Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 247 - julho DE 2013

tem início a 33ª edição da coxilha nativista de cruz alta

30 composições irão competir durante os quatro dias do festival,que conta com vasta programação. Pág. 8

panorama_capa 11-07-2013.indd 1

multicultural

casa cor

Festival de Inverno acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho, em Ijuí. Pág. 7

Arquiteta da região, Marliese Heldwein é destaque na maior mostra de arquitetura das Américas . Pág. 8

25/07/2013 10:01:19


2

ANO 5 - Nº 247 - julho DE 2013 santo ângelo

TRÊS DE MAIO

Pintora participará do 18º Circuito Internacional de Arte Brasileira

A TURMA DO DIONÍSIO SE APRESENTA NO MUNICÍPIO

A artista plástica santo-angelense, Josele Rigo, foi selecionada para participar do 18º Circuito Internacional de Arte Brasileira. A pintora vai apresentar seu trabalho de pintura a óleo em telas nas cidades de Túnis, Roma e em Santo Domingo, República Dominicana. O circuito será realizado de 6 de setembro a 6 de outubro e conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Setor Cultural da Embaixada do Brasil, assim como da Tunísia, Itália e República Dominicana. Josele Rigo, de 42 anos, se dedica à pintura em tela desde 2004 e o seu trabalho é marcado por ilustrações de figuras humanas e paisagens. Uma das obras que Josele apresentará no circuito internacional será de uma tela das Ruínas de São Miguel das Missões.

Evento ocorre no dia 2 de agosto na Escola Germano Dockhorn

Pintora se dedica às ilustrações de telas desde 2004

Com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o grupo de teatro ‘A Turma do Dionísio’, de Santo Ângelo, irá realizar uma apresentação teatral em Três de Maio. O evento irá ocorrer no dia 2 de agosto, com a peça ‘Segredos do Rio’, que será realizada no auditório da Escola Municipal Germano Dockhorn. A apresentação integra o projeto “Segredos do Rio: teatro sem segredos”, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Prócultura RS FAC), contemplando 15 cidades do Rio Grande do Sul. Além das apresentações, serão realizadas atividades complementares, como o fornecimento de projetos pedagógicos da peça para professores discutirem os temas com os alunos e a realização de ‘rodas de conversa’ com o público, após as apresentações.

Evento evidencia força da agroindústria para economia augusto pestana - Com produtos de 14 agroindústrias à venda, o Degusta, evento realizado entre os dias 19 e 21 de julho, em Augusto Pestana, colocou em evidência a viabilidade econômica das agroindústrias familiares no município onde 60% dos sete mil habitantes vivem no meio rural. Favorecidas pela matriz produtiva diversificada – o município produz cana-de-açúcar, leite, amendoim, frutas, erva-mate – as agroindústrias ofertam, com preços competitivos, melado, rapadura, panificados, queijo, vinho, cachaça, erva-mate, sala-

mes, copas, doces cristalizados, ovos de codorna, entre outros. Os donos das agroindústrias de Augusto Pestana, segundo a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Auria Schröder, “não temem mais o mercado”, pois perceberam que não faltam consumidores se o produto tem qualidade. Ainda segundo Auria, o desenvolvimento “não chega de paraquedas”, mas é construído a partir de iniciativas como as agroindústrias, que usam as potencialidades locais. Este ano, o Degusta inovou na apresentação das agroindústrias.

Diferencial deste ano foi a apresentação das agroindústrias

Foram construídos estandes individualizados e identificados com o nome de cada uma delas. “Foi uma forma de valorizar o que cada uma produz”, explicou a extensionista de Bem-Estar Social, Elisabete Ristow. Durante o ano,

de segunda a sábado, os produtos comercializados no Degusta podem ser encontrados na Casa Recanto da Produção, espaço de comercialização dos agricultores, inaugurada em 2005, às margens do km 13 da RS 522.

