Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 231 - março DE 2013

toca do coelho Evento que anima a Páscoa de Tapera segue até o dia 31 de março. Pág. 6

panambi em foco Concurso fotográfico chega à sua terceira edição no município. Pág. 6

jornada de saúde conta com a presença da escritora eliane brum Em sua terceira edição, jornada que acontece em Ijuí terá a presença de outros importantes nomes. Pág. 5 Município de Catuípe terá encenação da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa. Pág. 5

fenamilho 2013 Show da banda Nenhum de Nós fará parte da programação da feira. Pág. 2

panorama_capa.indd 1

28/03/2013 09:40:12


2

ANO 5 - Nº 231- MARÇO DE 2013 santo ângelo

18ª Feira do Peixe acontece em Três Passos

Anunciados os shows da Fenamilho

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos, juntamente com os piscicultores do município, estarão realizando no dia 28 de março, a 18ª edição da já tradicional Feira do Peixe, pela passagem de mais uma Semana Santa. Os consumidores interessados poderão conferir a feira a partir das 8h da manhã. O evento acontece na Praça Reneu Geraldino Mertz, ao lado do ponto de táxi ali situado. Durante a feira estarão sendo comercializadas diversas espécies de peixes.

Nenhum de Nós será uma das atrações da feira

Durante o evento serão comercializadas diversas espécies de peixes

cruz alta

A 16ª Fenamilho Internacional, considerado o principal evento de Santo Ângelo, ocorrerá de 27 de abril a 5 de maio e a expectativa de público é de mais de 150 mil pessoas. A 16ª edição da Fenamilho terá cerca de 600 expositores, englobando desde grandes empresas de máquinas e equipamentos agrícolas até indústrias do setor metal mecânica e mobiliária, eletrodomésticos, comércio, serviços, artesanato, agropecuária e artesanato. Conforme a Comissão Central do evento, aproximadamente 150 empresas aguardam espaços de comercialização na feira. A feira contará com shows de Osvaldir e Carlos Magrão, Nenhum de Nós, Guri de Uruguaiana, Luciano Maia e Ronda Gaúcha, Marcelo Sam, dentre outras atrações.

1º Encontro Cruz Alta Mulher reúne famílias O 1º Encontro Cruz Alta Mulher que aconteceu no domingo, 24 de março, na Praça do Ginásio Municipal, reuniu centenas de cruzaltenses. O evento Evento aconteceu em comemoração ao mês da mulher em comemoração ao mês da mulher e com atividades para todos os públi- de Unimed, com o sorteio de duas ríssimo e o grupo de teatro da IBL. O Canil Municipal de Cruz Alta cos iniciou pela manhã e se estendeu bicicletas. Na tarde de domingo, teve a apre- conscientizou a população sobre a até a tarde de domingo com mateada. Durante a manhã, houve a apre- sentação da Orquestra Filarmônica importância da causa animal e reasentação do grupo da terceira idade Louvores de Sião que surpreendeu o lizou o desfile com o objetivo de proLembranças do Passado através da público presente. A invernada mirim mover a adoção dos animais, contanSecretaria Municipal de Desenvolvi- do CTG Querência da Serra também, do com o apoio da AAPA e da SOS mento Social e o Pedalando pela Saú- a invernada juvenil do CTG Turíbio Ve- Bicho de Rua.

Formação de associação de piscicultores porto mauá - No dia 21 de março reuniram-se no gabinete do Executivo municipal de Porto Mauá, o prefeito Pisoni, o agrônomo da Secretaria de Agricultura – Júlio Rauber e um grupo de produtores para tratar da formação de uma associação de piscicultores. Estes produtores já haviam se reunido em cursos promovidos na parceria secretaria e Senar, de onde partiu a ideia da formação da associação. A reunião também tratou do eventual licenciamento desta atividade e de possíveis auxílios da prefeitura em relação à limpeza e abertura de açudes e de tanques para criação de peixes. Novos interessados em participar desta associação de piscicultores deverão se inscrever junto à Secretaria de Agricultura, tendo como pré-requisitos para realização dos serviços de máquinas e licença ambiental ter participado no mínimo de um curso de capacitação na área de piscicultura.

