Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 273 - JANEIRO DE 2014

Região entra no clima das tradicionais festas da uva

Fenasoja com novidades Setor de agricultura e pecuária ganham destaque na feira. Pág. 8

Escolhidas soberanas

Escolhidas representantes para divulgar Festa Estadual do Milho. Pág. 7

Com o bom clima proporcionado nos últimos meses, produtores estão satisfeitos com a safra. Festa da Paróquia São Geraldo teve início no dia 29 e em Pejuçara no dia 30. Pág. 3

Os Rondonistas da Unijuí Estudantes da universidade estão em Nazaré, no Piauí desde o início deste ano. Pág. 7

Setrem realiza vestibular Vestibular suplementar acontece em 15 de fevereiro . Pág. 3

panorama capa modelos (3).indd 2

29/01/2014 20:02:58


2

ANO 5 - Nº 273 - Janeiro DE 2014

KERBFEST MISSÕES ESTÁ EM SUA 21ª EDIÇÃO SÃO PAULO DAS MISSÕES - A comunidade de São Paulo das Missões esteve em festa até o domingo, 26, pois o município comemorou a sua 21ª Kerbfest Missões. Entre as atrações foram estande com venda de lembranças da festa, como camisetas, chaveiros, copos de chope e produtos artesanais, estande com venda de produtos coloniais, como cuca, rapadura, bolachas, salame e torresmo. E teve também exposição e amostra iconográfica, relembrando o histórico das 20 edições anteriores, música ao vivo e a presença do casal símbolo – Herr Schmidt e Frau Lisbeth – durante os três dias de festa e gincana cultural da Kerbfest.

CAMINHOS DA PRODUÇÃO AUGUSTO PESTANA - No roteiro Caminhos da Produção encontram-se atividades turísticas caracterizadas como Turismo Rural, auxiliando na valorização do local. Estas atividades de Turismo Rural são compostas por atrativos ligados a diversificação de atividades e agroindústrias coloniais. Itinerário ideal para conhecer as riquezas e belezas de Augusto Pestana. O roteiro caminhos da produção recebeu turistas na quinta-feira,24. O município de Augusto Pestana tem uma natureza privilegiada por belezas naturais, recortadas por rios e cachoeiras.

TRADICIONAL FESTA DOS NAVEGANTES PORTO MAUÁ - Nos próximos dias 29, 30 e 31 de janeiro, haverá a celebração do Tríduo em preparação à festa dos navegantes, iniciando sempre às 20 horas, com missas que serão realizadas no local da festa e celebradas pelos padres: Rafael Backes, Edegar de Mattos e Afonso Werle. E no dia 2 de fevereiro de 2014, será realizada a 83ª Festa dos Navegantes, de Porto Mauá, que acontecerá num domingo.

SECRETÁRIO ESTEVE EM CATUÍPE

O histórico das 20 edições anteriores foram relembradas durante o evento

GIRUÁ COMPLETA 59 ANOS Na terça-feira, dia 28, toda comunidade regional foi convidada a prestigiar o evento festivo dos 59 anos da emancipação político-administrativa de Giruá. Às 19 horas, na Praça Aládio Ferreira, foi realizado a partilha do tradicional bolo, esse ano com 59 metros. Dando sequência às comemorações, houve também show com a Banda Opus Dei e, para encerrar, o show gospel de Luis Arcanjo, do ‘Ministério Trazendo a Arca’, em uma das únicas apresentações realizadas no Rio Grande do Sul.

O secretário chefe da Casa Civil e coordenador do RS Mais Igual, Carlos Pestana, acompanhado de representantes do programa, esteve em Catuípe na terça-feira, para apresentar mais um eixo do RS Mais Igual: inclusão produtiva e qualificação profissional. Este eixo do programa visa complementar a renda das famílias que já recebem o Bolsa Família no município. O evento ocorreu na Escola Municipal Ulisses Salazar, e contou com a presença da coordenadora executiva estadual do RS Mais Igual, Paola Carvalho; da agente do RS Mais Igual, Sirlene Vieira, da prefeita Ivete Burmann, demais secretários e famílias beneficiadas com o RS Mais Igual.

