Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 260 - outubro DE 2013

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MARCA OS 52 ANOS DE CATUÍPE

ACAMPAMENTO DA POESIA 2ª edição do evento acontece de 25 a 27 de outubro em Entre-Ijuís. Pág. 2

CAMINHOS DO INTERIOR Tenente Portela elabora projeto que beneficia localidades do interior do município. Pág. 5

COLHEITA DO TRIGO Ações da campanha Outubro Rosa e a apresentação da Cia Circense Burzum foram algumas das atrações comemorativas realizadas no último sábado, dia 19 de outubro, no município. Pág. 8

panorama capa modelos (3).indd 2

Abertura está marcada para esta sexta-feira, em Cruz Alta. Pág. 3

23/10/2013 15:57:28


2

ANO 5 - Nº 260 - outubro DE 2013 MISSÕES

UM SHOW DA CULTURA MISSIONEIRA

MUNICÍPIO SEDIA O 2º ACAMPAMENTO DA POESIA

No dia 18 de outubro, a Invernada Adulta do CTG 20 de Setembro, de Santo Ângelo, realizou em sua sede um jantar de pré-estreia do grupo para o Encontro de Artes e Tradições Gaúchas – Enart 2013, que acontece no mês de novembro em Santa Cruz do Sul. Durante a apresentação artística, a invernada prestou homenagem aos “Quatro Troncos da Cultura Missioneira”: Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá, Noel Guarany e Pedro Ortaça. Por meio de gestos, música e poesia o grupo relembrou a arte criada por estes missioneiros. Não bastasse a exibição de um belo cenário e a execução de movimentos em plena harmonia, a apresentação contou também com a participação especial de Miguel Maicá, filho de Cenair Maicá e do próprio Pedro Ortaça, que em meio às coreografias cantou e encantou o público. Entre as atrações do evento está a apresentação artística de A Turma do Dionísio

ENTRE-IJUÍS - A Academia Santo-angelense de Letras, juntamente com a prefeitura de Entre-Ijuís e o Parque das Fontes promove, o 12º Acampamento da Poesia. O evento será de 25 a 27 de outubro, no Parque das Fontes. Poetas de diversas partes do Brasil participam do evento. Entre as atrações especiais estão palestras e apresentações artísticas, entre elas Jerson Fontana, do teatro A Turma do Dionísio. O tema da edição é Ruínas. O resultado das obras compostas durante o Acampamento da Poesia será editado no livro Afluencias, patrocinado pela prefeitura de Entre-Ijuís e que será lançado em 2014, na semana de aniversário do município. Invernada prestou homenagem aos “Quatro Troncos da Cultura Missioneira”

Apresentação contou com a apresentação de Pedro Ortaça, que em meio às coreografias cantou e encantou o público

BOZANO - Será realizadas nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013, a 4ª edição da Femmob - Feira Municipal e Mostra Cultural de Bozano. O lançamento da feira acontecerá no dia 30 de outubro, no Centro de Eventos Passo do Bozano. Entre as atrações da feira, estarão os shows das bandas Brilha Som, que acontece no dia 29 de novembro, de Junior e Willian, no dia 30, e do grupo Os Monarcas, no dia 1º de dezembro. Em paralelo com a feira acontece a 1ª edição da Mostra da Terneira.

Conselho municipal de defesa do meio ambiente realiza reunião CRUZ ALTA - O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cruz Alta realizou na manhã de 17 de outubro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural a reunião mensal do Comdema. Na pauta da reunião a aprovação da Lei Orçamentária Anual - LOA para 2014, referente ao plano de aplicação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, no valor de R$ 110 mil, aprovado por unanimidade após apresentação dos demonstrativos de receitas

e despesas vinculadas ao fundo. Também foram tratadas questões relativas à recuperação e revitalização de nascentes na área urbana do município. O Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente - Comdema foi criado sob lei municipal nº0915/1 de 30 de novembro de 2001 e tem como função opinar e assessorar o Poder Executivo municipal – a prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Nos

assuntos de sua competência, é também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo. Integram o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente entidades como as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Saúde, Educação, representantes dos Engenheiros Florestais, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Universidade de Cruz Alta, Crea, Lions Clube, Rotary Clube, Corsan, Emater e Acica.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

