Issuu on Google+

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Diretoria Educacional - DIRE - Equipe Pedagógica

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS – 7º ANO Escola: Nome: Turma:

Turno:

Data da Aplicação: __ / ___/__

Questão 1 “Sabia que você nunca está sozinho no mundo? À sua volta, existe sempre uma imensa quantidade de seres vivos. Uma gota d'água pode conter milhares de minúsculas plantas e animais. Existem seres vivos habitando o solo, o ar, a água congelada, as águas profundas. A vida é encontrada em quase toda parte da Terra. As formas de vida são muito variadas: águas vivas, mofo do pão, pólen das plantas superiores, pássaros, vermes, plantas, cogumelos etc. “ Disponível em http://goo.gl/gPn4wl. Acesso em 29/07/2013.

Tem sempre alguém querendo arrumar alguma coisa... A sua mochila, mesmo... Olhe para ela! Tem cadernos ou folhas de fichário... Um bilhetinho especial... um perfume... E o estojo? No estojo, você coloca canetas, lápis, borracha... Nesse momento, você está classificando e colocando em ordem as coisas.

Por isso a necessidade de uma classificação e separação dos animais e vegetais por grupos, de acordo com as semelhanças e características de cada ser vivo. O cachorro é um exemplo de animal vertebrado do grupo dos mamíferos.

Marque a alternativa correta abaixo da principal característica de outros animais que estão classificados no mesmo grupo dos cachorros, que é um mamífero.

(a) (b) (c) (d)

possuem glândulas mamárias, com função de amamentar. passam uma fase da vida na água e outra em ambiente terrestre. possuem penas, com função de impermeabilização, voo e isolamento térmico. possuem escamas, com função de revestimento, proteção e deslizamento na água.

Superintendência Regional de Ensino de Varginha, MG - Ciências

Página 1


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Diretoria Educacional - DIRE - Equipe Pedagógica Questão 2 A grande diversidade de seres vivos apresenta semelhanças e diferenças entre si, o que os leva a serem agrupados separadamente em categorias as quais denominamos: reino – filo – classe – ordem – família- gênero – espécie. Associe as duas colunas, relacionando os reinos aos seus respectivos seres. REINO

SERES

( 1 ) Monera. ( 2 ) Protista. ( 3 ) Fungi. ( 4 ) Plantae. ( 5 ) Animalia.

( ) Procariontes. ( ) Eucariontes, autotróficos pluricelulares. ( ) Eucariontes, diversificados, com representantes que voam. ( ) Unicelulares e eucariontes ( ) Heterotróficos que apresentam parede celular de quitina

A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é (a) 1, 5, 4, 2, 3. (b) 1, 4, 5, 2, 3. (c) 3, 2, 1, 5, 4. (d) 4, 5, 1, 3, 2.

Questão 3 Com o prazo de validade vencido

Não é por maldade que fungos e bactérias estragam o que nós pretendíamos comer, mas por uma questão de sobrevivência! Para se reproduzir, eles precisam de água e de alimentos dos quais possam retirar proteínas, gorduras e carboidratos. Num copo de leite ou numa fruta, por exemplo, eles têm tudo isso à disposição. Então, se multiplicam depressa e de várias formas. O problema é que fungos e bactérias não só se reproduzem nos alimentos, como também fabricam substâncias que se desprendem deles. Muitas delas exalam forte cheiro e são prejudiciais à nossa saúde! Embora microrganismos como fungos e bactérias estejam no ar, na água, na terra e tenham papel importante na decomposição dos alimentos, é possível conservar o que iremos comer. Basta preparar os alimentos com as técnicas certas!

Maria Emília Caixeta Castro Lima, Selma Moura Braga, Orlando Aguiar Jr., Faculdade de Educação e Centro Pedagógico, Universidade Federal de Minas Gerais. Fragmento de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/134/com-oprazo-devalidade-vencido. Publicado em 15/04/2003 | Atualizado em 30/03/2010

Superintendência Regional de Ensino de Varginha, MG - Ciências

Página 2


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Diretoria Educacional - DIRE - Equipe Pedagógica De acordo com texto acima, apesar dos fungos e bactérias estragarem e decomporem os alimentos, eles também ajudam na fabricação de alimentos e remédios. Nas receitas de pães, o fermento biológico deve ser adicionado a um líquido morno, que pode ser água ou leite. Essa temperatura facilita o desempenho dos micro-organismos presentes no fermento conhecidos como___________ que realizam o processo de _____________e liberam ________ responsável pelo crescimento da massa, além de produzirem_______________ durante a realização desse processo. As palavras que completam corretamente essas lacunas acima são, respectivamente, A) bactérias, fermentação lática, oxigênio, ácido lático. B) bactérias, respiração celular, gás carbônico, ácido pirúvico. C) fungos, fermentação acética, oxigênio, ácido acético. D) fungos, fermentação alcoólica, gás carbônico, álcool etílico.