Lançamento da Indumóveis Internacional santa rosa - O evento social de lançamento da 4ª Indumóveis Internacional ocorreu na sexta-feira, 15, no parque de exposições em Santa Rosa. Cerca de 250 lideranças políticas, empresariais e representantes de veículos de comunicação de toda a região prestigiaram o ato. Foi presença ilustre o ministro João Augusto Ribeiro Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União. Nardes falou aos presentes sobre sua ligação com a região, recordou suas raízes e enalteceu o espírito empreendedor dos gaúchos. Os deputados estaduais Ernani Polo e Aloísio Classmann representaram o Parlamento gaúcho.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

28/03/2013 09:50:30


3

ANO 5 - Nº 231 - MARÇO DE 2013

“Rir e poupar é só começar” chega a Ijuí

Peça estimula a importância do planejamento financeiro com muito bom humor

IJUÍ - A peça “Rir e poupar é só começar” chega a Ijuí para estimular a importância do planejamento financeiro com muito bom humor. O espetáculo acontecerá no dia 4 de abril, às 20h, na Sociedade Ginástica Ijuí – Sogi. Com texto da jornalista e dramaturga Dedé Ribeiro e do

escritor Renato Mendonça e direção de Eduardo Mendonça, a peça, com 45 minutos de duração, é destinada à comunidade em geral, a entrada é gratuita e os participantes estão sendo convidados a doar 1kg de alimento não perecível que será doado para uma instituição carente.

Congresso Internacional em Saúde e Meio Ambiente com inscrições abertas

A ideia consiste em mostrar que poupar é uma atitude inteligente, que também pode ser fácil e divertida, e disseminar a prática incentivando a autonomia individual. Por isso, o espetáculo tem o formato de uma comédia cotidiana sobre economia na vida a dois retratando situações estressantes do dia a dia de um casal. Marta e Adolfo são um típico casal brasileiro, que corta dali e ajusta daqui para economizar dinheiro e realizar seus sonhos. Só que nem sempre é fácil chegar a um acordo sobre quem corta o quê. Mas, eles resolvem tudo com muito bom humor, interagindo com o público na busca por soluções para algumas cenas propostas. Enquanto isto, todos se divertem e aprendem a economizar. Seu ingresso pode ser retirado no Sicredi.

IJUí - Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Internacional em Saúde: Meio Ambiente e Saúde, que acontece em maio de 2013 e reunirá grandes pesquisadores e estudiosos para discutir a temática tão em voga na atualidade: Meio Ambiente e Saúde. Até o dia 5 de maio o valor é diferenciado. O Congresso ocorre de 14 a 17 de maio de 2013 e tratará de temas relevantes no meio científico como: nanotecnologia, biotecnologia, envelhecimento, nutrição, plantas medicinais, poluição, redes públicas de saúde, fitoterápicos, medicina natural, além de diversas oficinas. Vários pesquisadores de renome internacional estão confirmados para o congresso como: Carlos Galano, Universidade Nacional de Rosário, Argentina/Rosário; Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho Portugal; Alain Santandreu, Consultor da Organização das Nações Unidas ONU, Peru, Lima; Jens Giesdorf Palestra, Centro Alemão de Pesquisa, em Biomassa/DBFZ Alemanha/Leipzig; Antônio Sérgio de Oliveira Palestra, Universidade Estadual de Londrina/UEL PR/; Edgar Sarria, SP/São Paulo; Renato Stein, Clínica e Consultoria SP/ São Paulo, entre outros pesquisadores de renome na área.

três passos

Anunciados os shows da Expofeira do Agronegócio A dupla Léo e Giba será a primeira a se apresentar na feira desse ano no dia 27 de abril, sábado. Na noite seguinte, a cantora Lúcia Luft e a banda Mercosul sobem ao palco para agitar o público. Dia 29, segunda-feira, será a vez de Mano e Matheus e Karine Eichel. Os fãs do bom e velho rock vão assistir no dia trinta a um encontro de bandas. Dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador, será realizado o tradicional show

de bandas da Rádio Colonial, alusivo aos 58 anos da emissora. Dia 2 de maio, pela primeira vez na região, o cantor gospel David Quinlan. Para comemorar o aniversário do município, dia 3, a feira promove show com o cantor sertanejo universitário Gabriel Valin. Já no sábado, dia quatro, começa a festa campeira do CTG Tropeiros do Buricá e haverá show com Os Serranos. Conforme o coordenador de eventos

da Expofeira, Elisandro Weise, esses são os shows já contratados, mas pode haver alterações na grade porque a feira ainda pode contar com a aprovação de projetos encaminhados à Lei de Incentivo à Cultura do Estado e ao Ministério da Cultura. A Expofeira vai ser realizada de 27 de abril a sete de maio no Parque de Exposições Germano Dockhorn. Amanhã, ocorre o baile de lançamento da feira no Clube Buricá.