23/10/2013 16:00:04


ANO 5 - Nº 260 - outubro DE 2013

3

CRUZ ALTA

A PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA DA COLHEITA DO TRIGO Está marcada para a próxima sextafeira, dia 25 de outubro, na CCGL, a abertura da colheita do trigo. O evento abre as atividades às 8h30, e às 9h acontecerá a palestra da engenheira agrônoma da Embrapa Trigo, Elaine Maria Guarienti, com o tema Qualidade do Trigo: Diagnóstico e Perspectivas. Para as 10h está marcada a palestra Tendências do Mercado de Trigo, com o palestrante Fernando Muraro, agrônomo e analista de mercado da AgRural Commodities Agricolas. Às 11h acontecerá a abertura oficial da colheita do trigo/safra 2013. Ao meio-dia está previsto um almoço no local e às 15h terá uma reunião da Câmara Setorial do Trigo Gaúcho.

COMUNIDADE DE CORONEL TEIXEIRA LEVA TROFÉU DE CAMPEÃ DOS JOGOS RURAIS DE MARCELINO RAMOS

Foram disputadas modalidades esportivas em categorias diversas durante todo o dia

Atividades estão marcadas para o dia 25 de outubro, sexta-feira

SANTA BÁRBARA - Um dia festivo, de lazer, de confraternização, com pausa nos afazeres do dia a dia. Foi assim que Marcelino Ramos realizou a 16ª edição dos Jogos Rurais, no sábado, dia 19 de outubro, sediado na comunidade de Santa Bárbara. Durante todo o dia foram disputadas modalidades esportivas nas categorias masculino e feminino envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. A comunidade de Coronel Teixeira somou mais pontos, conquistou o 1º lugar e levou o troféu de campeã. O 2º lugar foi conquistado pela comunidade Santa Lurdes e o 3º lugar pela comunidade São Sebastião.

CHEGA AO FIM O 9º SANTA ROSA EM DANÇA BOA VISTA DO CADEADO - Uma raiz de mandioca capaz de alimentar uma família por vários dias foi colhida no interior de Boa Vista do Cadeado, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A planta tem 1,50 metro e surpreendeu a família do agricultor Artêmio Gai. “Fui arrancar o pé, daí puxei e naquilo eu senti que era grande a raiz. Daí fui puxando com jeito até conseguir tirar sem quebrar ela, sinal de que é bom o mandiocal”, diz o agricultor, que cultiva a lavoura há cerca de dois anos.

Para a engenheira agrônoma, Sandra Maziero, a variedade da rama pode ter influenciado este crescimento bem acima da média. “Essa variedade que é a paraná preta produz uma mandioca com ramas mais grossas e mais cumpridas que as outras. É algo em torno de 65 centímetros por raiz. Então, não é muito comum. O que pode ter acontecido é que a planta translocou mais fotosimilados para essa rama e deixou as outras com menos”, explica.

Mais de 100 coreografias foram reunidas durante o festival

Variuedade da rama teria influenciado o crescimento acima da média da raiz

panorama_pg03.indd 1

Terminou na madrugada deste domingo, no Centro Cívico Cultural a 9ª edição do Festival Santa Rosa em Dança. O já tradicional festival de dança reuniu mais de 100 coreografias. O evento promovido pelo município

de Santa Rosa – RS, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, aconteceu de 17 a 19 de outubro, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, e superou as expectativas dos organizadores.

Encontram-se abertas as inscrições para as oficinas da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. Neste ano, as 31 oficinas programadas irão tratar especialmente da escrita e da leitura, incluindo a elaboração de roteiros e o manejo adequado à conservação. As atividades serão realizadas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. As inscrições podem ser feitas no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os interessados também poderão se inscrever durante a feira. Mais informações pelo e mail: oficinas@camaradolivro.com.br

