Issuu on Google+

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA” AVALIAÇÂO DE HISTÓRIA 2012 ALUNO (A):________________Nº___ SÉRIE: __________EF PROFESSOR: ____________ VALOR: ___ pts ET

Tema

Tóp.

1 )Sobre a Revolução Francesa é VERDADEIRO afirmar:

BOASORTE!!!

2)Durante a Revolução Francesa, a

a -O movimento foi, sobretudo, uma revolução da burguesia, que era uma classe rica, porém sem poder político. b -Como conseqüência da Revolução Francesa teve inicio o processo de Independência dos EUA. c -A Revolução Francesa não teve nenhuma influência de movimentos ideológicos,como o iluminismo. d -A Revolução Francesa limitou-se às suas fronteiras sem conseqüências para o mundo nesta época. 3) A Declaração dos Direitos do Homem era principalmente: a -um documento político-burguês que garantia para o povo francês igualdade perante a lei. b -um vasto programa de reformas políticas com bases totalmente democráticas. c -o primeiro documento que garantia os direitos sociais aos trabalhadores. d -o reflexo do pensamento absolutista e suas restrições à liberdade e aos direitos políticos..

“Declaração dos Direitos do Homem” foi promulgada na época da (do, dos): a - Convenção; b - Assembléia Constituinte; c - Diretório; d - Estados Gerais. 4)A Revolução Francesa foi um movimento que liquidou com o São absolutismo real na França e refletiu-se no Ocidente. Sobre o tema, afirmações analise as afirmações: corretas: I. Sua última fase, de menor radicalismo e grande corrupção, denominou-se Convenção. a) I, II e III. II. O Diretório foi substituído pelo Consulado, no qual se destacou b) II, III e IV. Napoleão Bonaparte. c) I e IV. III. A Revolução teve por causa intelectual influência do Iluminismo. IV. O Terceiro Estado declarou-se transformado em Assembléia Nacional d) apenas III. Constituinte e que não reconhecia o poder do Clero ou da Nobreza.

5)Rápida urbanização, péssimas condições de 6) No séc.XVIII, a Inglaterra importava 450 toneladas de algodão; no começo do séc.XIX, moradia, baixos salários, foram, na Inglaterra, nos o número era de 250.000 toneladas. Considerando as transformações econômicas na séc. XVIII e XIX, conseqüências imediatas do(a): Inglaterra do período, é correto associar, a esse aumento na importação de algodão: a - Revolução Francesa; a - o aumento dos salários e dos direitos sociais dos trabalhadores; b - Conjuração Inglesa; b - o aumento das barreiras alfandegárias internas; c - Despotismo Esclarecido; c - a reduzida mecanização da produção agrícola; d - Revolução Industrial. d - a passagem da produção artesanal para a fabril. 7)A partir de seus conhecimentos sobre a Conjuração Mineira (1789), EXAMINE as afirmativas abaixo: ASSINALE a alternativa I – Inspirados pelas idéias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a correta: independência da região das minas. A) I e II estão corretas. II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, B) I e III estão corretas. oficiais militares, clérigos, letrados e escravos. C) I, II e III estão corretas. III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze D) I, III e IV estão corretas. Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração. IV – O declínio da exploração aurífera ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa. 8) Entre as propostas da Inconfidência Mineira, podemos citar: 9) O ideário político de conteúdo liberal da Inconfidência Mineira a) a abolição da escravidão no Brasil e a indenização dos proprietários apresentava algumas contradições, dentre elas: b) a mudança da sede do Governo da Bahia para Minas Gerais; a) manutenção do regime de trabalho escravo; c) a restrição da produção manufatureira, que impedia a concentração b) adoção de um regime político republicano; de recursos nas atividades manufatureiras; c) estabelecimento de uma Universidade em Vila Rica; d) separação e independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário d) a independência do Brasil e o estabelecimento da republica. 10) Sobre a Inconfidência Mineira é correto afirmar: a) Foi um movimento que contou com a participação de homens livres e de muitos escravos negros. b) O clero de Minas Gerais não teve nenhuma participação na conspiração. c) Entre os planos aprovados pelos conspiradores de Minas estava a abolição da escravatura; d) Entre os fatores que influenciaram os "inconfidentes" estavam as "idéias francesas" e a Independência dos EUA.


prova oitavo ano