Definida programação da 3ª Expoleite Missões que inicia dia 30 são pedro do butiá - No período de 30 de julho a 4 de agosto será realizada em São Pedro do Butiá a 3ª Expoleite, numa promoção da prefeitura e Associação Regional dos Produtores de Leite (Arple), com o apoio da Emater/RSAscar. A Arple abrange os municípios de São Pedro do Butiá, Cerro Largo, Campina das Missões, Guarani das Missões, Cândido Godói, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, São Paulo das Missões, Mato Queimado, Sete de Setembro, Caibaté, São Nicolau, Dezesseis de Novembro e Ubiretama. A produção média de leite destes municípios alcança 550 mil litros/dia, o que representa em torno de R$ 490 mil injetados diariamente na economia. A programação do evento inicia no dia 30, com entrada dos animais, o que poderá ser feito também nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Nos dias 2, 3 e 4 de agosto diversas atrações estão previstas: concurso leiteiro; Seminário Programa Leite Gaúcho; palestras sobre manejo nutricional das vacas leiteiras, gestão e avaliação econômica; festival de pratos com derivados de leite; julgamento morfológico, concurso do leite em metro, área demonstrativa de forrageiras, entre outras atrações.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

25/07/2013 10:33:48


ANO 5 - Nº 247 - julho DE 2013

Grande público prestigiou 9ª Manhok Festa e 8ª Festa do Porco à Paraguaia humaitá - O município de Humaitá realizou no dia 21 de julho, a 9ª Manhok Fest e 8ª Festa do Porco a Paraguaia, no salão comunitário católico. Um grande público se fez presente durante as atividades, que já são tradicionais no calendário de eventos do município. Durante a abertura do evento, foram entregues ao município 8 distribuidores de esterco líquido, uma ensiladeira e um veículo para a Secretaria da Saúde, em solenidade com a presença de autoridades locais e regionais, deputado Ernani Polo, agricultores e comunidade local.

Cada microrregião do município recebeu um distribuidor. A ensiladeira é destinada para a Secretaria de Agricultura. O grande destaque do evento foi a gastronomia, com pratos típicos à base de mandioca, acompanhado do Porco à Paraguaia, mais uma vez destacando as potencialidades do município de Humaitá. O lucro do evento será direcionado para a Secretaria de Assistência Social e Centro Cultural do município, que mantém atividades como o coral, a banda municipal e custeia o professor de dança do CTG.

Historiador escreve livro sobre a história de Panambi

Prendas de três passos e santo augusto conquistam títulos nacionais para a 20ª RT

Grande destaque do evento foi a gastronomia, com pratos típicos do município

Rafaela e Luciana saíram vencedoras das provas da categoria Laço Prenda

O historiador Ivo Beuter escreveu um livro sobre a história de Panambi, intitulado “De Elsenau a Panambi”. Beuter apresentou o protótipo para o prefeito Miguel Schmitt-Prym, esta semana. O prefeito ficou bastante satisfeito com o exemplar, pois o livro conta a história do município através de várias pesquisas em documentos de pessoas que viveram no tempo em que Panambi chamava-se Elsenau.

panorama_pg03.indd 1

A 20ª Região Tradicionalista, após se destacar em nível estadual, conseguiu três importantes conquistas nacionais no último final de semana, durante o 12º Fenart – Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, realizado na cidade de Jataí (GO). O evento foi promovido pela CBTG (Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas). Rafaela Karina Faccin, representando o CTG Tropeiros da Tradição, de Três Passos, e Luciana Pilla, do CTG Pompílio Silva, de Santo Augusto, venceram as

provas no Laço Prenda e mais uma vez orgulham o meio tradicionalista regional. A três-passense Rafaela sagrou-se campeã individual na categoria Laço Prenda. E junto com a santo-augustense Luciana, conquistou também o primeiro lugar no Laço Prenda em duplas e no Laço Prenda Quinteto, concorrendo ao lado das melhores laçadoras do Estado. As duas prendas de nossa região já haviam conquistado o Laço Prenda em duplas durante a Fecars – Festa Campeira do

Rio Grande do Sul deste ano, no mês de março, quando foram campeãs estaduais. A 20ª Região Tradicionalista, os CTGs Tropeiros da Tradição e Pompílio Silva, além dos familiares de Rafaela Faccin e Luciana Pilla, parabenizam as jovens tradicionalistas por mais essa grande conquista. A expectativa retornou a Três Passos na terça-feira. O CTG Tropeiros da Tradição prepara uma recepção para homenagear sua representante.

