Issuu on Google+


Índice de Conteúdos O que é o Twitter..............................................................................3 Criando um twitter ............................................................................3 Tela de cadastramento: Digite seus dados e um e-mail válido.........................5 Segundo passo: Selecione os tópicos que você tem interesse:..........................6 Terceiro passo: Encontrar pessoas...........................................................7 Como usar o twitter:...........................................................................9 Mencionar e responder: ....................................................................13 ReTweetar: ...................................................................................13 Hashtags: ......................................................................................14 Links curtos: ..................................................................................14 Fotos/vídeos: .................................................................................14 Trending Topics: .............................................................................15 Siglas:...........................................................................................16 Dicas ...........................................................................................17


O que é o Twitter O Twitter é basicamente um site de microblogs. Ao se registrar, o usuário adquire uma página própria na qual pode publicar mensagens curtas - de no máximo 140 caracteres com apenas texto e links para outras páginas. Parece simples demais para ser tão popular. Mas é precisamente a simplicidade que destaca essa rede social. O site se promove como um serviço fácil de se usar. Quando surgiu, em 2006, o Twitter foi apresentado como a rede social onde os usuários diziam o que estavam fazendo. Com a crescente popularização do serviço, dizer o que estavam fazendo era apenas uma das muitas perguntas que os usuários respondiam. Eles começaram a dizer o que estavam lendo, vendo, ouvindo, mas também trocando links e opiniões sobre os assuntos do seu interesse. Com isso, o Twitter ganhou status como fonte de referência por causa da grande quantidade de opiniões publicadas e visualizadas em tempo real. Atualmente, seguindo a tendência determinada pelos usuários, o próprio Twitter já não pergunta o que você está fazendo, mas sim o que está acontecendo.

Criando um twitter Registrar-se é muito fácil. Acesse Twitter.com, clique em "sign up". Preenchido o formulário de inscrição e criada sua conta, você poderá "twitar" imediatamente. As imagens abaixo mostram estes passos.


Tela de cadastramento: Digite seus dados e um e-mail vรกlido.


Segundo passo: Selecione os t贸picos que voc锚 tem interesse:


Terceiro passo: Encontrar pessoas


Caso ainda não tenha recebido confirmação no e-mail, você pode reenviar a solicitação.


Como usar o twitter: Depois de criado seu twitter, você vai usá-lo. Basta escrever uma mensagem de até 140 caracteres no espaço em que está escrito "What’s happening?" (O que está acontecendo?).

Mas o processo não termina por aí. Para você acessar o seu twitter, deverá digitar o endereço no navegador e clicar em 'sign in'. Para alguém ler suas mensagens deve entrar em seu microblog através de seu endereço (Exemplo: http://twitter.com/usuario) ou sendo um de seus seguidores.


Para conseguir seguidores, a primeira coisa que se deve fazer é começar a seguir outra pessoa. Para seguir alguém você pode clicar em Follow, ou clicar na imagem da pessoa onde abrirá uma série de opções como mostra a imagem abaixo. Se você quiser parar de seguir alguém, simplesmente procure o ícone em forma de engrenagem e clique em "unfollow". Importante: diferente de outras redes sociais, no Twitter não conta a quantidade, mas sim a qualidade dos usuários. Você segue outro usuário por interesse no que ele escreve e não apenas para somar mais um usuário à sua lista.


Se entre seus seguidores há alguém que você não quer que leia suas mensagens, procure o mesmo ícone e clique em "block". Agora, se o que você quer é que suas mensagens sejam lídas somente por seguidores autorizados, vá em "Settings" (Configurações), marque a opção "Protect my tweets" e pronto.


Para encontrar seus amigos no Twitter, clique em "Find People". Ali você pode procurar "twiteiros" por nome de usuário, procurar entre seus contatos do Gmail, Yahoo e AOL, convidar por e-mail outras pessoas a entrarem no Twitter e encontrar usuários sugeridos pelo serviço.

Outra alternativa interessante, de acordo com a estratégia de seguir por afinidade e interesse, é recorrer a serviços extras, de sites não vinculados à empresa dona do Twitter, que faz busca na descrição do perfil dos usuários. Se você gosta dos Beatles, por exemplo, pode procurar por "beatles" e encontrar uma lista de usuários que dizem em seus perfis que também gostam de Beatles. Outra forma de encontrar usuários para seguir e ser seguido é usar o serviço de buscas do Twitter para encontrar tweets, como são chamados os posts publicados no site, com palavras-chave que são do seu interesse. Busque por "Copa do Mundo" e o Twitter exibirá os tweets que contenham "Copa do Mundo". Ao ver um tweet sobre um assunto do seu interesse, você pode simplesmente seguir o usuário que escreveu, mas também já pode interagir enviando um reply com uma opinião sua ou dar RT para compartilhar o tweet com sua lista de seguidores.


Com o tempo, sua rede de seguidores e seguidos crescerá e você será lido por muito mais gente. Na rotina do Twitter, há várias ações que serão úteis para mencionar e responder outros twiteiros, "retweetar" o post de outro usuário, usar ou aderir a uma hashtag, divulgar links para sites, foto ou vídeo, e acompanhar os temas mais twitados do momento.