23/10/2013 16:09:38


4

ANO 5 - Nº 260- outubro DE 2013

LIVRO INFANTIL

Amor à Vida

Guto e Silvia se encontram novamente

Félix avisa a César do estado de Pilar e a leva direto para o hospital. Aline reclama ao saber que o marido ajudará Pilar. Atílio sai de casa e Márcia fica arrasada. Eudóxia ensina Valdirene a se portar à mesa. Atílio volta para Vega. Daniel e Perséfone se reconciliam. Pilar é levada às pressas para o centro cirúrgico. Guto e Silvia se encontram novamente. Laerte fica incomodado com uma xícara e um prato que Renan Arthur Aguiar e Giovanna Lancelotti terminaram o não colocou no lugar. Jacques não namoro de pouco mais de um ano. Em conversa com deixa Félix assistir à cirurgia de o colunista Léo Dias, o ator preferiu não entrar em Pilar. muitos detalhes, sem no entanto negar a informação. “Não quero falar sobre isso, me desculpa. Espero que você me entenda”, disse à coluna. Giovanna Lancelotti e Arthur Aguiar assumiram a Érico pensa em Verônica relação durante o Prêmio Multishow realizado em setembro do ano passado. Atualmente, ele deixou a Record e assinou contrato Socorro se recusa a contar o com a Globo para entrar no elenco da próxima novela que sabe sobre Amora. Brenda das nove, Em Família. Já ela deve voltar à telinha da emissora em breve, na trama das sete Além do Hori- é presa em flagrante, tentando roubar a casa de Glória. Perácio zonte, que substitui Sangue Bom em novembro. explica à família por que não pode ser preso. Érico pensa em Verônica. Bárbara provoca uma briga entre Tina e Vitinho. Verônica se sensibiliza com os comentários de Lindsay Lohan aproveitou o novo e Natan. Brenda confessa o golpe inspirador momento que está vivendo que aplicou em Perácio. em sua vida, após passar 90 dias em Bento faz uma campanha para reabilitação, para marcar essa fase encontrar um doador para Simocom uma nova tatuagem em seu corpo. ne. Fabinho sente ciúmes de Caio A atriz publicou algumas imagens com Giane. Simone morre. Salma nas redes sociais. Em uma delas, ela e Gilson são solidários a Amora. demonstra sentir muita dor, durante o Karmita convida Renata para addesenho da tatuagem no antebraço esministrar a filial de sua empresa querdo, e posteriormente postou o reno Rio de Janeiro. sultado do novo desenho: um triângulo. “O amor, a verdade, o poder... minha nova tatuagem (...) queria que vocês fossem os primeiros a ver”, disse.

FIM DO NAMORO

MUQUE Milena Toscano está pegando pesado para estar mais linda no verão. A atriz mostrou que a academia está dando resultado. Ela tirou uma foto e compartilhou com os seguidores do Instagram “Uma hora eles começam a aparecer! Me sentindo forte!

Thalía revelou recentemente que não estava sendo nada fácil tirar a chupeta da filha com cinco anos na época, Sabrina Sakaë. Até que ela teve a ideia de criar um personagem e uma historinha para contar à menina, que pouco a pouco largou o hábito. Agora a atriz e cantora mexicana festeja o lançamento do seu primeiro livro infantil, baseado na história que ela mesma contava à filha. Se Chama Chupi, e é sobre uma chupeta que volta para sua casa, escrito por Thalia, e publicado em inglês e espanhol, pela editora americana Penguin responsável por livros infantis de Madeline, Winnie The Pooh, e outros. “Finalmente meu sonho se fez realidade... Chupie, The Binky That Returned Home”, escreveu a artista.

GRANDE FAMÍLIA Luana Piovani mostrou que está ficando mais madura e que tem se tornado cada vez mais exigente. A atriz de 37 anos deu uma entrevista à Contigo falando sobre sua carreira e também dos planos familiares. A atriz, que é casada com o surfista Pedro Scooby e mãe de Dom, de um ano e meio, revelou que deseja ter mais dois filhos. “Quero ter mais dois filhos, se Deus quiser. Estou animadíssima! Quero engravidar no fim de 2014, depois das peças”, falou. Ela também falou que se cobra cada vez mais e que acha que não tem mais muito espaço para cometer erros. “Eu não gosto de errar, gosto de ser a melhor aluna da classe. Mas errar com 20 anos é diferente do que errar com 37, casada, com filho”, falou.

