Issuu on Google+

E.E.”CASIMIRO SILVA” AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA ALUNO (A):______________Nº___ PROFESSOR: ______

DATA:__/__/__ SÉRIE: _____ VALOR: _____ NOTA: _____

Os traços _ _ _ _ _ _ _ _ _ indicam a viagem de: a) Pedro Álvares Cabral b) Vasco da Gama c) Bartolomeu Dias d) Cristóvão Colombo

2. Observe o mapa e explique: Por que não estão representados todos os continentes?

3. A charge trata de aspectos históricos importantes:

a) as diferentes nações européias negociavam seus conflitos diplomaticamente. b) os habitantes da América percebiam a civilização européia como um modelo de relação entre os povos. c) a civilização européia propunha negociações que envolviam guerras entre os adeptos de uma religião e os ateus. d) os habitantes da América aguardavam que os colonizadores resolvessem suas contendas. 4. As navegações Lusitanas se transformaram em empresa a partir do Infante Dom Henrique e de sua Escola de Sagres. O sucesso foi tanto que levou os marinheiros portugueses às riquezas da Costa africana. Isso proporcionou mais recursos para o avanço racional e sistemático da expansão marítima obtendo pimenta e ouro, os Lusos conseguiram financiar a epopéia lenta e dramática de chegar às Índias, isto é chegar à própria terra das especiarias. Explique o que poderia acontecer com os comerciantes que percorriam o trajeto por terra, do oriente até chegar aos portos do mar Mediterrâneo 5. Leia o fragmento abaixo: Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quere passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. (Fernando Pessoa)

O significado de "passar além do Bojador", nas primeiras décadas do século XV, é: a) ultrapassar a "barreira" que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné. b) Conquistar Ceuta e encontrar o "Eldorado", lendária terra repleta de prazeres e riquezas, superando os mitos vinculados ao longo da Idade Média. c) Conquistar a cidade africana de Calicute, importante feitoria espanhola responsável por abastecer o mercado oriental de produtos de luxo. d) "Dobrar" o Cabo da Boa Esperança, por Vasco da Gama, aventura marítima coberta de mitos e lendas sobre a existência do "Paraíso" ou "Éden”. oceano Índico, onde estão localizadas as Índias, objetivo principal dos navegadores. 6. “A cartografia vai revelando o verdadeiro tamanho da terra, a) Qual era a antiga concepção da forma da Terra? com maior precisão nas medidas. A geografia mítica vai perdendo sua esfericidade e os aperfeiçoamentos da náutica b) De acordo com a nova concepção, como a Terra passou a indicam uma mudança de mentalidade do homem ser vista? europeu.” ( Carlos Guilherme Mota. A descoberta da América. São Paulo, Ática, Col. O Cotidiano da História, p. 27)


7. Em pouco mais de cem anos; entre os séculos XV e o XVI, a civilização européia estabeleceu comunicação marítima com enormes extensões do globo terrestre. Nessas regiões, impõe seu domínio e ampliou o horizonte conhecido: passou a fazer parte do seu mundo um novo e imenso Continente: a América: jamais, em toda a História, houve tal expansão de uma civilização. Nesse sentido escreva uma das justificativas dos portugueses para a colonização? 8. A expansão marítima como forma de atingir, territórios só acessíveis por meio da navegação em alto mar, envolvia ao mesmo tempo, muitos interesses e muitos temores. Os europeus dos séculos XIII e XIV temiam o grande Oceano Atlântico, pouco explorado e conhecido como Mar Tenebroso. Escreva qual era a mentalidade dos europeus de acordo com a imagem ao lado.

9. Considerando as peculiaridades das navegações européias no Novo Mundo, numere a 2ª. Coluna de acordo com a1ª. ( a ) Cristóvão Colombo ( ) Sua esquadra completou a primeira viagem ao redor do mundo, provando que a Terra era ( b ) Bartolomeu Dias redonda. ( c ) Vasco da Gama ( ) Não tinha nenhuma experiência náutica, mesmo assim comandou uma das maiores ( d ) Fernão de Magalhães esquadras portuguesas. ( e ) Pedro Álvares Cabral ( ) Chegou na América pensando ter chegado na Índia, a serviço dos reis espanhóis. ( ) Primeiro navegador a chegar (ao sul da África) no “Cabo das Tormentas”. ( ) Comandou a primeira expedição marítima européia que conseguiu alcançar a Índia 10. Algumas descobertas tecnológicas foram fundamentais para o sucesso das grandes navegações. Cite duas dessas descobertas: 11.Complete o mapa das conquistas européias, de acordo com as instruções. a) Escreva o nome dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, em seus receptivos lugares, até então desconhecidos dos europeus. b) de vermelho a Europa; c) de laranja a África, continente que os europeus atingiram descobrindo um novo caminho marítimo; d) de verde a América, o novo continente “descoberto” pelos europeus 12. ( UFPA – adaptada) A expansão marítima assinalou um importante avanço comercial da Europa nos séculos XV e XVI. O sistema colonial faz parte desse contexto histórico, juntamente com o Mercantilismo, o Estado Absolutista e o fortalecimento da burguesia. Nesse sentido, analise os efeitos da expansão marítima, marcando V para as frases verdadeiras e F para as falsas: ( ) A constituição do impérios coloniais, destacando-se como metrópoles Portugal e Espanha, pioneiros na expansão marítima. ( ) A exploração das colônias estava diretamente ligada a acumulação de capitais na Europa, pois as colônias atuavam como economias complementares das metrópoles. ( ) O enriquecimento e a ascensão da burguesia, que se tornou a camada mais ativa da sociedade européia. ( ) O enfraquecimento dos Estados Nacionais, que não conseguiram manter sob seus domínios as terras invadidas. 13. Cite dois fatores principais que levaram os europeus a se aventurarem nas grandes navegações: 16. Essa música cubana de A. Algueró e G. Moreu gravada no Brasil por Caetano Veloso (versão João de Barro); canta aí glórias de um grande navegante . “ Um navegante atrevido. saiu de Palos um dia vinha em três caravelas La Pinta, La Niña y la Santa Maria [...]” a) Quem é o navegador e qual o seu grande feito na História? 15. (UF-CE) A falta de metais preciosos para a cunhagem de moedas, a falta de terras para o cultivo na Europa e a formação das Monarquias Nacionais são fatores que podem se associar à a) expansão marítimo-comercial e à descoberta da América; b) descolonização da África e ao liberalismo ocidental; c) dissolução do Império Romano-Germânico e ao feudalismo; d) fragmentação do poder político e à colonização da Europa.


prova de historia 1 ano 1 bimestre