Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 222 - janeiro DE 2013

Caminhada da Padroeira Homenagem à Padroeira Santa Inês, de Três Passos, aconteceu no dia 9 de janeiro. Pág. 3

Panambi recebe boeing para compor Museu Militar Brasileiro

multidão Carnaval de Rua de Santo Ângelo deve reunir mais de 30 mil pessoas. Pág. 3

Visitantes poderão usufruir da atração a partir do dia 28 de fevereiro. Pág. 2

Cinquenta indígenas estão instalados no Parque de Exposições de Cruz Alta. Pág. 6

Mutirão de coleta de lixo Associação de pescadores e prefeitura de Porto Mauá realizaram coleta nas margens do Rio Uruguai. Pág. 6

panorama_capa.indd 1

24/01/2013 11:08:29


2

ANO 5 - Nº 222 - janeiro DE 2013

santa rosa

panambi

Município recebe Verão mágico boeing para Museu encerra-se com público Militar Brasileiro

superior a 28 mil pessoas A última noite do Verão Mágico, que aconteceu no dia 17, foi marcada pela presença de autoridades, final de futebol de areia e futevôlei, entrega de premiações e um público de em torno de três mil pessoas, totalizando mais de 28 mil pessoas durante todo o evento. Foram premiados os primeiros colocados das modalidades de futebol de areia (mirim, infantil, livre masculino e feminino e master), futevôlei (livre), vôlei de duplas (masculino e feminino), vôlei 4x4 (masculino e feminino), vôlei família (dupla), vôlei irmãos (dupla), vôlei misto (dupla), basquete trio (street) e handebol de areia.

A partir do dia 28 de fevereiro, visitantes poderão usufruir da atração regional

Chegou às 16h15 do último sábado, em Panambi, o Boeing 737, recentemente adquirido por um empresário que está montando o Museu Militar Brasileiro. A aeronave saiu de Porto Alegre, do Aeroporto Salgado Filho, às 23h do dia 15, em um veículo da Empresa SS Guinchos. O transporte necessitou de acompanhamento de escolta particular, bem como da Polícia Rodoviária Federal. Mesmo se tratando de veículo com dimensões acima do convencional, 35 metros de comprimento e 5 metros e 20 centímetros de largura, a carga de 17 toneladas foi bem estivada e não apresentou problemas durante o percurso da viagem de Porto Alegre a Panambi. A chegada da aeronave à sede do Museu Militar Brasileiro foi um show à parte para os visitantes que se encontravam no local. Pessoas de diversos municípios fizeram questão de registrar o evento com fotos.

Cultura da manga apresenta boa produtividade porto lucena - A produção de manga surgiu e se estabeleceu como uma interessante alternativa comercial e de renda para produtores do município de Porto Lucena. No entanto, durante algum tempo a produtividade não atendeu às expectativas iniciais, em função de fatores climáticos. Por esse motivo, alguns agricultores que implantaram pomares em suas propriedades não estão tendo cuidado algum com relação aos tratos culturais. Neste ano, a situação começou a se reverter, de acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Antoninho Zamin. As condições climáticas favoráveis à cultura geram expectativas de boa produtividade. É o caso da produção da família de Dorvalino Bernardi, que cultiva em sua propriedade 13 variedades da fruta. São 168 árvores em 1,5 hectare. A expectativa da família é colher, neste ano, em torno de 25 mil quilos da fruta.

HUMAITÁ

25ª Festa Campeira será realizada no mês de março

Já tem data definida a 25ª Festa Campeira do CTG Epopéia Farroupilha, de Humaitá. Será nos dias 1º, 2 e 3 de março, junto ao parque de rodeios Alfredo Schuster. O show principal do evento será com o cantor Elton Saldanha, que estará se apresentando pela pri-

rodeio tem início em giruá

Evento acontece junto ao parque de rodeios Alfredo Schuster

meira vez na região. Segundo o patrão Carlos Alberto Stringhini, a expectativa é de que esse seja o maior rodeio já realizado no município de Humaitá. Durante a festividade também será anunciada a seleção de pe-

ões que representarão a 20ª Região Tradicionalista na Festa Campeira do Estado (Fecars) que também acontece em março. Até esta data, serão cinco classificatórias para selecionar os melhores laçadores.