panorama_pg04ok.indd 1

TATUAGEM

Sangue Bom

Joia Rara

Aurora ajuda Dália a encontrar Teresa

ELE ESTÁ IRRECONHECÍVEL A pinta de galã sedutor deu lugar a essa figuraça de longos fios de cabelos. É com esse visual que Richard Gere tem circulado. A foto foi publicada no site da revista People nesta segunda-feira, dia 21 de outubro. A caracterização faz parte do personagem que o ator interpreta no longa Franny, que está sendo rodado em Filadélfia nos Estados Unidos. O longa entra em cartaz em 2014. Há cerca de 1 mês, Richard anunciou a separação. O ator e Carey Lowell estavam juntos há 11 anos.

Pérola sai da sala de audiência a mando do juiz, que aceita ouvir a história de Sonan. Aurora fica constrangida ao perceber que Davi está em uma cadeira de rodas e se desculpa por tê-lo deixado cair. Nuno consegue o emprego de contador no cabaré Pacheco Leão. Manfred depõe a favor de Amélia, para espanto de Ernest e Silvia. Aurora procura Davi para desfazer a má impressão e os dois resolvem ser amigos. Aurora ajuda Dália a encontrar Teresa. Depois de ouvir Pérola, o juiz decide que a menina ficará com Amélia.

23/10/2013 16:01:21


ANO 5 - Nº 260 - outubro DE 2013

TENENTE PORTELA ELABORA PROJETO CAMINHOS DO INTERIOR

CARAZINHO

Projeto prevê rotas turísticas para as pessoas que passam pelo município sem conhecer todas as belezas de Tenente Portela

Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo do Município de Tenente Portela está elaborando um projeto de turismo para beneficiar localidades do interior e agricultores interessados pelo assunto. Denominado “Caminhos do Interior”, o projeto prevê rotas turísticas para aquelas pessoas que visitam o

Salto Yucumã e acabam somente passando por Tenente Portela sem consumir nada. A proposta prevê a viabilização de três miniroteiros de aproximadamente 4h cada um. Os roteiros são os seguintes: Belezas Rurais (interior com atrativos rurais); Belezas Culturais (interior + Reserva Indígena do Guarita); Belezas Naturais (interior + Salto Yucumã e

outras paisagens). Na tarde de terça-feira, dia 15 de outubro, uma equipe percorreu parte do roteiro que será denominado Belezas Rurais, o qual visa apresentar aos turistas como funcionam os mecanismos da Agricultura Familiar e o trabalho das agroindústrias portelenses, a fim de fomentar o consumo de produtos coloniais. O objetivo

do percurso foi de efetuar um levantamento fotográfico do roteiro para elaboração de folders informativos e para a divulgação do projeto turístico. No dia 22 de outubro, os agricultores que irão compor o roteiro fizeram mais uma reunião no Centro Municipal de Cultura a fim de elencar os próximos passos para a concretização do projeto.

CAMINHADA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA SANTO ÂNGELO - Depois de uma semana intensa de atividades voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, encerraram-se no último sábado, 19, as ações alusivas ao Outubro Rosa 2013 em Santo Ângelo. A programação foi concluída com uma caminhada de conscientização. Representantes de diversas entidades e segmentos da sociedade civil participaram das atividades promovidas pela prefeitura de Santo Ângelo, através do gabinete do prefeito, Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres, Departamento da Mulher, gabinete da primeira-dama e Secretaria de Saúde. As ações do sábado, 19, iniciaram-se com concentração na praça Pinheiro Machado. Após, foi realizado alongamento com os par-

panorama_pg05.indd 1

ticipantes, sob a coordenação de acadêmicos do curso de Educação Física da URI-campus Santo Ângelo, com os participantes. Na sequência, foi realizada a caminhada com saída da Rua Mar-

quês do Herval até a Duque de Caxias, passando pela rua Marechal até a praça Ricardo Leônidas Ribas, onde os participantes foram recepcionados com a apresentação da Banda do Exército.

