Revista Terra Magazine - edição 47

Page 87

lançamento

Uptown Band & Friends celebra 21 anos de efervescência

U

ma trajetória de sucesso ao longo de mais de duas décadas dedicadas ao blues, ao jazz e à música em Pernambuco marcam o lançamento do disco comemorativo “Uptown Band & Friends – 21 anos de Blues – 1997 – 2018” da Uptown Blues Band. O novo trabalho, que chega com 12 faixas, traz toda trajetória da banda pioneira da cena de blues no Nordeste, ( eleita recentemente pelo Premio Profissionais da Música como a melhor Banda de Blues do Brasil neste ano-PPM 2018)formada por Giovanni Papaleo (bateria), Adriana Papaleo (voz), Ed Staudinger (teclados), Emerson Andrade (contrabaixo) , Lenon Lázaro ( guitarra) e Thomaz Lera (guitarra e voz). Esse projeto conta com frequentes participações de músicos com forte presença no cenário musical como Jackson Rocha Jr (contrabaixo), Daniel DaniBoy Diniz (guitarra) e João Vilela (gaita).

Em “Uptown Band & Friends – 21 anos de Blues – 1997 – 2018”, a Uptown Blues apresenta as suas credenciais na faixa que leva o seu nome, com um boogie woogie que abre com uma marcação de fanfarra militar, escrita por Papaleo. E conta a trajetória da Uptown, que tinha blues no nome mais "tocava rock". Neste novo trabalho, a banda celebra esses 20 anos de estrada e uma maioridade que atingiu ao atravessar as encruzilhadas que o blues proporcionou nessa longa viagem. Muitos músicos cruzaram o caminho da banda e dividiram o palco durante turnês e diversas parcerias renderam trabalhos musicais e grandes amizades. Por isso, muitos deles estão presentes neste trabalho coordenado pelo produtor e baterista Giovanni Papaléo, líder da banda, que contou, como ele próprio diz, com "a big help from our friends". “Um disco tão ousado somente foi possível graças a amizades que não conhecem limites e a tecnologia digital”, segundo o Papaléo, que assume a produção executiva do disco. Gravado e mixado no Mobile Estudio, de Emerson Andrade, o

foto Divulgação

álbum contou ainda com a produção musical do próprio Giovani que divide os créditos com Andrade. “Os músicos convidados tiveram a comodidade de gravar nos estúdios de suas preferências, doando seu tempo e seu talento à nobre causa”, completa Giovanni. Uma conexão pela música que se refletiu nesses 20 anos de história, que reuniu em diversos eventos que realizou praticamente todos os músicos brasileiros do segmento e grandes nomes internacionais. Artistas de peso que tocaram com a Uptown em vários e históricos momentos. Entre os nomes que já dividiram os palcos com a Uptown Blues Band estão destaques premiados entre os quais Roberto Menescal, Airto Moreira (40 vezes o maior percussionista do mundo pela Down Beat Magazine), e Rick Estrin, ganhador do prêmio de banda do ano do 2018's Blues Music Award com os The Nightcats, concedido pela The Blues Foundation. As parcerias vistas em todas as faixas do disco só enriquecem o trabalho, tornando o novo álbum da Uptown superlativo, em todos os sentidos. Contudo muitas dessas contribuições configuramse como mais do que especiais por

terem cruzado continentes como a do próprio Airto, que gravou sua participação em Los Angeles; a do guitarrista Guy King, do pianista Donny Nichillo e do gaitista Billy Branch, que gravaram no Meca do Blues Elétrico, em Chicago; e as de Rick Estrin e de Mark Rapp, que também vieram dos United States. E as participações não param por aí. Cruzando o Atlântico vieram pela internet as participações de Londres de Bex Marshal e Femi Temowo (que tocou com Amy Winehouse), e de Raphael Wresnnig, que anexou o som do seu piano Hammond lá da Áustria. As mais diversas vertentes do blues brasileiro se fizeram mais do que presentes no álbum, que poderá ser conferido pelo público em show de lançamento, no dia 09 de dezembro, no Teatro Riomar, às 18h, que será marcado pela presença de convidados especiais: os músicos Derico Sciotti, Lancaster e George Israel. No palco, ao longo do show, outros amigos abrilhantam o trabalho, são eles: João Netto, Samucka, Adilson Bandeira e Anderson Galindo. Durante o show haverá o sorteio de uma Bateria Pearl e uma Guitarra Tagima. Parte da renda do show será revertida para o musico Israel Silva que está com problemas de saúde.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.