Issuu on Google+

Escola Estadual Dr. Joaquim Vilela

2013

Atividades de Verificação da Aprendizagem em Geografia Nº:

Nome:

Disciplina: Geografia Bimestre: 1º

Série: Turno:

Turma:________ ______

Data: __/__/_____

Professora:

1. Leia o texto abaixo que define os termos de território e territorialidade. (1.2) Os conceitos de território e territorialidade estão interligados. O território é o espaço que sofre o domínio de vários agentes políticos, econômicos e sociais), e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade. Disponível em: <htt p://ge opoli t i c a t ocol ando.bl ogs pot .c om/2010 /04 /front e i ra -territorio-e-territoria lida de.html>. Aces s o em: 12 jul. 2011. Ada pta do.

Os vereadores, que são um dos agentes políticos, interferem no território ao A) cobrarem impostos. B) construírem casas. C) elaborarem leis. D) fecharem clubes. 2. “(...) é por meio do trabalho que as pessoas transformam a natureza e constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança”. (2.1) Observe as imagens a seguir e assinale a alternativa correta (A) (B) (C) (D)

A) As imagens A e C são espaços que assumem a função de lazer e as imagens B e D a função de comércio e moradia. B) Todas as imagens são espaços que assumem a função de comércio. C) As imagens B e D são espaços que assumem a função de comércio. D) As imagens A e D são espaços que assumem a função de lazer e as imagens B e C a função de comércio e moradia. 3. Leia o texto abaixo que aponta o resultado de uma pesquisa. (9.2) A pesquisa “A geração interativa na Ibero-América”, realizada em 900 escolas públicas e privadas de sete países da América Latina (Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, México, Peru e Venezuela), concluiu que, para a maioria dos 25 mil estudantes entrevistados, o computador, celular, videogame e a TV significam diversão e que ainda são pouco usados com função educativa. Disponível em: <htt p://e duca rpa ra cre s ce r.a bril .c om.br/c omporta me nto/ge ra ca o -intera tiva -427328.s html>. Aces s o em: 9 jul. 2011. Ada pta do. O resultado dessa pesquisa demonstra a mundialização de um fenômeno A) comercial. B) econômico. C) político. D) tecnológico. 4. Leia o texto abaixo e compare o que foi estabelecido por duas constituições brasileiras. (3.2) A Constituição brasileira de 1934 estabeleceu o salário mínimo, a jornada de trabalho de 8 horas, o repouso semanal, as férias remuneradas, a indenização por dispensa sem justa causa, a assistência médica ao trabalhador e à gestante. A Constituição brasileira de 1988 estabe leceu que todos têm direito: à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância, à assistência aos desamparados. Disponível em: <htt p://pt.wi ki pe di a .org/wi ki /> Aces s o em: 03 a br. 2011. Ada pta do. De acordo com esse texto, a Constituição brasileira de 1988 A) ampliou os direitos sociais da população. B) aprovou a construção de moradias populares. C) aumentou a duração do ensino fundamental. D) autorizou o pagamento do auxílio natalidade.

5. Observe as imagens abaixo. (3.1) Essas imagens apresentam A) as ações que preservam o ambiente. B) as diferenças do espaço geoeconômico. C) o lazer em áreas urbanas e rurais. D) o trabalho como forma de


inclusão. Observe as fotografias abaixo. ( I ) Essas fotografias demonstram uma característica da sociedade atual, que é a desigualdade A) artística. B) econômica. C) política. D) tecnológica.

SIMIELLI, Maria Elena. Geografia. São Paulo: Àtica, 2007. 5º ano do ensino fundamental. 7. Leia o texto abaixo. (7.2) O próprio nome já diz: Bonito. Essa cidade que alguns anos atrás era praticamente desconhecida, hoje é referência de turismo ecológico no Brasil. A descoberta de suas belezas leva a cada ano mais e mais turistas para lá. Cresce, então, o desafio de evitar a destruição do que a cidade tem de mais precioso. Empresários unidos à comunidade trabalham duro para preservar tanta “boniteza”.Dis ponível em: htt p://pe gntv.gl obo.com/Pe gn/0 ,6993 ,L IR1 6344 8 -5027 ,00.html . Aces s o em: 28 ma r. 2012. *Ada pta do pa ra fins didá ticos . Há a necessidade de as pessoas prepararem-se para usufruir adequadamente do mundo do lazer, preservando a natureza. Essa necessidade é satisfeita atr avés da A) cobrança de multas para aqueles que degradarem os atrativos turísticos visitados . B) divulgação dos atrativos turísticos pelas diversas esferas governamentais . C) gratuidade dos ingressos para a visitação de museus, parques ecológicos e galerias de arte. D) implementação de uma educação para o turismo por meio do sistema oficial de ensino formal e informal. 8. Leia o texto, abaixo, sobre uma região do Estado de Minas Gerais. (8.2 / X) É uma das regiões mais ricas do Estado, com a economia voltada ao agronegócio. As principais indústrias ali instaladas relacionam-se aos setores de processamento de alimentos e de madeira, de açúcar e álcool, fumo e de fertilizantes. Possui o Porto Seco do Cerrado, com infraestrutura para atender a importadores e exportadores. A região é marcada por eventos de grande importância nacional. É, também, um importante polo em genét ica de bovinocultura. Disponível em: htt p://mi ne i rofact s.c om.br/e -l ogo-a li /mi na s -ge ra i s -tri a ngul o -mi ne i ro> Aces s o em: 03 a br. 2011. Ada pta do.

