Issuu on Google+

DeOlhonaVisão Tratando seus olhos com Excelência

Edição n° 03 - Domingo, 13 de dezembro de 2009

SEMPRE POR DENTRO Visão Solidária

Época de Natal, o melhor período para ser solidário, nesse espírito o CCO - Centro Cearense de Oftalmologia está realizando hoje atendimento para mais de 100 crianças das comunidades carentes de Santa Terezinha, Brasília e Matadouro, situadas no bairro Jardim América. Esta ação faz parte do projeto Visão Solidária II, que conta com a parceria das Ópticas Itamaraty, que fará a doação das armações e confecção dos óculos, e do Instituto Varilux da Visão, que doará as lentes. As consultas estão sendo realizadas no próprio CCO, que preparou com carinho uma recepção especial para as crianças. A equipe dos oftalmologistas responsáveis pelos atendimentos é coordenada pelo Dr. Eron Moreira, e fazem parte também desta ação voluntária as doutoras Fernanda Landim e Denise Bede. As responsáveis pela organização e realização do projeto são as senhoras Gyna Machado e Renata Vieira (CCO & CLDO), e as senhoras Luiziane Fernandes e Cristiane Araújo (Ópticas Itamaraty). O evento contou com a participação voluntária dos solidários: Ieda Araújo, Marcia Souza, Elailde Nascimento, Emanuele, Lucineide Santos, Margarida Neta, Antônio Ferreira Filho e Simone Moreira. Todos representando o CCO - Centro Cearense de Oftalmologia e CLDO - Centro de Laser e Diagnose Ocular. Renata Vieira (CCO) e Equipe Itamaraty com crianças beneficiadas.

Visão

MUNDO AFORA Salvador - BA

OS DOUTORES EXPLICAM

Glaucoma

NÃO ESQUEÇA DELE! POIS ELE NÃO ESQUECE DE VOCÊ...

Dr. Rodrigo Vicentini Oftalamologista CLDO-CCO

Dra. Andréa Lima Couto Oftalamologista CLDO-CCO

Em meio a várias campanhas de conscientização da população para alguns problemas de saúde, percebe-se cada vez mais a grande importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos problemas de saúde, visto que, ao evitar o aparecimento do problema, ou, ainda assim, diagnosticando-o em estágios iniciais, torna-se muito mais fácil seu manuseio, seu tratamento.

O que é glaucoma? Glaucoma é uma doença ocular cujo principal fator de risco é a elevação da pressão intra-ocular que provoca lesões no nervo ótico e/ou camada de fibras nervosas, e, como consequência, leva a dano permanente na visão e até mesmo a cegueira se não tratado adequadamente.

Em uma analogia mais grosseira, imagine você leitor, é bem mais fácil parar um veículo quando está no começo de uma decida do que lá pelo meio ou no final desta decida quando o veículo já vem com mais velocidade. Com as doenças podemos estabelecer este paralelo, pois quando algumas patologias já “vem embaladas” torna-se difícil seu tratamento.

Quais os sintomas? Inicialmente, a doença pode não ocasionar nenhum sintoma. A perda de visão progride lentamente primeiro no campo de visão periférico e então afeta o próprio centro do campo visual, podendo levar a cegueira. Outros sintomas como o aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes e dor ocular intensa podem ser sugestivos.

Quanto ao problema do glaucoma, uma doença silenciosa, que não causará sintomas na maioria das vezes, que poderá mostrar-se somente quando a visão já estiver severamente ou talvez irremediavelmente prejudicada, é de mister importância seu diagnóstico precoce para a adoção do tratamento adequado o mais rápido possível. E o que será feito? Bem, aí caberá o julgameto do seu oftalmologista que poderá adotar terapia clínica com uso de colírios ou terapia cirúrgica, ambos para o controle da pressão ocular.

Quem pode ter glaucoma? Pode ocorrer em qualquer faixa de idade, mas de modo geral, aparece com mais freqüência a partir dos 40 anos. Negros, míopes, diabéticos, história de glaucoma na família e uso prolongado de medicamentos a base de corticóides (pomadas, loções ou comprimidos) têm maior chance de desenvolver a doença.