3

inscrições para o desafio papo cabeça foram prorrogadas CRuz alta - A Comissão Organizadora prorrogou o prazo para a inscrição de equipes no Desafio Papo Cabeça 2013. A data final agora é 7 de agosto. Em sua 3ª edição, o Desafio Papo Cabeça da Universidade de Cruz Alta 2013 vai distribuir mais de 240 prêmios, entre tablets, dockstations, projetores multimídias, sons portáteis, pen drives, mochilas, e uma biblioteca digital móvel. A competição está organizada em duas etapas: 1) as equipes competirão a partir do blog do Desafio Papo Cabeça (desafiopapocabeca.blogspot. com), por meio de quiz e produção de vídeo; 2) as oito equipes que melhor pontuarem na fase on-line seguem para fase final, de gravação dos programas na Unicruz TV. As que não se classificarem seguem em uma Faixa Extra, que também dará prêmios, com jogos online e campanha de acesso aos vídeos produzidos. Para se inscrever, as equipes precisam, primeiramente, de autorização da Escola à qual representarão. Cada uma pode ter até 30 integrantes, sendo que o número mínimo é de 21 (20 alunos e um professor), destes, obrigatoriamente 15 devem ser terceiranistas, os demais podem ser do 1° e 2° anos do Ensino Médio.

25/07/2013 10:34:09


4

ANO 5 - Nº 247 - julho DE 2013

bebê real

flor do caribe

Rodrigo pede Amaralina em namoro

Modelo postou declaração em rede social

AMOR DE FILHA

é o amor

Casal posou para a imprensa ao sair da maternidade

O príncipe William e Kate Middleton - duque e duquesa de Cambridge - escolheram para seu filho recém-nascido o nome de George Alexander Louis, segundo informação divulgada nesta quarta-feira pelo Palácio de Kensington. George era a opção de nome mais cotada nas casas de apostas. O novo bebê real é o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico. A partir de agora, o filho de William e Kate será conhecido como Sua Alteza Real Príncipe George de Cambridge. O bebê nasceu na última segunda-feira, pesando pouco mais de 3,5 kg. O casal está agora na casa da família de Kate, em Berkshire, depois de passar a noite no Palácio de Kensington. A rainha Elizabeth 2ª, o príncipe Harry e Pippa Middleton, irmã de Kate, foram visitar o casal e o bebê no palácio, antes da saída deles para Berkshire. A expectativa era de que o duque e a duquesa de Cambridge escolhessem um nome tradicional da monarquia britânica para o seu filho. Os bebês da família real normalmente são batizados com nomes históricos, que são passados adiante através das gerações.

A jornalista Malu Verçosa pediu demissão da TV Bahia, onde era editora-chefe, não só para se dedicar a escrever um livro sobre sua história de amor com Daniela Mercury. Na Bahia, comenta-se que Malu quer dedicar mais tempo à amada e será uma espécie de Flora Gil na vida do cantor Gilberto Gil, cuidando de compromissos e dando pitacos sobre a carreira.