O Piquete Nativista Giruá, através de sua patronagem, abre mais uma vez as porteiras de sua querência e convida para participar do 25º Rodeio de Giruá, a realizar-se de hoje até domingo. Atrações confirmadas: Show Baile com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, baile com Tchê Guri e com o grupo Manotaço.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor).

panorama_pg02.indd 1

24/01/2013 11:16:46


3

ANO 5 - Nº 222 - janeiro DE 2013 três passos

caminhada da padroeira santa inês

Programação teve seu ponto máximo com a Festa da Padroeira, na Igreja Matriz

Teve início no dia 9 de janeiro a Caminhada da Padroeira Santa Inês, de Três Passos. O evento consistiu em uma celebração religiosa espiritual promovida pela Igreja Católica. O roteiro foi realizado diariamente, passando por todos os bairros da cidade até o último sábado. A programação teve seu ponto máximo com a Festa da Padroeira, no domingo, na Igreja Matriz. Nos encontros foi destacada a Campanha da Fraternidade, que este ano traz como tema Fraternidade e Juventude.

Seminário regional de Oncoplastia no vida e saúde santa rosa - Com os avanços da medicina, hoje, é possível realizar a cirurgia Oncoplástica, ou seja, a reconstrução mamária imediata, após a retirada do câncer de mama. Para abordar esse importante tema, foi realizado um Seminário no Hospital Vida & Saúde, em Santa Rosa. Representantes de 11 Secretarias de Saúde da região participaram do evento, no dia 16. A cirurgia oncoplástica vem sendo realizada, desde 2010, no Hospital. O doutor Maurício Romano, que fez especialização em Milão, foi o palestrante do seminário, “Esse evento teve como objetivo passar conhecimento sobre a oncoplastia mamária, e também, divulgar a experiência positiva realizada há dois anos no Vida & Saúde, que hoje conta com toda infraestrutura necessária para esse tipo de procedimento”. Romano abordou as diferentes técnicas utilizadas para essa cirurgia, apresentou, através de fotos, casos clínicos, e também, tirou dúvidas dos participantes. No Hospital Vida & Saúde já foram realizadas 61 cirurgias oncoplásticas, número muito significativo em todo o Estado, já que são poucos os hospitais que realizam esse procedimento. Cerca de 70% das cirurgias realizadas na instituição foram para usuários do SUS.

giruá

preparativos para a festa do butiá No dia 9 de janeiro, em Porto Alegre, o prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, cumpriu agenda com o vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel, na sede administrativa do banco. Na pauta, dentre outros assuntos de interesse da municipalidade, foi

oficializada a solicitação de patrocínio para a 7ª edição da Festa do Butiá, evento típico e oficial do município, que em 2013 novamente será realizada em estrutura especialmente montada na Praça Aládio Ferreira, com total gratuidade a expositores e ao pú-

blico, e shows culturais folclóricos em reverência às etnias presentes em Giruá. A solicitação de patrocínio será analisada pelos setores responsáveis, mas existe a concreta possibilidade de o Banrisul ser um dos patrocinadores oficiais do evento.

Assuntos referentes à 7ª edição da festa foram discutidos no dia 9

Carnaval de Rua deve atrair mais de 30 mil pessoas santo ângelo - Em um clima de grande emoção e alegria, foi lançada oficialmente, na última quinta-feira, a nona edição do Carnaval de Rua de Santo Ângelo. O evento, que aconteceu no Centro Municipal de Cultura, contou com a participação de autoridades municipais, representantes carnavalescos, empresários e entidades que apoiam a festa. Também já estão à venda os camarotes e arquibancadas do Carnaval do dia 23 de fevereiro, na Secretaria de Turismo ou pelo telefone (55) 99692769. Os organizadores prometem um grande espetáculo para contemplar

os fãs da festa, com diversas novidades. Uma delas é o retorno da escola de Samba Unidos da Zona Sul que, depois de um ano de licenciamento, volta para desfilar na avenida. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esportes, Marcos Mattos, a população santoangelense vai se divertir muito, pois “as escolas estão motivadas e prometem surpreender com um grande espetáculo”. Outra inovação desta edição do Carnaval de Rua é que antes do desfile das escolas de samba, previsto para iniciar às 20h30, acontecerá, em plena avenida, a escolha das soberanas da 16ª Fenamilho.