CRUZ ALTA - Acontece na sexta-feira, 31, mais um evento da Escola Imperatriz da Zona Norte, a Sexta Show., que acontece a partir das 21h na quadra da Escola. Dentre as atrações, está o grupo Show da Imperatriz e ainda o ensaio geral para a Mostra de Sambas, que deve acontecer no dia 2 de fevereiro. A novidade do evento é a parceria entre a IZN e a Associação Amigos do Canil. No caso, será necessária doação de um pacote de ração canina ou felina como forma de ingresso ao Sexta Show. As mesas estão no valor de R$ 10, mais o pacote de ração. A IZN busca a vitória no Carnaval com o enredo “No mundo das cores, uma fantástica viagem à história da maquiagem”. Até o momento a Rainha da Corte do Carnaval Municipal é da Imperatriz.. No dia 15 de fevereiro é conhecida a Corte Intermunicipal do Carnaval.

RODEIO CRIOULO INTERESTADUAL DERRUBADAS - Aconteceu na sexta, 24, sábado, 25 e domingo 26 o XVI Rodeio Crioulo Interestadual. O evento ocorreu no Parque de Rodeio Eugênio Reimann, em Cedro Marcado no município de Derrubadas. Os tradicionalistas foram recepcionados com acampamentos montados e tiveram também tertúlia livre, provas campeiras e entreveiro artístico. No sábado, teve fandango com o Grupo Herança de SC. No domingo, continuação das provas campeiras e a futebol de bombacha. O XVI Rodeio Crioulo Interestadual de Derrubadas é coordenado pelo CTG Veteranos da Tradição.

Deise Marisco é a atual rainha da corte

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

29/01/2014 20:03:39


ANO 5 - Nº 273 - janeiro DE 2014

3

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR SUPLEMENTAR DA SETREM A Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) realiza no dia 15 de fevereiro as provas de seu Vestibular Suplementar 2014. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site www. setr em.com.br/ves t ibular, na Secretaria do Campus da Instituição e nas agências do Sicredi Noroeste até o dia 14 de fevereiro. O investimento é de R$ 25,00 e o processo seletivo consistirá na elaboração de uma redação. Há vagas remanescentes para os cursos de Administração, Design de Moda, Pedagogia, Psicologia, Redes de Computadores e Sistemas de Informação. O resultado geral do Vestibular Suplementar estará disponível a partir das 15h do dia 17 de fevereiro de 2014 no site www.setrem.com.br e

no quadro de avisos da Secretaria. As matrículas ocorrem nos dias 17 e 18 de fevereiro em primeira chamada, e nos dias 19 e 20 de fevereiro em segunda chamada. A Setrem disponibiliza bolsas integrais

do Prouni em todos os cursos e também possui convênio com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Cursos Técnicos: A Setrem está com matrí-

As provas serão realizadas no dia 15 de fevereiro

As inscrições podem ser feitas através do site : www.setrem.com.br/vestibular

culas abertas para o ingresso nos Cursos Técnicos da Instituição. Há vagas para Agropecuária, Design de Móveis, Informática, Manutenção Automotiva, Modelagem do Vestuário e Vendas. Os interessados devem comparecer ao campus da Setrem para realizar a matrícula, portando os seguintes documentos: Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, Histórico Escolar ou Foto 3x4. Quem tiver dúvidas ou quiser fazer seu cadastro para ser contatado pela Instituição, tem a opção de acessar

o site tecnicos.setrem.com.br. O contato também pode ser feito via telefone, através do (55) 3535-4600. O primeiro período de análise de concessão de bolsas já foi encerrado, mas uma segunda etapa, com novos interessados, será realizada no dia 13 de fevereiro. As aulas iniciam-se no dia 17 de fevereiro. Há também a opção do Curso Técnico em Enfermagem, que deve entrar em funcionamento nos próximos meses e está realizando o cadastro de interessados também através do site tecnicos. setrem.com.br.

