Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 285- abril DE 2014

Crissiumal se prepara para a 9ª edição da Expocris Com show nacional de João Bosco e Vinícius, e exposição da indústria, comércio e agricultura familiar, no dia 15 de maio inicia-se a Expocris 2014. Pág. 5

Carpinejar em Cruz Alta

O jornalista e escritor Fabrício Carpinejar fala sobre bullying de forma interativa no auditório do Instituto Professor Annes Dias no dia 29 de abril. Pág. 8

Hipismo para deficientes em Santo Ângelo

Nova diretoria comemoração é Mais uma edição na academia de encerrada com do Espaço Social Letras solenidade Unimed

Associação dos Amigos do Centro Missioneiro de Equoterapia lança proposta paraequestre. Pág. 2

Edna Lautert toma posse no dia 25 de abril e tem como bandeira a aproximação com a comunidade. Pág. 5

panorama capa modelos (4).indd 1

Semana do Exército tem entrega de diplomas e medalhas aos amigos do grupo. Pág. 6

Parceria entre entidades traz debate sobre a saúde no sistema prisional no dia 8 de maio. Pág. 8

23/04/2014 18:01:25


2

ANO 5 - Nº 285 - abril DE 2014

O intuito do grupo era fazer a troca de um sorriso por uma casquinha

Na manhã do dia 19 de abril, companheiros e convidados do LEO clube crissiumalense realizaram a campanha de Páscoa “Um sorriso só traz alegria”, onde o intuito era fazer a troca de um sorriso por uma casquinha. A campanha, realizada a nível distrital, foi uma forma de mostrar que mesmo pequenas iniciativas podem fazer a diferença. Os membros do LEO Clube estiveram na ruas da cidade e envolveram pessoas de todas as idades, que retribuíram a iniciativa com muito carinho, e é claro, sorrisos.

IJUÍ - Agentes Educacionais II e monitores de alunos especiais das escolas de abrangência da 36ªCRE, participaram de uma formação diferenciada no dia 14 de abril. A enfermeira Marli Kart, que atua na Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, no Curso Técnico de Enfermagem, orientou os agentes e monitores como proceder perante casos de convulsões, febre e ferimentos. Outros pontos abordados

pela enfermeira dizem respeito ao diabetes infantil, ao uso de medicações, dicas de como realizar primeiros socorros, entre outros. Além de explanar sobre os assuntos mencionados, também realizou demonstrações dessas práticas e sanou possíveis dúvidas dos agentes e monitores. O encontro foi organizado pelas professoras Nadir Colling e Adriana Oliveira, assessoras da 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

Foi lançada no dia 16, a proposta Paraequestre da Associação dos Amigos do Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio. O projeto prevê a atuação do hipismo adaptado para o lazer e esporte, oportunizando o desenvolvimento terapêutico e os benefícios da equitação. Conforme a coordenadora técnica do Centro de Equoterapia, Mariliane Monteiro, a proposta pretende atender a uma demanda reprimida de mais de 370 crianças portadoras de necessidades especiais residentes em Santo Ângelo, fornecendo uma prática desportiva adaptada. “Iniciamos as atividades com a previsão de um projeto piloto para cinco crianças no segundo semestre. A meta é que pelo menos cem jovens possam ser atendidos”, aponta. O projeto busca parceiros para o desenvolvimento das atividades, principalmente através de recursos encaminhados através de doações, incentivo fiscal ou do programa Pró-esporte. Durante o lançamento da proposta, foi assinado o convênio do Centro de Equoterapia com o programa Pró-

Projeto pretende desenvolver autonomia em portadores de necessidades especiais

esporte. Além disso, foram realizadas demonstrações das atividades paraequestres, nas três categorias de trabalho desenvolvidas. A presidente da Associação dos Amigos do Centro de Equoterapica, Vera Link, ainda comemorou a classificação do centro no edital que visa apoio financeiro para eventos, possibilitado através da Fundergs. Os

Integrantes de escolas da 36ªCRE participaram da formação

recursos são da ordem de R$ 11 mil. O evento contou com a presença do secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Ricardo Petersen, do diretor presidente da Fundergs, Claudio Augusto da Silva Gutierrez e dos esportistas João Derly – Campeão Mundial de Judô e Luiza Oliano – Campeã Mundial Juvenil de Judô para cegos.

