Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 272 - JANEIRO DE 2014

Vida no Câmpus já está em sua 12ª edição

Unijuí proporcionou três dias de atividades para todas as idades na pista de atletismo do Câmpus Pág. 6

panorama capa modelos (2).indd 1

INSCRIÇÕES ABERTAS

SOBERANAS ESCOLHIDAS

Vestibular de verão Unopar/ Fagep acontece no domingo. Pág. 3

Expogiruá já tem soberanas para feira que acontece em setembro. Pág. 5

22/01/2014 18:30:01


2

ANO 5 - Nº 272 - Janeiro DE 2014

EXPOCRIS JÁ TEM ATRAÇÃO PRINCIPAL CRISSIUMAL - A comissão organizadora da 9ª Expocris, que será realizada entre os dias 15 e 18 de maio de 2014, confirmou a dupla João Bosco e Vinicius como atração principal da feira, em reunião realizada na noite da quarta-feira (15) na ACI de Crissiumal. Durante a reunião desta quarta-feira também foi definida a diretoria da 9ª Expocris. O secretário municipal de Planejamento, Vanderlei Urban Camara será o presidente desta edição. Vanderlei já havia sido presidente da 8ª edição. A vice-residente Executiva será a empresária Marli Pohl Scheid e o empresário Fábio Renan Kalicheski será o vice-presidente Administrativo. O baile de escolha das Soberanas da 9ª Expocris será no dia 22 de fevereiro de 2014, no CTG Estância da Saudade, tendo animação da banda Conexão Brasil. Segundo o presidente Vanderlei Camara, outra definição da reunião é de que o palco principal de shows não será mais dentro do Estádio Rubro-Negro. O novo local dos principais shows será onde ficavam os animais de maior porte nas últimas feiras, a estrutura será construída e serão demolidos alguns prédios que estão no local. A Comissão Organizadora também relatou que levou em conta para a escolha de João Bosco e Vinicius pesquisas realizadas, bem como a enquete do Guia Crissiumal, onde a dupla recebeu 430 votos, contra 159 de Chrystian e Ralf, e 153 de Milionário e José Rico.

IBIRUBÁ TERÁ CORRIDA DE RUA O Departamento Municipal de Desporto vai realizar no dia 22 de fevereiro a 1ª Volta Cidade de Ibirubá. Trata-se de uma corrida de rua com percursos de 10 e 5 quilômetros em várias categorias masculino e feminino. Os atletas interessados poderão fazer sua inscrição até o dia 20 de fevereiro de 2014, às 17 horas e 30 minutos, e no dia da corrida até 30 minutos antes da prova. O evento fará parte das comemorações dos 59 anos do município de Ibirubá que será comemorado em 28 de fevereiro.

LANÇAMENTO DA 15ª EXPODIRETO COTRIJAL NÃO-ME-TOQUE - A direção da Cotrijal confirmou para o dia 10 de fevereiro o lançamento da 15ª Expodireto Cotrijal - feira internacional. A solenidade acontecerá no Parque da Expodireto Cotrijal. O evento deverá contar com a participação de lideranças do agronegócio estadual e nacional, que conhecerão as expectativas dos organizadores e as novidades para a edição de 2014. O destaque da programação será o espaço especial reservado para a imprensa. A partir das 11 horas, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, concederá entrevista coletiva. “A imprensa sempre teve papel importante nas edições da Expodireto e não poderia ser diferente em 2014. Recepcionaremos a todos com o objetivo de divulgar cada vez mais esse importante evento para o agronegócio nacional”.

DIA DE CAMPO COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE

João Bosco e Vinícius serão a principal atração da Expocris

ENTRE-IJUIS - A família Heldt abriu as portas de sua propriedade, para receber os agricultores interessados em conhecer políticas públicas voltadas ao meio rural e alternativas para incrementar a renda e a qualidade de vida. O Dia de Campo com foco na sustentabilidade aconteceu na sexta-feira ,17, em Entre-Ijuís. Grande parte dos participantes era beneficiária do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, também conhecido como chamada pública da sustentabilidade, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pela Emater/RS-Ascar. Também participaram da ação produtores capacitados pelo Programa Leite Gaúcho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Foram repassadas informações sobre o Programa Mais Leite de Qualidade no RS, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), e sobre o Programa Estadual de Armazenamento de Grãos. Além disso, outras orientações foram compartilhadas por extensionistas da Emater/RS-Ascar.