Mais de 400 mamões num só pé geram curiosidade porto mauá - O produtor rural Arno Coletto, residente na vila de Campo Alegre, interior de Porto Mauá, possui em sua propriedade um pé de mamão macho com mais de 400 frutos. Este pé possui três anos de idade, no ano passado a geada preta quase o matou, brotou novamente e neste ano produziu esta impressionante quantia de frutas. Segundo o produtor rural, que possui 62 anos de idade, nunca viu na sua vida um pé de mamão que tivesse produzido tantas frutas num só pé.

panorama_pg03.indd 1

O pé de mamões temi três anos de idade

O cantor sertanejo universitário Gabriel Valin subirá ao palco durante a feira

município sedia dois eventos do encontro da rede leite são valério - O Encontro da Rede Leite reuniu no dia 22 de março, aproximadamente 40 produtores rurais na propriedade de Nelson Olbermann. Nelson é um dos 67 produtores que fazem parte da Rede Leite na Região Noroeste do Estado. Além de pequenos produtores, também fazem parte da Rede Leite, a Emater/RS-Ascar, a Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Clima Temperado, a Unijuí, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha campus de Santo Augusto, Cooperfamiliar e Agel. O tema central do encontro da Rede Leite em São Valério do Sul será meio ambiente.

28/03/2013 09:50:54


4

ANO 5 - Nº 231 - MARÇO DE 2013

FLOR DO CARIBE

Bibiana visita Donato na prisão

volta às telonas

ameaça Gusttavo Lima ameaçou deixar a carreira durante show realizado no Iperó Fest, no interior de São Paulo, na última sexta-feira. “Talvez esse seja um dos últimos shows que vou fazer na minha vida. Eu já não aguento mais, eu já não suporto mais”, disse. Porém, segundo a coluna Olá, do jornal Agora São Paulo, a assessoria do cantor afirma que Gusttavo não vai parar de cantar. Ele se apresentou em Vitória no dia seguinte e em Jundiaí, em São Paulo no domingo.

Atriz está curtindo a sua segunda gravidez

CÂNCER DE MAMA Juliana Paes é mais uma artista a abraçar a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que ajuda o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). A atriz, que no momento curte sua segunda gravidez, posou para o fotógrafo Gui Paganini usando um dos modelos de camisetas que são vendidas para ajudar a ação, já que parte da renda obtida com a venda dos produtos é revertida ao IBCC. A campanha é uma das ações sociais que mais ajuda as mulheres na orientação do câncer de mama no mundo todo.

HOMENAGEM

Atriz teria papel garantido no filme Meu Mundo Quebrado

Sem fazer trabalhos como atriz desde 2009, Fernanda Lima voltará a atuar nos cinemas. De acordo com o jornal O Dia, deste domingo, ela já tem papel garantido no filme Meu Mundo Quebrado, de José Eduardo Belmont. Além da apresentadora do programa Amor & Sexo, da TV Globo, Fabio Assunção e Ingrid Guimarães também farão parte do elenco. Ela já atuou em filmes como A Dona da História (2004) e Stuck on You (2003), além das novelas Bang Bang (2005) e Pé na Jaca (2006).

ícone da moda

Um caso nada convencional. Aos 68 anos, Rod Stewart resolveu homenagear Sarah Streeter, uma filha que teve aos 18 anos, e foi dada para adoção. Em entrevista ao jornal inglês The Independent, o astro do rock explicou que, na época, a decisão foi tomada em comum acordo com a mãe do bebê, Susannah Hourde, que tinha 17 anos. “Não tínhamos onde cair mortos”, justificou o cantor. Passados 50 anos, o cantor decidiu prestar um tributo à garotinha na canção Brighton Beach , que faz parte do repertório de seu novo Filha do cantor foi dada para adoção há 50 anos álbum.

