Issuu on Google+

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 9º ANO – CONTEÚDO – HISTÓRIA Aluno:__________________________________________________________________________ Escola:______________________________________________Data:________________________ 1. Entre os itens listados abaixo, encontramos características do liberalismo e do mercantilismo. Agrupe, na primeira coluna, aquelas que se relacionam com o Liberalismo e, na segunda coluna, as que definem o Mercantilismo. . século XVIII em diante; . pacto colonial; . séculos XV ao XVIII; . mão invisível; . protecionismo; . metalismo. Coluna 1 LIBERALISMO

. intervencionalismo estatal; . economia de mercado;

. livre concorrência; . laissez- faire;

Coluna 2 MERCANTILISMO

2. Leia este trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, escrita por Thomas Jefferson, e depois responda às questões. No texto, os colonos afirmavam que: (…) todos os homens são criados iguais e dotados pelo Criador de certos direitos fundamentais, como a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar tais direitos, são instituídos Governos entre os homens. O justo poder desses Governos deriva do consentimento dos governados. Todas as vezes que qualquer forma de Governo torna-se destrutiva desses objetivos, é do direito do povo alterá-la ou aboli-la (…) CONSTITUIÇÃO, dos Estados Unidos da América e Declaração da Independência.

a) Como podemos identificar a influência dos princípios iluministas nesse documento? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) A escravidão não foi abolida quando ocorreu a independência das 13 colônias norte-americanas. Aponte no texto acima uma afirmativa que é contraditória em relação a esse fato e explique sua escolha. Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3. Vamos analisar um texto literário. Cecília Meireles fez uma acurada pesquisa para escrever seu Romanceiro da Inconfidência, publicado em 1953. Leia atentamente o trecho abaixo, destacado dessa obra:  Dorme, meu menino, dorme,                                ­ que Deus te ensine a lição                                dos que sofrem neste mundo                                violência e perseguição.                                Morreu Filipe dos Santos:                                outros, porém, nascerão. MEIRELES, Cecília.


a) Quem é a autora do texto? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Quem foi Filipe dos Santos? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Qual a visão da poetisa sobre Felipe dos Santos: ela o considera herói ou vítima? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 4.Vamos analisar um anúncio. O anúncio a seguir, trata do recrutamento para a Guerra do Paraguai. Leia e responda às questões. Diário da Bahia, 14 de outubro de 1865 ATENÇÃO Quem precisa de uma pessoa para marchar para o sul em seu lugar, e quiser  libertar   um   escravo   robusto,   de   vinte   anos,   que   deseja   incorporar­se   ao  exército,   declare   por   este   jornal   seu   nome   e   morada   onde   possa   ser  procurado, e por preço cômodo achará quem lhe substitua nos contingentes  destinados à guerra. SILVA, Eduardo.

a) Onde e quando foi publicado esse anúncio? O que está sendo anunciado? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Quem seria o ofertante? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Para quem o anúncio era dirigido? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Imagine que você é o escravo desse anúncio e considere: quais vantagens ou desvantagens adviriam para a sua vida se esse negócio se efetivasse? Resp:___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 5.Leia o poema abaixo sobre um problema presente no Brasil atual. Já dizia Patativa Nos seus versos sem zum – zum, Que essa terra é desmedida E devia ser comum; Devia ser repartida Um taco pra cada um. Há mais de cinquenta anos Protestava já de pé A ganância pela terra Dos homens de pouca fé, Num cantar de patativa, Patativa do Assaré.

Esse poema se relaciona à. ( a ) falta de investimento na agricultura. ( b ) falta de proteção ambiental. ( c ) necessidade de mão de obra no campo. ( d ) necessidade de reforma agrária.


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 9º ANO