Issuu on Google+

ESCOLA:______________________________________________________________ AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE GEOGRAFIA DATA: __/__/__ Professor (a): ___________________________________________________ Aluno (a): _____________________________________________________ 7° ano Turma: _______ (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 1. O uso dessa expressão tem a finalidade de: a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento. b) garantir que o desenvolvimento atual não se sustenta. c) sustentar o meio ambiente de forma a prejudicar seu desenvolvimento. d) propor a combinação correta entre desenvolvimento e meio ambiente. 2. A imagem abaixo representa a pobreza da região do Vale do Jequitinhonha no Estado de Minas Gerais. Deste modo podemos afirmar que: a) O Vale do Jequitinhonha é umas das regiões mais pobres do estado de Minas Gerais. b) O acúmulo de dinheiro formado pela economia do Vale do Jequitinhonha tem importância muito significativa para Minas Gerais. c) A região Vale do Jequitinhonha possui muita mão-de-obra qualificada. d) O numero de pessoas que sabem ler e escrever são alta no Vale do Jequitinhonha.

3. Observe atentamente as imagens abaixo: Com relação às figuras apresentadas é correto dizer que: A) ambas representam o espaço urbano da cidade de Ituiutaba em momentos diferentes. B) ambas representam o espaço rural. C) as figuras acima representam um mesmo lugar em situações semelhantes. D) as figuras representam à cidade de Ituiutaba no inicio do século XX. FIGURA 1 FIGURA 2 4. A partir de conhecimentos a respeito dos elementos da natureza, assinale a alternativa abaixo que corresponde a características corretas sobre domínio: a) Domínio é o conjunto natural onde há uma interação entre os elementos da natureza com um deles predominando. b) Faixa de transição é a área de terra onde há certa semelhança dos elementos naturais. c) Clima e relevo não são os elementos mais importantes do domínio por se constituírem na causa dos demais. d) A vegetação não é considerada um dos elementos definidos da paisagem, pois é o elemento mais resistente da paisagem. 5. Assinale a alternativa abaixo que corresponde a leitura e interpretação do gráfico: a) A maior concentração demográfica da população brasileira em áreas rurais, no período de 1940 a 1980, foi resultado da predominância das atividades agroexportadoras na geração da riqueza nacional. b) O expressivo crescimento populacional entre 1970 e 2000 foi conseqüência direta dos programas de incentivo à natalidade, promovidos pelos governos militares, e direcionados, especialmente, para as populações urbanas de baixa renda. c) Entre 1940 e 2000, a inexistência de variação da população rural decorreu das migrações internas e, principalmente, da decadência e estagnação das lavouras de cana-de-açúcar, café e soja. d) A crescente concentração da população brasileira em áreas urbanas, a partir de 1970, esteve associada, entre outros aspectos, à ampliação dos setores industriais e de serviços e à atração exercida pelas cidades. Fonte: Censo demográfico 2000. IBGE. "Se cada uma das seis bilhões 6. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e de pessoas da Terra tivesse recursos no mundo atual, pode se afirmar que: computador, celular e carro a) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o consumissem a mesma conservacionismo e o preservacionismo ambiental. quantidade de água, de cereais b) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser e de energia que os disseminado entre os diferentes povos. americanos, seria preciso quatro c) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e planetas para dar conta do insustentável. recado.” d) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão "Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75. norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.


7. Observe atentamente as imagens abaixo.

Figura 1

Figura 2

Figura 3 Figura 4 As paisagens urbanas que demonstram respectivamente oportunidades de cultura, trabalho e lazer, são: a)1,2,3 e 4; b)1,2 e 3; c) 2,3 e 4; d) 1 e 4. 8 . As imagens abaixo evidenciam formas de cultura sustentáveis e insustentáveis. O que deve ficar à mostra é a diversidade das relações entre cultura e natureza no uso do território. A partir deste contexto assinale qual das imagens abaixo representa a sustentabilidade das relações entre cultura e natureza.

a) Observe o mapa:

b)

c) d) 9. Assinale a alternativa que representa a tradição mineira, paulista e gaúcha, nesta ordem:

a) 3- Fandango e 4- Festa do Peão de Barretos. b) 3- Fandango, 4- Festa do Peão de Barretos e 1- Parintins. c) 2 - Festa de Nossa Senhora do Rosário, 4- Festa do Peão de Barretos e 3- Fandango. d) 4- Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos,1- Parintins e 3Fandango.