Mobilização teve saída da Rua Marquês do Herval até a Duque de Caxias

5

O Grupo PET-Vigilância em Saúde da URI Santo Ângelo agendou para sexta-feira, 25, a atividade intitulada “Blitz da Saúde”, a ser realizada na Praça do Brique das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h. Na oportunidade, acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Psicologia, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, estarão aferindo pressão arterial, medindo glicose e conversando com a população sobre promoção da saúde. A blitz integra as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e que tem como tema este ano, “Ciência, Saúde e Esporte”.

No dia 17 de outubro a Ulbra Carazinho promoveu o Universitário Por Um Dia. Durante toda a manhã, alunos do Ensino Médio de toda a região tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios e professores da Universidade. O show de abertura foi realizado pelo músico Gustavo Ávila, que encantou a todos com voz e violão. Na ocasião foi entregue a premiação do Quiz Online aos primeiros colocados na prova realizada no dia 10 de outubro. O coordenador do evento, pastor Elton Fischer, capelão da Ulbra Carazinho, destaca que esta foi uma oportunidade específica de os estudantes do EM das escolas e Carazinho e região conhecerem a Ulbra e sua estrutura física bem como os cursos ofertados pela unidade. “A partir dessas informações, os jovens ficam mais preparados para acertar nas escolhas pessoais e profissionais para o futuro. Este, com certeza, é um momento único, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar um dia na universidade e conhecer os aspectos e as práticas do ensino de nível superior”, ressaltou o coordenador do evento. A professora do curso de Estética e Cosmética da Ulbra Carazinho, Allana Salinet, considera muito importante a realização de um evento como este, porque é através dele que os docentes têm a possibilidade de ter um primeiro contato com os futuros vestibulandos, sanando dúvidas e oportunizando o conhecimento de cada profissão. Ao entrar em contato com o universo do ensino superior, eles conhecem cada laboratório, o que auxilia principalmente na escolha da profissão.

23/10/2013 16:02:04


6

ANO 5 - Nº 260 - outubro DE 2013

do Guri de Uruguaiana CRUZ ALTA - Melhorar as condições de trafegabilidade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do interior do município, esquecido nos últimos anos, é uma das metas da administração municipal que desde o início do ano vem intensificando os serviços de recuperação das estradas rurais. A administração municipal através da Secretaria de Obras está realizando a manutenção das estradas da zona rural, buscando atender as demandas dos produtores rurais, melhorando assim o deslocamento da comunidade e o escoamento da produção. Na tarde de 15 de outubro a Secretaria de Obras iniciou os trabalhos de recuperação da Estrada do Passo dos Alemães, o serviço compreende a abertura dos trechos mais estreitos, limpeza das laterais para o escoamento da água, patrolamento e cascalhamento dos trechos mais críticos. De acordo com o secretário de Obras Fernando Justen, a administração municipal vem trabalhando incansavelmente na recuperação das estradas rurais do município. “Temos compromisso com os moradores e agricultores do interior do município. Nossa área de estradas rurais é muito extensa e requer um esforço constante para que possamos deixá-la em boas condições de tráfego, buscando promover assim melhorias das condições de vida dos moradores da zona rural”, destaca o secretário. As ações de manutenção das estradas vicinais fazem parte de um programa contínuo do governo municipal. Todos os dias, centenas de veículos trafegam pelos 400km de estradas rurais do município realizando diversas atividades, desde o transporte de estudantes até o escoamento da produção de leite, grãos, ração e outros produtos do setor agropecuário.

panorama_pg06.indd 1

Guri de Uruguaiana se apresenta no dia 27 de outubro no município

Show com Luiz Marenco é atração em Santo Ângelo Em Santo Ângelo, as atividades em homenagem aos trabalhadores se concentram na praça Leônidas Ribas, às 19h do dia 30, com espetáculo musical de Luiz Marenco. A entrada é franca para toda a comunidade e em caso de chuva, o evento será realizado no Teatro Municipal Antônio Sepp, no mesmo horário. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Santo Ângelo (Rua XV de Novembro, 1500) pelo telefone (55) 33124411.