INICIA-SE TRADICIONAL FESTA DA UVA DA PARÓQUIA SÃO GERALDO IJUÍ - A 46ª Festa da Uva promovida pela Paróquia São Geraldo acontece de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, com venda de cucas, sucos e uvas. O tradicional evento promete uma programação variada para a integração de toda a comunidade ijuiense. De acordo com o Frei Irineu Costella, a festa está pronta. “Os festeiros e coordenadores empenharam-se para que tudo seja um sucesso. Temos as celebrações religiosas, a comercialização de produtos na Cripta da Igreja São Geraldo e na Natividade. Nos finais de semana estão programados shows e venda de cachorro-quente para que as pessoas possam aproveitar o espaço ao ar livre para reunir amigos e familiares”, destaca. Com o slogan: “Eu Sou a videira, permanecei no Meu amor”, o evento receberá no dia 8 o Frei Clemente Dotti, idealizador da Festa da Uva e no dia 9, a missa das 9h será presidida por

panorama_pg03ok.indd 1

Dom Frederico Heimler, Bispo da Diocese de Cruz Alta, e ministro provincial. Como principais atrações musicais, no dia 31 haverá show com Nédio Cavalheiro e irmãos Bandeira; no sábado, dia 1º, Cléber e Glauber Britto e grupo se apresentarão e no dia 8, Cristiano Quevedo, Érlon Péricles e grupo é que fará a festa. Os recursos angariados pela festa da uva terão destino no dia 17 de fevereiro, onde será iniciada mais uma obra. Um mesanino ao lado da igreja, saguão na entrada do centro de eventos e um auditório. O centro de eventos será climatizado e tornado acústico para ser otimizado e para não ficar ocioso. Terá também um desfile de carros alegóricos no dia 1º de fevereiro, às 10h. O diferencial deste ano é que o sorteio da rifa será realizado no dia 9 de fevereiro, às 18h, ao vivo.

Festa da uva iniciou na quarta-feira, 29, com venda de cucas, sucos e uvas

29/01/2014 20:04:20


4

ANO 5 - Nº 273 janeiro DE 2014

O PAPA É POP

Madonna e Miley? Madonna e Miley Cyrus podem cantar uma música juntas. A veterana pop deve ser a estrela convidada do Acústico MTV de Miley Cyrus. As duas teriam sido vistas na terça-feira (28), gravando em um estúdio em Hollywood. “A performance vai mostrar Miley e os convidados surpresa interpretarão versões reinventadas de seus grandes sucessos”, afirmou a MTV em um comunicado oficial.

O Papa Francisco está realmente ganhando vários simpatizantes, desde que assumiu o cargo mais alto da Igreja Católica. Seu reconhecimento é tamanho, que o sumopontífice estampa a capa da revista Rolling Stone, que estará nas bancas no dia 31 de janeiro. O site da publicação ainda divulgou um perfil traçado pelo editor-assistente Mark Binelli. A imagem de Francisco veio junto com a música “The times they are a-changin” (“Os tempos estão mudando”, em tradução livre), de Bob Dylan. Segundo a publicação, Francisco está sendo visto com bons olhos em diversos luagres do mundo, já que vem promovendo uma revolução silenciosa com uma quebra da tradição do Vaticano e enfrentando questões políticas, sempre falando sobre os direitos humanos.

PRESSIONADA Selena Gomez se empenha em fazer sempre mais pelos seus fãs. A cantora confessou colocar muita pressão sobre si mesma e seu trabalho, mas que não importa quão cansada ela se sente, o trabalho árduo sempre vale a pena quando ela sobe no palco e vê o público presente em seus shows. “Eu não sinto que eu posso retribuir o suficiente aos meus fãs. Eu trabalho muito, trabalho duro e fico cansada. Mas entrar no palco e encontrar essas pessoas que esperaram horas do lado de fora só para te ver, é a melhor coisa do mundo”, disse. A bela morena, que tem uma relação ioiô com Justin Bieber, está contente em ter amigos que a apoiam, mesmo quando eles não tomam seu lado em discussões.

panorama_pg04ok.indd 1

Joia Rara

Ernest confessa aos filhos que é culpado pela morte de Catarina Ernest foge em um táxi e Manfred o segue. Pérola diz a Viktor que Sílvia está viva. Manfred vê Ernest entrar no cortiço. Pilar diz a Manfred que Viktor está perto de descobrir a verdade. Ernest procura Iolanda, diz que está fugindo de Manfred e pede ajuda para encontrar Franz. Tenpa arruma um emprego no armazém de Toni. Fabrício sugere que Gaia crie Tavinho ao lado de Laura. Ernest confessa aos filhos que é culpado pela morte de Catarina.

