Issuu on Google+

Aspectos físicos do meio: A Água


Aspectos físicos do meio: A Água

• Ano de Escolaridade:4º Ano • Área disciplinar: Estudo do Meio • Conteúdo:Aspectos físicos do meio: A Água  Terra – O Planeta Azul  Fenómenos físicos  Ciclo da água  Lençóis de água,  Nascentes  Cursos de água.


Aspectos físicos do meio: A Água

Terra – O Planeta Azul Dois terços da superfície da terra estão cobertos por água. É a água que dá a cor azul ao nosso planeta, quando visto do Espaço.


Aspectos físicos do meio: A Água

A água é um bem precioso que o nosso Planeta nos oferece e é indispensável à vida dos animais, plantas e a outras actividades importantes.


Aspectos físicos do meio: A Água

Fenómenos físicos da água A água pode encontrar-se em 3 estados físicos:


Aspectos físicos do meio: A Água Estado sólido Existe em grande quantidade, sob a forma de gelo, nos pólos Norte e Sul.


Aspectos físicos do meio: A Água Estado líquido Encontra-se nos oceanos nos oceanos, nos lagos, nos rios, nos lençóis de água subterrâneos, na chuva…


Aspectos físicos do meio: A Água Estado gasoso

Está presente na atmosfera terrestre, sob a forma de vapor, em quantidades que variam de local para local.


Aspectos físicos do meio: A Água À passagem da água do estado líquido ao estado gasoso sob a forma de vapor chama-se : Evaporação.


Aspectos físicos do meio: A Água Condensação É a passagem da água do estado gasoso (vapor da água) ao estado líquido, quando o vapor da água arrefece.


Aspectos físicos do meio: A Água Solidificação É a passagem da água do estado líquido ao estado sólido, quando a água arrefece muito.


Aspectos físicos do meio: A Água Fusão É a passagem da água do estado sólido ao estado líquido.


Aspectos físicos do meio: A Água Precepitação É a queda da água das nuvens sob a forma de chuva, neve ou granizo.


Aspectos físicos do meio: A Água A água do nosso planeta pode apresentar-se sob diversas formas: Nevoeiro – aparece quando o vapor da água se condensa nas camadas mais baixas da atmosfera. Nuvens – aparecem quando o vapor da água se condensa nas camadas mais altas da atmosfera. Nevoeiro

Nuvens


Aspectos físicos do meio: A Água Orvalho Forma-se durante a noite, quando a temperatura desce e o vapor de água, em contacto com a superfície da terra, condensa-se formando pequenas gotas de água. Quando arrefece muito o orvalho transforma-se em Geada.

Orvalho

Geada


Aspectos físicos do meio: A Água Granizo Este resulta do arrefecimento brusco da queda de água das nuvens transformando-se em bolinhas de gelo.


Aspectos físicos do meio: A Água Chuva É a precipitação de água das nuvens no estado líquido.


Aspectos fĂ­sicos do meio: A Ă gua Neve Resulta do arrefecimento lento da queda da ĂĄgua das nuvens, sob a forma de flocos brancos de neve.


Aspectos físicos do meio: A Água

A água circula permanentemente na Terra através de um conjunto de transformações denominado Ciclo da água.


Aspectos físicos do meio: A Água Parte da água que cai na superfície terrestre infiltrase e ao encontrar uma camada de solo impermeável, forma um lençol de água. Por vezes origina rios subterrâneos , se encontrar uma abertura por onde possa sair até à superfície , essa água origina uma nascente. Esta água irá desaguar ao mar como ribeiro ou rio.


Aspectos físicos do meio: A Água Foz é o local onde desagua um rio, podendo dar-se em outro rio, em um lago ou no oceano. Leito Local onde o rio corre. É o solo que fica entre as margens, por onde as águas do rio escorrem. Margem As laterais do curso do rio que delimitam sua largura. Nascente é o ponto de se originam as águas do rio.

1-nascente 2 e 3-margens 4- leito 5- foz


Aspectos físicos do meio: A Água Clica aqui para responderes às questões que te são apresentadas.

Trabalho melhorado por: Cláudia Costa


Aspectos físcos do meio a água