Issuu on Google+

E.E. “CASIMIRO SILVA” AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

DATA____/_____/_____

ALUNO (A):______________________________________ Nº___ Série:___ Tópico 14 partidos políticos, sindicados e a consolidação da democracia brasileira: do peleguismo ao novo sindicalismo urbano

Tópico 22. Do Estado do Bem-Estar Social ao desenvolvimento das políticas de assistência e inclusão social Tópico 23. A redemocratização do Brasil Tópico 24. A cidadania no mundo atual

1. A imagem acima representa a) O peleguismo que aconteceu nos sindicatos do Brasil durante o Estado Novo de Vargas b) O peleguismo que aconteceu no governo do Brasil durante a Ditadura de Garrastazu Médici. c) O peleguismo que aconteceu nas fabricas do Brasil e teve como

seu maior representante Lula, durante a greve o ABC d) O peleguismo que aconteceu no governo do Brasil e teve como maior representante Fernando Collor, durante a Redemocratização.

3. O bipartidarismo gerou, no Brasil, de 1966 a 1979, duas correntes políticas, a situacionista formada pela ARENA e a oposicionista formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A ARENA era chamada de "A situação" e o MDB de "A oposição". Essa situação de Bipartidarismo aconteceu em que contexto histórico? a) Redemocratização b) Ditadura Militar c) Estado Novo d) Democracia dos 3 Jotas.

2. No final da década de 70 e no decorrer da década seguinte, o sindicalismo viveu seu auge, pois o Brasil estava num momento importante: saindo do regime militar para o democrático. O “novo sindicalismo” – como foi denominado – tinha como uma de suas características principais uma atuação reivindicatória, ao invés de apenas prestar assistência. Diante das informações podese concluir que a imagem acima refere-se a) ao primeiro comício de Lula em sua candidatura para presidente, onde apoiava as greves totalmente. b) a greve no ABC paulista, liderada pelo metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva. c) a greve geral pelas diretas já, liderada por Lula. d) a candidatura de Lula que mobilizou o Brasil no fim da década de 70.

4. A manifestação popular retratada acima foi uma das manifestações mais importantes para a democracia brasileira. Identifique-a nas alternativas abaixo.

a) Movimento caras pintadas, no governo Collor b) Movimento pelas Diretas, liderado por Ulisses Guimaraes. c) Movimento grevista no ABC paulista, liderado por Lula. d) Movimento ilegal do povo, contra a censura no governo. 5. As imagens ao lado mostram algumas características da ditadura militar. Marque a alternativa em que todas as características estão corretas. a)Tortura, exilio e justa distribuição de renda. b) propaganda a favor do governo, vitórias no futebol, fim da miséria. c) Repressão, sem crescimento econômico, proibição da TV. d) Crescimento econômico sem distribuição de renda, tortura, exílio.


7. A imagem acima se refere a um acontecimento importante da história do governo de Getúlio Vargas. Esse acontecimento foi a) o getulismo b) o golpe de estado c) o queremismo d) o Estado Novo

6. Marque a alternativa que mostra o criador de A Voz do Brasil e uma das principais características do programa. a) Juscelino Kubistchek e propaganda a favor do governo. b) Getúlio Vargas e censura. c) João Goulart e propaganda a favor do governo. d) Jânio Quadros e censura. 8. A imagem ao lado referese ao movimento caras pintadas, onde os jovens foram para as rua e a) exigiam o impeachment de Jânio Quadros. b) se manifestaram contra a corrupção no governo de FHC 9. A charge acima se refere c) se manifestaram contra a a) o fim da democracia no Brasil impossibilidade de votar b) o fim da ditadura militar no Brasil durante o governo militar d) exigiam a saída de Collor c) o inicio da ditadura militar no Brasil d) o inicio do coronelismo no Brasil do governo. 10. Sobre seus conhecimentos sobre o governo dos três jotas, considere as alternativas verdadeiras I. Juscelino Kubitschek foi desenvolvimentista, trouxe a Volkswagen para o Brasil e fundou Brasília. II. JK criou o Plano de Metas: “50 Anos em 5” como consequência aumentou a divida externa no Brasil; III. Jânio Quadros era moralista e prometeu “varrer” a roubalheira, a inflação, e a corrupção do Brasil; IV. JQ apoiou os novos países da África, condecorou Ernesto “Che” Guevara e reatou relações diplomáticas com a URSS e renunciou. V. João Goulart foi tirado do governo por um Golpe de Estado dado pelos militares. Estão corretas as opões a) I e II c) II, III e IV b) I, III e V d) I, II, III, IV e V 11. As imagens ao lado representam dois períodos da História do Brasil onde o povo se manifestou contra os abusos do governo. Sobre isso pode-se concluir que a) as exigências da população hoje são as mesmas da época militar. b) hoje existem mais exigências a serem feitas do que na época militar. c) hoje o povo é proibido de se manifestar contra o governo. d) os dois movimentos foram pacíficos e repressão da policia.

12. A charge acima faz uma critica ás declarações de Ronaldo Fenômeno sobre a)as situações precárias nos hospitais públicos do Brasil b) o mau uso do dinheiro público destinado aos jogadores

c) as manifestações populares contra os gastos abusivos com a copa de 2014 d) a falta de recursos médicos no Brasil.


13. PEC 37: votação do projeto que tira poder de investigação do Ministério Público fica para julho. Grupo de trabalho não chegou a acordo. Ministro sugeriu tirar assunto da pauta por causa das manifestações, mas policiais e deputados favoráveis ao projeto recusaram. De autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), a PEC deixa claro que o Ministério Público não poderá conduzir investigações e deverá atuar apenas como titular das ações penais na Justiça. Uma das causas das manifestações populares contra a aprovação da PEC 37 é que a) a maioria dos escândalos políticos brasileiros a exemplo do mensalão teve participação do MP. b) o MP não se posiciona nunca a favor do povo c) o MP não poderá fazer mais investigações caso seja aprovada a PEC 37 e foi ele que investigou e condenou o mensalão. d) em todos os países do mundo o MP investiga crimes, menos no Brasil.

Mídia

14. A charge acima faz uma crítica a a) compra de votos b) bolsa família c) ao programa fome Zero d) ao desemprego

15. A charge acima mostra uma multidão de manifestantes pacíficos e uma pequena parcela de vândalos. A charge faz uma critica á (ás) a) parcialidade da mídia que foca suas noticias no vandalismo b) manifestações populares de 2013 c) grande parte dos manifestantes que praticam vandalismo durantes as manifestações populares. d) imprensa que nunca mostra o vandalismo dos manifestantes

16. Sobre as manifestações populares recentes no Brasil, pode se concluir que a) as manifestações vêm acontecendo no Brasil, exclusivamente, por causa do aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus. b) a gota d’água que faltava para o povo se revoltar contra a corrupção e impunidade foi o aumento do passe de ônibus. Mídia c) o povo se rebelou contra a copa, pois não queriam que acontecesse no Brasil.


d) o povo se rebelou porque com o salario mĂ­nimo do brasileiro ĂŠ impossĂ­vel poder comprar ingressos para ver os jogos da copa.


Prova de historia 3 ano