JUSTIN SERÁ ACUSADO FORMALMENTE NA FLÓRIDA

Além do Horizonte

O cantor canadense Justin Bieber será acusado de dirigir embriagado, resistir à prisão e estar com a carteira de motorista vencida, em uma audiência em um tribunal de Miami, na Flórida, marcada para 14 de fevereiro, informou uma fonte da Procuradoria. A audiência foi solicitada pela Procuradoria, que apresentará as acusações contra Bieber, perante um juiz no condado de Miami Dade. A mesma fonte disse que talvez o cantor não seja obrigado a assistir a essa sessão. O advogado de Bieber, Roy Black, do escritório Black, Srebnick, Kornspan & Stumpf, não respondeu ao contato feito pela AFP para confirmar se seu cliente estará em Miami, nessa audiência. Bieber, de 19 anos, foi detido em 23 de janeiro passado, em Miami Beach, depois de ter sido parado pela polícia por dirigir sob efeito de álcool e drogas e por participar de um “pega” ilegal. O astro pop foi solto, após pagar fiança de US$ 2500.

Celina percebe o olhar de LC para William. LC manda o livreiro seguir William. Vitória é colocada na máquina da felicidade. William reconhece o livreiro em fotos. LC consegue a transferência de Hermes e Tereza para uma penitenciária. William, Celina, Guto e Jéssica chegam ao local onde ficava a livraria. Lili encontra Vitória e estranha seu comportamento. Marlon fica confuso sobre seus sentimentos. Marcelo grava uma confissão de Rose. Kléber chega ao Rio de Janeiro, e LC lhe entrega o endereço de William. Marcelo reata com Priscila. Thomaz se surpreende ao ver Lili no lugar de LC. Kléber vê Celina e Nilson com William.

Kléber vê Celina e Nilson com william

Malhação

Antônio defende menino mais novo

AVENIDA BRASIL NO MÉXICO Um dos maiores sucessos de todos os tempos da televisão brasileira finalmente chega ao México, através da TV Azteca. Avenida Brasil, que foi exibida em nosso país, entre 2012 e 2013 pela TV Globo, em breve estará no canal Trece. A emissora está apostando todas as fichas no sucesso da história protagonizada por Débora Falabella, Adriana Esteves, Murilo Benício, Cauã Reymond, Marcello Novaes e grande elenco, também em solo mexicano.

Hernandez é levado pela polícia e pede para Ben cuidar de Tita. Flaviana se desespera ao constatar que seus pais fugiram. Caetano comemora a prisão de Hernandez, e Zelândia se incomoda. Os vizinhos ofendem Flaviana, que é acolhida por Sofia. Ben pensa em procurar Abelardo para ajudar Hernandez. Serguei sugere que Flaviana more no salão e ela chora, deprimida. Virgílio afirma a Raissa que ela, na verdade, quer ter um filho com João Luiz. Sofia acaba apoiando os amigos e consegue com Abelardo provas para libertar Hernandez. Virgílio e Bárbara descobrem a câmera no banheiro e armam uma lição para os meninos.