Até o dia 6 de junho podem ser feitas as inscrições para o Salão do Conhecimento 2014. “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social” serão os temas em debate no evento, que será desenvolvido no período de 9 a 12 de setembro, com apresentação de trabalhos selecionados, painéis temáticos e palestras em todos os Câmpus. O Salão do Conhecimento é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Unijuí e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de graduação e de pós-graduação, um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

23/04/2014 17:52:33


panorama_pg03ok.indd 1

23/04/2014 18:11:17


4

ANO 5 - Nº 285 abril DE 2014

Meu pedacinho de chão

Madame Catarina tenta convencer Pituca a interromper a greve de fome

Adele de volta

Longe dos palcos desde 2011, quando sofreu uma hemorragia nas cordas vocais, Adele pode estar muito perto de voltar a se apresentar para a multidão de fãs que conquistou. A cantora estaria preparando uma série de apresentações para este ano, começando pela Inglaterra e Estados Unidos. “A chave para que isso aconteça é que Adele esteja confortável com sua voz. Ela não quer ter que interromper uma turnê por exagerar na carga de sua voz, resultando em problemas”, declarou uma fonte. Ainda de acordo com a publicação, o esforço extra da cantora poderia resultar em uma cirurgia. “Ela está convencida de que não quer passar por isso de novo”, concluiu o informante. Vale lembrar que, apesar do hiato, Adele se apresentou em algumas premiações entre 2012 e 2013. Além disso, ela já tem um álbum programado para ser lançado em outubro.

Pânico na Band Após perder Danilo Gentili para o SBT e Sabrina Sato para a Record, a Band decidiu se antecipar e garantiu a permanência do “Pânico” na casa por mais três anos. A emissora já negociou com Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, dono do humorístico, e o contrato deve ser assinado nos próximos dias. Uma das maiores audiências do canal, o programa tinha permanência garantida até março de 2015, de acordo com o contrato anterior. O “Pânico” é exibido pela Band desde abril de 2012, quando o grupo deixou a RedeTV! - onde estreou o formato para a TV, em 2003 - por causa dos atrasos nos pagamentos.

Trajetória de Edir Macedo no cinema

Epaminondas culpa Pituca por ter levado Serelepe até o prefeito. Ferdinando e Madame Catarina tentam convencer Pituca a interromper a greve de fome. Pedro Falcão destrata o prefeito na venda de Giácomo. Pedro Falcão pede para o prefeito tirar Serelepe do orfanato e Gina se enfurece com a negativa do político. Zelão dita mais uma carta para Rodapé enviar à professora. Juliana chega para dar aula para Pituca e se surpreende com a revolta da menina.

Além do Horizonte

Celina, Fátima e o povo de Tapiré enfrentam Edu e seus capangas O dossiê é queimado e LC comemora. Fátima avisa a Kléber sobre a traição de Edu. Edu manda seus capangas expulsarem todos os turistas de Tapiré. Cacá pede Rita em casamento. Álvaro leva um fora de Fernanda. Marcelo e Priscila se surpreendem com o novo visual de Inês. Marlon tem uma conversa séria com Sandra. Priscila e Marcelo decidem contar para André o que descobriram sobre João. William tenta reconquistar Celina. Edu domina Kléber e parte para destruir o posto telefônico e a antena de celular. André descobre que o dossiê contra LC está perdido. Celina, Fátima e o povo de Tapiré enfrentam Edu e seus capangas.

Em família

Helena sente ciúme de Virgílio e Shirley

A Record, juntamente com a Igreja Universal do Reino de Deus, pretende retratar a vida do bispo Edir Macedo no cinema. Para isso, o ator mais cotado para dar vida ao líder religioso é Wagner Moura. O artista, contudo, ainda não teria confirmado sua participação no longa. Quanto à direção do filme, a intenção seria apostar todas as fichas em José Padilha, que comandou “Tropa de Elite” e o novo “Robocop”. O cineasta, no entanto, já teria recusado o convite, alegando falta de tempo devido a outros compromissos já assumidos. Após inaugurar o Templo de Salomão, em junho deste ano, a intenção da Record Entretenimento é focar todas as atenções no projeto, que mostrará a trajetória do ex-bancário que fundou a igreja e se tornou dono da emissora de TV. O filme está previsto para chegar aos cinemas em 2016.

