Revista o qi #4 final versão issu

Page 52

O trabalho desempenhado pela editora cartonera Maria Papelão não pode ser deixado de fora desse tema. A autora Caren Rhoden publicou seu livro de contos Deserto de Sal através desse método cartonero. Ela enfatizou a liberdade que é publicar nessa linha alternativa e que sempre se sentiu segura com as pessoas que compõem a equipe. Apesar dos custos das publicações serem baixos, isso não implica em uma falta de preocupação estética com o material produzido, pelo contrário. Há uma adequação do layout de acordo com o conteúdo e estilo do autor. No livro de Caren foi dado um toque especial pela própria autora: um saquinho azul como marcador de páginas, fazendo presente o referente ao título. uma capa que para escrever (ou apreciar) um bom poema.” Para a elaboração dos livros, a Maria Papelão segue a corrente das editoras cartoneras latino-americanas. É um processo de elaboração semi-artesanal, que combina a reprodução mecânica das páginas impressas com a elaboração manual das capas, sobre papelão catado na rua e reaproveitado. A equipe da editora além de suas preocupações artísticas também gera uma reflexão sobre ecologia quando questionados sobre o investimento que é feito em cada trabalho: “O investimento é muito baixo, já que o papelão é retirado da rua. Isso também permite fazer uma mínima reflexão que poderíamos chamar “ecológica”, sobre o valor dos objetos e seu ciclo de aproveitamento e descarte. Todas as embalagens de papelão que guardam os objetos de consumo cotidianos têm uma vida útil muito curta, e não se valora o suficiente a importância do 50

' permite fazer uma "Isso tambem ' minima reflexao que poderiamos ' chamar ''ecologica'', sobre o valor dos objetos e seu ciclo de aproveitamento e descarte" seu reaproveitamento ou reciclado. Deveria ser mais reconhecido o valor social dos catadores como agentes ambientais, e achamos que isso está de certa forma implícita no objeto cartonero e seu processo de elaboração. O tempo de confeição é relativo: com certeza é preciso menos tempo para cortar e pintar uma capa que para escrever (ou apreciar) um bom poema.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.