29/01/2014 20:05:49


ANO 5 - Nº 273 - janeiro DE 2014

FESTA DA UVA VAI PARA 38ª EDIÇÃO DO EVENTO SANTO ANTÔNIO - A comunidade do distrito de Colônia Santo Antônio está preparando a 38ª Festa da Uva. Sob a organização de Tito Varaschini e com apoio dos festeiros Rubian Konageski, Leonir Londero, Eduardo Dalla Rosa, Vera Boniatti, Gracieli Fillipin e Rosângela Schiavo, a programação acontecerá no dia 23 de fevereiro e contempla um dia intenso de atividades com venda de cucas, sucos, vinhos e uvas. Além disso, haverá churrasco de novilho precoce, galinha e leitão assado. Na ocasião também será feito o sorteio de uma Ação Entre Amigos em benefício da Capela São Paulo, que tem como principal prêmio um Gol G4, 2 portas. O evento ocorre em um período bastante benéfico para o cultivo de uvas no Estado. Na região

Tito Varaschini e alguns festeiros estiveram na rádio JM

de Ijuí não é diferente, de acordo com dados revelados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o município tem 15 hectares plantados com a cultura e a média de produção é de 10 mil quilos por hectare. Segundo o agrônomo Tomaz Galvão de Bem, “o calor e ensola-

ção contribuem para o aumento da quantidade de açúcar e líquido na fruta”. O agrônomo destaca que em Ijuí, os maiores produtores de uva estão localizados no distrito de Colônia Santo Antônio e alguns produtores chegam a plantar cerca de seis hectares da fruta.

5

GRUPO MÁSCHARA ESTARÁ EM PORTO ALEGRE CRUZ ALTA - Há 15 anos os grupos de teatro de Porto Alegre perceberam que na época de férias a cidade ficava vazia. A maioria das pessoas parte para o litoral. No entanto, as pessoas que restavam ainda eram uma boa fatia do mercado. Pensando nisso, seis grupos teatrais conseguiram convênios e criaram o Porto Verão Alegre. Cruz Alta estará representada através do Grupo Máschara. Segundo Cléber Lorenzoni, diretor do Máschara, após o grupo ter ganho alguns festivais no Estado, novas portas foram se abrindo. “Quando se ganhava um festival, o grupo ganhava direito a fazer de duas noites a duas temporadas de espetáculo em alguma sala de teatro de Porto Alegre”.

O Departamento de Artes Cênicas do Estado também apadrinhou o grupo e proporcionou turnês pelo Estado. Mas foi em 2011 que uma antiga atriz do grupo, Angélica Erthel, entrou em contato com um dos selecionadores dos espetáculos para o Porto Verão Alegre. Ela mandou um vídeo com o espetáculo As Balzaquianas, o qual foi assistido e selecionado para o projeto. Em 2014 o grupo enviou um vídeo novamente, e agora apresenta “Esconderijos do Tempo”, que conta a história do escritor Mário Quintana a partir de sua obra. A peça é apresentada nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, às 21h, na sala Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mário Quintana.

ITALIANOS SE ENCANTAM COM TRÊS DE MAIO E REGIÃO Na tarde de 27 de janeiro, o ficos e sociais.O prefeito Casali casal, visto que 26% da popuprefeito municipal, Olívio José agradeceu a visita e enfatizou lação de Três de Maio é de desCasali, recebeu em seu gabine- que foi muito bom receber o cendência italiana. te a visita dos italianos Roberto Albertini e Giovanna Lavarini. O casal da província de Verona esteve acompanhado de Carlos Schonarth, Jaime Cobalchini e Ildo Corso. Os visitantes, que atuam no ramo de metalúrgica para exportação, destacaram que se encantaram com Três de Maio e região e que estão adorando conhecer o Rio Grande do Sul. Na oportunidade, diversos assuntos que envolvem semelhanças e diferenças das duas nacionalidades foram discutidos, entre eles, a baixa natalidade da Itália e a grande natalidade do Brasil; religião; aspectos econômicos, geográ- O prefeito José Casali recepcionou os italianos

panorama_pg05.indd 1

Grupo Máschara apresentará espetáculo Esconderijos do tempo em Porto Alegre

FESTA DA UVA EM PEJUÇARA No dia 1º, sábado, às 19h acontecerá a celebração de Santa Míssa, seguido de um jantar com macarronada e sopa de mondongo. Logo após haverá apresentações e a animação da festa ficará por conta de Cleiton e Dadinho. Já no dia 2, domingo, às 9h acontece Missa Festiva e ao meio-dia também o tradicional churrasco, com

galinhas assadas, leitões assados e demais complementos. E para finalizar, à tarde acontecerão festejos em geral, com animação da Banda Ramal 5 e sorteio da ação entre amigos, com 10 prêmios, entre eles um automóvel Gol, zero km. Durante a programação haverá venda de assados, cuca italiana e recheada, vinho doce, uvas e doces.