Programa da Sabrina Esbanjando simpatia, Sabrina Sato apresentou seu programa solo no dia 22, nos estúdios da rede Record, em São Paulo. Apesar de a apresentadora prometer irreverência e novidades na atração, a japa reconheceu que ainda não está 100% preparada para comandar um projeto sozinha em frente às câmeras. Brincalhona, a bela se comparou à artista mirim Maísa Silva, do SBT. ‘Eles [diretores] dizem que eu não preciso me preocupar com regras e falam para eu fazer do meu jeito. Só vão falando aqui [apontando para a orelha] no meu ponto. Eu fico tipo a Maísa, sabe? A criança do SBT [risos]. É muito divertido, estou adorando’, disse. Sem deixar de lado o jeitinho ‘desmiolado’ que os fãs já conhecem, Sabrina pretende mostrar outras personalidades que o público ainda não conhece em seu programa solo.

A festa do Dia das Mães de Marina é um sucesso. Gisele diz a Branca que Marina gosta de Clara. Jairo pede que Juliana tire as roupas de Nando do armário. Verônica aconselha Cadu a lutar por Clara. Branca diz a Ricardo que decidiu assinar os papéis do divórcio. Neidinha vê Miss Lauren no shopping conversando com um homem. Helena sente ciúme de Virgílio e Shirley. Juliana devolve para Nando as roupas dele que ainda estavam no apartamento.

Informações e agendamento: 55 3332-8605. Atendimento à Convênios e Particulares.

panorama_pg04ok.indd 1

23/04/2014 17:54:34


5

ANO 5 - Nº 285 - abril DE 2014

Ação envolve 2 mil livros em Santa Rosa Crissiumal se prepara para a realização da 9ª Expocris, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio. Como atrações permanentes, haverá exposição da indústria e comércio e agricultura familiar; exposição de ovinos, caprinos, bovinos, suínos e pequenos animais; exposição das agroindústrias; parque de diversões; balcão do Sebrae e Palhaço Peteleco. Para o dia 15, haverá abertura do Parque de Exposições às 9h e intervenções do Grupo Mandala. Às 10h será a abertura oficial da Feira do Livro e lançamento do Projeto Cultural da Criciúma a Crissiumal. Às 15h haverá Tertúlia Livre e a partir das 18h30 shows com bandas locais. Para encerrar a noite, show com Mega Loucos. Na sexta-feira, dia 16, acontecerá a abertura oficial da 9ª Expocris e 4ª Amostra da Agricultura Familiar. Às 10h30 acontecerá o 6º Encontro do Conselho de Gestão Transparente e às 14h, julgamento e premiação do gado leiteiro A partir das 14h, também haverá baila da 3ª idade, com escolha das Soberanas e animação da Banda Os Bade e Banda Nova Alma. Após haverá shows com bandas locais e gravação do DVD da banda Danú-

bio Azul. O encerramento será com show de Rogério Magrão e Banda. No sábado, às 7h30 haverá mateada a cargo do CTG Estância da Saudade. Às 14h acontecerá o 5ª Trilhão Expocris e às 23h o show nacional com a dupla João Bosco e Vinicius. No domingo, dia 18, haverá o campeonato de som automotivo, carros rebaixados e tunnig, a partir das 15h. No mesmo horário acontecerá a apresenta-

SANTO ÂNGELO - A jornalista e escritora Edna Lautert toma posse no dia 25 de abril, como a nova presidente da Academia Santo-angelense de Letras-Asle, sucedendo a professora Dinalva Agissé Alves de Souza, atual presidente. Ex-empregada doméstica, Edna Lautert ganhou destaque como escritora na década de 90, período em que conquistou 23 prêmios literários nas categorias conto, poesia e crônica em Estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília. O destaque lhe rendeu reportagens de repercussão nacional, e que acabaram impulsionando sua carreira como jornalista. Líder estudantil, assumiu uma cadeira na Asle em 2001, tendo como patrono o escritor Jorge Amado. Na Academia já exerceu os cargos de secretária, assessora de imprensa, conselheira de imprensa, presidente do Conselho Fiscal, membro da comissão de patrimônio e, também, vice-presidente. Edna Lautert diz que além de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, quer promover uma maior integração da Asle com a comunidade,

