Page 1

ATIVIDADES D1- Qual é o tema central dos textos acima? D5 - O que motivou o menino fez a pergunta: Ô mãe, tem certeza que o Dom Pedro I escolheu a Independência? D10 – Para você o Brasil realmente é um país livre? D6- Identifique o gênero textual que é comum aos textos acima (marque x) a) humorístico b) publicitário c) informativo d) interpessoal D18 - Os textos acima apresentam uma opinião sobre a independência do Brasil. Identifique-a. Qual a opinião tradicional sobre a independência do Brasil?

1

2

3

A história oficial você já conhece: Pedrinho de Alcântara Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, o príncipe regente do Brasil, encontra com uma tropa portuguesa que papai D. João havia mandado atrás do filhinho bagunceiro. E ali, às margens do Rio Ipiranga, em um arroubo quixotesco, Pedrinho de Alcântara desembainhou sua espada, ergueu-a e gritou para os portugueses: “Independência ou Morte!” Tudo isso aconteceu em 7 de Setembro de 1822 e assim Pedrinho virou D. Pedro I, o imperador do Brasil. Essa é a história que você encontra em qualquer livro didático. A versão da independência vem acompanhada da tela do pintor Pedro Américo. Essa obra que não corresponde a realidade pois foi concluído em 1888 – iniciado em 1885 -

ATIVIDADES D20 – Quais as formas que foram usadas para retratar a independência do Brasil, acima? Explique. D14 - Qual a tese usada para defender que a pintura de Pedro Américo não corresponde a realidade? D23 - Qual o humor apresentado no texto 1? D2 - Qual o nome completo de D. Pedro I? D2 - Quando e onde foi proclamada a independência do Brasil? D2 - O texto três corresponde a qual imagem? D5 – O que pode significar a frase dita por D. Pedro no texto 1?

Interpretaçao independencia do brasil  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you