Nesse texto, as características culturais apresentadas referem -se à região do A) Alto Parnaíba. B) Norte de Minas. C) Rio Doce.

D) Triângulo Mineiro.

9. Observe as imagens abaixo que apresentam pai sagens urbanas. (3.1)

Os elementos representados nessas paisagens conferem ao local sua identidade A) ambiental. B) cultural. C) política. D) tecnológica. 10. Leia o texto abaixo sobre a Agenda 21. (19.1) Agenda 21 é um plano de ação formulado internacionalmente para ser adotado em escala global, nacional e local por organizações do sistema das Nações Unidas, pelos governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana gera impactos ao meio ambiente. Dis ponível em: <http://www.ins titutoa tkwhh.org. br/compendio/?q=node/21>. Aces s o em: 9 jul. 2011. Uma das diretrizes desse plano de ação é A) combater a prática do desmatamento. B) impedir o crescimento populacional. C) limitar o número de unidades industriais.


D) proibir a utilização da biotecnologia. 11. Leia o texto abaixo. (5.2) A estruturação interna das cidades obedece, prioritariamente, à lógica de localização das camadas de mais alta renda. Estas procuram localizar-se em áreas com boa acessibilidade ao centro principal e, ao fazê -lo, pioram a acessibilidade das outras áreas. Com o deslocamento progressivo dos serviços e equipamentos urbanos na direção das áreas de mais alta renda, a localização das outras classes vai se tornando relativamente pior. Dis ponível em: htt p://urba ni da de s .a rq.b r/2009 /05 /s e gre ga c a o -e s pa c i a l -urba na /. Aces s o em 26 ma r.2012. *Ada pta do pa ra fins didá ticos .

Nesse texto, a segregação espacial urbana provoca a A) ampliação do setor primário da economi a. B) diminuição da oferta de empregos formais . C) melhoria de vida da população de baixa renda . D) valorização de parcelas do espaço da cidade. 12. O texto abaixo fala sobre uma lei que regulamenta a melhor convivência das pessoas em Belo Horizonte - MG. (18.1) Um conjunto de normas, que regulam a utilização do espaço urbano pelos cidadãos, foi regulamentada em Belo Horizonte, em 2010. A utilização de passeios públicos, a instalação de mobiliário urbano, o exercício de atividades profissionais ao ar livre e a instalação de faixas e cartazes de publicidade em locais públicos são alguns dos itens contemplados pelo regulamento municipal. Disponível em: <http://porta l pbh.pbh.gov.br/pbh/e c p/c omunida de .do?e ve nto=portl e t& pIdPl ce cpTa xonomi a Me nu Porta l&a pp=legis la ca o &ta x=12157&la ng=pt_BR&pg=6480&ta xp=0&>. Aces s o em: 10 jul. 2011. Ada pta do.

Essa lei é o A) Código de Posturas. B) Estatuto da Cidade. C) Plano Diretor. D) Projeto Urbanístico. 13. O gráfico abaixo apresenta o crescimento da população brasileira. (9.3) Esses dados indicam que o crescimento populacional foi maior entre os anos A) 1960 e 1970. B) 1980 e 1990. C) 1990 e 2000. D) 2000 e 2010.

Dis ponível em: htt p://www .po t e nc i a l pe s qui s a s .c om/downloa ds /Cres cimento_da _Popula ça o_bra s ileira .pdf. Aces s o em: 8

14. Leia o texto abaixo. (18.1) “É uma lei municipal que estabel ece diretrizes para a ocupação da cidade, que deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as suas potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. Desta forma, a prefeitura, em conjunto com a sociedade, busca uma forma de crescimento da cidade coletivamente construída, tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.” Dis ponível em: <htt p://pl a no.it a ja i .s c .gov.br/> Aces s o em: 15 fev. 2011. A lei municipal que estabelece essas diretrizes é o A) Plano Diretor Municipal. B) Orçamento Participativo. C) Código de Posturas. D) Cadastro de contribuinte. 15. A charge, abaixo, evidencia uma característica da globalização. (5.2) Essa característica é A) a segregação de pessoas. B) a exploração da mão de obra. C) o domínio dos militares sobre os civis. D) o aumento do desemprego nas cidades.


diagnostica geografia_8ano1