Page 1

Escola Estadual Dr. Joaquim Vilela

2013

Atividades de Verificação da Aprendizagem em Geografia Nº:

Nome: Disciplina: Geografia

Série:7

Bimestre: 1º

Professora:

Turno:

Turma:________ ______

Data: __/__/_____

1. As fotografias abaixo mostra ma Avenida Rio Branco, em Juiz de Fora- MG,em datas diferentes.(1.1) O espaço urbano sofreu mudanças, que promoveram a A) ampliação do setor primário da economia. B)introdução de novos meios de transporte. C)preservação dos imóveis mais antigos. D)valorização das áreas verdes da avenida. 2. Observe as paisagens abaixo e responda a questão a seguir.(2.1) Diferentes atividades podem ser desenvolvidas nas paisagens 1e2. Algumas delas aparecem a seguir. Enumere-as ( )Plantações ( )Indústrias ( )Agroindústrias ( )Comércio ( )Criação de animais A sequência correta dessa associação é A) 2,1,1,2,1 B) 1,2,1,2,1 C) 1,1,2,2,1 D) 2,2,1,1,2 (1)

(2) 3. As imagens abaixo apresentam a cidade de Maringá, no Paraná, em anos distintos.(1.1) 1970 2006

Nessas imagens, as mudanças observadas no espaço urbano de Maringá decorrem A)da expansão sociocultural. B)da preservação ambiental. C)do crescimento populacional. D)do processo de municipalização.

4. Leia o texto abaixo relacionado às metrópoles brasileiras. 5. Leia o texto abaixo (8.1) (5.1) Ao se apropriar em da natureza e transformá-la, os seres humanos Umadascaracterísticasmaismarcantesdasmetrópolesbrasileira criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de séasegregaçãoespacialdasclassessociaisem áreas distintas que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas da cidade. Basta uma volta pela cidade –e nem precisa ser representações, ou seja, crenças, valores, normas(direito)e uma metrópole –para constatar a diferenciação entre os interesses políticos e econômicos. bairros. Disponívelem:htt p://e duca c ao.uol .c om.br/ge ografi a/e spac oDisponívelem:<htt p://urbani dade s.arq.br/2009 /05 /se gre gac a ge ografi co-soci e dade-transforma-a-nature za.j ht m.Acesso o-e spac i al-urbana/>.Acesso em:12 jul.2011.Adaptado. em:29mar. 2012. A segregação espacial pode contribuir para o aumento da Nesse texto, a transformação da natureza está relacionada com a A) concentração fundiária. B) cultura. A) arte. B) poluição atmosférica. C) geologia. D)história C) população desempregada. D) violência urbana. LEIA O TEXTO O shopping Center ocupa cada vez mais um lugar privilegiado na mente das pessoas na hora de optar pelas atividades a serem exercidas em seu tempo livre. A ênfase cada vez maior no oferecimento de um leque amplo de opções de cultura, arte, música e até esportes sinaliza uma nova fase inaugurada há alguns anos pelos shoppings, Que vêm procurando renovar seu conceito original de centro de compras, ampliando-o para centro de lazer. Disponívelem:htt p://www.novom il e ni o.br/comuni c ac oe s/1 /arti go/4 _apare ci da.pdf.Acesso em24mar. 2012.*Adaptadoparafinsdidáticos. Os shoppings tornam-se centros de lazer,porque eles A) impedem o comércio de ambulantes. B) oferecem espaços planejados e seguros. C) proíbem a cobrança do estacionamento. D) promovem a igualdade entre as pessoas.


7. O gráfico abaixo relaciona a modalidade de transporte utilizada pela população de São Paulo e sua renda. (6.2)

8. Leia o texto abaixo que apresenta um dos problemas ambientais urbanos.(8.1) A poluição gerada nas cidades é resultado,principalmente,daqueimadecombustíveisfósseiscomo ,porexemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel).A queima desses produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Disponívelem:<http://pt.wi ki pe di a.org/wi ki /P robl e mas_ambi e nt ai s_no_Brasil >Acesso em:10 jul.2011.Adaptado. De acordo com esse texto, há uma relação entre problemas ambientais e B) a ocorrência de epidemias. A) a extração de minerais. C) o descaso da prefeitura. D) o uso de automóveis.

SM: salário mínimo. Disponívelem:http://brasil .i ndyme di a.org/me di a/2006 /12 //369497 . Nesse gráfico, constata-se que os usuários de renda mais elevada utilizam, majoritariamente, B) ônibus. A) trem. C) metrô. D) lotação 9. Leia o texto abaixo.(4.2) Nascidadespequenas,apraçaaindaéolocalondeseencontramamigos,compadres,comadres,crianças,jovense nemtãojovensassim.Emqualquerhoradodia,alguémfazusodoespaço,sejaparadescansar,passearcoma família,praticaralgumaatividade,comoleroujogardominócomosamigos, brincar, ter contato com a natureza, aliviar as tensões do dia a dia ou para simplesmente fugir da solidão. Disponível em:http://www.geointeracao.com.br/artigos/vol1n1/ARTIGO_LILIAN. Na praça, um dos elementos que identifica a territorialidade do lazer é A) a área para o estacionamento. B) a presença de árvores e flores. C) o local ocupado pelo posto policial. D) o parquinho para as crianças. 10.O mapa, abaixo, destaca algumas cidades turísticas de Minas Gerais. (7.1)

Nessas cidades, predomina o turismo A) histórico. B)industrial. C)planejado. D)rural.

11.Leia o texto abaixo.(5.2) A estruturação interna das cidades obedece, prioritariamente, à lógica de localização das camadas de mais alta renda. Estas procuram localizar-se em áreas com boa acessibilidade ao centro principal e, ao fazê-lo, pioram a acessibilidade das outras áreas. Como deslocamento progressivo dos serviços e equipamentos urbanos na direção das áreas demais alta renda, a localização das outras classes vai se tornando relativamente pior. Disponívelem:htt p://urbani dade s.arq.b r/2009 /05 /se gre gacao-e spac i al -urbana/. Acesso em26mar.2012.*Adaptadoparafinsdidáticos

Nesse texto a segregação espacial urbana provoca a A) ampliação do setor primário da economia. B) diminuição da oferta de empregos formais. C) melhoria de vida da população de baixa renda. D) valorização de parcelas do espaço da cidade. 12.Observeasimagensabaixo.(4.2) Elas representam as áreas de A) eventos culturais. B) especulação imobiliária. C) desenvolvimento industrial. D) preservação ambiental. Teatro Central Juiz de Fora-MG Museu Imperial, Petropolis,RJ Feira de São Cristovão RJ 13.LeiaotextoabaixosobreaAgenda21.(19.1) Agenda 21 é um plano de ação formulado internacionalmente para ser adotado em escala global, nacional e local por organizações do sistema das Nações Unidas, pelos governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana gera impactos ao meio ambiente. Uma das diretrizes desse plano de ação é A) combater a prática do desmatamento. B) impedir o crescimento populacional. C) limitar o número de unidades industriais. D) proibir a utilização da biotecnologia. 14.Observe as fotografias abaixo.(2.2) Vendedores ambulantes (Brás, SP) Shopping Center SP

Condomínio na Barra da Tijuca,RJ

Essas fotografias demonstram uma característica da sociedade atual, que é a desigualdade.

Vila dos Pescadores, Cubatão, SP.


B) art铆stica.

B) econ么mica.

C) pol铆tica.

D) tecnol贸gica

diagnostica geografia_7ano_1  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you