Page 1

Cotação Lê atentamente o texto e responde às questões que se seguem.

Localizados em regiões próximas do mar, o chaparral é um ambiente constituído por florestas e matas de folha persistente. Nas zonas mediterrânicas são frequentes a azinheira, o pinheiro-manso e inúmeros arbustos. Este ambiente, para além das zonas próximas do mediterrâneo, existe na Califórnia, México, Chile, Austrália e África do Sul. Nestes locais, embora a flora seja semelhante, podem encontrar-se espécies com diferentes características. No chaparral, o Inverno é muito suave e o Verão quente e seco

Figura I - gráfico termopluviométrico Carateriza o tipo de clima deste ambiente natural. --------------------------------------------------------------------------------------------------------Analisa o gráfico termopluviométrico referindo os meses em que se regista: A temperatura mínima; ……………………………………………………... A temperatura máxima; ……………………………………………………… A precipitação mínima; ………………………………………………………. A precipitação máxima. ………………………………………………………. Observa a figura, que representa vários seres vivos.

Figura II Sabendo que as plantas produzem o seu próprio alimento e os animais comem plantas ou outros animais, atribui, a cada letra da figura, um dos números da chave. Chave: I – Produtor II – Consumidor………………………………………………………….. Refere como se denomina o processo em que as plantas fabricam alimento?…………………………………….. Substitua as letras do diagrama, que representa a equação simplificada da fotossíntese, pelos termos da chave. Chave: I – Luz solar; II – Amido; III – Oxigénio; IV – Clorofila; V – Dióxido de carbono; VI – Àgua A cada uma das afirmações que se seguem, atribui o factor do ambiente que Ihe corresponde. Factores de Ambiente. Luz; Temperatura; Humidade No Inverno, os répteis e os anfíbios entram num estado de dormência. Quando o tempo está muito seco, os caracóis fecham-se nas suas conchas. As andorinhas voam para os países mais quentes no fim do Verão. O arminho apresenta uma pelagem castanha no Verão e branca no Inverno, o que Ihe permite uma melhor camuflagem. Quando está calor, os cães permanecem com a língua fora da boca para se refrescarem. A grande quantidade de água existente na Terra torna-a diferente dos outros planetas. Observa a figura que representa, de uma forma simplificada, o ciclo da água.


Figura III - Esquematização do Ciclo da água se refere os estados da matéria em que a água pode ser encontrada? Substitua as letras da figura pelas designações da chave. Chave: ……………………………………….. I – Condensação II – Precipitação de chuva ……………………………………… III – Precipitação de neve IV – Infiltração ………………………………………. V – Evaporação VI – Transpiração VII – Lençol de água ……………………………………….. A figura representa as principais causas de degradação dos ecossistemas. Atribui, a cada uma das imagens, um número da chave. Chave: Colheita excessiva e comércio de animais e plantas ………………………. Utilização maciça de pesticidas e herbicidas ………………………… Caça furtiva e mal organizada …………………….. Destruição de habitats ……………………… Tráfego e perturbações humanas ……………………………

Figura IV Poluição da água e da atmosfera ………………………….. A Puberdade caracteriza-se por transformações profundas na morfologia, na fisiologia e mesmo no comportamento, que incluem a maturação dos órgãos sexuais e determinam modificações no aspecto geral do corpo. - Analiza a figura e responde à questao.

Escreva as principais mudanças físicas da puberdade, identificadas com os número de 1 a 11 da figura.


Ciencias naturais – 8º ano  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you