29/01/2014 20:06:34


6

ANO 5 - Nº 273 - janeiro DE 2014

SANTA ROSA - A santarosense Bárbara Cigollini, 8 anos, viajou a Santa Catarina, onde disputará a coroa nacional de Miss Brasil Top Model Universo 2014, categoria Infantil. Para se habilitar à disputa, ela passou por uma seleção de fotos e vídeos.

Bárbara é atualmente a Miss Rio Grande do Sul Top Model Universo Infantil. Outra santa-rosense, Vitória Brun, abrirá o desfile e passará a coroa à vencedora do concurso nacional. Ela também estará na torcida por Bárbara, sua amiga e conterrânea..

Bárbara Cigollini disputa o Miss Brasil Top Model Universo 2014, categoria infantil

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE LEITE PODE CHEGAR A TRÊS DE MAIO

IJUÍ - O encerramento da 12ª Vida no Campus foi marcado pela entrega dos troféus e medalhas aos vencedores das modalidades competitivas, na noite de quinta-feira, 23. Um excelente público esteve presente na pista de atletismo do campus da Unijuí durante os três dias de evento, e em Ijuí, e, além dos jogos competitivos contou com atividades recreativas como tirolesa, esporte de orientação, tênis de mesa, jogos de mesa, cama elástica, iniciação ao rapel, e aula de jump, atividades estas monitoradas pelos acadêmicos do Curso de Educação Física. Com o objetivo de estimular a prática esportiva e recreativa, o Vida no Câmpus promove um

momento de lazer para a acadêmicos, professores e funcionários da universidade, além da comunidade ijuiense e regional. O evento, tradicional na Uni-

juí é realizado pelo Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física, com parceria do Caef - Centro Acadêmico da Educação Física e DCE.

O objetivo do evento é estimular a prática esportiva

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES PREPARA 4ª EXPOFEIRA A programação comemorativa aos 26 anos de emancipação político-administrativa de São Miguel das Missões será especial com a realização da quarta edição da Expofeira. O evento acontecerá de 29 de abril a 4 de maio, com diversas atrações. A organização da feira encontra-se adiantada, com diversas definições já feitas pela comissão organizadora. O objetivo do evento é a valorização do trabalho da comunidade de

São Miguel das Missões, ressaltando principalmente o potencial do município. A Expofeira de São Miguel das Missões tem um diferencial muito forte de outras feiras, pois seu projeto, objetivos e programação é elaborado por um conjunto de pessoas que representam os mais diversos segmentos da sociedade. A feira é realizada no centro da cidade e além das atrações, já citadas,possui também atrações culturais e artísticas.

Membros da reunião sobre laboratório de análise de leite em Três de Maio

O prefeito municipal Olívio José Casali esteve reunido com o diretor da Setrem, Flávio Magedanz e com o vice-diretor de Ensino Superior, Sandro Ergang, a fim de informar-lhes sobre as informações e os recursos que devem ser repassados ao município e posterior instalação do Laboratório de Análise com Certificação

panorama_pg06.indd 1

do Leite na Setrem. A ideia é trazer esse projeto para Três de Maio. Segundo o prefeito Casali, a iniciativa mostra a capacidade da Setrem em realizar projetos bastante ousados, e que venham contribuir para a qualidade de vida dos munícipes e será uma proposta avaliada para ser implantada no município.