SANTA ROSA - Na segunda feira dia 20, iniciou o Verão Mágico em Santa Rosa. A abertura contava com um show da banda Movimentos, mas o evento teve que ser cancelado devido a instabilidade do tempo, mas deve ser remarcado ainda para esta semana. De todas as edições já realizadas, este é o maior Verão Mágico em número de atletas (1240) e equipes inscritas nas diversas modalidades, superando as expectativas. Só na modalidade de futebol de areia, são 69 equipes inscritas. As equipes das Secretarias de Esporte, Obras e Meio Ambiente estão trabalhando na estruturação e embelezamento do Parcão, local dos jogos. Estão sendo feitos serviços como a pintura das arquibancadas, troca de areia das quadras de vôlei e futebol e reposição de luminárias.

Inicia verão mágico em Santa Rosa

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

22/01/2014 18:32:11


ANO 5 - Nº 272 - janeiro DE 2014

3

VESTIBULAR DE VERÃO UNOPAR/FAGEP ACONTECE DOMINGO A Unopar/Fagep está com as inscrições abertas para o vestibular de verão.Os interessados podem se inscrever até o meiodia de sábado (25). A prova de redação acontecerá dia 26 de janeiro, tendo inicio a partir das 10 horas nas dependências da instituição na Rua 25 de Julho nº 252, centro, Ijuí (próximo da Sogi)recomenda-se chegar uma hora antes no local da prova. O valor da inscrição para o vestibular é de R$ 30,00. Além de mensalidades que facilitam a entrada na graduação, a Unopar/Fagep conta com formas alternativas de ingresso extra vestibular como: - Transferência Externa de outras instituições com aproveitamento de matérias já cursadas (solicitação gratuita). - Inscrição para portadores de

panorama_pg03ok.indd 1

diploma de curso superior (solicitação gratuita). - Bolsas do ProUni 100%, através da nota do Enem. - Reingresso para ex-alunos que estão com a matricula trancada (solicitação gratuita). - Aproveitamento da redação do Enem, os alunos que desejam aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio estão dispensados de realizar a redação, basta no momento da inscrição cadastrar o numero da inscrição do Enem durante o preenchimento dos dados da ficha de inscrição. Além de cursos para graduação, a Unopar/Fagep conta com cursos de pós-graduação. Maiores informações acesse: www.unoparead.com.br, ligue (55) 3332 6770 ou (55) 3332 5632. Unopar/Fagep, Mais próxima pra você ir mais Longe!

22/01/2014 18:33:31


4

ANO 5 - Nº 272 janeiro DE 2014

WAGNER MOURA ESTÁ DE VOLTA

Começa venda de ingressos

Paloma estranha o comportamento de Rebeca. Rebeca tenta passar um recado em código para Pérsio. Neide convida Rafael para visitar Linda. Félix sugere que Márcia procure Atílio. Ivan é preso. Paloma e Lutero chegam à casa de César. Natasha termina seu namoro com Rogério. Linda pede que sua família não a afaste de Rafael. Paulinha cobra dos pais uma explicação para o desprezo de Félix. Carlito não deixa Márcia e Valdirene comparecerem ao casamento de Gina. Michel reclama do afastamento de Patrícia. Félix dá uma passagem para Anjinho sair do país.

Elenco de Em família se reúne no Projac O elenco de “Em Família” se reuniu na quartafeira, 22, no Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para apresentar a nova novela das nove. Uma das mais assediadas no evento foi Bruna Marquezine, que viverá dois personagens na trama. Ela será a protagonista da novela, Helena, na segunda fase da trama e, depois, na fase definitiva, a jovem interpreta Luiza, a filha de Helena “adulta”, interpretada por Julia Lemmertz. O elenco contará ainda com atores como: Gabriel Braga Nunes, Giovana Antonelli, Reynaldo Gianecchini, Natália do Valle, Bruno Gissoni, Helena Ranaldi, entre tantos outros. A próxima novela das 9 estreia no dia 3 de fevereiro e será a última telenovela escrita por Manoel Carlos.

Teaser divulgado

panorama_pg04ok.indd 1

Eron conta para Nikos que Felix se encontrou com anjinho

Começa na sexta-feira,24, a venda de ingressos para o show do Guns N’ Roses no Rio. As entradas estarão disponíveis nos pontos de venda e pela internet. A apresentação acontece no dia 20 de março, no ginásio HSBC Arena. Os valores do primeiro lote de ingressos variam de R$ 190 (cadeira nível 3) a R$ 520 (paradise premier). A pista custa R$ 260 e a cadeira do nível 1 tem o valor de R$ 420.

