Issuu on Google+

Coimbra Guia TurĂ­stico


Coimbra Guia TurĂ­stico


Titulo: Coimbra Guia Turístivo Autoria: Adriano Fonseca, Cláudia Camacho, Rute Ribeiro Tipo de letra: PulsSans, Weidemann Tiragem: 1 exemplar © Todos os diteitos reservados Editora FCR www. claudioferreiraportefolio.blogspot.com


Índice Coimbra

6

Monumentos

8

Jardins e Espaços verdes

18

Outros Pontos de Interesse

22

Cultura

26

Gastronomia

28

Restauração

29

Alojamento

30

Actividades e Lazer

35

Mapa

40


Coimbra Localizada a norte de Portugal continental e situada entre os distritos de Aveiro e Leiria encontramos a cidade de Coimbra. Esta cidade possui uma mística muito própria, fruto de um passado cheio de factos relevantes, e também das memórias de muitas dezenas de

6

milhares de portugueses que lembram os anos de juventude aqui passados. Os vestígios préhistóricos são escassos mas permitem testemunhar a permanência humana, no actual perímetro urbano da Cidade. Esta é a cidade onde nasceu Portugal.


Coimbra


Monumentos

Universidades de Coimbra A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Fundada em Lisboa por D. Dinis em 1290, foi transferida para Coimbra em 1537. Durante os reinados de D. João V e D. José I, a instituição sofreu grandes reformas, no que diz respeito à construção de novos edifícios de estilo barroco e neo-clássico. Dentro da universidade encontramos a Biblioteca Joanina do séc. XVIII a mais famosa de Portugal, para além disto a universidade também é composta pela Capela de S.Miguel, Prisão Medieval e Académica, sala de armas, sala dos capelos e sala do exame privado.

8


Sé Velha

Sé Nova

O edifício actual da Sé velha data da segunda metade do séc. XII e foi aberta ao culpo em 1184 e segue o estilo românico coimbrão. A igreja tem um exterior robusto, simétrico, com escassas aberturas e coroamento de ameias. No seu interior destaca-se o retábulo da capelamor, em gótico flamejante, datado de cerca de 1498 e o claustro, gótico do séc.XIII.

O templo pertenceu ao colégio da Companhia de Jesus até à sua expulsão em 1759. As obras iniciaram-se em 1598, mas a Igreja só foi sagrada em 1640. O interior do templo é em plano de cruz latina, com abóbadas de berço e uma cúpula no cruzeiro, com púlpitos quase no centro da igreja.


Monumentos

Aqueduto de S. Sebastião Obra do final do séc. XVI, tendo-se aproveitado o traçado que remontava ao período romano.

Arco de Almedina Era a principal porta da muralha medieval. Atribui-se a parte mais antiga da porta ao séc. IX. O seu aspecto actual é resultado de uma reforma do início do séc. XVI. 10


Carmelo de Santa Teresa O Carmelo foi construído para as irmãs Carmelitas, no séc. XVIII. Depois de uma interrupção de 40 anos, em 1950, a comunidade de clausura reinstalou-se no convento, hoje é um importante foco do turismo religioso da cidade talvez porque a irmã Lúcia passou lá grande parte da sua vida.


Monumentos

Convento de St.ª Clara-a-nova

O conjunto conventual, iniciado em 1649, que veio substituir o primitivo mosteiro das monjas clarissas, que o leito do rio Mondego havia arruinado. O edifício é em estilo barroco, sóbrio e utilitário, ponteado por torreões. Na igreja está a urna de prata e cristal, do séc. XVII, onde é venerado o corpo da Rainha Santa Isabel. 12


Fonte Nova

Colégio de St.º Agostinho

É conhecida como a Fonte dos Judeus e é uma fonte do séc. XII. Posteriormente foi remodelada sendo a actual uma construção barroca cujo acabamento data do séc. XVI.

É uma construção séc. XVI com especial destaque para o claustro principal e para o grande frontão triangular onde se encontra a imagem de Santo Agostinho, protector da instituição.


Monumentos

Igreja de St.ª Cruz Igreja do séc. XIV foi manada construir por D. Afonso Henriques e é uma igreja de estilo românico. A destacas tem as suas belas abóbadas e o notável cadeirão manuelino, de 1513. Merecem igual destaque os jacentes dos túmulos reais, em estilo renascentista onde Afonso Henriques e Sancho I repousam.