CARAZINHO - Em homenagem ao Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc realiza uma série de eventos em mais de 50 cidades gaúchas. Em Carazinho, os trabalhadores e empresários do comércio de bens, serviços e turismo e familiares poderão conferir, às 20h30 do dia 27 de outubro, no Auditório do Colégio Aparecida, a apresentação do Guri de Uruguaiana. Durante a apresentação, o personagem criado e interpretado pelo humorista Jair Kobe, junto de seu fiel escudeiro Licurgo, o gaúcho “emo”, conta causos inéditos e apre-

senta novas versões para o Canto Alegretense como: Paula Fernandes, Michel Teló e a grande atração será a performance, ao vivo, do clipe Guri-Naldo “Amor de ChocolaTchê”. Os ingressos antecipados podem ser obtidos junto ao Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1975), a R$ 5,00 por comerciários e dependentes com Cartão Sesc/ Senac e a R$ 20,00 para empresários e dependentes com Cartão Sesc/ Senac. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 33312451. Saiba mais: O Sesc foi criado há 67 anos, com a finalidade de

Plano Brasil Sem Miséria abrange indígenas de Redentora e Tenente Portela

INSPETORIA AGROPECUÁRIA É REESTRUTURADA NO MUNICÍPIO

Embora 47 milhões de latinoamericanos ainda sofram as consequências da fome, a intensidade do trabalho empregado pela sociedade civil e governos tem conseguido resultados otimistas na América Latina, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, coordenadoria da região de Ijuí, atende aproximadamente 900 famílias indígenas dos municípios de Tenente Portela, Redentora e Erval Seco. O foco do trabalho com Kaingangues e Guaranis é a produção de alimentos em terras indígenas.

TRÊS DE MAIO - Na tarde de 16 de outubro, foi entregue oficialmente a reestruturação da Inspetoria de Defesa Agropecuária em Três de Maio. Participaram da solenidade o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Luiz Fernando Mainardi; a prefeita em exercício, Eliane Zucatto Fischer; o coordenador regional da Seapa, Antônio Wünsch; o supervisor regional da Seapa, Pedro Rauber; a chefe da Inspetoria Agropecuária, Tiana Oliveira; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz; o secretário de Administração, João Seno Bach; e demais autoridades municipais. De acordo com Mainardi, a modernização das inspetorias é uma política que tem como prioridade a melhoria no atendimento aos

promover a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral. Enquadramse como comerciários os trabalhadores do comércio atacadista, supermercados, farmácias, casas lotéricas, hotéis, restaurantes, ensino particular (colégios, autoescolas e faculdades), bibliotecas, museus, cinemas e teatros privados, academias, clubes recreativos, jornais, emissoras de rádios e TV, empresas de produções artísticas e produção em geral, e de hospitais, laboratórios e clínicas.

produtores rurais, como, também, o combate de doenças como brucelose e tuberculose, que melhoram a qualidade dos produtos do campo. “É a partir de uma ins-

petoria que se definem as ações que garantem sanidade e qualidade para os produtos primários e, principalmente, de origem animal”, afirmou.

O secretário estadual da Seapa, Luiz Fernando Mainardi, participou da solenidade

23/10/2013 16:04:06


ANO 5 - Nº 260 - outubro DE 2013

FAGEP/ UNOPAR realiza simulado virtual para o ENEM

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA PRESENTEIA ALUNOS DO MUNICÍPIO

Neste final de semana acontece em todo o Brasil a realização da prova do Enem. O total de inscritos em todo o Brasil é 7.173.574 candidatos. Cada ano que passa a concorrência aumenta. Pensando nisso, a Fagep/ Unopar de Ijuí está disponibilizando um simulado online com 90 questões de múltipla escolha. Para realizar o simulado basta o candidato se inscrever pelo site www.unoparead.com.br/simuladoenem. O aluno terá quatro horas para resolver as questões. Ao finalizar a prova, o candidato recebe o resultado e o gabarito comentado com as respostas. Os participantes do simulado Enem serão isentos da taxa de inscrição do vestibular Unopar 2014. Mais informações pelo telefone 055 3332 6770 ou no endereço 25 de julho,252, Centro.