Gisele Bündchen usou seu Instagram na manhã desta terça-feira para parabenizar sua mãe, dona Vânia, que completa mais um ano de vida. A Top Model postou uma mensagem e uma foto em que aparece dando um carinhoso beijo na mãe. Pela foto, aliás, fica bem comprovado como o DNA da família pesou na beleza de Gisele já que a semelhança da modelo com a mãe é bem grande. “Hoje é um dia muito especial, é o dia que nasceu a mulher mais importante da minha vida. Mãe , muito obrigada por ser meu anjo e minha inspiração . Feliz aniversário ! Te amo muito”, escreveu Gisele na legenda da imagem.

nasceu Está mesmo

aberta a temporada de nascimento de bebês. Depois de Kate Middleton e Juliana Paes, agora foi Penélope Cruz quem deu à luz mais um bebê famoso. A filha de atriz Penélope Cruz e Javier Bardem, segundo o site da revista Hola, nasceu nesta segunda-feira, mesmo dia do nascimento do bebê real. Ainda segundo a pu-

sangue bom

Lara oferece ajuda a Maurício Malu fica embevecida com o gesto de Bento. Amora tenta convencer Plínio a desistir de antecipar a Fabinho sua parte na herança. Mel comunica para Natan a decisão de Wilson. Érico aceita as desculpas de seu tio. Lara oferece ajuda a Maurício. Érico convida Maurício a conhecer Palmira Valente. Verônica fica penalizada com o estado de Renata. Fabinho chega à casa de Plínio e destrata Celinha. Malu convida Irene para ficar em sua casa. Tina desmente Vitinho na frente de Luz. Amora ouve Malu dizer que está namorando Bento.

amor à vida

Carlito vai atrás de Valdirene Bebê do casal nasceu no mesmo dia do filho de Kate e Willian

blicação, a atriz espanhola deu entrada no hospital Ruber em Madri durante

a tarde. É o segundo filho do casal, que já tem Leonardo, 2 anos.

prendeu Beyoncé passou por um susto durante um show da turnê Mrs. Carter World Tour, em Montreal, no Canadá, que aconteceu na última segundafeira. O cabelo da cantora acabou preso em um ventilador posicionado em frente ao palco, quando ela desceu para ficar mais próxima dos fãs. Após o ocorrido, Beyoncé, que não parou de cantar a música Halo, comentou o acidente em seu Instagram: “A gravidade não pode começar a me puxar para fora do ventilador de novo. Senti que meu cabelo estava sendo puxado pelo ventilador que sempre odiei. Fui agarrada. Fiquei encaixada. Boa noite para todos vocês”, escreveu. Atriz não parou de cantar após o incidente durante o show

panorama_pg04ok.indd 1

Maria Adília entra em acordo com Dionísio, que exige que ela continue guardando segredo sobre a paternidade de Candinho, em troca de deixá-la em paz com o filho. Alberto fica intrigado ao saber que dez funcionários pediram demissão para trabalhar na mina de Duque e Cassiano. Hélio pede emprestado o dinheiro da poupança de Marizé e Lipe a Bibiana, para quitar a dívida com Dionísio. Juliano vê a foto de Arruda no jornal e o reconhece como o homem que procurou por Hélio. Rodrigo pede Amaralina em namoro. Alberto coloca sonífero no suco de Ester.

Paloma descobre que não é filha de Pilar. Paloma exige que César revele o nome de sua mãe biológica. Félix diz que precisa afastar sua irmã do hospital. Pilar pede para César não deixar Bernarda ir embora da mansão. Wagner se oferece para conversar com Edith. Paloma procura Bruno. Félix destrata Edith. Bruno incentiva Paloma a procurar sua mãe biológica. Márcia decide participar de um casamento coletivo. Carlito vai atrás de Valdirene. Pilar e Bernarda vão à casa de Paloma, mas não conseguem encontrá-la. Paloma procura sua mãe biológica.