levando a literatura cada vez mais próxima dos diferentes segmentos. Entre as bandeiras a serem levantadas estão trabalhar para a construção de uma sede para a Asle, assunto que sempre esteve em pauta e que deverá gerar uma grande mobilização entre os acadêmicos. “Nossa primeira missão será conversar com nossos pares, para decidir em conjunto a composição da nova diretoria da entidade, e debater nosso plano de gestão. Sempre tivemos muito trabalho, participando da realização de concursos literários, oficinas, feiras de livro, Acampamento da Poesia, e tantos outros eventos dos quais a Asle é parceira. Estaremos presentes sempre que formos chamados a dialogar pela cultura”, destaca. Edna também afirma que a grande bandeira da associação é o fortalecimento do setor. “Não queremos impor conceitos, ou defender o setor cultural como melhor, mas queremos que ele seja reconhecido enquanto agente de transformação, uma vez que não nos encontramos estagnados, e nem omissos, e já deixamos de lado há muito

panorama_pg05.indd 1

Obras arrecadadas serão distribuídas em 22 pontos de leitura

João Bosco e Vinícius são a atração principal da Expocris neste ano

ção teatral Vemkmever. Às 16h, ao grupo de teatro Santa Inês Amorim se apresenta, às 17h o grupo Santa Rosa em Dança; às 18h a apresentação fica a cargo do grupo de dança Caripaiguarás e às 19h haverá show com a Orquestra Viola Gaúcha. A partir das 20h haverá show de Nando e Solon e para encerrar as programações, Junior e Willian se apresentam. Em todos os dias haverá almoço festivo.

Escritores de Santa Rosa instalam 22 pontos de leitura na cidade. Serão disponibilizados permanentemente mais de 2 mil livros, com o objetivo de motivar a comunidade. Os pontos serão caixas que abrigarão publicações, instaladas em hospitais, unidades básicas de saúde e Lar do Idoso. Maira justifica que esses locais foram escolhidos pois são frequentados por pessoas que podem ter na leitura uma ferramenta de ajuda. O objetivo é expandir os pontos para paradas de ônibus. A equipe também trabalha na separação de mil obras que já estão em Santa Rosa, doadas pelo Banco de Livros, da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais. Para montar as caixas, uma indústria de colheitadeiras com planta no município realizou a doação da madeira, e a confecção é realizada pela prefeitura. Até o dia 6 de maio está sendo realizada a 10ª Semana Mundial do Livro em Santa Rosa, com oficinas e palestras. O evento é organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Sendo que no dia 25 de abril, haverá a entrega do troféu Biblioteca Amiga do Leitor.

A Campanha é permanente, sendo realizada pela Academia Cruz-altense de Letras

Edna Lautert

tempo o estigma de que artista e escritor são vagabundos existenciais dependentes do sistema. A cultura de um povo sempre será maior do que qualquer que seja seu rótulo ”, afirma. A cerimônia de posse acontece às 19h30, no salão de eventos da Acisa. Serão empossados, juntamente, o vice-presidente da entidade, advogado e escritor Renato Jacob Schorr; e o presidente do Conselho Fiscal, o militar e escritor Otávio Reichert.

CRUZ ALTA - Quem possuir livros usados em bom estado e que não utiliza mais, não precisa mais deixálos guardado. A Academia Cruz-altense de Letras tem um novo destino para eles: a Campanha Corrente da Leitura. A ação é permanente e arrecada exemplares para serem doados ou trocados. As trocas serão realizadas em eventos da Academia, como é o caso da I Festa do Livro – que acontece no dia 27 de abril, na Rua do Lazer. Na oportunidade, mais de 600 exemplares já arrecadados estarão à disposição da comunidade. Já as doações serão realizadas tendo como prioridade a necessidade de instituições e entidades parcerias que atendam a grupos minoritários e em situação de vulnerabilidade social.

As doações podem ser feitas em qualquer um dos pontos de coleta: ACI Cruz Alta, Sesc, Secretaria Municipal de Educação, Unicruz Campus, Câmara de Vereadores e supermercados Super Útil, Linke Supermercados, Zaffari, Nacional e Super RH.