Entrega foi realizada pelo prefeito, Élido Balestrin e demais autoridades municipais

HUMAITÁ

Programa de Aquisição de Alimentos A administração municipal de Humaitá está no processo de adesão final ao Programa de Aquisição de Alimentos, um instrumento de política pública que tem como objetivo garantir acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. A coordenadora do projeto e secretária do Meio Ambiente, Suelen Seibt, esteve em Porto Alegre na última semana para a oficina de capacitação aos gestores municipais. O público a ser beneficiado serão todos os atendidos pelas redes sócioassistenciais, como os hospitais, Apaes, associações comunitárias, Cras e povos em situações de insegurança alimentar. Os fornecedores de alimentos serão os produtores familiares que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf, assim como os assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, pescadores artesanais, indígenas e comunidades de povos tradicionais. Segundo Suelen, a iniciativa é importante para o município de Humaitá, pois poderá incluir ainda mais os agricultores familiares na venda de alimentos, gerando renda no campo e valorizando o que é produzido no município.

panorama_pg07.indd 1

7

TENENTE PORTELA - No dia 18 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultural e Desporto de Tenente Portela, juntamente com a Sicredi Celeiro RS/SC, entregaram às crianças da rede municipal de ensino camisetas do Programa A União Faz a Vida. O Programa A União Faz a Vida, implantado em Tenente Portela no ano de 2004, tem por objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes.

CRUZ ALTA

Fórum de Produção Pecuária Leite debate a realidade do setor

TUPARENDI

1ª Amostra Artística A Primeira Amostra Artística de Tuparendi ocorreu na noite desta quarta-feira, 23, no Centro Cultural Celso Caminski, do município. O evento foi promovido pela Assistência Social de Tuparendi, em parceria com a Academia Dragões do Oriente de Santa Rosa. A amosta contou com a presença de pessoas vindas de Tucunduva, Horizontina, além do município sede. Durante o evento foram apresentadas danças típicas, demonstração de Karatê, Capoeira, Artes Marciais, além de ginásticas.

Consumo do leite per capita no país, atualmente, é de 94 litros por ano

Do dia 21 ao dia 23 de outubro, aconteceu em Cruz Alta, o 16º Fórum de Produção Pecuária-leite. Paralelamente ao Fórum, no campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), ocorreu o 3º Salão de Trabalhos Científicos, com exposição de trabalhos da Embrapa Pecuária Sul, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Regional do Noroeste do RS, Universidade Fronteira Sul, Unicruz, Colégio Técnico Agrícola Sertão e Emater/RS-Ascar. na abertura da solenidade. A reitora da Unicruz, Elizabeth Dorneles, agradeceu o apoio recebido para a realização do evento. “É vocação

da Unicruz realizar pesquisas que atendam as demandas da nossa comunidade”, completou o coordenador do Fórum, professor Lucas Siqueira. Extensionistas da Emater/RS-Ascar e pequenos produtores de leite de 28 municípios da região Noroeste do Estado garantiram presença nos minicursos e fóruns temáticos. A iniciativa, segundo o gerente regional adjunto da Instituição, Antônio Altíssimo, aproxima produtores e corpo técnico da Emater/RS-Ascar de universidades e instituições de pesquisa, representada pela Embrapa. Sobre os investimentos para a as-

sistência técnica aos agricultores, amplamente defendidos durante o evento, José Batista lembrou da política de recuperação e fortalecimento da Emater/RS-Ascar, compromisso assumido pelo governador Tarso Genro. Em função dessa política, o governo gaúcho ampliou em 75% o orçamento da Instituição, em comparação com 2010, totalizando investimentos de R$ 170,5 milhões para o ano de 2013. Segundo Batista, essa decisão de governo tornou possível contratar aproximadamente 600 extensionistas para a Emater/RS-Ascar, além da compra de carros e computadores.

NOROESTE

Samu Microrregional Será implantada uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – USB Unidade de Serviço Básico – Microrregional), que atenderá os municípios de Santo Augusto, Campo Novo, São Martinho, Chiapetta, São Valério do Sul, Inhacorá e Nova Ramada. O local, em princípio, será na esquina entre a Avenida do Comércio e a Rua Independência, em Santo Augusto.