Quem estava com saudade de Wagner Moura na TV vai poder matar a vontade de vê-lo atuando, o ator participará da minissérie Serra Pelada – A Saga do Ouro. A última aparição do prestigiado ator na TV Globo foi em 2009, quando Wagner fez o papel dele mesmo na série Som & Fúria. Depois de uma temporada no cinema, com direito a papel de destaque em longa hollywoodiano, Wagner está de volta como um chefe de garimpo que faz de tudo para defender os seus negócios. Na película - a minissérie é uma extensão do filme que estreou nos cinemas em setembro de 2013 -, Wagner Moura também assumiu a função de produtor. Para ele, uma experiência que o ajudou bastante a entender ainda mais os processos por trás das câmeras.

Em fevereiro acaba o hiato da 4ª temporada da série The Walking Dead e para preparar o clima para o retorno dos zumbis mais populares da televisão, o canal americano AMC divulgou um teaser do que está por vir nos novos episódios. No vídeo é possível ver certo desespero entre os personagens após o confronto entre Rick (Andrew Lincoln) e o Governador (David Morrissey) na disputa pelo presídio. O mote da segunda metade da 4ª temporada é “don’t look back”, ou “não olhe para trás”, em tradução livre.

Amor à Vida

Meu Malvado Favorito 3 e Novo Grinch A Universal Pictures anunciou que irá lançar Meu Malvado Favorito 3 e um novo filme do Grinch em 2017. Enquanto o encanto do mal humorado Gru e seus Minions fizeram sucesso mais recentemente com o primeiro e o segundo filme de 2010 e 2013 respectivamente, o filme estrelado por Jim Carrey já completou 17 anos de seu lançamento. Enquanto a animação chegará aos cinemas em junho de 2017, o filme em live action deve estrear apenas em novembro do mesmo ano. Ainda não há detalhes das tramas nem nomes do elenco.

Além do Horizonte

Celina e Nilson ajudam William a escapar LC finge surpresa ao falar com Lili. William foge de Kléber. Os capangas de Kléber deixam Heloísa e Flávio em um porto longe de Tapiré. William cai em uma armadilha e não consegue sair dela, Kléber ouve seus gritos de dor. LC afirma a Angelique que não deixará Tereza e Hermes fugirem. Celina e Nilson encontram William e o ajudam. William conta para Celina e Nilson o que aconteceu com ele depois que saiu da Comunidade. LC avisa a Hermes e Tereza que eles irão encontrar um investidor no Rio de Janeiro.

Joia Rara

Ernest trabalhará como operário Venceslau dá uma joia de presente para Volpina. Joel descobre que Cléo espionou o ensaio de Lola a pedido de Aurora. Iolanda pergunta a Venceslau que segredos ele sabe sobre Manfred. Sílvia se lembra de que Viktor é o pai de seu filho. Matilde e Sonan passam a noite juntos. Bibiana e Eufrásio impedem que Sílvia se revele para Viktor. Pérola diz a Franz e Amélia que sonhou com a casa onde Sílvia está. Davi consegue um emprego na livraria. Rubens se revolta ao ver Matilde com Sonan. Manfred obriga Ernest a dormir na ala dos empregados. Manfred anuncia que Ernest trabalhará como operário na caldeira. Manfred e Ernest discutem por causa de Gertrude.

22/01/2014 18:35:01


ANO 5 - Nº 272 - janeiro DE 2014

5

2ª FESTA DA MELANCIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES SÃO MIGUEL DAS MISSÕES Com apoio da prefeitura municipal, Coptec, e da marca Produtos da Reforma Agrária, aconteceu na Sede da Comunidade do Assentamento Santa Helena, no domingo, 19, a 2ª edição da Festa da Melancia, organizada pelo Clube de Mães Mulher em Ação. A abertura oficial deu-se às 11 horas com pronunciamento de Amália Jung dos Santos, representando o Clube de Mães, e do prefeito Hilário Casarin. Após, aconteceu a cerimônia de bênção dos Alimentos. Em seu pronunciamento, o prefeito Casarin disse que seu governo tem como uma das principais prioridades, o apoio à agricultura familiar. Durante a tarde aconteceu

Festa aconteceu na sede da comunidade do Assentamento Santa Helena

uma gincana, integrando todas Sebo. as comunidades no concurso da A animação da festa ficou por Maior Melancia, Corrida da Me- conta da dupla Brilho Show, da cilancia, Porco Ensaboado e Pau de dade de Panambi.

