Page 12

A reinvenção do livro

sacolas até a porta da casa dos consumidores. E um detalhe: no caso dos jornais, toda essa imensa engrenagem era movida para a divulgação de notícias do dia anterior. Era como continuar a erguer um palácio mesmo enquanto o rei era deposto. No dia seguinte, tudo recomeçava”. (Revista Época Negócios, nº 37, mar. 2010)

Essa sala acontecerá antes de 2050. Recentemente, foi noticiado que a tradicional enciclopédia Britannica não será mais oferecida na versão física, apenas virtual. É um marco na nova era dos livros.

O que é o livro? O livro é o maior amigo do homem. O maior inimigo do livro é a falta de leitor. O livro é um elemento civilizador. Os livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. (Mário Quintana)

O documentalista Edson Nery da Fonseca nos afirma parafraseando Mallarmé, para quem tudo existe para acabar em livro, que tudo o que no mundo existe começa e acaba em livro. Vejamos: Se tudo o que no mundo existe começa e acaba em livro — ou em documento, ou em informação, ou em

12

"A Reinvenção do Livro"  

CAMPOS, Antônio. "A Reinvenção do Livro". Recife: Carpe Diem, 2012.

"A Reinvenção do Livro"  

CAMPOS, Antônio. "A Reinvenção do Livro". Recife: Carpe Diem, 2012.