Feras

Adele vai participar do próximo álbum do camtor

De acordo com o tabloide britânico The Sun, Adele vai gravar um dueto com Robbie Williams. A ganhadora do Oscar de melhor canção original deste ano vai participar do próximo álbum do cantor. Amiga da mulher do artista, Adele já tinha manifestado a intenção de gravar com ele no início de sua carreira, em 2009. “Se eu pudesse fazer um dueto com qualquer um, poderia ser Robbie. Qualquer dia”, declarou a cantora.

O ator de Mad Men, Jon Hamm, afirmou que Justin Timberlake é o homem mais bem vestido do universo pop e que admira sua confiança no tapete vermelho e como qualquer look lhe cai bem. Questionado sobre qual estilo seria o seu preferido, Jon revelou: “Eu sou um grande fã de Justin Timberlake. Eu acho que ele é uma referência, como dizem. Mas ele está sempre elegante com qualquer roupa. Ele é o tipo de cara

que segue a moda”, disse. Jon se tornou uma espécie de criador de tendências devido à sua elegância nos sets, depois de ser orientado pelo conselheiro de moda Don Draper nos anos 60. No entanto, ele diz que não pode perdoar Justin por uma das maiores falhas da moda das celebridades, quando ele e a namorada da época, Britney Spears, combinaram de ir de roupas jeans no American Music Awards de 2011. “Ele com

Alberto diz a Ester que pode ser o melhor pai do mundo para Samuca. Ester diz a Alberto que precisa refazer sua vida antes de pensar em se casar. Alberto decide financiar uma ONG para Ester trabalhar. Cassiano e Duque têm dificuldades para encontrar a saída pelo duto de esgoto. Ester sente ciúmes de Alberto, quando ele sai com Yvete para dar uma entrevista. Bibiana visita Donato na prisão. Durante a caminhada pelo duto, Cassiano cai e quebra a perna. A ONG é inaugurada. Ester propõe casamento a Alberto.

GUERRA DOS SEXOS Vânia apoia Ulisses

Lucilene reclama de Ulisses. Dominguinhos afirma a Felipe que Nando e Juliana estão apaixonados. Frô fica satisfeita por deixar Carolina irritada. Isadora interroga Ronaldo sobre a sabotagem no desfile e tenta se aproximar de Carolina. Olívia fala para Charlô que vai tentar provar que Otávio está fingindo ser Dominguinhos. Nando questiona Juliana sobre seus sentimentos por Fábio. Ciça consola o pai. Vânia apoia Ulisses. Charlô e Olívia se lembram de uma marca de nascença de Otávio. Kiko e Roberta pensam em como encontrar o dinheiro que Vitório escondeu. Nieta limpa a boneca russa e estranha seu peso.

SALVE JORGE

Celso implica com Antônia Morena faz várias perguntas a Barros, que tenta desconversar. Helô e Jô conversam sobre os impactos causados pela quadrilha na vida de Morena e Theo. Lucimar se arruma para encontrar Helô e Delzuite tenta consolar a amiga. Amanda ameaça contar o segredo de Carlos para impedi-lo de sair de casa. Celso implica com Antônia e Raissa enfrenta a mãe. Ayla conta para Tamar que vai ao restaurante de Cyla. Demir questiona Zyah sobre Bianca. Russo acredita que o bebê de Tamar seja o filho de Morena. Rosângela não acredita que a quadrilha será descoberta.

aquele smoking jeans foi uma imagem infeliz”, disse Jon. Esta não é a primeira vez que Justin foi elogiado por seu estilo despojado. O designer Tom Ford, recentemente, aproveitou a chance para criar looks para a nova música, Suit&Tie. “Eu adoro o Justin. Ele tem um estilo nato e um enorme talento. É um prazer e uma honra trabalhar com ele durante todo esse processo criativo”, disse.

