Page 1

BOLETIM MAIS SUCESSO E6G Marรงo 2018

facebook.com/maissucessoe6g maissucessoe6g.blogspot.pt


Coordenação: Mónica Moreira

Março 2018

Edição de conteúdos: Cláudio Garcia Colaboração: Tânia Pinheiro Filipe Jesus Bruno Teixeira Stoyan Stoyanov

01 | Editorial 02 | O poder da sociedade, Formação Coordenadores 03 | Corrida de Roblox, All Digital Week 04 | Plantar legumes, Aula de Xadrez, Geocaching 05 | Empreendedorismo Jovem 06 | Dia do Pai, As caixas especiais, Assembleia de Jovens 07 | Biblioteca Humana com Daniel Saias, Tapete Contador de histórias 08 | O Meu Projeto SVE (Programa Erasmus+ Juventude em Ação) Por Stoyan Stoyanov

Blog: http://maissucessoe6g.blogspot.pt/ Facebook: www.facebook.com/maissucessoe6g


EDITORIAL Biblioteca Humana

Costura

Empreendedorismo

Como todos os meses em cada dia de março comemora-se uma temática. No Mais Sucesso E6G festeja-se sempre algumas datas, é uma boa forma de debater diferentes temas. Segue o calendário de março com algumas dessas datas. Caso se tenham esquecido de celebrar algum dia especial fica a dica para o próximo ano. Feriados e Datas Comemorativas de Março de 2018

CID

16SEX Dia da Liberdade de Informação

19SEG Dia do Pai

20TER Equinócio de Primavera

20TER Dia Internacional da Felicidade

20TER Início da Primavera

21QUA Dia Mundial da Árvore

21QUA Dia Mundial da Poesia

21QUA Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

01QUI Dia Mundial da Proteção Civil

02SEX Dia Mundial da Oração

21QUA Dia Europeu da Criatividade Artística

02SEX Dia de Apreciação do Empregado

21QUA Dia Internacional da Síndrome de Down

03SÁB Dia Internacional da Vida Selvagem

21QUA Dia Mundial da Marioneta

08QUI Dia Internacional da Mulher

22QUI Dia Mundial da Água

11DOM Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo

23SEX Dia Mundial da Meteorologia

11DOM Dia Mundial da Canalização

24SÁB Dia Nacional do Estudante

14QUA Dia do Pi

24SÁB Dia Mundial da Tuberculose

26SEG Dia do Livro Português

14QUA Dia da Incontinência Urinária

27TER Dia Mundial do Teatro

14QUA Dia Branco

28QUA Dia Nacional dos Centros Históricos

15QUI Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

30SEX Sexta-Feira Santa

31SÁB Dia Mundial do Backup

15QUI Idos de Março

15QUI Dia Internacional Contra a Violência Policial

Conheçam melhor o Mais Sucesso no seu blog e facebook. http://maissucessoe6g.blogspot.pt/ https://www.facebook.com/maissucessoe6g/

1


O poder da sociedade No âmbito de trabalhar o associativismo realizamos uma atividade para falar um pouco acerca de como nos podemos sentir dentro da sociedade. Eram dadas algumas cartas aos jovens de diferentes naipes e tinham de colocar a carta na testa sem a ver. Após isso todos tinham de circular pela sala e cumprimentarem-se consoante o valor da carta que o colega tinha (se tinha uma carta com um valor muito baixo, nem cumprimentavam, se tivesse um valor médio, acenavam apenas a mão ou a cabeça, se tivesse um valor alto faziam uma vénia) O objectivo era os jovens conseguirem ordenar-se de acordo com o valor das cartas que tinham com base nos cumprimentos que recebiam. Após a dinâmica fizemos uma ligação com o dia-a-dia, onde chegamos a conclusão que na sociedade podemos ser tratados de diferentes formas, por vezes podemos ser ignorados, outras vezes podemos ser “ idolatrados” as vezes até por a mesma pessoa em circunstâncias diferentes.

Formação Coordenadores No passado dia 5 de março decorreu a formação “Medição de Impacto”, dinamizada pelo Programa Escolhas (PE) e destinada aos coordenadores dos projetos locais financiados pelo PE. A coordenadora do Mais Sucesso E6G marcou a presença na formação que decorreu em Lisboa. Entre outros temas falou-se sobre gestão de impacto a diferença entre criação de valor e captura de valor, como se pode medir a criação de valor para a sociedade, o que é a avaliação de impacto, que obstáculos surgem e porque é importante avaliar. 2


Corrida de Roblox Os jovens decidiram fazer uma atividade acerca de um jogo que é muito apreciado no projeto. Foi feito uma ficha de inscrição dirigida a seis participantes devido à limitação do CID. Na hora combinada começaram a jogar, respeitando as seguintes regras: - Corrida feita em circuito fechado; - Não se pode sair do carro, senão é desclassificado; - Usar os carros que cada um tem; - Dar duas voltas ao circuito; O prémio do jogo era dinheiro do jogo para comprarem novos carros e peças para melhorarem os mesmos. Foi tudo altamente e no fim ainda pediram mais.

All Digital Week Para celebrar a “All Digital Week” a ferramenta Skillage foi muito útil pois permitiu conhecer o nível em que se encontram os participantes nas diversas faixas etárias. Alguns apresentaram resultados que mostravam que já estavam preparados para envergarem numa carreia na área das TI, outros ainda precisam de trabalhar um pouco mais. Para colmatar essas necessidades surge o centro digital do Mais Sucesso E6G, aberto a todos que pretendam adquirir competências informáticas.