Igreja N. S.ª do Carmo A Igreja data de 1597 e o claustro anexo, que segue o modelo quinhentista conimbricense da Renascença de 1600. Na sacristia pode ver-se uma Deposição de Cristo no Túmulo, de João de Ruão. 14


Igreja de Santo António dos Olivais

Igreja de São Bartolomeu

Igreja de São Salvador

Igreja de São Tiago

Igreja do Colégio da Graça

Igreja do Colégio de São Pedro


Monumentos

Palácio de Sub-ripas

Constituído por dois corpos distintos, designados a “Casa de Cima” ou Casa do Arco e a “Casa de Baixo” ou Casa da Torre, o Palácio de Sub-Ripas é um magnífico Portal manuelino, da primeira metade do séc. XVI.

16


Mosteiro de Celas O Mosteiro foi fundado por Dona Sancha, filha do segundo rei de Portugal, em 1213. Entre os séc. XVI e XVIII, o Mosteiro de Celas sofreu trabalhos de restauro, o que alterou o seu traçado original, excepto a Igreja, o Coro, a Casa do Capítulo e o Claustro, que é considerado um dos melhores do estilo gótico em Portugal.


Jardins e Espaços Verdes

Jardim Botânico O Jardim fazia parte integrante da Faculdade de Filosofia Natural e foi criado durante a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, no ano de 1773 tendo sido terminado no séc. XIX, a sua exuberante vegetação reflecte os estudos e intercâmbios botânicos com todos os cantos do mundo.

18


Jardim da Casa Do Sal Jardim da Manga Jardim da Quinta das Lágrimas Jardim Sá da Bandeira Lapa dos Esteios Mata Nacional de Vale de Canas Mata Nacional do Choupal Parque de Santa Cruz Parque linear do Vale das Flores Parque Manuel Braga Parque Verde do Mondego Parque da Meditação Penedo da Meditação


20


Outros Pontos de Interesse

Pavilhão Centro de Portugal Este pavilhão foi construído para a Expo 2000, realizada em Hannover (Alemanha), o Pavilhão Centro de Portugal, na margem direita do Parque Verde do Mondego e acolhe exposições, concertos e outros eventos de índole cultural.

Observatório Astronómico O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra desenvolve actividades científicas, de ensino e divulgação da Astronomia. 22


Casa da escrita A Casa da Escrita é um espaço de arquivo aberto, que permite aos frequentadores visitarem as rotas da criação da escrita através dos textos que se vão produzindo na própria Casa. Em todos os espaços apelam há produção escrita, através de adereços, instrumentos (penas e tinteiros, canetas, máquinas de dactilografia, computadores).


Outros Pontos de Interesse

Portugal dos Pequeninos Este parque temático, realizado por iniciativa do médico Bissaya Barreto foi inaugurado em 1940. O parque divide-se em três espaços, de acordo com as seguintes temáticas: na primeira, miniaturas de casas regionais e aldeias típicas de todo o país, a segunda é dedicada aos monumentos Portugueses mais importantes e a última, às colónias portuguesas.

24


Ponte Pedro e InĂŞs

Ponte Rainha Santa Isabel


Cultura

Fado Muito ligado às tradições académicas da respectiva Universidade, o fado de Coimbra é exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico: calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta. Canta-se à noite, quase às escuras, em praças ou ruas da cidade. Os locais mais típicos são as escadarias do Mosteiro de Santa Cruz e da Sé Velha. Também é tradicional organizar serenatas, em que se canta junto à janela da casa da dama que se pretende conquistar. O fado de Coimbra é acompanhado igualmente por uma guitarra e uma guitarra clássica.

