Issuu on Google+

Top13. Revolução técnico-científica--13.1. Compreender e aplicar noções e conceitos básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades

1)Sobre a Revolução técnico científica ou 3ª Revolução industrial ,marque V ou F : ( )iniciou-se ligo após a II guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações ( )ocorreu na segunda metade do séc XX ( )aumenta o processo de produção nas indústrias provocando um enorme desemprego ( )desenvolveu-se a tecnologia de ponta e a robótica. ( )substituição da mão de obra e aumentando o lucro dos donos dos meios de produção e das grandes empresas. ( )Uma das conseqüências dessa revolução é que a mão de obra migrou para o setor terciário,que requer mais estudo e conhecimento. ( )É caracterizada pelas indústrias avançadas, associadas a centros de pesquisa, formada pelos chamados "cérebros" (cientistas)- e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".2) Numere: ( 1 ) 1ª fase da R.Industrial. ( 2 ) 2ª fase da R.Industrial. ( 3 ) 3ª fase da R.Industrial. ( ) desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações ( ) tear mecânico; máquina a vapor; fundição do ferro; progressos na agricultura. ( ) dínamo; petróleo; motor de combustão interna; máquinas automáticas. Marque x na resposta certa: 3-Sabendo que sistema técnico é o conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico.podemos dizer que todos os itens abaixo foram sistemas técnicos no Brasil e que o mais antigo meio de transformação do espaço foi: ( )pecuária ( ) cotonicultura ( ) extrativismo do pau- brasil ( ) agroindústria ( ) turismo. 4- Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução industrial, baseada no recurso energético:-------------------------; a segunda baseada no -------------------- fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a -----------------------------baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação. Respectivamente ,foram as bases das fases das 3 revoluções Industriais: (a) carvão,petróleo e informatização(computadores) (b) carvão, informatização(computadores) e petróleo (c)petróleo ,carvão e informatização(computadores) Meio técnico-científico –é a interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo.Esse meio é marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, tercerização e urbanização

5) De acordo com o texto podemos considerar como verdadeiras quais das alternativas abaixo? (I) com a industrialização aumentou a urbanização. (II)com a industrialização diminuiu a necessidade de pessoas nas fabricas que robotizaram o trabalho. (III ) a terceirização do trabalho é uma das conseqüências da Ver.Industrial (IV)A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. (v) Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. (VI) A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas da Revolução Industrial. São verdadeiras: (a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I),(II) , (III) e(IV) (c) Apenas (I),(II) , (III) e(V) (d ) ( I),(II) , (III) ,(IV),(V) e (VI)


6-)Cruzadinha R * E V O L

3 4 1 8 1 1 9

U Ç

1 2 1 6

à 1 4

O

2

* I N D

6 5 2 0 1 0 1 3 1 8

U S T 1 9

R 1 5

7

I A

-

x

1 L x 7 1- Na 1ª Revolução Industrial,---------------------e trens a vapor (facilitou o transporte de pessoas e cargas) 2- péssimas condições de trabalho- salários baixos e castigos físicos- caracterizavam o trabalho -----------3-No Neocolonialismo ,os europeus dividem a -------------------------- entre si- Inicia-se uma época de violência e exploração em busca de matérias-primas e recursos vegetais. 4-A -----------------------------------chegou na frente e foi o 1º país a se industrializar. O processo da industrialização exigiu: 5- desenvolvimento técnico e ------------------------------------6- investimento de grandes --------------------------------. 7- fornecimento de-------------------------------------------8- ----------------------------------------------------para os produtos transformados A Revolução Industrial proporcionou: 9- a passagem da sociedade rural para a sociedade --------------------------------10- a mecanização da indústria e da -------------------------------------------11- o desenvolvimento do sistema -----------------------------12- o desenvolvimento dos transportes e ----------------------------------------------13- a expansão do ---------------------------------------Situação nas fábricas: 14-carga ----------------------------------- elevada. 15- ausência de ------------------------------------.


16- barulho e ----------------------------------As reações dos trabalhadores foram: 17-O ------------------------------- -- os trabalhadores quebraram as máquinas. 18- Criaram as trade unions ,o que deu origem aos --------------------------(luta por direitos)19- Foi seguido o ------------------------------que dava direitos políticos para os trabalhadores . 20-A Revolução Industrial surgiu da necessidade de ----------------cada vez mais e mais rápido. Poluição—ludismo----Capitalismo----Navios-—científico----infantil/feminino-—direitos---capitais-fabrli---África / Ásia---matéria prima---consumidores—Inglaterra---comunicações.--industrial---agricultura—horária---sindicatos—cartismo—produzir.


13. Revolução técnico-científica 8º ano