23/04/2014 17:57:18


6

ANO 5 - Nº 285- abril DE 2014

Uma solenidade encerrou a Semana do Exército na quintafeira, dia 17 de abril, no 27º GAC. Durante a solenidade, foi realizada a entrega do Diploma de Amigo do Grupo, em reconhecimento àqueles que de alguma forma contribuíram com o 27º GAC e com o Exército Brasileiro no desenvolvimento dos seus trabalhos e no crescimento da organização militar. Também foi realizada a entrega de medalhas em reconhecimento ao bom trabalho prestado por profissionais do Grupo. Na solenidade, o comandante do 27º GAC, ten. cel. Wagner Sarmento Lecomte destacou os serviços pela defesa da Pátria pelo Exército e ainda destacou as diversas missões que o Exército possui. Ele também salientou que as missões do Exército foram agraciadas com a ajuda de entidades de Ijuí. “O quartel se

A prefeitura de Augusto Pestana, através do Setor de Esportes, promoverá a Rústica comemorativa aos 48 anos de emancipação política e administrativa. A prova acontece no domingo, 11 de maio, com largada às 9h em frente à Praça Farroupilha de Augusto Pestana. A rústica terá um percurso de sete quilômetros para a categoria principal, dois quilômetros para a categoria de 13 a 15 anos e um quilômetro para os atletas de 10 a 12 anos.

Solenidade aconteceu no 27º GAC e teve a entrega do Diploma de Amigo do Grupo e medalhas

sentiu abraçado por Ijuí”, disse. O comandante ainda frisou a entrega da boina que irá finalizar o treinamento individual básico. Ele destacou que o Exército procura orgulhar os brasileiros e que os novos soldados têm a missão de continuar a fazer aquilo que é esperado. Logo após a cerimônia, os convidados seguiram para um

almoço no Galpão Crioulo do 27º GAC. A Semana do Exército iniciou no dia 13 de abril, com a Corrida Rústica Duque de Caxias e seguiu ao longo da semana com diversas atividades como culto ecumênico, retreta com a Banda de Música da AD/3, visita de alunos da rede pública às instalações do quartel e jogos desportivos internos.

CRUZ ALTA - A programação do II Coelho Fest que acontece na Praça General Firmino de Paula vai até o dia 27 de abril. Com atrações gratuitas para as crianças, como pintura de rosto e recreação, quem quiser poderá aproveitar o local que está decorado com a temática da Páscoa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, pelo endereço eletrônico coral@unijui.edu.br, mediante confirmação. São aceitas inscrições de toda a comunidade, além de alunos, professores e funcionários da instituição. O edital prevê a seleção de vozes masculinas para preparação ao ingresso no Coral Unijuí. O requisito para participar da seleção é a disponibilidade para participar dos ensaios e demais atividades do grupo. Os ensaios acontecem às sextas-feiras, das 18h30 às 22h, e aos sábados das 13h30 às 17h30. Na primeira etapa da seleção, que prevê entrevista individual, o candidato deverá preencher uma ficha com dados pessoais, realizar exercício de vocalização e cantar uma canção de livre escolha em qualquer estilo. Poderão ser solicitadas informações adicionais e exercício vocal complementar. O candidato pode utilizar instrumen-

panorama_pg06.indd 1

Estão abertas as inscrições ao I Simpósio de Reprodução Animal. O evento é promovido pela Universidade de Cruz Alta, através do curso de Medicina Veterinária. Tem como objetivos principais apresentar assuntos atuais e ilustrar técnicas desenvolvidas em reprodução equina e bovina. Além disso, tem a intenção de capacitar os acadêmicos e médicos veterinários com as principais biotecnologias da reprodução animal. O evento ocorre de 13 a 15 de maio, na Unicruz Campus. Podem participar acadêmicos de Medicina Veterinária e profissionais da área. Os inscritos terão a oportunidade de participar de dois minicursos práticos sobre congelamento de sêmen equino e ultrassonografia em bovinos. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento. O investimento é de R$ 40, até o dia 30 de abril e R$ 50, após. Já com minicurso incluso, o valor é de R$ 100. As vagas são limitadas.

A seleção para novas vozes está aberta até o dia 9 de maio

to musical ou mesmo uma pessoa para acompanhar ao instrumento ou, ainda, utilizar recurso de playback. As canções não precisam ser executadas de memória, de modo que letras ou partituras podem ser utilizadas. Não é necessário saber ler partitura musical para participar do Coral Unijuí. A

entrevista será agendada no dia da oficina. A regente do Coral, Letícia Buchmann, salienta que os critérios de avaliação da entrevista individual são a extensão vocal; a percepção auditiva; a afinação; e a disponibilidade para participar dos ensaios e demais atividades.