26


Festividades Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel Data - Julho - Festa bienal (anos pares) Festa das Latas dos Estudantes da Universidade de Coimbra Data – Outubro (anual) | Local – Centro da cidade Feira de Gastronomia e Artesanato Data – Julho (anual) | Local - Praça do Comércio Feira do Livro de Coimbra Data – Abril / Maio (anual) | Local – Praça da República Mercadinho do Botânico Data – todos os sábados | Local – Jardim Botânico Feira de Velharias de Coimbra Data - 4º Sábado de cada mês (mensal) | Local - Praça do Comércio Feira dos 23 Data - todos os dias 23 de cada mês | Local - Bencanta Feira dos 7 Data - todos os dias 7 de cada mês | Local - Bencanta Feira Popular de Coimbra Data – Junho (anual) | Local - Margem esquerda do Mondego Feira Medieval de Coimbra Data – Junho (anual) | Local - Largo da Sé Velha Feira dos Lázaros Data - Domingo de S. Lázaro (anual) | Local - Largo D. Dinis/Largo de Celas Feira de Artesanato de Coimbra Data – Maio (anual) | Local – Praça da República Descrição Queima das Fitas dos Estudantes da Universidade de Coimbra Data – Maio (anual)


Gastronomia Coimbra não tem acentuadas tradições no que toca à gastronomia. Os pratos típicos que aqui se comem dizem mais respeito à região que à cidade em si. Os pratos mais característicos são a chanfana, leitão assado, arroz de lampreia, polvo cozido e tibornada com batatas a murro. Coimbra tem ainda uma palavra a dizer ao nível da doçaria no que toca ao Pudim de ovos, Biscoitos de Canela, Pastéis de Tentúgal e aos belos Biscoitos de Azeite.

28


Restauração Restaurante A Taberna Restaurante Zé Carioca Restaurante D. Elvira Restaurante Sereia do Mondego Restaurante A Tricana Restaurante Calado e Calado Restaurante D. Pedro Restaurante Portugália


Alojamento

Hotel Ibis

g

Hotel Tivoli Coimbra

g

30


Hotel Ast贸ria

g

Pens茫o Alentejana

g


Alojamento

Residencial Casa Branca

g

Hospedaria Fl么r de Coimbra g

32


Quinta Rural do Calvรกrio

g

Pousada da Juventude Coimbra g


Alojamento

Parque Campismo de Coimbra g

34


Actividades e Lazer Quinta das lรกgrimas - Academia de Golfe Cumes do Aรงor - Turismo, Lazer e Aventura, Lda Geoaventura - Actividades de Lazer e Desporto, Lda


Actividades e Lazer

Percursos Basófias - passeios de barco pelo Mondego A viagem a bordo do Basófias dura sensivelmente uma hora, através de um percurso ao longo do rio Mondego passando por alguns pontos de interesse: Ponte de Santa Clara, Ponte Açude, Praça da Canção e Ínsua dos Bentos. Coimbra contemporânea Percurso pedonal que visa dar a conhecer os mais inovadores e contemporâneos edifícios da cidade. Passear na historia Percursos pedonais temáticos, acompanhados por guias-intérpretes, com o objectivo de divulgar o património cultural, natural e edificado da Cidade. Tuk - Tuk city tour Visita guiada de uma hora, onde o Tuk Tuk irá percorrer os principais pontos turísticos da cidade. Percurso da Natureza de Coimbra Os percursos da natureza dão a conhecer o valioso património natural de Coimbra, constituído por um conjunto de locais diversificados sob o ponto de vista ecológico e paisagístico. Passeio ao longo do Rio Mondego, a bordo de uma tradicional Barca Serrana Coimbra - Um outro olhar Este percurso destaca o contexto histórico, arquitectónico e sócio-cultural da cidade, assim como a evolução da mesma, este percurso reflecte algumas das vivências e tradições populares e académicas da Alta Coimbrã. Funtastic Coimbra - Autocarro panorâmico Viagem panorâmica, num autocarro aberto de dois pisos, que percorre os locais de maior interesse da cidade de Coimbra, miradouros e pontos históricos. 36


Teatros, Cinemas e Museus Casa Municipal da Cultura – Sala Polivalente Casa Museu Bissaya Barreto Casa Museu Miguel Torga Centro de Estudos de Santo António Cinemas Lusomundo – Dolce vita Memorial da Irmã Lúcia Museu Académico Museu Antropológico Museu Botânico - Museu de História Natural Museu da Água Museu da Ciência Museu da Santa Casa da Misericórdia Teatro académico de Gil Vicente Teatro da Cerca de S.Bernado Teatro Estúdio Bonifrates


Actividades e Lazer

Diversão Nocturna À Capela After-Hours Bar Bigorna Bar Cabido Bar Rock Café Bar Discoteca Vinyl Discoteca Broadway Discoteca Via Latina

38



Coimbra Guia Turistico