Como no glaucoma há uma deterioração do nervo óptico, onde a pressão ocular ocupa um papel de destaque, o diagnóstico em seus estágios iniciais do sofrimento das fibras nervosas é fundamental para agir e parar esta deterioração, que, se contínua, leva a perda da visão. Como citado anteriormente, o glaucoma não dará sinal, somente em seus estágios finais por isso que o título diz, “não esqueça do glaucoma. Ele não esquecerá de você...” Se você não está ligando para a doença, ela encontra ambiente bem favorável para sua progressão e certamente piorará. Consulte seu oftalmologista regularmente e lembre-se! Só entregue a saúde de seus olhos a um médico oftalmologista.

Como fazer o diagnóstico? O diagnóstico é feito por médico oftalmologista através da consulta com aferição da pressão intra-ocular e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. Alguns exames complementares ajudam a confirmar o diagnóstico. Qual é o tratamento? O tratamento é feito utilizando-se colírios. Em alguns casos, laser e cirurgias podem ser necessários. DICA IMPORTANTE É importante a visita regular ao oftalmologista visto que o já danificado pelo glaucoma é irreversível. Tratamento inadequado ou falta de tratamento podem levar à cegueira. Através da detecção precoce, diagnóstico e tratamento, você ajuda a preservar sua visão.

Aconteceu em Salvador o maior congresso de anestesiologia do país, o 56° Congresso da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, do qual participaram médicos de varias nacionalidades. As doutoras Cláudia Regina Fernandes e Manuela Fernandes, renomadas anestesistas, do corpo clinico do CLDO e CCO, estiveram presentes representando o Ceará. As novidades e novas técnicas apresentadas no congresso para beneficiar os pacientes já estão sendo utilizadas pela equipe médica do CLDO e CCO, o que faz do hospital de olhos referencia no estado.

Dra. Cláudia Fernandes

Dra. Manuela Fernandes

São Paulo - SP O Prof. Dr. André Jucá Machado chegou recentemente do congresso da USP, onde esteve participando como palestrante convidado cujo tema da apresentação do Vídeo Case foi: Cirurgia vítreo retiniana em portadores de retinopatia diabética.

Dr. André Jucá

ALLEGRETTO Wave Eye-Q Aparelho líder no setor de Cirurgia Refrativa na Europa e EUA. Totalmente aprovado pela FDA - U. S. Food and Drug Administration.

NOVIDADE Você já pode dar adeus aos seus óculos e lentes de contato. No CLDO - Centro de Laser e Diagnose Ocular você encontra o equipamento mais utilizado na Europa e EUA para cirurgia refrativa, que corrige a miopia, hipermetropia, astigmatismo e melhorias para visão de perto, o único laser com todos os certificados do FDA. Marque agora sua consulta: 3201-1000 e venha tratar seus olhos com excelência.

O Hospital de referência exclusivo para cirurgias de: CATARATA • DESCOLAMENTO DE RETINA • GLAUCOMA REFRATIVA (MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO) TRANSPLANTE DE CÓRNEA • PLÁSTICA OCULAR • VITRECTOMIA TRATAMENTO CLÍNICO E CIRÚRGICO PARA RETINOPATIA DIABÉTICA TRATAMENTO DO CERATOCONE (COM USO DO CROSS-LINKING)

PRONTO ATENDIMENTO CLÍNICO E CIRÚRGICO EM OFTALMOLOGIA Segunda à Sexta - 7:30h às 22:00h • Sábado - 7:30h às 17:30h • Domingo - 8:00h às 13:00h

Rua Ildefonso Albano, 1373 • Aldeota • Fortaleza • Ceará

Disk Consultas: 85.3201-1000 ATENDEMOS PARTICULAR E AOS CONVÊNIOS

AMIL - ASSEFAZ - BACEN - BRADESCO - CASSI - CAFAZ - CAMED - CONAB - CORREIOS FUSMAN - FUSEX - HAPVIDA - IPM - PETROBRAS - UNIMED


De olho na visão nº 03