23/04/2014 17:56:47


ANO 5 - Nº 285 - abril DE 2014

O Encontro das Artes no Centro Histórico de Santo Ângelo, que iniciou-se no último dia 11, tem sua última apresentação no dia 24 de abril. Em sua primeira edição, o evento apresentou como principal atração o espetáculo Via Sacra Missioneira – O Caminho para a Páscoa da Ressurreição. Com criação e direção de Hique Gomez e Claudio Ramires, o espetáculo em vídeo mapping apresentou através da projeção de som, luzes e imagens na fachada da Catedral Angelopolitana, as 14 estações da Via Sacra e a derrocada das Missões JesuíticoGuarani durante a Guerra Guaranítica. Corais também trouxeram a magia da música para o palco do Encontro das Artes. Dentro da programação do Encontro das Artes subiram ao palco terçafeira (15), o Coral da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e o Coral Santo Anjo da Guarda da Catedral Angelopolitana.

De acordo com o reitor da Unijuí, Martinho Kelm a projeção de superávit para 2014 permite considerar com seriedade projetos relacionados à implantação dos cursos de Medicina, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção. “São cursos que estamos trabalhando e a ideia é que possamos, num curto espaço de tempo, organizar uma estrutura para que possamos investir nestes cursos”, destaca o reitor. Com relação ao curso de Medicina, o reitor lembra que há algumas semanas ocorreu a visita dos técnicos do MEC. “A visita foi extremamente positiva. Há um envolvimento muito grande pela aprovação do curso e eu coloco esta etapa como superada”, ressalta, acrescentando que, formalmente, o governo federal ainda deverá concluir o processo de análise dos 49 municípios. A frente da Catedral Angelopolotina recebeu a projeção da Via Sacra Missioneira

Feira de Negócios e Mostra Cultural de Antiguidades terá mais uma edição CRUZ ALTA - Pela quinta vez da Indústria em Ijuí a Rua do Lazer irá se transfor-

A 6ª edição da Fenii acontecerá de 1ª a 4 de maio de 2014 no Parque de Exposições Wanderley Burmann em Ijuí. Presidido pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Enio dos Santos, esta edição tem como objetivo fortalecer cada vez mais o evento junto à comunidade, “mobilizando e envolvendo a população”. Juntamente com a 6ª Fenii, será realizada a 5ª Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia); 5ª Festa Culinária das Etnias de Ijuí (Povos na Cozinha); 10º Crioulaço; e Mostra do Artesanato de Ijuí. Durante os quatro dias de feira diversas atrações estarão à disposição da comunidade regional, sendo que o acesso ao Parque de Exposições é gratuito.

panorama_pg07.indd 1

7

mar em um túnel do tempo. Colecionadores de Cruz Alta e região se preparam para mais uma Mostra Cultural e de Antiguidades. O evento já é característico da cidade, tendo realizada sua primeira edição em julho do ano passado. Desde então o evento foi crescendo. A 5ª Mostra Cultural de Antiguidades aguarda por várias novas atrações: doação de cães e recolhimento de ração e artigos veterinários para a ONG Amigos do Canil, ACAF Store demonstrando seus produtos licenciados, tenda da Academia Cruzaltense de Letras e Mercado de Pulgas. Além disso, será exposto o melhor em colecionismo, antigomobilismo, memorabilia e a tradicional exposição de veícu-

O evento está previsto para o dia 4 de maio, durante a programação da Rua do Lazer

los antigos de toda a região. A 5ª Mostra Cultural de Antiguidades será realizada no dia 04 de maio, na Rua do Lazer.

As atividades iniciam a partir das 12h. O evento é uma promoção do Grupo de Colecionadores de Cruz Alta (GCCA).

O executivo de Santa Rosa recebeu no dia 22 de abril, o gerente regional da Emater, Amauri Coracini, a gerente adjunta da Emater, Neida Frohlich, e a coordenadora da Unidade de Cooperativismo da instituição, Cleia Moraes. O encontro serviu para falar sobre a Feira Regional do Cooperativismo, que será realizada no dia 5 de julho no Mercado Público Municipal. Segundo Neida, o evento é em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo e também ao Ano Internacional da Agricultura Familiar. “A Feira acontecerá durante todo o dia, onde serão comercializados produtos das Cooperativas da Agricultura Familiar e também exposição das ações de cooperativismo efetuadas na região”, conta a gerente da Emater.