Leia atentamente o texto abaixo: A Política Nacional da Biodiversidade, instituída por decreto, estabeleceu princípios e diretrizes norteadores das ações de conservação, adotando, em geral, aqueles estabelecidos na Convenção sobre Diversidade Biológica e na Declaração do Rio, ambas de 1992, na Constituição e na legislação nacional vigente sobre a matéria. Tem como objetivo geral a promoção, de forma integrada, da conservação da biodiversidade e da utilização sustentável de seus componentes, com a repartição justa e eqüitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos, de componentes do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais associados a esses recursos. www.anppas.org.br/encontro.../TA204-03032006-163000.DOC, acessado em 14/10/2011

10. É considerado objetivo da Política Nacional da Biodiversidade a) A conservação da biodiversidade. b) Utilização insustentável dos componentes da biodiversidade. c) Buscar formas de produção de energia sem preocupar-se com impactos sobre a Biodiversidade. d) Acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais visando à comercialização internacional e exploração dos recursos biológicos.


11. Observe a charge, analise as proposições e identifique a resposta CORRETA: a) A proliferação da vida tranqüila nas cidades vem criando um novo modelo de segregação espacial. b) Jovens negros e pobres das periferias não são as maiores vítimas da violência. c) A má distribuição de renda e a ausência de programas sociais que ofereçam oportunidades aos cidadãos mais jovens são responsáveis pelo aumento da violência. d) De acordo com o relatório da ONG Watach Social, o Brasil está entre os países menos violentos do mundo. Nas últimas décadas, a indústria do entretenimento - sinônimo de lazer 12. De acordo com o texto podemos afirmar que: para muitos - seduz o consumidor, sugerindo-lhe as sessões a) O objetivo da mídia não esta ligada ao consumismo. adequadas para sua satisfação. Vê-se então a idéia reducionista do b) O entretenimento é uma excelente forma de lazer sendo alimentada e veiculada pelos meios de comunicação de turismo. massa sendo que mal interpretada, a idéia é vendida, na maioria dos c) O texto está alertando que a finalidade exclusiva da casos, como atividade físico-esportiva, artístico-cultural, recreativa, ao mídia é o condicionamento do público ao consumo de ar livre e/ou em espaços intencionalmente construídos para tais fins, toda espécie de bem e/ou serviço, dentre os quais com um grande número de pessoas bonitas e felizes, e uma destacamos o lazer. parafernália de produtos que referenciam, socialmente, a qualidade de d) A mídia não é necessária na indústria do tal lazer. entretenimento. Leia atentamente o texto. A atividade turística corresponde a um segmento promissor na economia mundial, tendo se destacado enquanto importante manifestação cultural da modernidade. Em escala mundial, o turismo sustentável abarca o reconhecimento de um ecossistema global e representa uma forma eficaz e sustentável (permanente) de acesso à natureza, que tem como contrapartida seu princípio ético subjacente de preservação/educação ambiental. Este projeto valoriza o turismo em seu potencial educativo, priorizando e difundindo a diversidade cultural e biológica regional; bem como, promovendo uma nova alternativa econômica com preservação do ambiente. 13. Qual das imagens abaixo não apresenta uma forma de turismo sustentável.

a)

b) c) d) Leia o texto abaixo: A Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso. A lei também acaba com as penas pagas em cestas básicas ou multas, além de englobar, além da violência física e sexual, também a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral. 14. O texto acima trata de qual assunto: a) Cidadania e direitos sociais. b) Segregação espacial. c) Cotidiano urbano. d) Padrão de produção e consumo. Leia com atenção: A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. 15De acordo com este conceito qual das afirmações a seguir representa uma situação real: a) O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável. b) Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta idéia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos. c) Nos dias de hoje ocorre uma relação amigável entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente d) Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.


Avaliação diagnóstica geografia 7° ano do c do c do c