Ator Jon Hamm afirmou ser fã do bom gosto de Justin Timberlake

panorama_pg04ok.indd 1

28/03/2013 09:27:10


ANO 5 - Nº 231 - MARÇO DE 2013

Eliane Brum estará em Ijuí para a III Jornada de Saúde do Bom Pastor O Sofrimento Humano na Contemporaneidade é o tema da palestra que a jornalista Eliane Brum fará na III Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor de Ijuí. A premiada escritora vai apresentar aos participantes da jornada e público em geral um pouco do seu olhar sobre o sofrimento psíquico do ser humano, em parte baseado nos personagens que conheceu durante 21 anos de experiência como repórter. O encontro com a jornalista será no dia 11 de abril, na Sogi, às 20h. Além da repórter Eliane Brum, a jornada contará com outros importantes nomes na sua terceira edição. De acordo com a diretora do Bom Pastor, Rosane Schiavo, a programação foi cuidadosamente planejada pela comissão organizadora com o objetivo de que a jornada se constitua como um espaço importante para os debates que contemplem as principais inquietações dos profissionais da área de Saúde Mental. “O processo contínuo de avanço no tratamento de uma doença psicológica depende da relação entre paciente, profissional, família e sociedade, todos precisam de subsídios que possibilitem compreender as diferentes formas do sofrimento humano”, explica. Na abertura, durante a manhã do dia 11, a reconhecida psicanalista Ester Trevisan vai abordar a concepção da loucura e o social, avaliando os impasses e possibilidades da reforma psiquiátrica. À tarde, a assistente social Solange Berwig vai tratar da problemática social no contexto familiar como um fator desencadeante de doenças mentais. A contribuição da terapia ocupacional na rede de tratamento também será enfocada com o terapeuta Francisco Nilton Oliveira. No dia 12 de abril, na manhã do segundo dia da jornada, as internações compulsórias serão tema de um grande debate com o juiz de Direito João Batista Costa Saraiva, o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, o comandante da Brigada Militar Luis Felipe Neves Moreira, o psicólogo Ubirajara Cardoso e o enfermeiro Leandro Pinho. À tarde, a palestra com a médica psiquiatra Adriana Dal’Pizzol sobre transtorno de personalidade Borderline suas implicações e manejo clínico vai encerrar a jornada. A III Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor de Ijuí ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril no Salão de Atos da Unijuí. As inscrições vão até o dia 8 de abril e devem ser feitas pelo site do Hospital Bom Pastor. Para profissionais inscrições a R$80,00, estudantes pagam $50,00. A palestra da jornalista Eliane Brum na Sogi não terá custo para os participantes da jornada, demais interessados, ingressos a R$20,00. Vagas Limitadas. Informações pelo telefone 3332-7700.

panorama_pg05.indd 1

5

município terá encenação da Paixão de Cristo catuípe - Nesta Sexta-Feira Santa, dia 29 de abril, o Movimento de Emaús da Paróquia Santo Antônio de Catuípe encena “A maior prova de amor por você: Jesus Cristo”, baseada em A Paixão de Cristo. A encenação será apresentada em frente à Igreja Matriz Santo Antônio às 20 horas, ocupando o cenário ao ar livre. Serão apresentados os principais momentos da vida de Jesus, passando desde o batizado por João Batista, a ceia com os discípulos, o Sermão da Montanha, a traição de Judas, o julgamento até a sua morte na cruz. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento de reflexão apresentada pelos jovens do Emaús, onde o principal objetivo é levar as pessoas a experimentar o amor de Deus, vivenciando a paixão, morte e ressurreição de Jesus, em um amor tão grande que ultrapassa a vida.

Além da repórter Eliane Brum, a jornada contará com outros importantes nomes na sua terceira edição

Programação – Salão de Atos da Unijuí Dia 11 8h - Inscrições 9h - Abertura 9h30 – Palestra: “A concepção da loucura e o social: impasses e possibilidades a partir da eforma Psiquiátrica”, com Ester Trevisan - Psicanalista 13h30 – Palestra:“A problemática social no contexto familiar como um fator desencadeante de doenças mentais”, com Solange Berwig - Assistente Social 15h - Intervalo 15h30 – Palestra: “A constituição da rede e as contribuições da Terapia Ocupacional na Saúde Mental”, com Francisco Nilton Oliveira - Terapeuta Ocupacional 20h – Palestra aberta ao público “O Sofrimento Humano na Contemporaneidade”, com Eliane

Brum - jornalista, escritora e documentarista. Valor R$20,00* SOGI – Sociedade Ginástica Ijuí. Participantes da Jornada: Sem custo. Dia 12 8h - Mesa de debates: “Tema: Internações compulsórias, involuntárias e voluntárias” com João Batista Costa Saraiva - Juiz de Direito; Felipe Teixeira Neto - Promotor de Justiça; Major Luis Felipe Neves Moreira – Comandante 29º BPM de Ijuí Ubirajara Cardoso - Psicólogo e Psicanalista; Leandro Pinho.- Enfermeiro 10h – Intervalo 10h30 - Debate 13h30 – Palestra: “Transtorno de Personalidade Borderline Implicações e Manejo Clínico”, com Adriana Dal’Pizzol - Médica Psiquiatra 15h30 – Encerramento