3


Semear para Colher No âmbito da atividade Bairro vai à horta os jovens estiveram a semear alguns legumes e frutas, como por exemplo, couve-flor, feijão, melancia. Para posteriormente plantar na horta e mais tarde disfrutar dos alimentos plantados. Os jovens vão ter de cuidar das nossas sementeiras para que os legumes e as frutas possam nascer. Já se sonha com legumes fresquinhos para uma bela refeição.

Aula de Xadrez Este mês no Mais Sucesso E6G surgiu a oportunidade aprender a jogar xadrez. Um jogo de estratégia ótimo para puxar pela cabeça. Agradecemos ao voluntário que veio dar uma aula. Nos dias seguintes jogou-se muito xadrez no projeto.

Férias da Páscoa Durante a primeira semana de férias aproveitou-se para dinamizar atividades no exterior: geocaching, uma caça ao tesouro onde podemos encontrar caixinhas com algumas coisas para troca e um livro de registos; visita a empresas, como o Restaurante Maré em Olhão, que nos ofereceu gentilmente uma deliciosa refeição; atividades desportivas; e um piquenique nos Pinheiros Marim cheio de energia e boa disposição. Dentro do espaço ainda houve formações no CID, um torneio de Fifa, corte e costura e dinâmicas em grupo. Foi um bom início de férias. 4


Empreendedorismo Jovem Os jovens do Mais Sucesso E6G estão empenhados a obterem umas grandes férias escolares e para isso têm que angariar fundos. Já há algum tempo que fazem bolos para angariar donativos aos sábados nos mercados da cidade de Olhão. Para inovar a oferta, decidiram investir com os lucros anteriormente adquiridos e adquiriram uma máquina para fazerem mini donuts. Aumentaram também os horários de trabalho, em vez de se restringir somente ao sábado também produzem durante as sextas à tarde para dar oferta no próprio bairro, a primeira tarde foi um autêntico sucesso. Se os virem, não hesitem em colaborarem, é tudo confecionado com muito amor e carinho pelos pequenos grandes empreendedores e todos donativos contribuem para as atividades dos jovens durante as suas férias escolares.

5


Dia do Pai No dia do Pai, os jovens decidiram fazer um bolo para oferecer ao técnico que se encontra há mais tempo com eles de modo a simbolizar o afeto que os jovens têm pelo técnico. Foi uma tarde muito emotiva, muito doce e de muita partilha de sentimentos entre todos.

As caixas especiais Esta semana no Laboratório Criativo, as meninas puderam decorar a sua caixa especial. Esta caixa tem como objetivo ser a caixa dos segredos, desabafos, motivacional e de partilha. Cada uma terá uma caixa onde poderá receber mensagens por parte dos colegas. Se queres uma encomendá-la.

Assembleia de Jovens Esta semana, reuniu-se os Marinheiros e os Navegantes (nomes escolhidos pelos jovens de os espaços) para apresentarem e debaterem acerca das atividades nas férias da Páscoa. Agora está na altura de analisar o trabalho feito ao longo do segundo período.

6

caixa

semelhante

podes


Biblioteca Humana com Daniel Saias Este mês o Mais Sucesso E6G recebeu o Daniel, que nos contou um pouco acerca do seu percurso de vida e o quanto isso o fez perceber que estudar é fundamental nos dias de hoje. O Daniel viajou por vários países, teve vários trabalhos, tirou o 12º ano através de um curso profissional e sempre pensou que a escola nunca seria uma mais-valia. Agora com 27 anos percebeu que uma Licenciatura era importante para ter um futuro que deseja.

Tapete contador de histórias Esta semana iniciou-se o trabalho de corte e costura do tapete contador de histórias baseado no livro “ Tita, a Zebra que não queria ter riscas”. As jovens iniciaram a atividade com o corte das personagens da história, escolhendo cada uma a personagem que irá representar na altura do conto.

7


SVE – SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU O MEU PROJETO SVE (Programa Erasmus+ Juventude em Ação) Por Stoyan Stoyanov Olá a todos, Sou Stoyan, e há dois meses vim para Olhão fazer SVE na Moju. Sou da Bulgária e tenho 26 anos. Antes de vir para cá, tirei licenciatura em filosofia e mestrado em ciência política e relações internacionais. Além disso, fiz Erasmus+ na Eslováquia e Polónia. Gosto muito de fotografia, história, mas o que mais gosto é viajar, tirar fotos e aprender sobre a história de um lugar. Também gosto de ler sobre quase tudo, gosto de aprender e explorar. Antigamente vivia rodeado pelas montanhas numa cidade grande, Olhão é uma coisa nova para mim. Já tinha vivido em várias cidades. Cá tenho contacto com a bonita natureza portuguesa e as ilhas algarvias. Ainda estou no princípio do meu SVE. Estou com saudades dos meus amigos, da minha cidade, mas acho isso normal. Tenho muito tempo para conhecer novas pessoas, experimentar, aprender sobre Portugal, a sua cultura, e aprender o idioma ☺. Enquanto voluntário no Mais Sucesso E6G, tenho atividades todas as tardes com os miúdos. Ajudo-os a fazerem os trabalhos de casa, aprender inglês e fazer jogos. Gosto de ir à Moju porque os miúdos são inteligentes e têm muito potencial. Vamos ver o que os próximos meses têm preparado para mim!

8

Boletim Mais Sucesso E6G - Março 2018  
Boletim Mais Sucesso E6G - Março 2018  
Advertisement