Issuu on Google+

Candido Portinari Vida, obras e prêmios

André Rocha, Daniel Souza, Cláudia Gomes Williane Santana

ECA EDITORA CONTEMPORANY ART


Candido Portinari Vida, obra e prêmios

André Rocha, Daniel Souza, Cláudia Gomes e Williane Santana

ilustrações e diagramação

Cláudia Gomes consultoria

Leonardo Trota

ECA EDITORA CONTEMPORANY ART


Copyringht c 2012 do texto by Daniel Souza, André Rocha e Williane Santana Copyringht c 2012 das ilustrações by Cláudia Gomes

ECA

Copyringht c 2012 da edição by Contemporany Art

EDITORA CONTEMPORANY ART

CIP - Brasil. Catalogação na fonte. Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Rj. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. É proibida a reprodução total ou parcial sem a expressa anuência da editora.

A41d GOMES,Antônia Cláudia; ROCHA, André; SOUZA, Daniel; SANTANA, Williane. Cândido Portinari-Vida, obras e prêmios. 1ª Ed. - Rio de Janeiro. Editora Contemporany Art, 2012.

12 p.: il.

ISBN 978-85-637877-46-8

1. Arte - Apreciação 2. Artistas 3. PortinariVida, obras e pêmios,1903-1962 - Literatura Infanto- Juvenil 4. Pintores - Brasil - Literatura Infanto- Juvenil 5. Pintura Moderna Capa: Futebol, 1935. Óleo sobre tela de tecido, 97cm X 1,30mt Título original: Bincando com Portinari Tamanho do livro: 29,05 X 24cm Papel: Offset, 80 gramas Págs: 12

Consultor e Coordenador do projeto: Professor: Leonardo Trotta

CDD-759.6

98-022 Direitos Reservados c

EDITORA CONTEMPORANY ART

Av. Presidente Vargas, 1500. Centro - RJ- Brasil- CEP: 21250-432 Vendas: 21 80008422 ou 84392662 Site: www.edcompanyatr.com.br


Dedicamos esse trabalho aos professores que lecionam arte com objetivo de enriquecer a cultura de seus alunos com faixa etária entre 6 e 10 anos; Aos pais que acreditam na arte como uma influência positiva para o desenvolvimento humano e; As crianças que anseiam pelo conhecimento nesse momento tão importante de sua vida, que é a infância.


Cândido Portinari- Vida, obra e prêmios

O ARTISTA

O ARTISTA Você já deve ter ouvido falar de Portinari. Agora você irá conhecer esse artista que nasceu no dia 29 de dezembro de 1903 em Brodowski, uma pequena cidade do interior paulista. Cândido Torquato Portinari era filho de imigrantes italianos e mostrou seus primeiros sinais da vocação artística logo na infância. Portinari teve uma educação muito deficiente e não conseguiu completar o ensino primário. Mas após conhecer grandes artístas aprendeu a desenvolver técnicas das artes pláticas que encantou o mundo inteiro. Vam os via jar e c o nhec er a v id a de s s a personalidade que fez a diferença e esreveu seu nome na História da Arte.

Cândido Portinario Brodósqui, SP, 1903 /Rio de Janeiro, RJ, 1962

Viajando no tempo Em 1914, Portinari criou sua primeira gravura, um retrato do compositor Carlos Gomes, em carvão, copiando a imagem de uma carteira de cigarros. Apenas em 1919 é que ele vai para a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio. Em sérias dificuldades financeiras, Candinho chega a comer a gelatina química que recebe para misturar com as tintas. Retrato de Carlos Gomes, 1914. Desenho a carvão no papel. Tamanho: 43 X 42cm. Brodowisk, SP

04


Baile na Roça (1923/1924). Tam: 97 x 134 cm. Pintado em Brodowski-SP (Coleção Particular)

O Morro - 1936. Óleo sobre tela. Tam: 73x60cm

Em 1935, Cândido produz, "O Café" e inicia a que é considerada sua fase áurea (19351944). Em 23 de janeiro de 1939, nasce seu único filho, João Cândido. Depois, cria três painéis para o pavilhão do Brasil na feira mundial de Nova York. Lá ele faz uma retrospectiva com 269 obras, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio. Em 1940, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), o artista inaugura a exposição Portinari of Brazil e em 1942 cria o painel para a Biblioteca do Congresso dos EUA. 05


Cândido Portinari- Vida, obra e prêmios

O ARTISTA

Guerra e Paz, 1952-1056. Tam.: 14 X 10 cm cada.

Em 1944 o pintor trabalha no polêmico altar da Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte. Muito discutida pelos religiosos, tanto por suas formas arquitetônicas quanto pelo mural de São Francisco com o cachorro, a igreja só foi inaugurada em 1950. Ainda em 1950, Portini representa o Brasil na Bienal de Veneza. Dois anos depois, Portinari termina as obras da Igreja da Pampulha, também em Belo Horizonte. Ele faz o painel da sede da ONU, "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse", com 10 por 14 metros. Expõe 84 obras em Pariz. Candidata-se ao Senado pelo PCB, mas também não é eleito.