25/07/2013 09:52:44


ANO 5 - Nº 247 - julho DE 2013

5

RESIDENCIAL SERRANO: LAZER, SEGURANÇA E PREÇO JUSTO O Residencial Serrano é um condomínio fechado, que une infraestrutura, lazer e segurança, em uma localização privilegiada, próxima ao centro de Ijuí. O residencial conta com 16 prédios, cada um com 4 andares, sendo 4 apartamentos por andar. Possui estrutura de lazer com quadra de esportes, 3 playgrounds, 2 quiosques com 16 churrasqueiras cada um e salão de festas. Os apartamentos do Residencial Serrano serão compostos de 2 dormitórios, sala, cozinha/lavanderia, banheiro, medidores de água, luz e gás individuais. Com área privativa de 44,30m, também disponibiliza Box de garagem coberto já incluso no valor total do apartamento. Os apartamentos estão sendo construídos visando a acessibilidade dos moradores, disponibilizando banheiros adaptáveis para portadores de necessidades especiais e vaga de garagem para cadeirantes. A Construtora Leal, pre-

panorama_pg05.indd 1

ocupada em oportunizar pessoas com diferentes rendas a adquirir seu primeiro imóvel, possibilita a compra de forma direta com a construtora ou por financiamento bancário na Caixa, através do programa Minha Casa, Minha Vida. Também é uma ótima oportunidade para quem deseja investir em um imóvel para posterior locação. Os apartamentos do Residencial Serrano estão à venda por valores a partir de 87 mil, que podem ser adequados dependendo da renda mensal de cada comprador, além permitir que o fundo de garantia possa ser usado como entrada, com a possibilidade de subsídio, que pode chegar a R$13.735,00. O Residencial Serrano está localizado na Rua 19 de Outubro. Para mais informações, entre em contato com o corretor através da Construtora Leal, com sede na Rua do Comércio, 344, Galeria Pochmann, sala 103. Telefones: 3333 870, 81473415 e 97160650.

Residencial conta com 16 prédios, cada um com 4 andares, sendo 4 apartamentos por andar

25/07/2013 10:34:35


6

ANO 5 - Nº 247 - julho DE 2013

arquiteta da região é destaque em mostra de decoração

Prêmios do SINEPE/RS estão com inscrições abertas As maiores premiações do ensino privado no Brasil, 4º Prêmio Inovação em Educação, 8º Prêmio de Responsabilidade Social e 11º Prêmio Destaque em Comunicação, promovidos pelo Sinepe/RS, estão com inscrições abertas até o dia 16 de agosto pelo site: www. sinepe-rs.org.br/premios. As instituições de ensino que tiverem, no mínimo, um trabalho finalista em cada uma das três distinções também concorrerão ao Prêmio Instituição Destaque 2013, que reconhecerá a instituição que mais se destacar no conjunto das premiações e selecionará o ganhador pela pontuação obtida. Os vencedores serão conhecidos em evento marcado para o dia 3 de dezembro na PucRS. Podem participar projetos de escolas, faculdades e universidades privadas que promovam a comunicação; o bem-estar social e ambiental; e a melhoria na qualidade do ensino, através da produção pedagógica.

CRISSIUMAL TERÁ SHOW DO MASKAVO O ambiente de Marliese foi o vencedor do certificado Montagem Nota 10. Certificação premiou os projetos em destaque

A arquiteta e urbanista Marliese Heldwein partiu da para Porto Alegre em 1999, onde realizou a faculdade de arquitetura. Com família em Augusto Pestana, onde morou por alguns anos, Marliese completou o Ensino Médio em Ijuí, e acaba de realizar um grande sonho profissional: participar da maior mostra de arquitetura das Américas: a Casa Cor. A Casa Cor é uma mostra de decoração e arquitetura que destaca as principais tendên-

cias em arquitetura, decoração e paisagismo do país. Com o tema “Um olhar que muda o mundo”, a Casa Cor Rio Grande do Sul conta com 42 ambientes assinados por 62 renomados profissionais do setor. Pode ser visitada de terça a domingo até o dia 4 de agosto, na Alameda Alceu Wamosy, 91, em Porto Alegre. Marliese projetou o ambiente Adega, de 15 metros quadrados, que uniu sofisticação e conforto em um espaço convidativo

para a degustação de vinhos. “O ambiente foi projetado para ser agradável de estar, e por isso utilizei materiais mais quentes, como a madeira, o couro e a iluminação indireta de cor amarela”, explica a arquiteta. A Adega comporta aproximadamente 270 garrafas, com diversos sistemas de armazenamento. O ambiente de Marliese foi o vencedor do certificado Montagem Nota 10. A certificação prioriza os profissionais que se destacam em seus projetos.