28/03/2013 09:51:16


6

ANO 5 - Nº 231 - MARÇO DE 2013

concurso fotográfico panambi em foco

porto mauá

Senar realiza curso de porongo no município No dia 25 de março teve início o curso de Porongo, junto à sede do Clube da Terceira Idade Vida Nova, de Porto Mauá, realizado na parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social, o Senar e o Sindicato Rural de Tuparendi. O curso é ministrado pela instrutora do Senar Marisa Reckziegel dos Santos, da cidade de Giruá, e está sendo realizado pelas sócias do clube da terceira idade. O encerramento está previsto para esta quinta-feira. O objetivo do curso é transformar a matéria prima (porongo) em produto comercializável, gerando uma renda extra à mulher produtora rural e para o seu próprio consumo (objetos decorativos). Para o mês de abril, o Cras já possui outros três cursos do Senar agendados: dias 1º a 3, de Jardinagem, dias 15 a 19, de Pintura em Tecido, e nos dias 29 de abril a 2 de maio, curso Vestuário Feminino. As comunidades que tiverem interesse em realizar estes cursos deverão entrar em contato com o Cras.

panorama_pg06.indd 1

Desde o dia 25 de março, todos os interessados em fotografia podem acessar a página da prefeitura de Panambi, clicar no logo do concurso fotográfico Panambi em Foco e ter acesso ao regulamento da 3ª edição do concurso, cujo tema é Pontos Turísticos de Panambi/RS. As inscrições vão de 1º de abril a 4 de outubro deste ano. O concurso objetiva-se a ampliar o acervo de imagens do município para fins de utilização em materiais publicitários e de divulgação turística. Poderá participar do concurso qualquer pessoa maior de 15 anos e cada participante poderá inscrever até quatro fotografias. Somente poderão concorrer fotos inéditas do município de Panambi que não tenham sido publicadas, exibidas em público ou premiadas. Os prêmios serão valores em dinheiro, sendo R$ 1.000,00 para o 1º lugar, R$ 750,00 para 2º lugar e R$ 300,00 para o 3º lugar.

Concurso objetiva-se a ampliar o acervo de imagens do município

Kaingangs participam de Oficina de Psicologia e Saúde Indígena TRÊS DE MAIO - No dia 15 de março aconteceu mais uma aula da Oficina de Psicologia e Saúde Indígena da Setrem, ministrada pela professora do curso de Psicologia, Fernanda Furini. A atividade contou com as participações de Marcos Ribeiro, chefe do Polo Base Guarita, da educadora e bióloga Laísa Ribeiro, e de indígenas Kaingangs, que residem em Tenente Portela. Segundo Fernanda, o objetivo da participação dos indígenas foi o de fazerem um relato da realidade da comunidade indígena da Terra Indígena Guarita, abordando assuntos relacionados à saúde e educação. A bióloga Laísa explica que a participação dos indígenas foi de extrema importância, pois através dos seus relatos que é cada vez mais possível afirmar que “não há como separar a saúde da educação junto à comunidade, ambas andam juntas”. A professora do curso de Psicologia conta que a oficina serviu para abordar as condições de vivência em comunidade, como é o sistema de saúde ofertado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a função do Polo Base Guarita, as crenças e a forma de ser e viver Kaingang, o preconceito enfrentado pela comunidade indígena em relação à comunidade não indígena, entre outros temas.

TOCA DO COELHO É REALIZADA EM TAPERA

Abertura oficial do evento ocorreu no dia 21

Tapera está vivendo mais uma Toca do Coelho, um dos maiores eventos da região, premiada estadualmente. A abertura oficial aconteceu no dia 21 de março, no Tenarião. A solenidade iniciou com a apresentação da Banda Aurora, que entoou o Hino Nacional. Na sequência, aconteceu a apresentação do Grupo Municipal de Violinos e do Coral Infantojuvenil, que cantou o Hino de Tapera. Aconteceu também a bênção do padre Osório e da pastora Marisa, o canto do Hino Riograndense pela Banda Aurora e a visitação à Toca, pelas autoridades presentes. A 14ª Toca do Coelho acontece até o dia 31, no Tenarião.