ESCOLHIDAS AS SOBERANAS DA EXPOGIRUÁ GIRUÁ - Aconteceu em Giruá na noite de 18 de janeiro, um lindo baile de escolha das soberanas da 12° Expogiruá, a qual acontecerá de 4 a 7 de setembro de 2014, no Parque Municipal de Exposições Olmiro Callai. Um baile muito glamoroso, com

belíssimas candidatas, com coreografias ensaiadas pelo coreógrafo Estevão Miranda, e uma brilhante organização da comissão das Soberanas coordenada por Andrezza M. Bessegato, juntamente com Diana Nedel, Alexandra Nedel e Márcia Kegler, foi

tudo perfeito. O título de rainha ficou com Jaqueline de Almeida e as princesas escolhidas foram Bruna de Castro e Andressa Bolico. A animação da festa ficou por conta da banda 4 x 4 de Três de Maio animando ainda mais a noite.

Candidatas no momento das entrevistas, com a comissão e os jurados

GRUPO DE CICLISMO PROMOVE PROVA AUDAX CRUZ ALTA - Há cerca de um ano uma modalidade desportiva ganhou força em Cruz Alta. O ciclismo passou a ser atividade oficial e popular dos cruz-altenses, tanto que nasceu o Grupo Cruz Alta Ciclismo. O grupo vem promovendo diversos desafios na cidade, e já prepara o primeiro de 2014. Está agendado para o dia 23 de fevereiro o BRM de 200 km. O BRM, conhecido como

panorama_pg05.indd 1

“brevet”, é uma espécie de passaporte para outras provas, no caso o de 200 km é o inicial, e após completá-lo o ciclista está apto a participar de uma prova de maior distância. Este tipo de prova, com “brevet”, é chamada de Audax. Conforme um dos fundadores do Grupo Cruz Alta Ciclismo, Denner Roggia, o Audax é uma prova de longa distância, na qual

o atleta deve principalmente ser autossustentável. “Nessa modalidade de prova o atleta não pode receber ajuda de ninguém fora da corrida. É uma prova de companheirismo e de desafio pessoal que não se caracteriza como uma competição”. O interessante é que a premiação não tem foco competitivo, mas participativo. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de fevereiro.

22/01/2014 18:36:39


6

ANO 5 - Nº 272 - janeiro DE 2014

CRUZ ALTA - Após ter sido a campeã em 2013, pela diferença de 1,5 pontos a mais que a segunda colocada, a Unidos de São José se prepara para o Carnaval de Rua de 2014. No sábado, dia 18, a Escola de Samba lançou o seu samba-enredo. O evento aconteceu às 21 horas,

na quadra de samba da própria escola. Este ano a São José traz em seu desfile a tradição gaúcha, com o enredo “Cantando e sambando o povo gaúcho. Nossa terra... Nossa história”. A mistura do samba com o gauchesco é o diferencial para este ano.

A escola Unidos de São José lançou seu samba-enredo

IJUÍ - Inicia-se nesta terça-feira, 21, a 12ª edição do Vida no Câmpus, com atividades na pista de atletismo do câmpus da Unijuí sempre a partir das 19h. O projeto tem como objetivo estimular a prática esportiva e recreativa promovendo um momento de lazer e integração entre a comunidade acadêmica e regional. As atividades contemplam a participação de crianças até a terceira idade, integrando a comunidade em geral com alunos, professores e funcionários da universidade. Além das modalidades competitivas, Futebol sete (Masculino e Feminino), Vôlei 4X4 (Misto), o 12ª Vida no Campus oferece gratuitamente ao público as seguintes atividades: cama elástica, jogos de mesa, bola ao cesto, tirolesa, iniciação

ao rapel, tênis de mesa, esporte de orientação e, nesta edição, proporciona aulas de jump. O evento é realizado pelo Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física em parceria com o Diretório Central de Es-

tudantes – DCE, Centro Acadêmico do Curso de Educação Física – CAEF. E tem apoio da Net. Copy, Active Center Academia, Acrópoly Academia, Ervateira Seiva Pura, Unimed e Prefeitura Municipal de Ijuí.