Carnaval de Rua de Santo Ângelo acontece no dia 23 de fevereiro, a partir das 20h30

NOVO MAMÓGRAFO DIGITAL Agora, o Hospital de Caridade de Ijuí conta com um dos equipamentos mais modernos do interior do Estado, 100% digital, para diagnóstico de detecção de alterações na mama. Agendamento dos exames: (55) 3331-9350 / (55) 3331-9381 SIEMENS MAMMOMAT INSPIRATION 100% DIGITAL

panorama_pg03.indd 1

Esses cuidados protegem uma vida muito importante: a sua.

24/01/2013 11:17:10


4

ANO 5 - Nº 222 - janeiro DE 2013

LADO A LADO

Neusinha e Catarina tramam contra Laura e Isabel

Fofocas EXAURIDA Carolina Dieckmann está verdadeiramente cansada emocionalmente depois de viver a personagem Jéssica, de Salve Jorge, da Globo. Na trama, a garota carioca foi enganada com uma suposta proposta de trabalho no exterior e, chegando lá, descobriu que foi traficada para se prostituir na cidade de Capadócia, capital da Turquia. Em uma entrevista, a atriz confessou que a energia negativa de Jéssica a pegou de jeito e que ela está muito cansada.

Beyoncé cantou o hino americano durante posse de Obama

Hino Beyoncé cantou o hino nacional americano, StarSpangled Banner, na cerimônia de segunda posse do presidente Barack Obama, em Washington D.C., na última segunda-feira. A cantora, que chegou ao evento acompanhada de seu marido Jay-Z, cantou diante de Barack, sua esposa Michelle, as filhas do casal, Malia e Sasha, e milhares de pessoas que acompanharam a cerimônia no Capitólio.

Treta Chris Brown foi a última vítima do trote que os americanos chamam de “swatting prank” e que consiste em uma ligação para a polícia relatando um falso crime. Na segunda-feira, policiais cercaram a casa do cantor em Hollywood Hills, depois de receberem uma ligação denunciando uma briga entre um casal e afirmando que o homem estava armado. Brown não estava em casa no momento.

Rei do Twitter

Atriz foi flagrada lendo tudo sobre ela mesma na web

Ao contrário de algumas celebridades, Cameron Diaz adora ler notícias e fofocas sobre ela na Internet. A atriz, de 40 anos, foi flagrada em uma cafeteria de Los Angeles, equipada com seu iPad, lendo tudo sobre ela na web. Segundo o jornal inglês The Sun, uma testemunha afirmou que ela passou um bom tempo lendo fofocas de celebridades e críticas de filmes, além de notícias encontradas no Google, com seu nome. O informante também comentou que a atriz não se incomodou em abrir seu Skype e ficar conversando com seus amigos, sem se importar se era ou não o centro das atenções no lugar.

panorama_pg04.indd 1

Cantor foi vítima de trote em sua casa

Justin Bieber se tornou o rei do Twitter esta semana. O pop star canadense é a pessoa com o maior número de seguidores da rede social, ultrapassando Lady Gaga. Na segunda-feira à noite, Bieber estava com 33.315.521 seguidores enquanto Gaga estava com 33.315.495. Bieber ganha em média 40 mil seguidores por dia, contra 30,4 mil adquiridos pela Mother Monster.

Isabel diz a Jurema que buscará ajuda de Edgar para libertá-la. Edgar fica surpreso ao saber da relação de Fernando e Catarina. Luciano hipnotiza Quequé, a fim de fazê-lo esquecer de seu parentesco com Diva. Zé Maria sugere que todos do morro façam uma vigília na delegacia, até Jurema ser libertada. Edgar alerta Isabel sobre a possível condenação de Jurema. Neusinha e Catarina tramam para prejudicar a escola de Laura e Isabel.

GUERRA DOS SEXOS

Felipe decide cumprir sua promessa

Charlô e Otávio decidem aceitar as exigências de Felipe. Frô mostra a foto da briga entre Carolina e Lucilene para todos os funcionários da loja. Vânia incentiva Juliana a investir em Nando. Charlô não aceita desistir da aposta, e Felipe decide cumprir sua promessa. Semíramis se preocupa por Lucilene morar com eles. Dino fala para Nieta que Otávio enganou todo mundo para prejudicar Roberta. Kiko acerta com Nenê o sequestro de Nando. Nieta tira satisfações com Otávio. Vânia aconselha Juliana a se declarar para Nando. Charlô encontra Nieta falando com Otávio e fica intrigada.

