Page 1

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa com a sequência correta: 1) Grupos políticos dominantes locais, regionais ou estaduais, ligados às grandes propriedades. (2) Controle do poder político local ou municipal, exercido por donos de terras, que faziam a "troca de favores" com seus subordinados e apoiavam-se em grupos armados (jagunços). (3) Tenentismo, que teve uma das suas manifestações mais expressivas na Coluna Prestes. (4) República da Espada, predominância política da classe média. (5) Aliança de mútua ajuda entre o poder executivo federal e os poderes executivos estaduais. "Super Interessante", fev. 2002, p. 33.

( ) Completava-se com a Comissão Verificadora dos Poderes, que inviabilizava as oposições. ( ) Movimento armado de contestação à República Oligárquica, sem inspiração no misticismo. ( ) Governo Provisório, Presidência de Deodoro da Fonseca e Governo de Floriano Peixoto. ( ) Coronelismo. ( ) Oligarquias. ( ) Políticas dos Governadores.

a) 3 - 4 - 2 - 5 1 b) 3 - 4 - 2 - 1 5 c) 5 - 1 - 4 - 2 3 d) 4 - 2 - 3 - 1 5

(UFSM) Esse mapa foi feito a partir da suposição de que, se a Família Real Portuguesa não tivesse vindo para o Brasil em 1808, o processo de independência brasileira teria sido diferente. O mapa permite a seguinte conclusão: a) A divisão política da América Latina independe do rumo da história. b) Ao capitalismo industrial em expansão pouco importava a organização política dos Estados latinoamericanos. c) A Corte portuguesa no Brasil foi capaz de manter a unidade territorial da colônia, submetendo-a ao regime monárquico. d) A consciência nacional se forja exclusivamente a partir da unidade linguística.

Depois de analisar a imagem podemos concluir que uma das reivindicações do movimento negro hoje é a) que o dia da Consciência Negra seja considerado feriado como a Proclamação da República b) acabar com a escravidão em lugares onde persiste c) colocar os negros no poder e destituir os brancos d) extinguir dos livros a história da escravidão

Sabendo que a lei do ventre livre daria liberdade às crianças que nascessem a partir da data da publicação da lei, pode-se concluir que a informação que está implícita no gráfico é que na Região Nordeste do Brasil houve mais votos a favor da lei por que a) a maioria da população era negra b) a maioria da população era bondosa c) não existia mais escravidão no Nordeste d) não existia escravidão no Sudeste.


Sobre a interpretação da imagem ao lado pode-se concluir que a) falta justiça quanto a demarcação do território indígena b)o pequeno produtor é sempre lesado pelo latifundiário c) os conflitos pela posse da terra são resolvidos pacificamente pelos latifundiários d) não existe conflito pela terra no Brasil

Sobre o texto ao lado pode-se concluir que a) No Brasil, não existe uma consciência ecológica. b) Muitas fazendas não tem um controle ambiental adequado, o que oferece risco para o meio ambiente e trabalhador c) Os trabalhadores brasileiros não aceitam trabalhar em uma fazenda que não tenha controle ecológico d) Todas as fazendas brasileiras tem selo de qualidade ambiental

1


2 Que assunto é comum aos dois textos? a) A população indígena b) A fome e a miséria c) Os problemas ambientais d) Os direitos humanos - Lei Áurea - Carol Soares

Marque a alternativa que justifica a música ao lado

Dorme presos como animais, acorda cedo pra trabalhar

a) aproximadamente 31% da população branca frequenta a universidade; para pardos e negros, os percentuais são de apenas 13,4% e 12,8%, respectivamente.

Era na foice e no machado, com o facão nos canaviais Quatorze horas por dia, e sem poder reclamar O negro caía cansado, logo era chicoteado E gritava Não bata n'eu mais não Não bata n'eu mais não Não bata n'eu mais não, seu feitor Que eu já vou me levantar 1888 a lei áurea, Isabel assinou O negro foi jogado na rua, essa lei não adiantou Com saudades da terra natal, com aperto no coração O negro já não apanha mais, mas continua na escravidão Libertação, libertação, libertação Olha o negro, libertação.

b) A obra civilizatória brasileira criou possibilidade do negro superar as marcas da perversidade e as agruras da escravidão c) Os programas e políticas voltados para o afro-brasileiro são organizadas de forma a retirar o negro da classe baixa e leva-lo para a classe alta d) Os programas sociais brasileiros, mesmo não sendo os melhores já acabaram com a desigualdade social entre negros e brancos


Observe a charge ao lado, que retrata um período da história do Brasil no qual um projeto de modernização para o país excluiu um número significativo da população. Com base na análise da charge, faça o que se pede: 1) Qual o período da história brasileira retratado? a)governo Juscelino Kubistchek b) governo Getúlio Vargas c) Governo Joao Goulart d) Governo Collor 2) O que representa a construção de Brasília a) um marco do processo de modernização e ocupação do interior do Brasil b) o fim do monopólio comercial de Portugal c) o fim do domínio da republica do Café com Leite d) um marco do inicio da divida externa no Brasil. 3) Por que alguns autores consideram que a construção de Brasília foi uma estratégia geopolítica? a)Porque afastou a capital do litoral, dificultando ataques e invasões em caso de guerra e distanciou o centro do poder nacional (Congresso e Presidência) da maior concentração populacional do país Rio-São Paulo, dificultando manifestações populares b) porque a ocupação do planalto central simbolizava a conquista política e econômica do governo, que tinha como meta promover o crescimento acelerado do país e a justa distribuição de renda. c) porque acabou com a miséria e a divida externa do Brasil fazendo o Brasil crescer 50 anos em 5 d) porque abriu possibilidade de mobilidade social, já que todos que mudaram para a capital ficaram ricos a exemplo dos candangos.

Leia o texto e observe a figura abaixo: Bolívia e Brasil retomam negociações Brasília. Paradas desde junho, as negociações entre os governos brasileiro e boliviano sobre adequação da Petrobras à nova legislação da Bolívia sobre a exploração dos recursos naturais foram retomadas. Esse foi o principal resultado da visita do vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Limeira, feita ontem ao Brasil.

As negociações serão mais abrangentes e não tratarão apenas do reajuste de preços do gás natural. Constarão também da pauta de reuniões o processo de transferência de ações dos ativos da empresa brasileira à estatal boliviana do setor, a Yacimeintos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), e a cooperação bilateral na área energética. (Jornal do Brasil, 25 ago. 2006.) Com base no texto e na figura, faça o que se pede: 1) Marque (X) no que NÃO é objetivo da construção do gasoduto Brasil-Bolívia. a) a ampliação do fornecimento de gás natural para atender a demanda do setor industrial do Brasil, notadamente da região Centro-Sul; b) a redução dos custos de importação desse produto; a ampliação dos acordos econômicos entre os dois países; c) o desenvolvimento de alguns setores industriais. d) acabar com os problemas diplomáticos que sempre existiram entre os dois países 2) Marque a alternativa que apresenta implicação socioeconômica, derivada da estatização das reservas minerais bolivianas que podem interferir nas relações entre Brasil e Bolívia. a) a diminuição dos investimentos brasileiros na europa; b) a redução do fornecimento de gás, implicando a em guerra entre os dois países; c) possibilidade de crises econômicas em alguns setores industriais, tanto no Brasil, como na Bolívia; d) aumento do numero de brasileiros mudando para a Bolívia, causando um êxodo urbano no Brasil.


Questoes sobre estrutura fundiaria no brasil e direitos  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you