Criação de Rede fortalece ações de cooperativas das Missões Foi criada oficialmente, na última semana, a Rede das Cooperativas, Associações e Agroindústrias da Agricultura Familiar (Remaf), do Território Missões, desejo antigo de cooperativas da agricultura familiar do Noroeste gaúcho. O evento de fundação dessa associação, aprovação do estatuto e eleição da primeira di-

panorama_pg06.indd 1

retoria aconteceu no dia 19 de julho, no município de Dezesseis de Novembro, com a presença das cooperativas fundadoras e entidades parceiras. Fazem parte da Associação, as cooperativas: Coopaf Vida Nova, de Salvador das Missões; Coopaf, de São Miguel das Missões; Coopaden, de Dezesseis

de Novembro; Coopermissioneira, de São Nicolau; Coopacel, de Cerro Largo; Cooperg, de Roque Gonzales; Cooparte, de São Luiz Gonzaga; Cooperbutiá, de São Pedro do Butiá; Coopasa, de Santo Ângelo; Coopersãoluiz, de São Luiz Gonzaga; Apan, de Santo Antonio das Missões, e Agriart, de Dezesseis de Novembro.

Banda de reggae se apresentará no município no dia 7 de setembro

O Clube Crissiumal trará para a região no dia 7 de setembro o Show Nacional com a banda Maskavo. Maskavo é uma banda de reggae brasileiro, formada em Brasília no ano 1993, sob o nome de Maskavo Roots, alterando o nome somente para Maskavo no ano 2000 após diversas mudanças de formação. Seus integrantes atualmente são: Marceleza (voz), Prata (guitarra) e Bruno Prieto (baixo).

Seu estilo dançante e suas letras sobre amor, natureza, espiritualidade e pessoas já fazem parte do reggae brasileiro. Desde o ano 2000 são mais de 950 shows pelo Brasil, contabilizando também 9 álbuns, além de 1 DVD e 6 videoclipes. Antes de estar em Crissiumal, a banda estará no dia 6 na cidade de Pelotas, também no RS. Entre os principais sucessos da banda estão: “Asas”, “Folhas Secas”, “Um anjo caiu do céu”, entre outros.

25/07/2013 10:35:08


ANO 5 - Nº 247 - julho DE 2013

Comissão realiza a triagem do canto de luz ijuí - Após realizar a avaliação das 851 músicas inscritas, a Comissão de Triagem da 2ª Edição do Festival Nativista Canto de Luz fez a seleção das 18 composições, mais três suplentes classificadas para a fase geral e das dez composições, mais duas suplentes classificadas para a fase local. A seleção das músicas foi realizada durante o último fim de semana. Para escolher as composições classificadas foram avaliadas letra e melodia de cada música inscrita. Conforme o coordenador geral do Festival, Vinicios Hoch, “foram quase 30 horas de trabalho. A comissão teve a difícil tarefa de ouvir todas as composições”. A Comissão de Triagem foi composta por: Pedro Darci de Oliveira, Jandir Gottschewski, João Antônio Cargnelutti, Darci Carlos Leal, Vanderlei Juswiak, Dario César Costa Ávila de Borba, Vânia Elise Diell e João Walter Soller. Toda a comunidade é convidada a prestigiar a 2ª Edição do Canto de Luz, que será realizado do dia 21 ao dia 24 de agosto, no CTG Farroupilha. A listagem das músicas classificadas para a fase geral e local pode ser obtida no site do município (www.ijui.rs.gov.br)