06

06


O ARTISTA

Cândido Portinari- Vida, obra e prêmios

Em 1953, Portinari inicia os painéis "Guerra" e "Paz", para a ONU e só terminaria em 1956. Em novembro de 2010, depois de 53 anos, elas voltaram ao Brasil e foram exibidas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

De 1955 à 56, Cândido realiza 21 desenhos com lápis de cor para uma edição de Dom Quixote, de Cervantes. A técnica era uma alternativa tentada por Portinari para escapar à intoxicação pelas tintas.

Três anos depois, faz as ilustrações para uma edição francesa de "O Poder e a Glória", de Graham Greene.

1960 foi o ano do nascimento da sua neta Denise, e ele passa a pintar um quadro dela por mês, contrariando as recomendações médicas.

Em 1962 a prefeitura de Milão convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari começar a tomar proporções fatais. No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram. 07


Principais obras Via Sacra Das quase cinco mil obras de Candido Portinari as mais prestigiadas e famosas foram: ? Os Milagres de Nossa Senhora; ? Via Sacra (composta de 14 quadros); ? Jesus e os Apóstolos; ? A Sagrada Família; ? Fuga para o Egito; ? O Batismo; ? Martírio de São Sebastião. ? Thierys Fernando B. S. Nascimento.

AS mais conhecidas Meio Ambiente; Colhedores de Café; Mestiço; O Lavrador de Café; O Sapateiro de Brodowski; Menino com Pião; Lavadeiras; Grupos de Meninas Brincando; Menino com Carneiro; Cena Rural; 08

A Primeira Missa no Brasil; São Francisco de Assis; Tiradentes; Ceia;Vila Santa Izabel. Vila Santa Izabel. Os Retirantes; Futebol; O Sofrimento de Laio; Criança Morta; Pipa.


Cândido Portinari- Vida, obra e prêmios

PRINCIPAIS OBRAS

Catálogo das mais conhecidas

Colhedores de Café O mestiço, 1934

Meio Ambiente

Sapateiro de Brodósqui Lavrador de Café Menino e o pião

Portinari, gostava de mostrava em suas pinturas, o dia-a-dia das pessoas como uma forma de denunciar os problemas sociais. No quadro Os retirantes, por exemplo, ele mostra pessoas magérrimas, sofridas e com expressões de miséria e fome.

Os retirantes, 1944

A partir desse pensamento, olhe novamente cada uma dessas pinturas e reflita sobre o que você realmente consegue enxergar nas obras de Portinari. 09


Cândido Portinari- Vida, obra e prêmios

PRÊMIOS

PRÊMIOS 1940 – Chicago (EUA) A Universidade de Chicago publica o primeiro livro sobre o pintor, Portinari: His Life and Art, com introdução do artista Rockwell Kent 1946 – Paris (França) Legião de Honra, concedida pelo governo francês 1950 – Varsóvia (Polônia) Medalha de Ouro, pelo painel Tiradentes (1949), concedida pelo júri do Prêmio Internacional da Paz 1955 – Nova Iorque (EUA) Medalha de Ouro, como melhor pintor do ano, concedida pelo International Fine Arts Council. 1956 – Nova Iorque (EUA) Prêmio Guggenheim de Pintura, por ocasião da inauguração dos painéis Guerra e Paz na sede da ONU de Nova York.

CARACTERÍSTICAS DE SUAS OBRAS Cândido Portinari retratou questões sociais do Brasil; Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia; Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos; E a sua arte figurativa, valorizando as tradições da pintura. 10


PINTANDO COM PORTINARI

Cândido Portinari- Vida, obra e prêmios

Pintando com Portinari Chegou a hora de pintarmos como Cândido Portinari pintava. Junte seus giz de cera e use sua criatividade, coloque cores ao quadro Menino e o Pião deixando-o do seu jeitinho.

11


Este livro foi um convite à um passeio para conhecer a vida e obras de uma dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, Cândido Portinari. Aqui, nós viajamos com suas viagens e pintamos com sua pintura. Nós, os autores, esperamos que você, leitor, tenha gostado e através desse exemplar você se inspire para construir suas próprias obras.


Brincando com Candido Portinari é o resultado de um trabalho acadêmico produzidos pelos alunos Cláudia Gomes, Daniel Souza, Williane Santana e André Rocha para compor nota na disciplina Arte, Cultura e Educação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Carioca. O livro é um convite para um passeio com um dos maiores e mais completo artista plástico brasileiro, Candido Portinari. Vamos conhecer um pouco de sua vida, viajar com suas viagens e pintar com suas obras.

A ideia principal desse livro é incentivar os alunos com idade entre seis e dez anos a conhecerem obras de grandes artistas brasileiros de forma lúdica e divertida. Os autores acreditam que através dessa relação do aluno com o artista, as crianças se sentirão mais a vontades para produzirem suas próprias pinturas. Então, aproveite e divirta-se, pois esse livrinho foi feito especialmente para você.

ECA

ISBN

85-16-01961-6

EDITORA CONTEMPORANY ART 9 78908995643 78908995643


Cândido Portinari - Vida, Obras e Prêmios