Issuu on Google+

Nome:

Turma:

Escola:

Data:

1- (Caed 2011) Observe a imagem abaixo, que apresenta uma característica do mundo atual.

http://experimentandolinguagens.blogspot.com/, acessado em 10/12/2011

Nessa imagem está representada uma A) central de empregos B) indústria de base C) loja de departamentos D) rede de informação 2- Em 2009, a ONU (Organização das Nações Unidas) apresentou a lista de IDH dos diferentes países. O Brasil alcançou um índice de 0.8, que é considerado elevado na sua classificação. No entanto, o território nacional não é homogêneo e, portanto, dentre os estados tem-se diferentes índices. A região que apresentou o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo do país foi a região Nordeste, com destaque para os estados de Alagoas (0,633), Maranhão (0,647), Piauí (0,677), Paraíba (0,678) e Sergipe (0,687). A partir destes dados, marque a opção que melhor os explica: A) O Nordeste apresentou o IDH mais baixo em consequência da má qualidade de vida da população. B) O IDH de aproximadamente 0,6 de alguns estados nordestinos é consequência de um alto índice de escolaridade e longevidade da sua população. C) Este IDH é decorrente, dentre outros fatores, de uma igualdade na distribuição de terras na região, sendo fruto da apropriação do seu espaço desde a época da colonização. D) O IDH do Nordeste pode ser explicado pela existência de grandes indústrias na região, que permitiu o seu crescimento.


3- A possibilidade de lazer está intimamente relacionada ao espaço. No tempo dos nossos avós e pais, o lazer estava envolvido com as brincadeiras de criança, um bom papo entre os amigos, um passeio na praça da cidade. No entanto, o espaço geográfico sofreu transformações com a mundialização de fenômenos econômicos, culturais e tecnológicos e juntamente a esses fatos, o lazer ganhou novos significados. Diante dessa discussão, assinale a opção INCORRETA. A) Estamos diante de um cenário econômico e social, em que o lazer está reduzido a momentos individuais, como um acesso a internet, em assistir um programa de televisão, dentre outros. B) O lazer está, cada dia mais, relacionado com o consumo, visto que o lazer transformou-se em um passeio no shopping, numa loja e comprar produtos atuais (notebooks, mp4, etc). C) O lazer é diferenciado se compararmos a sua vivência nas grandes e pequenas cidades. D) Toda a sociedade tem acesso a este novo lazer promovido pela modernização tecnológica. 4- Ao longo do século XX, as características da população brasileira mudaram muito. Os gráficos mostram as alterações na distribuição da população da cidade e do campo e na taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no período entre 1940 e 2000.

Comparando-se os dados dos gráficos, pode-se concluir que A) Com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor. B) O aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade. C) Quando predominava a população rural, as mulheres tinham em media três vezes menos filhos do que hoje. D) Quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade.


5- Com a Globalização, uma nova ordem instalou-se no mundo. Esta ordem busca garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica. Diante deste cenário mundial, marque a opção correta. A) As empresas transnacionais, apesar de se instalar em outros territórios, continuam atreladas aos seus países de origem, principalmente, em relação à sua diretoria, ao conhecimento técnico e às bases financeiras. B) A nova Divisão Internacional do Trabalho estabeleceu trocas comerciais mais equilibradas entre as localidades. C) Com a diversificação da tecnologia e dos meios de comunicação, a oferta de empregos ficou maior para a população de baixa renda. D) A globalização permitiu uma maior interligação entre as economias nacionais e, assim, possibilitou a igualdade econômica e social entre os países.


9 ANO