SALVE JORGE

Helô constata que Lívia mentiu Érica avisa a Théo que pediu para ser transferida. Lívia sugere que Morena volte para a Turquia com ela. Salete conta para Leonor o que está acontecendo em Istambul e Drika teme que sua mãe descubra. Théo proíbe Morena de ir com Lívia para a Turquia. Ayla é preparada para a festa de casamento. Bianca fica perturbada com um encontro que tem com Stenio. Aída implica com Nunes ao vê-lo sem a aliança de compromisso. Diva avisa a Lucimar que Vanúbia falou com Russo. Helô constata que Lívia mentiu em seu depoimento.

Pop Star tem mais seguidores do que Lady Gaga

24/01/2013 10:47:10


5

ANO 5 - Nº 222 - janeiro DE 2013

Vestibular Mais com inscrições abertas até 29 de janeiro

Inscrições podem ser feitas diretamente no Portal Unijuí

Confira o quadro de cursos e vagas: Campus Ijuí Administração – 15 vagas Ciência da Computação – 10 vagas Ciências Biológicas – 10 vagas Ciências Contábeis – 10 vagas Comunicação Social – Jornalismo – 10 vagas Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – 10 vagas Design – 15 vagas Educação Física – Licenciatura – 10 vagas Educação Física – Bacharelado – 10 vagas Enfermagem – 10 vagas Engenharia Elétrica – 15 vagas Farmácia – Bacharelado – 15 vagas

Uma nova oportunidade de acesso à universidade: estão abertas as inscrições para o Vestibular Mais 2013, que irá disponibilizar as vagas remanescentes em diferentes cursos oferecidos pela Unijuí. As inscrições podem ser feitas diretamente no Portal Unijuí até o dia 29 de janeiro, e o pagamento efetuado até o dia 30 de janeiro, na rede bancária, lotéricas, nos caixas da Unijuí, no Polo, nos Postos de Atendimento e Unidades de Apoio EaD. Os participantes do Profissional pagam R$ 35,00 e os demais, R$ 50,00. São 505 vagas distribuídas em Fisioterapia – 10 vagas Letras – Licenciatura - Habilitação: Língua Inglesa e Respectivas Literaturas – 10 vagas Matemática – 10 vagas Nutrição – 10 vagas Pedagogia – 15 vagas Psicologia – Bacharelado – 15 vagas Campus Santa Rosa Administração – 15 vagas Ciência da Computação – Bacharelado – 15 vagas

Educação Física Bacharelado – 10 vagas Engenharia Elétrica – Bacharelado – 15 vagas Pedagogia – Licenciatura – 15 vagas Campus Panambi

Exames na Oral-Rad a um clique de você

Oral-Rad facilita a vida de dentistas e pacientes disponibilizando resultados online

panorama_pg05.indd 1

Com equipamentos novos e de alta tecnologia, a Oral-Rad Radiologia Odontológica é referência em exames odontológicos. A empresa oferece serviços de documentação ortodôntica, tomografia computadorizada Cone-Beam e Radiologia Digital, aliados ao atendimento qualificado e diversas vantagens para o cliente. A Oral-Rad busca facilitar a vida de dentistas e pacientes disponibilizando os resultados dos exames online, por meio do site www.oralrad.net.br. Nesse espaço, dentistas e pacientes fazem login e podem visualizar os resultados dos exames e documentações em qualquer lugar. A empresa conta com o responsável técnico Ricardo Miranda Goecks (CRO/RS 13592) com vasta experiência em diagnóstico. A OralRad atende na Rua José Bonifácio, 328, sala 102 – Shopping JB, Ijuí. Fone: (55) 3332-9169. E-mail: oralrad@hotmail.com.

cursos presenciais (385) e a distância (120). A prova de redação será realizada no dia 3 de fevereiro, domingo, das 9 às 11h, nos Campi, Núcleo, Polo Ijuí e Unidades de Apoio EaD de Porto Alegre e de Santa Maria. Também pode ser utilizada a nota do Enem dos anos de 2010, 2011 e 2012. O Vestibular Mais Unijuí 2013 é uma nova oportunidade para os estudantes de toda a região que desejam ingressar em um dos cursos superiores oferecidos pela instituição ainda no primeiro semestre de 2013.