panorama_pg07.indd 1

7

festival multicultural de inverno será realizado em IJUÍ Acontece durante os dias 26, 27 e 28 de julho, a primeira edição do Festival Multicultural de Inverno. O evento é uma promoção do Núcleo Luau Reggae a Vida e Núcleo Elemento, que conta com colaboradores que vêm de todas as partes do Estado. Para Igor Macagnan, um dos organizadores, o festival visa mostrar que existe uma cena musical artística alternativa muito forte em Ijuí e região. Serão mais de 80 artistas entre músicos, Dj’s, artistas plásticos e fotógrafos que vão participar e expor suas propostas. “O objetivo é difundir uma proposta de festa que não é somente financeira, mas sim para os ouvidos, para os olhos e para a alma”, explica Igor. Outro destaque da festa promovida pelos núcleos é a deco-

ração artesanal, à base de tinta flúor e em perfeita harmonia com a natureza, que é uma preocupação do festival. No primeiro dia, sexta-feira, haverá show nacional com Ventania e Banda Hippie, de Minas Gerais, e mais cinco bandas da região. No sábado e domingo, a pista principal contará com um Line composto por mais de 30 Dj’s, sendo destaque a apresentação do Twelve Sessions, comandado por Pedro Thiel, de Porto Alegre. E a pista Chill Out terá apresentações acústicas e de Dj’s convidados. A programação acontecerá no Balneário do Chico, RS 155, Km 9 do Distrito de Chorão. O local foi escolhido para que os participantes possam acampar durante o evento. Informações pelos telefones: 55 91802284/81083208.

Ventania, cantor, compositor e andarilho, será uma das atrações do evento

transforme-se com o Celebration Power Life A definição perfeita para o Celebration : um encontro com o seu melhor. Nos dias 17 e 18 de agosto, na Sogi, você e mais de 800 pessoas estarão conhecendo as ferramentas do sucesso. “Nesses dois dias você poderá ter o controle sobre sua vida e alcançar a vida que você sempre almejou: sem medos”, destacou Tânia Zambon, criadora do Instituto Tânia Zambon. Depois de transformar a vida de milhares de pessoas, Tânia e sua equipe criaram um evento inédito no Brasil. A finalidade? Melhorar a sua saúde,finanças, relacionamentos, carreira, e a capacidade de obter o máximo de sua vida pessoal e profissional. “Muitas vezes as pessoas até querem mudar e prosperar, mas há algo que parece atrapalhar, um conflito interno, algo que as leva a autossabotagem”,

revelou Tânia. O rumo da sua vida é determinado pelas decisões que tomamos, momento a momento. Essas decisões e as ações que delas resultam são motivadas por nossas crenças, valores, normas e experiências. Quando estas forças estão em conflito ou caos, o resultado inevitável é a autossabotagem, frustração e desafio. “Nesse encontro você vai receber a neurociência, reequilíbrio somato emocional, PNTProgramação Neuro Evolutiva Transformacional, Coaching, física quântica e lideranças de alta performance”, ressaltou Tânia. Para quem busca mudanças, atitude e sucesso, a prioridade do dia 17 e 18 de agosto é viver o Celebration. Nesta perspectiva, Tânia Zambon e sua equipe te convocam para a busca do novo. “Se você busca um estilo de vida

Encontro é voltado para quem busca por mudanças, atitude e sucesso

extraordinária onde se sinta livre para fazer, ser, compartilhar e criar qualquer coisa, se você almeja contribuir de forma significativa no meio que você vive,

então você está no curso certo. A partir de agora viva a vida dos seus sonhos. Faça o seu encontro com Celebration power Life hoje”. Hey!

25/07/2013 10:13:41


REGIONAL

coxilha nativista terá intensa programação

Devido à Secretaria de Políticas da Mulher ser referência no Estado, representantes de diversos municípios da região já visitaram Três de Maio para buscar mais informações sobre as atividades desenvolvidas. Na última semana, uma comitiva de mulheres do município de Panambi esteve visitando o município para conhecer as atividades realizadas na Se-