A programação do evento irá comemorar os 26 anos do município

29/01/2014 20:07:46


ANO 5 - Nº 273 - janeiro DE 2014

7

VESTIBULAR DE VERÃO DA UNOPAR/ FAGEP FOI UM SUCESSO A Unopar/Fagep realizou no último domingo dia 26 de janeiro, a edição do Vestibular de Verão 2014. O processo seletivo na instituição foi um sucesso, superando todas as expectativas. Para este ano a Unopar/Fagep investiu em novos cursos como: Economia, Gestão Financeira, Artes Visuais e Sociologia, além de ofertar os cursos já tradicionais, como: Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Pedagogia, História, Análise e Desenvolvimento de Sistema, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Estética e Imagem Pessoal, Logística, Gestão Pública, Segurança do Trabalho e Marketing. Segundo Person Fantinelli, coordenador de Marketing do polo, o sucesso do vestibular se deve ao constante crescimento da credibilidade junto à comunidade regional, e além do mais, cada vez mais profissionais que se formaram na instituição estão se destacando no mercado de trabalho. “Este ano a Unopar/Fagepcomemora 11 anos em Ijuí” comen-

ta Person.A relação dos aprovados será disponibilizada no site da Unopar www.unoparead.com.br, no dia 5 de Fevereiro, às 20:00 horas. As

matrículas serão realizadas no período de 06 a 14 de fevereiro .Mais informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3332 6770.

O vestibular foi realizado no domingo, 26 de janeiro

Este ano a Unopar/Fagep comemora 11 anos em Ijuí

DERRUBADAS - Logo no começo da estrada que leva ao Salto do Yucumã existe uma clareira chamada de Lagoa das Marrecas. Nesta lagoa podem ser observadas várias espécies de animais, especialmente aves e anfíbios. É muito comum avistar o frango-d’água comum no local. Porém, foi registrada uma foto de seu “primo” mais raro, bonito e arisco, o frango-d’água-azul (Porphyrio martinicus). O Turvo sempre reserva surpresas. Em outras pala-

vras nos ensina que a perseverança sempre colhe seus frutos!

Pássaro raro foi fotografado

PANAMBI RECEBERÁ O BNDES A Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento anunciou os 13 municípios aprovados no Edital 01/2013, que abriu as inscrições para projetos de infraestrutura básica nas áreas industriais municipais. O valor total a ser repassado pelo governo do Estado é de R$ 9,045 milhões, com contrapartida de

R$ 3,2 milhões das prefeituras. O investimento total será de R$ 12,3 milhões. O projeto de maior valor é o de Restinga Sêca, com R$ 1,4 milhão. Os demais selecionados, são: Erechim, Capivari do Sul, Camaquã, Harmonia Não-Me-Toque, Lajeado, Tapejara, Ernestina, Condor, Panambi (R$ 962,4 mil), Venâncio Aires e Três de Maio

RONDONISTAS DA UNIJUÍ VÃO À FEIRA IJUÍ - Na noite de 28 janeiro, às 19h aconteceu na paróquia Cristo Rei, de ijuí, a escolha das soberanas da 3ª Festa Estadual do Milho. Na ocasião as soberanas de 2013: a soberana, Sandiara Daíse Rosanelli e a 1ª e 2ª soberanas, Letícia Santos e Viviane

Laís da Silva passaram suas faixas para as novas escolhidas. Gabrieli Guterres de Jesus ficou com o título de soberana, Michele Klaus com o de 1ª soberana e Vanessa Lassen foi a segunda soberana. A Festa estadual do milho começará no dia 23 de março.

Michele Klaus, Gabrieli Guterres de Jesus e Vanessa Lassen

panorama_pg07.indd 1

IJUÍ-O retrato mais fiel de uma comunidade são as feiras públicas, nas quais se tem a oportunidade de experimentar todos os sabores, odores e visões de um determinado lugar. Em Nazaré do Piauí não é diferente, todos os sábados a partir das 5h acontece a feira municipal, prestigiada por cidadãos de todos os povoados do município. Pensando nisso, as equipes de rondonistas da Unijuí e Universidade Estadual do Goiás – UEG realizaram uma atividade em conjunto, divulgando ações de prevenção à saúde, cuidados no trânsito, orientações para população da terceira idade, assim como a produção de um diagnóstico rápido sobre as questões que abrangem a saúde pública, saúde e segurança no trânsito.

O acadêmico de Medicina Veterinária, Régis Filipe Schneider, considerou a feira local muito interessante. “É uma feira com bastante variedade de produtos,

tanto de artesanato como de produção. É algo diferente da nossa realidade, com outros costumes”, destacou o rondonista.