Administração – 15 vagas Engenharia Mecânica – 15 vagas Campus Três Passos Administração – Bacharelado – 15 vagas Direito – Bacharelado – 15 vagas Modalidade a Distância Administração – 20 vagas Educação Física Licenciatura – 20 vagas História – 20 vagas Gestão Comercial – Tecnologia – 20 vagas Gestão Pública – Tecnologia – 20 vagas Processos Gerenciais – 20 vagas

Programa Fornecer garante compra direta de alimentos Regionalizar a compra de produtos oriundos de micro e pequenas empresas e ao mesmo tempo reduzir custos. Essa tem sido a proposta do Programa Fornecer, desenvolvido pelo governo do Estado, que adquire produtos para o sistema prisional, por meio de pregão presencial (modalidade leilão invertido). Funcionando há nove meses em Santo Ângelo, o programa já demonstra resultados positivos. O saldo revela que na economia local foram injetados mais de R$ 160 mil, ou seja, uma média mensal de mais de R$ 17 mil. O delegado adjunto da Susepe, Nelson Werlang, revela que o programa beneficia duas empresas de Santo Ângelo responsáveis pelo pão e a carne, e outra de Itaqui, que fornece o leite. O diretor administrativo do Presídio Regional revela em detalhes que neste período de funcionamento, mais de R$ 90 mil foram gastos na compra de carne, R$ 48,3 mil no leite e R$ 27 mil na compra do pão francês. Os alimentos são consumidos por detentos do Presídio Regional e do Albergue. Werlang lembra que anteriormente os produtos eram adquiridos de grandes empresas de Porto Alegre e Santa Maria.

24/01/2013 11:17:56


6

ANO 5 - Nº 222 - janeiro DE 2013

cruz alta

porto mauá

Mutirão de coleta de lixo em prol do meio ambiente

Cultura indígena no Parque de Exposições Desde dezembro de 2012, mais de 50 indígenas estão instalados no Parque de Exposições de Cruz Alta. Há mais de 10 anos, os kaingangs visitam a cidade e contemplam a comunidade com belíssimos artesanatos. Entre a produção de cestas e balaios, que demoram em média cerca de 3 dias para o acabamento final, que é feito com taquara, os indígenas seguem produzindo e comercializando na cidade até o mês de março. Conforme Marino da Silva, membro do acampamento indígena, a cidade sempre lhes acolheu bem, e com o aval da promotora de Cruz Alta, poderão desenvolver seus trabalhos por mais alguns meses. A cultura indígena é histórica no País e, por isso, muitos estudiosos das políticas sociais procuram entender o passado, presente e futuro da nação. Para o acadêmico de filosofia do Rio de Janeiro, Pérsio Prola, a comunidade deve respeitar essa cultura. No Brasil, vivem 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira. Dos grupos indígenas que habitavam o Rio Grande do Sul, na época da chegada dos europeus, restam somente 40 mil, dos quais 13 mil vivem nas reservas ou em aldeias. Os poucos índios que restaram no planalto Norte-Riograndense pertencem aos grupos kaingangs e guaranis (que se originaram do grupo de índios jê). Qualquer ajuda da comunidade para os indígenas instalados no Parque de Exposições de Cruz Alta é bem vinda. As áreas demarcadas destinadas aos kaingangs são insuficientes para a subsistência do número de índios que lá vivem. Nesta situação, a maioria dos kaingangs busca sobrevivência nas cidades.

panorama_pg06.indd 1

Nos dias 19 e 20 de janeiro a Associação de Pescadores e prefeitura de Porto Mauá realizaram um grande mutirão de coleta de lixo nas margens do Rio Uruguai e seus afluentes. A iniciativa teve o apoio de veranistas e voluntários, que se empenharam em realizar uma atividade de inteira doação, enfrentando o calor do sol, a dificuldade de acesso na mata ciliar, mas com um único objetivo comum, a preservação do meio ambiente e a conscientização das pessoas que se utilizam o Rio Uruguai. Com relação a outros mutirões feitos no ano de 2012 e 2011, percebeu-se que a quantidade de lixo encontrada reduziu-se em pelo menos 20%. Acredita-se que isso se deve a esta iniciativa de envolver os pescadores, veranistas, servidores municipais, e a população em geral, neste tipo de atividade que envolve a prática de preservar o meio ambiente, e a conscientização das pessoas quanto à importância da natureza em nossas vidas.

