Issuu on Google+

As guerras no mundo Leve esse conteúdo para a sala com uma abordagem multidisciplinar, educando seus alunos para a paz Mônica Almeida Macedo

História - Pesquisa Assim que se definir o conflito que será estudado (de acordo com o planejamento anual), proponha uma pesquisa com os alunos sobre o acontecimento. Trace uma linha do tempo em um cartaz, com todos os episódios - comece por aquele que culminou com a guerra e termine com o que pôs fim ao conflito. Pergunte: qual foi o motivo dessa guerra? Quais interesses estavam envolvidos? O que se pretendia com ela? Foi uma guerra política ou religiosa? Etc.

Geografia - Localização em mapas Leve um mapa para a sala de aula e localize com os alunos a cidade onde ocorreu o conflito estudado (em qual país fica? Por que serviu de palco para o conflito? etc.). Comente sobre os aspectos geográficos no pré e no pós-guerra e apresente imagens (pesquise-as com antecedência). Procure mostrar também as mudanças geográficas ocorridas em outras cidades do mesmo país (ou seja, como a guerra repercutiu nas cidades vizinhas). Use desenhos comparativos.

Matemática - Gráficos Os alunos devem montar gráficos comparando: o número de soldados enviados para o conflito ao de vítimas fatais (dessas, quantas eram soldados e quantas eram civis?); o número de habitantes na cidade no pré e no pós-guerra etc. Peça que os alunos transfiram os gráficos para os seus cadernos.

Ciências – Influência na saúde Proponha que os alunos pesquisem sobre doenças e epidemias que surgiram durante o(s) conflito(s) estudado(s). Quais epidemias foram essas? Como foram erradicadas ou tratadas? Elas ainda existem nos dias de hoje?

Português - Letra de música Depois de estudar o conflito, leve para a sala a música "A Paz". Coloque para as


crianças ouvirem e peça que interpretem a letra (ofereça-a também em versão impressa). Reflita com o grupo sobre a mensagem da música, anote opiniões na lousa e, como fechamento, proponha uma discussão sobre como alcançar a paz a partir do respeito e do bem-querer ao próximo. Onde encontrar a música: http://letras.terra.com.br/roupanova/1109626/

Jogo: Guerra das Fitas Proposto por Marcelo Macedo, professor de educação física no Colégio Terra Brasilis, em São Paulo, este jogo diverte os alunos e os envolve numa esfera de disputa nãoviolenta. O objetivo é capturar a faixa que está na cintura dos colegas do time adversário, mas de um modo respeitoso, sem empurrar, machucar ou agredir. Confira.

Como jogar ★ Divide-se o grupo em dois times de igual número. Cada participante recebe uma fita (uma cor para cada grupo) e a prende na cintura. ★ Os times devem criar um brado de guerra e uma coreografia com os quais desafiarão o adversário. Cada time também terá um líder e, ao sinal deste, deve gritar o brado de guerra e realizar a coreografia estipulada. ★ Cada grupo deve ouvir, respeitosamente, o brado do adversário, sem expressar nenhuma resposta. Ao final, o professor apita e todos gritam "guerra", indo ao encontro do outro time para "lutar". ★ O objetivo é roubar a fita do time adversário e ao mesmo tempo proteger a sua. Os participantes não podem segurar sua própria fita, apenas protegê-la com movimentos de corpo. Também não é permitido segurar o adversário ou agredi-lo de nenhuma maneira. ★ O participante que perde sua fita deve deixar o jogo. Vence a equipe que capturar mais fitas e, assim, tirar todos os adversários da disputa.

★ Objetivo: criar uma situação de disputa pacífica, com respeito ao próximo; desenvolver a noção de liberdade individual ★ Local: quadra ou outro espaço aberto ★ Número de participantes: a partir de seis jogadores, divididos em grupos de número par ★ Materiais: fitas de 60 cm de duas cores (uma cor para cada time)


Asguerrasnomundo