Mencionar e responder: Se dentro de sua mensagem você menciona outro usuário do Twitter (colocando @usuario, por exemplo, no texto), você obtém dois resultados: divulga o microblog deste usuário entre seus seguidores e abre canal de relacionamento com o usuário mencionado (que verá seu tweet na área "mentions"). O Facebook implantou essa ferramenta em setembro, seguindo claramente o modelo do Twitter.

ReTweetar: Quando um usuário do Twitter quer publicar um tweet de outra pessoa sem lhe roubar o crédito, convencionou-se escrever as letras RT, que significam "ReTweetar" (reenviar, republicar), no início da mensagem, seguidas pela menção ao usuário original (Exemplo: RT @usuário). Isso serve para que seus seguidores vejam a mensagem e saibam quem é seu autor. O RT nasceu dos próprios usuários. Só recentemente o Twitter oficializou a opção do retweet em seu site (aparece logo abaixo do tweet, à direita), automatizando a função.


Hashtags: O sinal # é usado no Twitter para criar "hashtags", marcadores ou categorias, que permitem aos usuários ver todos os tweets sobre um tema específico em tempo real. Por exemplo, se você posta uma mensagem sobre câncer, ao escrever #cancer o termo aparecerá como um link. Ao clicar sobre ele, seus seguidores poderão ver todas as mensagens de usuários do Twitter com esse marcador. O uso de hashtag tem também a função de inserir o usuário numa conversa mais ampla e, a partir disso, conhecer e seguir e ser seguido por novos usuários. Qualquer usuário pode criar hashtags. O recomendável é criar hashtags específicas e não genéricas, o que cria um diferencial e dá maior destaque ao criador da hashtag (exemplo: em vez de #futebol, melhor #copadomundo2010).

Links curtos: O Twitter permite incluir links a outros sites na internet. O problema é que muitos endereços são grandes demais para caber no limite de 140 caracteres. Para tanto há vários sites que "encolhem" o endereço (tinyurl.com, bit.ly, is.gd, entre outros). Caso seja necessário encurtar um endereço de link para caber no limite de caracteres, o mesmo campo "What are you doing" o fará automaticamente.

Fotos/vídeos: Você também pode postar fotos e vídeos através de serviços externos ao Twitter. Por exemplo, o site twitpic.com permite que você acesse o site com seu usuário e senha do


Twitter. Lá, você coloca uma foto e um comentário e o serviço se encarrega de publicar a mensagem no Twitter com um link para a foto. Os sites Flickr (fotos) e YouTube (vídeos) já permitem compartilhar automaticamente conteúdo com o Twitter. E tanto o Flickr quanto o YouTube já reduzem o link automaticamente.

Trending Topics: Na parte inferior direita da página inicial do Twitter há uma lista de Trending Topics, que nada mais são que os termos mais usados pelos twitteiros, geralmente usados como hashtags. É uma espécie de termômetro dos temas que mais interessam aos usuários. Ao clicar sobre eles, você poderá ver todas as mensagens que contêm esses termos. O Twitter já permite que o usuário escolha visualizar o Trending Topics mundial ou o Trending Topics específico do Brasil. Em breve o Twitter deve permitir uma segmentação ainda maior (no Brasil, já é possível ver os termos mais tweetados pelos usuários de São Paulo, por exemplo).


Siglas: 1. RT - retwitar - (reenviar, republicar) 2. FF - Follow Friday ( quando alguém posta um twit com FF significa siga esta pessoa, por exemplo FF @depvignatti. Esta convenção foi criada pelos usuários e toda sexta-feira é usada para indicar twitter. 3. DM = Direct Message (Mensagem direta) 4. # (uns chamam de hashtag) – Usado antes de uma palavra que serve para identificar o assunto do tweet. 5. @ – Símbolo usado antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir a ele. 6. Baleiar – Criado quando o Twitter saía do ar e no lugar aparecia a imagem de uma baleia. 7. Fail Whale – Baleia simpática que costuma aparecer quando o Twitter sai fora do ar. 8. PRT = Partial Retweet (mensagem parcialmente encaminhada) 9. Follow – Termo em inglês que significa “seguir” alguém. 10. Follower – Termo em inglês para “seguidor”, ou seja, você sendo seguindo por algum usuário. 11. Following – Termo em inglês para “seguindo”, ou seja, você segue os passos de algum usuário. 12. Twerd – Twitteiro nerd. 13. Twitiqueta – Twitter + etiqueta: São as regras relativamente não escritas de conduta no Twitter.


Dicas Para quem vira Twitter para valer, recomenda-se utilizar programas que ajudam a organizar a vida na Twittosfera. Duas opções mais usadas: • TweetDeck (http://www.tweetdeck.com) • Seesmic Desktop (http://seesmic.com/seesmic_desktop/) A quantidade de ferramentas que ajudam a navegar e criar ações no Twitter é incontável. Além do Twitpic, já citado, outros três opções para ações diferenciadas: • TweetChat - permite criar salas de bate-papo no Twitter usando hashtags como base (http://www.tweetchat.com) • TwtPoll - permite criar enquetes a partir de contas no Twitter e divulgá-las entre os seguidores (http://www.twtpoll.com). • TwitDoc - permite publicar tweets com arquivos em .doc ou .pdf como anexos (http://www.twitdoc.com) Nos dois links abaixo, várias aplicações criadas para e a partir do Twitter. http://botw.org/articles/twitter-apps-and-services.html http://www.go2web20.net/#tag:twitte


Manual do Twitter