................... 6 Aplicação do Emborrachado no Armário ..................................................................................................................... 7 Sugestões ilustradas de organização das prateleiras................................................................................................... 8 Suporte para os cabos elétricos do tipo banana........................................................................................................ 10 Referências ................................................................................................................................................................. 11

3


Índice de Figuras

Figura 1: Representação do posicionamento da peça no emborrachado para recorte ................................................... 6 Figura 2: Representação do emborrachado cortado ........................................................................................................ 6 Figura 3: Representação do emborrachado na prateleira ................................................................................................ 7 Figura 4: Representação das peças no emborrachado ..................................................................................................... 7 Figura 5: Representação das peças no emborrachado da primeira prateleira ................................................................. 8 Figura 6: Representação das peças no emborrachado da segunda prateleira ................................................................. 8 Figura 7: Representação das peças no emborrachado da terceira prateleira .................................................................. 9 Figura 8: Representação das peças no emborrachado da quarta prateleira .................................................................... 9 Figura 9: Representação das peças no emborrachado da quinta prateleira .................................................................... 9 Figura 10: Suporte para os cabos elétricos ..................................................................................................................... 10

4


1. Introdução A bancada didática de Hidráulica e Pneumática possui um armário exclusivo para que sejam guardados seus componentes. Este armário possui cinco prateleiras e cada prateleira possuirá um emborrachado com o formato das peças que deverão estar guardadas nela. Este emborrachado existirá com o objetivo de evitar bagunça entre os componentes e para possibilitar maior controle de quais componentes estão guardados. Neste manual será explicado de que forma deve ser feito o corte e a aplicação do emborrachados no armário, de maneira que haja duvidas na hora de sua montagem.

5


2. Preparação do Emborrachado O primeiro passo da montagem é preparar o emborrachado, possibilitando que ele receba seus componentes. Para que seja feito o corte do emborrachado, será necessário colocar a peça sobre o emborrachado e com um estilete deverá ser feito um corte em volta da peça, possibilitando que o emborrachado fique com o espaço idêntico ao da peça. Para melhor entendimento abaixo podemos ver uma representação de como deve ser posicionada a peça no emborrachado.

Figura 1: Representação do posicionamento da peça no emborrachado para recorte

Logo após ser feito o corte no emborrachado, deverá ser retirada a peça de cima do emborrachado e retirar a parte que houve o corte. Abaixo podemos ver como deverá ficar o emborrachado após ser retirada a peça e a parte cortada.

Figura 2: Representação do emborrachado cortado

Esse procedimento deverá se repetir com todos os componentes do kit didático de hidráulica e pneumática que irão ser guardados no armário, de forma que todas as peças sejam posicionadas de forma correta no emborrachado.

6


3. Aplicação do Emborrachado no Armário Após serem feitos todos os cortes no emborrachado, o mesmo deverá ser posicionado sobre a prateleira no armário. Se necessário as prateleiras são removíveis, e poderão ser retiradas e recolocados sem nenhum dano. Segue a figura abaixo de um emborrachado na prateleira.

Figura 3: Representação do emborrachado na prateleira

Quando o emborrachado já estiver preparado para receber os componentes, os espaços criados deverão ser preenchidos com seus respectivos componentes. E esse procedimento deverá ser seguido para todas as outras prateleiras. Segue abaixo um exemplo sobre o posicionamento das peças no emborrachado.

Figura 4: Representação das peças no emborrachado

7


4. Sugestões de Organização das Prateleiras com o Emborrachado Para melhor distribuição dos componentes sugerimos a forma de organização das prateleiras mostrada abaixo. Na primeira prateleira devem ser colocados treze contatores com dois contatos NA e dois NF. Abaixo se encontra a representação da primeira prateleira com os componentes.

Figura 5: Representação das peças no emborrachado da primeira prateleira

Na segunda prateleira devem ser colocados dois contatores com dois contatos NA e dois NF, cinco contatores com três contatos NA e um NF, um distribuidor elétrico com oito saídas, um botão de comando com trava, um botão de comando pulsador vermelho, um botão de emergência com trava vermelho, três relés temporizadores com retardo na energização e uma válvula direcional 3/2 vias NF. Abaixo se encontra a representação da segunda prateleira com os componentes.

Figura 6: Representação das peças no emborrachado da segunda prateleira

Na terceira prateleira devem ser colocadas duas válvulas direcionais 5/2 vias duplo solenoide, uma válvula direcional 3/2 vias NF duplo piloto, uma válvula direcional 5/2 vias NF simples piloto, um indicador óptico pneumático, uma válvula direcional 3/2 vias NF acionada por um botão de emergência, uma válvula direcional 3/2 vias NF acionada por uma botão rotativo, uma válvula direcional 3/2 vias NF simples piloto, uma válvula de controle de fluxo unidirecional, uma válvula direcional 3/2 vias NF acionada por rolete, uma válvula direcional 3/2 vias NF simples solenoide, um cilindro pneumático de simples ação com retorno por mola, uma válvula de simultaneidade “E”, uma válvula alternadora “OU” e uma válvula direcional 3/2 vias NF simples piloto com função temporizadora. Abaixo se encontra a representação da terceira prateleira com os componentes.

8


Figura 7: Representação das peças no emborrachado da terceira prateleira

Na quarta prateleira devem ser colocadas, quatro válvulas direcionais 4/2 vias duplo solenoide, uma válvula direcional 4/2 vias simples solenoide, uma válvula direcional 4/2 vias acionada por alavanca, uma válvula de retenção pilotada, um rotâmetro hidráulico e dois manômetros com amortecimento por glicerina. Abaixo se encontra a representação da quarta prateleira com os componentes.

Figura 8: Representação das peças no emborrachado da quarta prateleira

Na quinta prateleira devem ser colocados, um motor hidráulico bidirecional, uma válvula limitadora de pressão com conexão para ventagem, uma fonte 24 VCC/10A, um cilindro hidráulico de dupla ação, um cilindro pneumático de dupla ação com êmbolo magnético e uma válvula reguladora de vazão.

Figura 9: Representação das peças no emborrachado da quinta prateleira

9


5. Suporte para os cabos elétricos do tipo banana Os cabos elétricos do tipo banana poderão ser guardados a partir de um suporte para cabos, que será fixado na parte superior interna da porta do armário, onde os cabos poderão ficar suspensos, deixando-os mais organizados.

Figura 10: Suporte para os cabos elétricos

10


6. Referências Parker, Manual de Utilização da Bancada Didádica Hidráulica/Eletrohidráulica . Jacareí. 64p.

11


Manual de Montagem - ARMÁRIO DA BANCADA DIDÁTICA DE HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA