Page 1


Identificação

Gasworks Autores: Mia Jankowicz/Alessio Antoniolli Londres, Inglaterra 1994


Levantamento Motivação Fundada em 1994, Gasworks surge de uma necessidade de troca de conhecimento entre profissionais, com a pretensão de experimentar novos conceitos e materiais, considerando sempre a participação da comunidade local. É uma organização de arte contemporânea, instalada no sul de Londres, que alberga cerca de vinte artistas e /ou estúdios, propondo um programa de exibições e eventos artísticos. Para além disto a Gasworks faz parte de um triângulo de artes ( uma espécie de network internacional de artistas), criadas desde 1982. Este projecto é a única ligação para artistas e organizações em mais de trinta países de todo o Mundo. Impacto A natureza dos processos base realizados nas residências pode ser visto por outras pessoas que visitam as instalações, vendo assim o desenvolvimento dos seus projectos como uma reacção a um novo contexto ou conduzindo a uma outra pesquisa, beneficiando os recursos londrinos. Como resultado, as residências são um Open Studio, onde todas as pessoas que ali passam, possam dar a sua opinião sobre determinado projecto. Este é um tipo de projecto que para além de toda a sua estratégia, está aberta a todas as pessoas do Mundo, pelas suas bolsas que encorajam gentes de todos os lados a irem para lá desenvolver os seus projectos. Assim é um bom exemplo de um bom caso de impacto social, promovendo também um diálogo entre profissionais internacionais e locais, e ainda entre profissionais internacionais e locais com a própria comunidade local. Espeficidades Gasworks, aluga cerca de vinte residências por ano, encorajando a permuta de ideias entre profissionais locais e internacionais. Este projecto dispõe de instalações destinadas a residência de artistas, assim como uma galeria, um espaço educativo, uma sala de computadores e três escritórios. Nove dos trinta estúdios são destinados a um programa de Residência Internacional para artistas que não sejam residentes na Inglaterra. Este mesmo programa é também acompanhado com actividades como seminários, conversas, com a intenção de introduzir ao público em geral o trabalho dos vários artistas internacionais que por ali passam. A galeria da Gasworks acolhe cerca de sete exposições por ano e está comprometida com o desenvolvimento profissional de artistas. Sendo estas exposições complementadas por um programa de actividades de educação que visam apresentar e discutir ideias sobre a arte contemporânea, direcionado tantos a jovens como a profissionais.

Universidade de Aveiro | Departamento de Comunicação e Arte Ergonomia Social | 1º ano Mestrado | Ano Lectivo : 2010/2011 Cláudia Alexandrino nº 43745


Identificação

KPH Detours Autores: Anne Katrine Heje Larsen, Fundador Copenhaga, Dinamarca 2009

Levantamento Motivação Felix Meritis é um centro europeu independente dirigido à cultura, à ciência e à arte. Funciona como um local de encontro nacional em Amesterdão. Em Felix Meritis arte,filosofia, cultura e política são assuntos que fazem parte da vida quotidiana. É uma continuação dos valores do iluminismo que levou aos seus fundadores a erigir um dos mais grandiosos edifícios de Amesterdão, Keizersgracht. É um lugar com um pensamento independente para o conhecimento e satisfação das artes. Impacto Este espaço fornece ao público europeu um espaço de reflexão e respeito, um lar que acolhe a diversidade cultural, acreditando que serve de motor para o progresso da coesão social. Desta forma promovem diálogos europeus, participando em redes nacionais e internacionais culturais. É assim considerado um espaço onde as ideias se formam e onde os resultados de troca de ideias na arte, na cultura ou na ciência contribuem socialmente, politicamente e culturalmente. A arte e a ciência praticada na fundação têm sempre um impacto na sociedade, contribuindo para uma contínua exploração, através de processos europeus de integração para o desenvolvimento de uma cultura internacional. Espeficidades Felix Meritis, desenvolve várias actividades no âmbito da cultura e das ciências, quer sejam independentes ou em parceria. Tem também um Jornal do teatro, Arts channel, conferências, festivais, esquemas de mobilidade de artistas, apresentações a larga escala... Como tem um vasto passado político, social e cultural, é espacialmente capacitado e com uma arquitectura e qualidade acústica acima da média. Deste modo está dividido em três partes, político, literário / cultural e académico. Dispõe também de quartos que dão para reservar e uma grande experiência no âmbito do aconselhamento, produção em respeito a várias actividades e /ou áreas.


Identificação

Felix Meritis Autores: 40 cidadãos Amesterdão. Holanda Levantamento Motivação KPH foi fundada em Maio de 2009 por cinco organizações ( GAM3, METAPOL, COPENHAGE desleal, REPUBLICA DA, BURO DETOUR), recebendo o apoio da própria cidade de Copenhaga. Seis meses mais tarde, já tinha aproximadamente cerca de cinquenta projectos já criados e várias actividades a acontecerem dentro do próprio espaço da KPH. KPH é um espaço livre para jovens empreendedores, proporcionando um ambiente criativo para jovens até aos 25 anos. Impacto Uma das premissas deste projecto é “ A cultura não é algo que se compra, mas que se cria”, assim pretende-se contribuir activamente para a vida cultural e para o desenvolvimento da comunidade. KPH, dispõe de um núcleo de serviços, no qual um deles é destinado a projectos com objectivos culturais e sociais que sejam visíveis em Copenhaga, existindo a possibilidade de uma atribuição de prémios dentro da fundação. Desta forma, este projecto acaba por ter um impacto social, cultural e económico, para além de juntar pessoas para uma troca de experiências e conhecimento, também ajuda a premiar monetariamente aqueles que contribuem para a cidade. Espeficidades Neste espaço podem ser elaborados projectos por jovens criativos que sentem inspiração e que querem trocar conhecimento através do aluguer barato de residências. Este projecto também dispõe de um núcleo de serviços que integra cinco áreas diferentes; - Serviço 1 Espaço e gastronomia – quarto e instalações - Serviço 2 Processo de orientação e apoio - Serviço 3 Partilha de experiências e conhecimentos - Serviço 4 Ajuda a lidar com as obstruções a nível de empreendedorismo social e cultural - Serviço 5 Projecto com objectivos culturais e sociais visíveis em Copenhaga Para além destes serviços também dispõe de espaços como, o espaço T ( forma de T) , que inclui, exposições, happenings, palestras e festas de lançamento, um café, onde se podem realizar reuniões informais, um laboratório, um jardim (pistas de skate, de patins e um campo de basquete), uma oficina de Tv e ainda de um Flex Office ( onde as mesas podem ser reservadas ao metro).

1788

Casos Estudo Ergonomia  

Casos estudo