28/03/2013 09:51:31


7

ANO 5 - Nº 231 - MARÇO DE 2013 santo ângelo

Feira Municipal do Peixe é aberta no município A tradicional Feira do Peixe de Santo Ângelo foi aberta no dia 26 de março pela manhã, em solenidade realizada na praça Ricardo Leônidas Ribas. A promoção é da Associação dos Produtores de Peixe de Santo Ângelo (Apropesa), contando com apoio das Secretarias Municipais da Agricultura e da Saúde, além do Departamento Municipal de Meio Ambiente (Demam). “Neste ano, todo peixe in natura a ser comercializado na feira passou por um processo de inspeção e abate a cargo da Peixaria do Carlinhos, empresa credenciada para executar este trabalho, garantindo assim um produto de maior qualidade à

comunidade”, destaca o secretário da Agricultura, Vander da Rosa. O ato contou ainda com as presenças da prefeita em exercício, Nara Damião, diretor do Demam, José Ricardo Ferreira, presidente da Apropesa, Jorge Peppe, chefe do escritório da Emater, agrônomo Álvaro Rodrigues, e produtores. Todo e qualquer peixe é frito em uma cozinha especial instalada na praça, atendendo as normas da vigilância sanitária. O evento deverá se prolongar até por volta das 13h da Sexta-feira Santa. Participam da feira um total de sete produtores associados da Apropesa, que congrega um quadro de 18 piscicultores.

Contos, crônicas e poesias

A Associação Artística a Palavra do Século 21 (Alpas) esta com as inscrições abertas até o dia 30 de abril para o 18º Concurso de Contos, Crônicas e Poesias. Os textos vencedores farão parte da Coletânea Transparência, em Cruz Alta, e na Feira do Livro de Porto Alegre.

Os peixes da feira são fritos em uma cozinha especial instalada na praça, atendendo as normas de vigilância sanitária

crissiumal

propriedade rural do interior de Crissiumal tem a implantação de Sistema de Irrigação Aos poucos, o sistema de irrigação está deixando de ser rotulado como algo somente dos grandes produtores e passa a ser uma ferramenta, ganhando espaço também nas pequenas e médias propriedades. Para atender as crescentes demandas geradas pelo programa Mais Água, Mais Renda, a Emater/RS-Ascar está com uma equipe técnica formada por mais de 20 profissionais no Estado treinados e habilitados a elaborar e acompanhar os projetos de irrigação. Cada regional possui dois profissionais trabalhando especificamente nesta área, e na região de Crissiumal são os engenheiros agrônomos Ademir Jose Wagner e Felipe Rodrigues Kinalski. Assim, para atender uma demanda local, neste mês de março foi finalizada a instalação de um sistema de irrigação na propriedade de Lotário Ferreira, em Linha Concórdia, em área de pastagem perene. A equipe da Emater de Crissiumal elaborou o projeto e auxiliou na instalação dos equipamentos, sendo que o produtor adquiriu o equipamento com a empresa Agriflora, de Ijuí, as valas para aterro dos canos foram realizadas pela empresa Escavação da Luz.

panorama_pg07.indd 1

cruz alta

três de maio Culturas de Verão

A Setrem, em parceria com empresas e outras instituições, promoveu um Dia de Campo de Culturas de Verão no dia 15, junto ao Campus da instituição. A atividade contou com a participação de 370 pessoas, vindas de diversos municípios da região. Estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária da Setrem também usufruíram da atividade para aperfeiçoar seus conhecimentos. O evento teve início às 13h30 e estendeu-se até as 17h.

ajuricaba

Encontro de Carros Antigos

A equipe da Emater de Crissiumal elaborou o projeto e auxiliou na instalação dos equipamentos

No dia 26 de maio será realizado em Ajuricaba o 3º Encontro de Carros Antigos, em benefício à Apae do município. O evento acontece na praça central de Ajuricaba e terá início às 9h30. Entre a programação do evento estarão vários modelos que marcaram época, o Mercado das Pulgas, dentre outras atrações.