Rondonistas da Unijuí estão em Nazaré, no Piauí

29/01/2014 20:11:15


REGIONAL

SETOR DE AGRICULTURA E PECUÁRIA GANHAM DESTAQUE SANTA ROSA - Em evento que marcou a contagem regressiva de 100 dias para o início da 20ª Feira Nacional da Soja, na noite do dia 15, as atrações e novidades do setor agrícola e da pecuária receberam destaque. Com comissões específicas voltadas ao rural como a de Pecuária, Agricultura, Exporural e de Soja e Derivados, a feira multisetorial evidenciará diferentes aspectos da agricultura familiar e do agronegócio. A área da Exporural já está sendo preparada para a 20ª Fenasoja que, deve contemplar novidades e atrativos na área de produção de grãos como novas variedades de soja e milho. Também terá espaço a fruticultura, olericultura, sistema silvipastoril e pastagens. Como novidade, esta edição contará com um espaço especial para o assunto silagem. Será disponibilizado auditório para 50 pessoas

O evento marcou a contagem regressiva de 100 dias para a feira

onde será abordado o assunto através da Escola de Silagem, e todas as manhãs serão realizados mini cursos teóricos e práticos sobre ensilagem. “O objetivo principal da Exporural é de que seja um espaço para levar informação e conhecimento com transferência de tecnologia por meio de diálogo entre produtores e técnicos”,

destacou o presidente da Comissão da Exporural, Carlos César Hermanns. Empresas privadas, universidades, cooperativas e Emater/RS-Ascar estarão envolvidas diretamente com os visitantes nos dois hectares da Exporural. Além disso, também terá algumas novidades na agricultura familiar e na pecuária.

ROCKIJUÍ COMPLETA 4 ANOS E REALIZA ROCK NA PRAÇA Em janeiro de 2014 o Rockijui completou 4 anos de atividades, e a comemoração será domingo na praça com evento gratuíto. Traga seu mate (ou tererê, ou suco, ou o que for do

seu agrado) para a praça e venha curtir os sons das bandas Excellence Rock e Decoders. Obs.: Em caso de mau tempo,o evento será transferido para outra data.

Banda Decoders

ELETROSUL INAUGURA SUBESTAÇÃO IJUÍ - Será inaugurada no dia 31, mais um importante empreendimento de transmissão da Eletrosul, que irá reforçar o suprimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul. Trata-se da Subestação (SE) Ijuí 2, localizada na cidade gaúcha com o mesmo nome, e que recebeu

investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões. Construída com recursos do PAC2, do governo federal, a subestação possui capacidade de transmissão para suporte ao abastecimento de uma população de cerca de 150 mil pessoas.

JEAN GANHA RESPIRADOR ARTIFICIAL Representantes da Indústria de Respiradores Artificiais de Espírito Santo estiveram ontem no município para a doação de um equipamento para a UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Sensibilizado com a reportagem do menino Jean Kittlaus, exibida no Domingão do Faustão no dia 15 de dezembro, o médico anestesiologista Humberto Ribeiro do Val, diretor da empresa Vent-

panorama_pg08.indd 1

Logos, decidiu doar um respirador portátil para o menino. “O aparelho possibilitou a essas crianças sair do hospital, ir para shopping, para a praia, enfim, permite uma troca com o ambiente que todos nós vivemos, não apenas dentro de quatro paredes”, ressalta. O aparelho, além de oferecer segurança, atende às necessidades de ventilação em pacientes pediátricos e adultos que apresentem complacência

pulmonar normal ou pouco alterada”, explica Humberto. Após a entrega oficial do aparelho, Jean percorreu com o novo equipamento a rua nas proximidades do hospital. Além da mãe, uma equipe médica o acompanhou. Desta vez, não para monitorar o equipamento, mas para registrar a alegria e a surpresa no rosto de Jean, feliz por, pela primeira vez, passear apenas com a ajuda da mãe.-

Jean ganhou um respirador que possibilitará sair para passear

29/01/2014 20:09:16

Panorama 30.01.2014  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you