Page 1

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NOME:__________________________________ 6º ANO DATA:__________________ ESCOLA ________________________________ PROFESSOR(A):___________________________ TERRA, PLANETA ÁGUA Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias e matam a sede da população Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água, é misteriosa canção Água que o sol evapora, pró céu vai embora, virar nuvem de algodão Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, planeta água /Terra, planeta água 1. Observe o título do poema, o qual se repete nos dois versos finais: Terra, planeta água Pode-se concluir que, ao dar esse título ao poema, o Autor tenha considerado a água em termos de sua A) utilização. B) qualidade. C) quantidade. D) contaminação e desperdício. 3. A palavra abaixo sublinhada que expressa uma 'qualidade ou característica' é: A) "E sempre voltam humildes pro fundo da terra" B) "Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação"

2. As palavras entre os parênteses nada têm a ver com o verso citado em:

A) "Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão" - verso 9. (água em estado gasoso) B) "Águas escuras dos rios que levam fertilidade ao sertão" verso 4 (água como meio de transportar alimentos) C) "Água que nasce na fonte serena do mundo(...)" - verso l (água brotando na superfície) D) "E que abre um profundo grotão" - verso 2 (desgaste causado no solo pela água) 4. NÃO exprime noção de lugar a seguinte expressão sublinhada: A) "E sempre voltam humildes pro fundo da terra" B) “Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão’’. C) "Águas que caem das pedras nos véus das cascatas, ronco de trovão"

D) "Água que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão” 5. A forma verbal sublinhada expressa 'mudança de estado' em: 6. Observe, no primeiro verso do poema de Ivan Lins, a seguinte A) "E sempre voltam humildes pro fundo da terra". palavra: nasce. Diferentemente do exemplo dado, NÃO se B) "Águas que banham aldeias e matam a sede da população”. escreve com 'sc' a seguinte palavra: C) "Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão”. A) pasciência B) consciência D) "Água que o sol evapora, pró céu vai embora, virar nuvem de algodão” . C) adolescência D) rejuvenescer 7. A sílaba mais forte da palavra 'trovão' é o -vão. A palavra abaixo cuja sílaba mais forte NÃO foi corretamente indicada é: A) encharcam o –char B) igarapés o - pés C) bênção o – ção D) leito o leiC) "Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão" D) "Água que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão"

GOLFINHO LEVA TURISTAS À PRAIA EM CARAGUÁ Um golfinho nariz-de-garrafa é uma das atrações do verão em Caraguatatuba. O golfinho, que recebeu o apelido de " Tião", mede 2,60 m e tem 200kg, tem levado dezenas de turistas às praias Martin de Sá e Prainha diariamente. Ele é macho, cinza e tem cerca de 15 anos. O assédio dos turistas fez o lbama criar um plantão nas duas praias para evitar que os banhistas perturbem o animal.

8- PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM AS INFORMAÇÕES SOBRE O GOLFINHO. APELIDO PESO COMPRIMENTO COR IDADE 9. Leia atentamente o diálogo abaixo. Foram retirados os sinais de pontuação, coloque-os em seus devidos lugares substituindo os asteriscos:

SAÚDE Um turista pergunta a um morador de uma cidadezinha * - O clima aqui é bom* - Se é * Quando eu cheguei aqui * meus olhos não se abriam * não tinha um fio de cabelo * não falava e tinha de ser carregado de um lado para o outro * - Incrível a sua recuperação* E há quanto tempo o senhor está nesta cidade* E o outro * com ares de gozador* - Eu nasci aqui* 10. Observe os cães que aparecem nas fotos. Escolha aquele que você gostaria de ganhar.

ESCREVA UMA CARTA A UM AMIGO, CONTANDO-LHE QUE VOCÊ GANHOU DE PRESENTE O CACHORRO ESCOLHIDO. NA CARTA VOCÊ DEVE CONTAR COMO É O CACHORRO E O QUE ELE SABE FAZER.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA port  

SAÚDE Um turista pergunta a um morador de uma cidadezinha * - O clima aqui é bom* - Se é * Quando eu cheguei aqui * meus olhos não se abriam...

Advertisement