Evento, que iniciou ontem, se estente até o próximo sábado

CRUZ ALTA - Teve início ontem a 33ª Coxilha Nativista, evento que Cruz Alta sedia desde 1981, de forma ininterrupta. Durante os quatro dias de programação, que se estendem até o próximo sábado, o público vai poder desfrutar de várias apresentações. Após uma triagem de quase mil músicas inscritas, os jurados do festival, Luis Carlos Borges, Érlon Péricles, Marcelo Caminha, Beto Barcelos e Tadeu Martins, selecionaram as 30 melhores canções. Os compositores ou músicos representantes vão defendê-las

panorama_pg08.indd 1

cretaria da Mulher e no Centro de Referência da Mulher Flor de Liz. A comitiva contava com a secretária de Habitação e Assistência Social, Rose Kummel; a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Patrícia Nogueira; a assistente social da Secretaria de Habitação Mara Simões e a presidente do Conselho da Mulher de Panambi, Juliana Dill.

no palco montado no Ginásio Municipal de Cruz Alta, durante as três primeiras noites. No sábado, se apresentam os vencedores. Além disso, a cada noite, artistas de renome do cenário musical gaúcho também vão se apresentar. Cesar Oliveira e Rogério Melo, nesta quarta-feira, Buenas e M’spalho, na quinta-feira, Lisandro Amaral e Memorial Terra que Canta, na sexta, e, no sábado, Luis Carlos Borges. Também no sábado, será realizado um baile, com animação de Ivonir Machado e os Novos Garotos.

Evento para fabricação de erva-mate artesanal é realizado durante Carijada CERRO LARGO - Aconteceu nos dias 17 e 18 de julho, a 1ª Carijada da UFFS – Campus Cerro Largo, um evento simbólico da fabricação de erva-mate artesanal, idealizado pelos estudantes da primeira fase do curso de Agronomia, durante disciplina de História da Fronteira Sul. O objetivo, segundo a professora Bedati Finokiet, foi refletir o porquê da erva fazer parte da tradição e identidade das populações sulistas. “A erva-mate perpassa vários períodos da história, está presente em praticamente todas as culturas indígenas, principalmente a Guarani. Depois, com a chegada dos jesuítas a erva também foi utilizada nas reduções e transformou-se num produto de destaque em termos econômicos porque foi exportado para pagar impostos à Espanha”, explica. O carijo é a estrutura onde os galhos são postos a fim de que o calor das brasas sequem as

COMITIVA DE MULHERES DE PANAMBI VISITA TRÊS DE MAIO

folhas. Durante esse processo, alguém deve estar sempre presente para que as brasas não se transformem em fogo, queimando assim as folhas. Para isso, durante a noite foi realizada uma vigília acompanhada de tertúlia feita pelos alunos de Agronomia. Seu Zeno, que tem 70 anos, permaneceu durante toda a noite

com os alunos. “É muito bom ver os novos aprendendo a fazer o que os antigos faziam”, afirma. Zeno conta que quando era pequeno, a fabricação de erva de sua família chegava cerca de mil quilos por ano. “A gente fazia duas vezes por ano e vendíamos, a saída era tanta que quase não era suficiente”.

Carijo é a estrutura em que os galhos são postos para o calor das brasas secarem as folhas

Batata-doce de 10 quilos é colhida NO MUNICÍPIO TUCUNDUVA - A colheita de batata-doce deste inverno surpreendeu o agricultor Pedro Fronza, de Tucunduva, Noroeste do Estado, por um fato inusitado. Em sua propriedade, na localidade de Bela Harmonia, uma batata-doce de dez quilos foi colhida. Segundo o agricultor, a variedade é cultivada há muitos anos pela família. O extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Jonas da Silveira, destaca que o fato é considerado raro, pois normalmente o peso de uma batata-doce fica em torno de um quilo. A cultura da batata-doce representa para a agricultura familiar da região, uma interessante possibilidade de produção para autoconsumo, assim como em alguns casos é utilizada para a

Segundo agricultor, variedade é cultivada há muitos anos pela família

alimentação animal. Entretanto, com o crescimento do mercado, a comercialização do tubérculo pode também ser fonte de renda para as famílias.

25/07/2013 10:13:15

Panorama 25.07.2013  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you