23/04/2014 17:58:35


REGIONAL

CRUZ ALTA - Alunos de Cruz Alta e Tupanciretã são convocados a participar de um evento especial na terça-feira, dia 29. O auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias recebe o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar. A partir das 19h, Carpinejar ministra uma palestra interativa sobre o bullying. Devem participar jovens do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, além de professores e alunos do curso de Mediação de Conflitos – que tem o apoio do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas (Copreve). A iniciativa é da Secretaria de Educação Estadual, através do Projeto Educar Sem Discriminar. Para participar, os alunos devem se inscrever nas suas Escolas. De acordo com a Assesso-

O jornalista e escritor irá debater sobre o bullying, em uma palestra interativa

ria de Comunicação da 9ª CRS, quando obtido um índice das inscrições dos alunos, novas vagas poderão ser abertas. Carpinejar é uma pessoal jovem e que, portanto, consegue dialogar entre os adolescentes. Atualmente, ele é uma das personalidades mais influentes na internet, tendo

quase 260 mil curtidas no Facebook e mais de 200 mil seguidores no twitter. Além disso, é mestre em literatura brasileira pela Ufrga, poeta, cronista, jornalista, professor e escritor. Ele possui 26 livros na literatura, oito de poesia, oito de crônicas, nove infanto-juvenis e um de reportagem.

Expocon traz Gian e Giovani para Condor De 8 a 11 de maio acontece a Feira de Indústrias, Comércio, Agronégócios e Shows, em Condor. A Expocon 2014 terá como atração nacional o show de Gian e Giovani, considerada a dupla mais querida do Brasil e conhecida pela famosa música Convite de Casamento. A edição deste ano da Expocon acontecerá no Parque da Comunidade Evangélica e também apresentará bandas locais que animarão a feira.

panorama_pg08.indd 1

A dupla Gian e Giovani faz o show principal da Expocon

Envolvendo a parceria de entidades que atuam em Ijuí e região, será realizado no dia 8 de maio o 1º Seminário “Saindo da invisibilidade em busca de um novo olhar sobre o Sistema Prisional”. O objetivo principal do Seminário, que será realizado no dia 8 de maio, é propor a discussão sobre o contexto da saúde no sistema penitenciário. Além disso, será um momento para debate sobre os avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp). Com o evento, o Espaço Social segue promovendo o debate sobre temas variados, envolvendo diversos segmentos da sociedade. De acordo com o presidente da Cooperativa Médica, médico Leandro Roberto Oss Zambon, “ao oportunizar a discussão sobre temas diversos, a Unimed Noroeste/RS auxilia no desenvolvimento da comunidade em nível local e regional”. Conforme a diretora da Penitenciária Modulada de Ijuí, Eliane Kunkel, “a Unidade Básica de Saúde Prisional de Ijuí foi efetivada em 2012 e segue garantindo mais seguran-

ça, tanto para profissionais, quanto para a população do município”. A diretora ressalta que o trabalho realizado traz maior resolutividade, além de ser qualificado e humanizado. “O objetivo do evento é desmistificar e mostrar a realidade no que se refere à saúde no Sistema Prisional. É importante conscientizar que a punição se caracteriza pela privação da liberdade e não pela ausência de um dos direitos fundamentais do ser humano”, reforça. O Seminário será realizado no Salão de Atos da Unijuí, em Ijuí, das 8h30 às 17h. O público-alvo são profissionais da rede de saúde, docentes, estudantes e população regional. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio na Unidade de Educação Continuada da Unijuí. O evento ocorre através da parceria entre Unimed Noroeste/RS, Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe/RS) e Secretaria Municipal da Saúde de Ijuí (SMS), com apoio da Escola Superior de Gestão e Negócios (ESGN/Unijuí) e da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Interessados em aprimorar o currículo e desenvolver capacidades para apresentar um diferencial competitivo no mercado de trabalho, podem optar pelos cursos que estão com as inscrições abertas no Senac Ijuí. As aulas iniciam-se entre abril e maio e podem ser realizadas na Unidade, localizada na Rua 24 de Fevereiro, 315. Mais informações podem ser adquiridas pelo 3332-7022 ou através do site www.senacrs.com.br/ijui.

23/04/2014 17:59:51

Panorama 25 04 2014  

25.04.2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you