28/03/2013 09:51:45


REGIONAL

Estado libera mais de R$ 4 milhões para obras em escolas da região de Santa Rosa santa rosa - O coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, engenheiro Fábio Fagundes, anunciou no dia 25 de março o recebimento de recursos para obras em escolas estaduais da região na ordem de R$ 4,6 milhões. Durante a semana passada, Fagundes esteve em Porto Alegre e confirmou o recebimento destes recursos que vão para a região e serão utilizados na confecção de mais 13 obras. “Essas obras fazem parte de um programa de reestruturação das escolas estaduais. São obras já licitadas e com recursos empenhados, que estão em fase de conclusão da parte de homologação da licitação para assinatura de contrato. Estas obras deverão começar em pouco tempo. São recursos na ordem de R$ 4,6

panorama_pg08.indd 1

A Emater/RS-Ascar de Caibaté registra a cada ano aumento nos investimentos em criação de peixes no município. Em 2012, foram entregues 26.037 alevinos para mais de 100 agricultores. As ações de piscicultura envolveram a intermediação por parte da Emater junto à Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, de Ijuí, para aquisição mensal de alevinos de diferentes espécies: carpas, trairão, jundiá e tilápia. Além disso, a equipe da Emater vem orientando os produtores sobre o repovoamento de rios, limpeza dos açudes e alimentação dos peixes. Este ano já foram entregues 3,4 mil alevinos. Encomendas podem ser feitas até o dia 5 de abril, com a entrega prevista para o dia 10 de abril.

Recursos serão utilizados na confecção de mais 13 obras milhões que vêm para a região e, destes, R$ 2,9 milhões são para Santa Rosa”, salienta o coordenador. Este ano, de janeiro a março, foram entregues 13 obras em 10 municípios na região da 17ª

Coordenadoria Regional de Obras Públicas, totalizando o valor de R$ 1,17 milhão. Além destas obras entregues, existem mais 10 obras em andamento em oito municípios, que somam o valor de R$ 1,76 milhão.

CAPS Novo Rumo comemora cinco anos em santa rosa No dia 20 de março, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Rumo comemorou seu 5º aniversário. São cinco anos de trabalho realizado com pessoas que apresentam distúrbios mentais graves. O serviço é disponibilizado em Santa Rosa, no bairro Cruzeiro, junto ao Centro Social Urbano, e faz parte da Fundação Municipal de Saúde. O Caps atende cerca de 200 usuários e trabalha em articulação com atenção primária e rede de saúde mental do município. Conta com diversos profissionais, dentre eles médicos, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, estagiários e serviços gerais. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Produtores de Caibaté investem na criação de peixes

Caps atende cerca de 200 usuários no município Durante os meses de março e abril, serão realizadas atividades em comemoração ao 5º aniversário, como almoço festivo no Parque de Exposições com todos os usuários e o tradicional Festival da Canção Anacleto Antunes Ribeiro.

O festival é muito comemorado pelos usuários do Caps, que realizam apresentações de músicas ensaiadas durante a oficina de canto da instituição. Familiares, amigos e funcionários prestigiam o evento, que leva o nome de um falecido músico usuário do Caps.

Ao todo, 3,4 mil alevinos já foram entregues neste ano

ABATEDOURO DE PEIXE VOLTA A FUNCIONAR NO MUNICÍPIO IJUÍ - Um evento realizado na tarde de 20 de março, marcou, oficialmente, a abertura do Abatedouro de Peixes no Distrito do Santana, em Ijuí. Autoridadades do setor estiveram presentes no encontro, e destacaram a importância deste momento, não apenas para a comunidade local, mas também para toda a região, que passa a ser beneficiada com um produto fiscalizado. “Hoje, na verdade, é um ato simbólico que marca o retorno das atividades do Abatedouro, sinalizando que a gente conta com a liberação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - RS (Fepam), para realizar esse processo, dentro das normas que são exigidas para que seja abatido o peixe e depois comercializado”, explica o presidente da Cooperativa Ijuí Peixes, responsável por administrar as atividades do local, Marcos José Megier. Segundo ele, a liberação oficial para o funcionamento do Abatedouro arratava-se há anos, mas todos os esforços serão feitos para atender a demanda da comunidade em relação ao produto. Para o prefeito Fioravante Ballin, apesar de tratar-se de um ato singelo, significa um passo muito grande para o município: “É a consolidação de uma política pública que foi muito batalhada por todos”, afirmou. O Abatedouro de Peixe do Santana conta com câmara fria, balança eletrônica, rede de despesca, e demais equipamentos.

28/03/2013 09:52:04

Panorama 28.03.2013  

Edição de quinta-feira do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you