23/10/2013 16:05:48


REGIONAL

CATUÍPE COMPLETA 52 ANOS Os 52 anos de Catuípe, completados no dia 16 de outubro, foram comemorados com uma tarde descontraída, cheia de surpresas e brincadeiras, música, gincanas, distribuição de lanches e muitas outras atrações, reunindo centenas de pessoas no dia 19 de outubro, na Praça da Matriz. O evento, promovido pela administração municipal, através das secretarias de educação e saúde, evidenciou o Dia das Crianças e a Campanha Outubro Rosa. Foi realizada palestra de conscientização às mais de 150 mulheres que participaram do evento sobre os cuidados com a saúde, abordando a prevenção do câncer de mama e colo do útero, seguido de sor-

Banda Municipal foi uma das atrações das comemorações da data

teio de camisetas da campanha, momento de atividades físicas e caminhadas pelas ruas da cidade contando com a participação da Banda Municipal. As crianças se divertiram com os diversos brinquedos disponibilizados na Praça, como tobogã,

futebol, gincana interativa, cama elástica, piscina de bolinhas, cantinho da cultura, palhaços e a atração da Cia Circense Burzum. Também foram distribuídos lanches a todas as crianças, água quente e erva-mate para chimarrão na “tenda do chimarrão”.

SEGUEM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO SESC DE FOTOGRAFIA Estão abertas as inscrições para o Concurso Sesc de Fotografia, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc. Este ano, o tema é “Sustentabilidade: O meio ambiente em foco”. A iniciativa visa incentivar as produções fotográficas e descobrir novos talentos para as artes visuais e tem premiação de até

panorama_pg08.indd 1

Equipe de Basquete Masculino disputará fase final dos Jogos Intermunicipais do RS

R$ 2 mil. O Concurso conta com as seguintes categorias: Comerciários (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes com Cartão Sesc/ Senac) e Usuários (público em geral), com idade a partir de 16 anos). As inscrições devem ser feitas a partir do envio do material (uma foto inédita em CD ou DVD) pelos Correios ou entregues em qualquer Unidade do Sesc do Rio Grande do Sul, até o dia 26 de outubro. Os selecionados terão suas fotos publicadas em um catálogo e elas irão compor uma exposição itinerante. O primeiro colocado em cada uma das categorias receberá premiação de R$ 2 mil (Comerciário) e R$ 1,5 mil (Usuário). Cada candidato pode participar com uma foto inédita.

Os endereços das Unidades Sesc e o regulamento do Concurso podem ser conferidos pelos sites www.sesc-rs.com.br e www.sesc-rs.com.br/concursodefotografia.

Equipe cruzaltense CBCA representará o município em Lajeado

Com o objetivo de promover o intercâmbio sócio-técnico-desportivo entre os municípios das diversas regiões através de suas equipes e atletas, desenvolvendo o desporto gaúcho e favorecendo o surgimento de valores para elevar o nível das representações do Estado em competições nacionais, os jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul terão sua etapa final na modalidade basquete, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, onde a equipe cruzaltense CBCA, representará o município em Lajeado. De acordo com o atleta Frederico Alves, 10 jogadores integram a equipe de Cruz Alta, destacando que recentemente a equipe buscou três reforços, dois de Passo Fundo e um do Uruguai. Segundo ele, a expectativa para a competição é grande e por isso os treinamentos estão sendo intensificados.

DECORAÇÃO NATALINA SERÁ CONFECCIONADA COM MATERIAL RECICLÁVEL

Doações de garrafas pets, cabos de vassouras e latas de tintas estão sendo aceitas

TRÊS DE MAIO - No dia 21 de outubro, uma comissão da prefeitura esteve reunida para decidir a decoração natalina deste ano. Na ocasião, ficou determinado que os enfeites serão de material reciclável, com a restauração do acervo dos anos anteriores e

com a confecção de novos adornos. Para isso, estão sendo aceitas doações de garrafas pets de 2 litros, CD’s, cabos de vassouras e latas de tintas de 18 litros. Estes materiais podem ser entregues na prefeitura.

23/10/2013 16:33:24

Panorama 24.10.2013  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you