Iniciativa teve a ajuda de veranistas e voluntários

Ulbra lança modalidade de ensino semipresencial carazinho- 2013 traz novidades para o vestibular da Ulbra. É a oferta de mais uma oportunidade de ingresso no Ensino Superior, por meio da modalidade semipresencial. Agora, além da educação a distância, o concurso que ocorre no dia 21 de fevereiro marca o lançamento do novo formato, cuja metodologia mescla disciplinas do ensino presencial e da EAD. A nova modalidade de ensino oferece três cursos de licenciatura: em Ciências Sociais, Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, e Pedagogia. Estes cursos têm a finalidade de formar professores e atender a demanda destes profissionais nas regiões de oferta. Seu diferencial é o formato, que mistura duas modalidades.

santa rosa

UTI Pediátrica realizou mais de 200 atendimentos em 2012 No ano de 2012 foram realizadas 221 internações na UTI Pediátrica do Hospital Vida & Saúde. Número quase igual ao de 2011, onde foram 227 atendimentos. O setor foi recentemente reformado. Equipamentos novos também foram adquiridos para proporcionar um melhor atendimento às crianças. Dos atendimentos realizados em 2012, 43% foi de prematuros, 13,6% com casos de pneumonia, 7,3% de crise convulsiva e os demais de casos como bronquiolite, TCE, pós-operatórios, cardiopatias, entre outros. De acordo com a enfermeira responsável, Patrícia Frizzo, “foi um ano positivo, pois a equipe conseguiu salvar muitas vidas, prestando sempre um atendimento qualificado para toda a

Vagas são voltadas à contratação temporária e emergencial

região”. A equipe dispõe de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médi-

co pediatra. A prioridade do setor é o atendimento qualificado e humanizado.

24/01/2013 11:18:30


ANO 5 - Nº 222 - janeiro DE 2013 santo cristo

Santa Rosa

Definida a programação do Carnaval 2013 A folia do Carnaval será logo ali na frente e por isso os promotores do Carnaval de Santo Cristo se mobilizam para garantir, mais uma vez, um grande evento no município. Sob a coordenação do Clube Serrano e Bloco Império da Caipira, o evento deste ano promete atrair ainda mais os foliões da grande região. Toda a programação já está definida para a tradicional segunda-feira, véspera do Dia do Carnaval, neste ano dia 11 de fevereiro. Entre as

atrações confirmadas, a comissão central do Carnaval anunciou a contratação dos shows com Acústicos e Valvulados, Quinta Avenida Banda Show, Ranger Tenebrosa e dois palcos com som. “Melhor e Maior Carnaval Regional é em Santo Cristo não é apenas um slogan de nosso evento, já foi e estamos trabalhando para ser novamente melhor e maior que dos anos anteriores. Estamos organizados para um super Carnaval com um novo ambiente que os blocos de

Festa das Etnias

Santo Cristo já estarão usufruindo com seus QGs durante a semana do Carnaval e na segunda-feira aberto para circulação do público, bem como continua o Carnaval de rua”, afirma Leomar Ziembowiz, presidente do Clube Serrano. Uma secretaria permanente funciona no Clube Serrano com o objetivo de fazer os contatos com os blocos da região, sendo que os integrantes terão acesso a ingresso popular. E-mail: carnavalclubeCarnaval tem coordenação do Clube Serrano e Bloco serrano@hotmail.com. Império da Caipira

Curso de Redes de Computadores é reconhecido pelo MEC

1º Torneio Kzerão de Vôlei de Areia foi um sucesso de público

três de maio - A fim de preencher as vagas remanescentes do Vestibular 2013, a Setrem estará realizando um Vestibular Suplementar. As inscrições se encerram no dia 22 de fevereiro e podem ser efetuadas no Campus Setrem, nas agências do Sicredi Noroeste de toda a região ou através do endereço www. setrem.com.br/vestibular, ao valor de R$ 50,00. Dentre os cursos oferecidos se destaca o de Redes de Computadores. O curso tem como finalidade proporcionar conhecimento na concepção, planejamento, projeto, montagem, segurança, configuração, serviços e gerenciamento de redes de computadores. O curso de Redes de Computadores, reconhecido pelo MEC com conceito máximo, tem a duração de três anos.