Questão 4 A água no mundo A água é muito importante para a nossa vida. Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia. Em nossahigiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc. Está presente também em nosso lazer, quando nos refrescamos no rio, nas praias ou nas piscinas. A água também é fundamental para ahidratação do nosso corpo quando bebemos água e outros líquidos. Utilizamos também nas tarefas domésticas, como lavar roupas, limpar pisos, etc. Há muita coisa a saber a respeito da água, ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água em mais de 70% do nosso corpo. A água é um elemento essencial para a nossa vida, mas a água potável não estará disponível infinitamente, ela é um recurso limitado. A água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando, trazendo grande perigo para a saúde e bem estar do homem. Por isso cada um de nós devem,os usar a água com mais economia. http://www.smartkids.com.br/especiais/agua

Superintendência Regional de Ensino de Varginha, MG - Ciências

Página 3


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Diretoria Educacional - DIRE - Equipe Pedagógica

De acordo com as informações acima, percebemos que a água é essencial para todos os seres vivos e temos que ter principalmente conscientização para evitar gastos e preservarmos o que ainda temos. Além disso, no nosso organismo, a água é um dos seus principais constituintes e não conseguimos sobreviver sem ela. Marque a alternativa correta onde consta um dos papeis da água no organismo e uma medida de preservação, respectivamente (a) fornecer energia para que ocorram as transformações e lavar o carro diariamente. (b) regular o funcionamento das transformações e deixar a torneira aberta ao escovar os dentes. (c) dissolver a maior parte das substâncias para que ocorram as transformações e evitar o desperdício da água de qualquer forma. (d) fornecer as substâncias para a construção das células do organismo e lavar a calçada diariamente.

Questão 5

Em um ecossistema os organismos estão em constante interação, ou seja, a existência de uma determinada espécie implica em prejuízo ou benefício de alguma outra, embora essas interações, mesmo quando negativas, fazem parte do equilíbrio natural entre os mais adaptados.

A Teoria de Darwin relacionada a essa ocorrência é a

(a) especiação. (b) evolução genética. (c) seleção artificial. (d) seleção natural.

Superintendência Regional de Ensino de Varginha, MG - Ciências

Página 4


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Diretoria Educacional - DIRE - Equipe Pedagógica Questão 6 A figura, abaixo, mostra um tipo de reprodução que ocorre em todas as espécies de animais.

Disponível em http://goo.gl/FJXuFt. Acesso em 30/07/2013.

Esse tipo de reprodução contribui para a evolução das espécies, pois permite

(a) aparecimento de novos indivíduos sem que haja troca de material genético. (b) formação de várias gerações em um curto espaço de tempo. (c) produção de descendentes com alta variabilidade genética. (d) produção de indivíduos com características idênticas.

Questão 7

Superintendência Regional de Ensino de Varginha, MG - Ciências

Página 5


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Diretoria Educacional - DIRE - Equipe Pedagógica A propriedade de "captar a vida na luz" que as plantas apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese de alimento. A organela (I), onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento (III) capaz de captar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em energia química. As indicações I, II e III referem-se, respectivamente a: (a) mitocôndria, respiração, citocromo. (b) cloroplasto, fotossíntese, citocromo. (c) cloroplasto, respiração, clorofila. (d) cloroplasto, fotossíntese, clorofila.

Questão 8 Observe atentamente a figura abaixo e assinale a alternativa que contém a sequencia correta dos órgãos assinalados.

(a) a – músculos b – articulações c – ossos. (b) a – ossos b – articulações c – músculos. (c) a – articulações b – ossos c – músculos. (d) a – articulações b – músculos c – ossos.

Questão 9 “Meu coração bate forte por você” A aceleração dos batimentos cardíacos, associada à emoção pelo afeto que sentimos por alguém, é um belo exemplo de integração entre os sistemas que compõem nosso organismo. Nesse exemplo de sensação, considerando as partes envolvidas (coração e cérebro, principalmente), podemos reconhecer uma ação conjunta dos sistemas: (a) Circulatório e nervoso. (b) Excretor e respiratório. (c) Nervoso e digestório. (d) Reprodutor e excretor. Superintendência Regional de Ensino de Varginha, MG - Ciências

Página 6


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Diretoria Educacional - DIRE - Equipe Pedagógica

Questão 10 Na natureza, em todos os seres vivos, ocorrem mudanças durante todo o tempo de vida. Leia o poema abaixo “É tudo tão complicado” Pedro Bandeira Por que tudo nesse mundo é feito para complicar? Por que é que a sobremesa não vem antes do jantar? Por que o recreio é tão curto, e a aula é tão comprida? Por que é que todos querem complicar a minha vida? A razão de tudo isso, acho que eu já descobri: todo mundo se aproveita porque ainda não cresci. Marque a fase da vida representada no poema acima. (a) fase adulta. (b) fase da infância. (c) fase do nascimento. (d) fase do idoso.

Questão 11 “Durante a infância, as gônadas (testículos nos meninos e ovários nas meninas) ainda não produzem hormônios. Durante a puberdade é que as gônadas do indivíduo amadurecem e começam a produzir quantidades cada vez maiores de hormônios sexuais, que levam a grandes transformações no corpo. Nessa fase começam a aparecer as características sexuais secundárias.” Assinale a alternativa que descreve corretamente as características sexuais secundárias que se desenvolvem durante a puberdade: (a) Meninas: alargamento dos ossos da bacia; desenvolvimento das mamas; depósito de gordura nas nádegas; início dos ciclos menstruais; / Meninos: aumento dos testículos e do pênis; crescimento da barba; ombros mais largos; voz grossa (b) Meninas: alargamento dos ossos da bacia; desenvolvimento das mamas; ombros mais largos; crescimento da barba / Meninos: aumento dos testículos e do pênis; voz grossa; depósito de gordura nas nádegas; início dos ciclos menstruais. (c) Meninas: alargamento dos ossos da bacia; desenvolvimento das mamas; ombros mais largos; voz grossa / Meninos: aumento dos testículos e do pênis; crescimento da barba; depósito de gordura nas nádegas; início dos ciclos menstruais. (d) Meninas: alargamento dos ossos da bacia; desenvolvimento das mamas; depósito de gordura nas nádegas; ombros mais largos; voz grossa / Meninos: aumento dos testículos e do pênis; crescimento da barba; início dos ciclos menstruais.

Superintendência Regional de Ensino de Varginha, MG - Ciências

Página 7


Ava ciencias 7ano