Page 1

Exposição Fotográfica

O que é Cor? A cor sob o aspecto emocional

16 de junho de 2014 - Estácio FIC


APRESENTAÇÃO A Exposição Fotográfica “O que é Cor?” acontece no dia 16 de junho de 2014, no Centro Universitário Estácio / FIC-Ce, e faz parte do sistema de avaliação das cadeiras de Diagramação em Design Gráfico e Expressão e Comunicação em Fotografia, do curso de Design Gráfico do qual sou aluno desde janeiro de 2013. O projeto, elaborado pelos professores Henrique Landim e Humberto Costa, consiste em simular a divulgação de uma exposição fotográfica. Neste catálogo irei abordar através de fotografias feitas durante o curso, a cor sob o aspecto emocional. Além de ser a base da minha avaliação, este material também servirá como portfólio profissional. Cleiton Gonçalves Designer


SOBRE O FOTÓGRAFO

Cleiton Gonçalves, nascido em Fortaleza/Ce em 1988, Designer Gráfico atuando na área desde 2009, possui diversos trabalhos no ramo da comunicação. Começou a trabalhar com fotografia ainda na Faculdade, seu principal objeto de estudo é a captura da simplicidade dos objetos.


O QUE É COR? Cientificamente a cor é um fenômeno fisiológico, de caráter subjetivo e individual. É como o cérebro interpreta os sinais eletro nervosos vindos do olho, resultantes da reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; Você já deve ter notado que a maioria das lanchonetes abusam do vermelho e do amarelo, que as clínicas médicas preferem o banco e os tons de verde, que “homens de negócios” apostam no preto e que as mulheres dispostas a seduzir preferem o vermelho. Embora não seja comprovado cientificamente, não há como negar que as cores despertam sensações, manifestam estado de espírito e influenciam comportamentos, de acordo com a cultura, tempo e geografia de um local. As cores exercem um papel importante no psicológico, elas são utilizadas para estimular, acalmar, afirmar, negar, decidir, curar e, no caso da propaganda, vender! Varemos através da exposição fotográfica algumas simbologias presentes nas cores, de acordo com o ambiente sociocultural em que vivemos. Estácio FIC/CE, Laboratório de Fotografia 21 de maio de 2014 1/80, F = 5.6, ISO = 1600


VERMELHO O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. É a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual, força de vontade, conquista, liderança e senso de autoestima. Também pode simbolizar perigo, fogo, sangue, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; Cor de aproximação e encontro.

Estácio FIC/CE, Foto ao ar livre na Instituição 07 de maio de 2014 1/60, F = 5.6, ISO = 100


AMARELO O Amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade, carrega grande energia, transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor. O amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.

Estácio FIC/CE, Foto ao ar livre na Instituição 07 de maio de 2014 1/500, F = 5, ISO = 100


azul O Azul simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. O azul é uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente. A cor azul é uma cor essencialmente fria, refrescante. Está relacionada ao elemento água e nos remete a natureza... O céu… o mar. Transmite calma e proteção, o azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo.

Estácio FIC/CE, Rampa entreblocos, A e B 21 de maio de 2014 1/125, F = 5.6, ISO = 100


verde O Verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra, obtida através da mistura do amarelo e o azul, representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Cor universal da natureza, atualmente está muito associada a temas ecológicos. É a cor da sustentabilidade e da ecologia.

Estácio FIC/CE, Foto ao ar livre na Instituição 28 de maio de 2014 1/125, F = 5.6, ISO = 400


laranja O Laranja é uma cor quente, sendo a mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É, pois uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estímulo robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.

Estácio FIC/CE, Laboratório de fotografia 21 de maio de 2014 1/80, F = 5, ISO = 400


roxo O Roxo, a mistura equilibrada entre o vermelho e o azul. O roxo transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. Roxo equivale a um pensamento reflexivo e místico. Simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

Estácio FIC/CE, Rampa entreblocos, A e B 07 de maio de 2014 1/125, F = 5.6, ISO = 100


HARMONIAS Certas combinações de cores parecem muito agradáveis, enquanto outras são dolorosas aos olhos. A razão disso é a harmonia entre elas na Roda de Cores Tradicional, que consiste em duas ou mais cores com uma relação fixa nessa roda. Cores complementares É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda de cores, a harmonia complementar é intrinsecamente uma harmonia de contraste, ideal para atrair a atenção do espectador. Cores análogas É uma harmonia formada por três cores adjacentes na roda de cores, é um esquema fácil de se criar, o resultado quase sempre é positivo, mas carece de uma cor de contraste, não é uma harmonia tão vibrante. Cores triádicas Utiliza três cores igualmente espaçadas (120° uma da outra) em torno da roda de cores, oferece um contraste visual, ao mesmo tempo em que conserva o balanço e a riqueza de cores.

Composição com harmonia complementar Estácio FIC/CE, Foto ao ar livre na instituição 07 de maio de 2014 1/60, F = 6.3, ISO = 100


Centro Universitário Estácio FIC -Ce Rua Eliseu Uchoa Becco, nº 600 - Água Fria, Fortaleza Tel: (85) 3270-6700 - www.estacio.br Jocicleiton Gonçalves Design Gráfico - Manhã, 201301787353

O que é cor  

Catálogo simulando uma exposição fotográfica com trabalhos acadêmicos das disciplinas de Fotografia e Diagramação.

O que é cor  

Catálogo simulando uma exposição fotográfica com trabalhos acadêmicos das disciplinas de Fotografia e Diagramação.

Advertisement