noroeste - Dezesseis duplas de Panambi, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo e Ajuricaba disputaram, no último fim de semana, o 1º Torneio Kzerão de Vôlei de Areia, nas quadras do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt. A dupla vencedora foi André e Brian, de Panambi. Em segundo lugar venceu a dupla Roger e Luiz, de Cruz Alta, e em terceiro lugar ganhou a dupla Maiquel e Bock, de Panambi. Os vencedores ganharam troféus mais premiação em dinheiro: R$ 400, R$ 200 e R$ 100, respectivamente. O evento foi organizado pelo grupo de amigos da equipe Kzerão. “O evento foi um sucesso e alcançou o objetivo de proporcionar um espaço de desporto saudável, divulgar o vôlei de areia na região, bem como criar novos vínculos de amizade”, destacou a coordenação.

três de maio

Curso de Design de Moda habilita profissionais Rondonistas da Unijuí Outra opção que a Setrem oferece é o curso de Design de Moda, com duração de três anos e o objetivo de habilitar profissionais para desenvolver projetos de design de moda, aplicar inovações tecnológicas, desenvolver e manufaturar, dimensionar e administrar a capacidade e os recursos de produção, determinar padrões e liderar equipes de trabalho de maneira criativa e inovadora, otimizando os aspectos estéticos, formais e funcionais, adequando-os aos conceitos de informação e comunicação vigentes e ajustando-os aos aspectos mercadológicos e às necessidades do usuário.

panorama_pg07.indd 1

7

seguem com oficinas na Bahia

O trabalho dos rondonistas da Unijuí continua intenso no Nordeste do País. Utilizando a fotografia como aporte para discutir e apontar soluções para os problemas dos povoados da cidade baiana de Cansanção, foram realizadas oficinas com grupos dos povoados de Lagoa da Baixa e Cacimbas. Também foi realizada a oficina Agroecossistemas do Semiárido: uso, manejo, conservação dos solos e água. Os registros fotográficos foram feitos a partir de quatro temas: agricultura, pecuária regional, cisternas e saneamento básico.

Ontem, às 20h30, no Parque de Exposições de Santa Rosa, aconteceu o ato de lançamento oficial da 7ª edição da Festa das Etnias. A solenidade foi realizada na Casa Polonesa. O evento acontecerá de 19 a 21 de abril.

PORTO MAUÁ

Projeto Mamãe Coruja

Todas as quartas-feiras, às 14h, no Centro de Referência de Assistência Social, será colocado em prática o Projeto Mamãe Coruja. Serão confeccionadas lembrancinhas, móbiles, bordados em toalhas e a cada quinze dias tem o acompanhamento dos profissionais da saúde, tirando dúvidas da gestação e auxiliando na gestação e no desenvolvimento do bebê.

São Miguel das Missões Carijada

Aconteceu em São Miguel das Missões, nos dias 17 a 20 de janeiro, a Carijada. A atividade foi uma realização do Coletivo Catarse, como parte das ações do projeto Carijo – Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação da Erva-Mate, aprovada no edital de Patrimônio Cultural Imaterial do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

TENENTE PORTELA Carnaval 2013

No próximo dia 8 de fevereiro, o Clube Recreativo Comercial e o Bloco Carnavalesco Os Tontiando estarão promovendo o Carnaval 2013, em Tenente Portela. O evento terá início às 20h com a abertura do espaço externo em frente ao CRC com a animação da Audio Som. Às 23h30 será aberta a entrada para o Clube Recreativo Comercial e à meia-noite inicia o Concurso de Charanga e Rainha de Bateria. Haverá premiação.

24/01/2013 11:19:02


REGIONAL

Café da Manhã com Elas

Definida a Programação do Encontro Estadual de Motociclismo

Durante reunião, esteve em pauta o evento do Dia da Mulher

cruz alta - A ACI Mulher realizou na quarta-feira, nas dependências da ACI Cruz Alta, a sua primeira reunião ordinária com a presença de mulheres atuantes no segmento empresarial. Em pauta esteve o evento do Dia da Mulher, momento em que houve troca de ideias para formatação da comemoração que será realizada no dia 5 de março, com o 1º Café da Manhã com Elas e, após, uma palestra. À tarde as comemorações continuam com uma programação diferenciada, culminando com a participação no evento da Confraria do Salto Alto. Segundo a presidente da ACI Mulher, Debora Becke Quaresma, o Dia da Mulher será dedicado especialmente a atividades que envolvam a ala feminina empresarial, buscando valorizar e desenvolver parcerias.

Integrantes da diretoria do Moto Grupo Asphalto se reuniram com a vice-prefeita

não-me-toque - Após reunião realizada na manhã de 15 de janeiro, na Secretaria de Desenvolvimento, com a vice-prefeita Teodora B. S. Lutkmeyer, juntamente com os integrantes da diretoria do Moto Grupo Anônimos do Asphalto, ficou definida a programação do próximo encontro de motociclismo.

Aeroporto de Santa Rosa poderá receber melhorias O Aeroporto de Santa Rosa poderá receber melhorias através do Programa Mão na Massa. Nesse sentido, no último dia 15, estiveram reunidos no aeroporto a primeira dama do município, Elenir Vicini, Oswino Mayer, relações com o Mercado do Senai, Valcir Pudell, professor dos cursos do Senai, e Fernando Borella, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. A visita articulada pelo gabinete da primeira dama e SMDE, objetivou a avaliação dos técnicos do Senai sobre a possibilidade

de usar a estrutura predial do Aeroporto de Santa Rosa para aplicação das aulas práticas dos cursos de pintura predial e instalação hidráulica do Projeto Mão na Massa, que está sendo coordenado pelo gabinete da Primeira Dama e o Senai. Borella entende que “as ações propostas à avaliação técnica sobre a manutenção do local são práticas e de curto prazo”, e a intenção de realizar as aulas do projeto Mão na Massa no aeroporto irá contribuir para o processo de recuperação da estru-

tura predial do aeroporto. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, desde o dia 2 de janeiro de 2013, trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Habitação e Mobilidade Urbana apoiadas pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras para concluir as ações e responder aos apontamentos do relatório da Anac, o mais breve possível para a retomada de voos regulares no município de Santa Rosa.

26º Musicanto escolherá presidente O vice-presidente, em exercício do cargo de presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Musicanto, Douglas Calixto, convocou para o

panorama_pg08.indd 1

dia 28 de janeiro uma Assembleia Geral Extraordinária, nas dependências do Sesc. Serão debatidos assuntos relacionados à adesão de novos só-

cios; escolha do presidente e diretoria da Oscip Musicanto; escolha do presidente do 26º Musicanto Sul-Americano de Nativismo; e assuntos gerais.

De 8 a 10 de março, a Praça Central será palco do 3º Encontro Estadual de Motociclismo, onde estarão participando motociclistas de diversas cidades da região e do Estado. A abertura acontecerá no dia 8 de março, a partir das 17h, onde os integrantes dos Anônimos do Asphalto estarão recepcionan-

do os demais motociclistas que participarão do evento. Em seguida, a partir das 20h, subirá ao palco, que estará montado na Praça Central, a Banda Seven Deck. No sábado, dia 9 de março, os participantes serão agraciados com o café da manhã e o almoço gratuito, e a partir das 13h30, a Banda Cobra Criada fará o seu show. E para encerrar a noite, sobe ao palco a Banda Schallera. No domingo, dia 10, acontece o encerramento das atividades. O evento acontecerá na Praça Central e o Moto Acampamento no Salão Evangélico.Durante estes três dias de festa, os munícipes poderão usufruir de lazer, cultura e diversão na Praça Central.

Aprovado reajuste salarial

Município fixou padrão referencial em R$ 784 para professores com carga de 20h

tuparendi - A Câmara de Vereadores de Tuparendi aprovou em sessão extraordinária, na última segunda, um aumento real de 7,92% no padrão referencial do município, para se adequar ao piso nacional para os professores da rede municipal de ensino. O município de Tuparendi adotou o piso em abril de 2012, e atendendo a lei, o prefeito Olavo Pawlak promoveu projeto de lei atualizando os valores com base no percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb. O Ministério da Educação fixou o piso para 2013 em R$ 1.567 para uma carga horária de 40h, e desta forma, o município fixou o padrão referencial em R$ 784 para os profissionais do magistério que cumprem carga de 20h. O novo piso será aplicado já a partir do mês de janeiro.

24/01/2013 11:19:24

Panorama 24.01.2013  

Edição do Panorama Regional do JM

Advertisement