O evento iniciou-se na terça-feira, 21 e vai até o dia 23 de janeiro

MUNICÍPIO DE VICTOR GRAEFF RECEBE NOVA MOTONIVELADORA Victor Graeff recebeu na tarde de quinta-feira, 16, uma motoniveladora do PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. A nova motoniveladora foi entregue no pátio da prefeitura municipal ao prefeito municipal em exercício, Gilmar Appelt e ao secretário municipal de Agricultura, Ademir Henrique Wentz. No momento do recebimento também estavam presentes os secretários municipais de Obras, Meio Ambiente e Educação, além de alguns servidores municipais. A nova motoniveladora da marca Case - 845B custou ao governo federal um valor de mais de R$ 464 mil e faz parte da remessa que foi entregue em Passo Fundo em 21 de dezembro, onde prefeitos e secretários de 100 municípios participaram de uma cerimônia para a entrega de 50 caminhões-caçamba e 50 motoniveladoras. Victor Graeff se encaixa entre os municípios atendidos, todos com menos de 50 mil

panorama_pg06.indd 1

SANTA ROSA - No dia 9 de fevereiro, das 9h às 12h, irá acontecer na Praça da Bandeira o 1º Brique da Praça. Segundo o secretário Fernando Borella, a iniciativa é válida e já se justificaria somente pela união dos grupos da Casa do Artesão e da Economia Solidária. “Também queremos que todo o artesão do município tenha uma oportunidade de expor seus produtos e divulgar seu trabalho à nossa comunidade local e regional”, ressalta. Para a artesã Anália Bonna, será uma grande oportunida-

de de mostrar as maravilhas que o grupo da Economia Solidária realiza tanto na culinária como no artesanato. Já a representante da Casa do Artesão, Maria Golfeto espera que um grande número de pessoas visite o brique comprando os artesanatos expostos e que também participem da programação que está prevista para este dia. As fichas de inscrição já estão à disposição dos interessados na Casa do Artesão e também junto à coordenação da Economia Solidária.

SANTO ÂNGELO - No domingo,19, durante a Festa do Melão, foram comercializadas duas toneladas de melão, além de outros produtos elaborados com a fruta como sorvete, sucos, sacolés, geleias, cucas e outros alimentos coloniais, na localidade de Ilha Grande. A informação foi

repassada pela presidente da Associação dos Produtores de Melão de Ilha Grande (Apmig), Líria Fonseca. De acordo com Líria, a festividade comercializou cerca de R$ 7 mil em produtos e cerca de 800 pessoas circularam no local. A banda Meninos do Brasil animou a festividade.

Máquina foi recebida através do PAC 2

habitantes e que se concentram na região Nordeste do Estado, onde a produção agrícola é basicamente familiar. Em dezembro, o prefeito Cláudio Afonso Alflen já afirmava que a nova “Patrola” só tem a somar ao município, que é essencialmente agrícola e com uma alta produção de grãos e de leite. “A produção precisa escoar,

grande parte dela passa pelas estradas vicinais que cortam Victor Graeff, a nova máquina somada ao atual maquinário municipal só tende a auxiliar, cooperando em melhorias e consequentemente mais velocidade e melhores condições a esse transporte”, salienta Cláudio. De acordo com o prefeito, a máquina servirá para manutenção contínua das estradas e escoamento da produção e vem somar à constante modernização e renovação da frota de equipamentos do município. O programa PAC 2 promove a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

Foram comercializadas duas toneladas de melão durante a festividade

22/01/2014 18:38:39


ANO 5 - Nº 272 - janeiro DE 2014

7

SANTO-ÂNGELENSE É ELEITA MELHOR JOGADORA DE FUTSAL DO MUNDO SANTO ÂNGELO - A santo-angelense e tetracampeã mundial Luciléia Renner Minuzzo, 30 anos, foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo, conquistando o AGLA Futsal Awards 2013. A premiação é coordenada pelo site Futsal Planet, referência na modalidade. Outras duas brasileiras também estavam concorrendo ao prêmio: a ala Vanessa e a pivô Ju Delgado. Lucileia esteve presente nos quatro títulos mundiais conquistados pelo Brasil, de 2011 a 2013. No último torneio, sediado na Espanha, Luciléia foi um dos destaques da competição e artilheira, com 11 gols. Nos últimos três anos a ala Vanessa deteve o título de melhor do mundo. Em 2008, outra brasileira também conquistou o prêmio, a campeã mundial Cilene. Luciléia mora em Roma e no Brasil defendeu times como o Santo Ângelo, Chimarrão e Kindermann. Em janeiro de 2012, teve sua transferência autorizada para a Itália, onde joga com a camisa 8 do Lazio.

TRÊS DE MAIO - O prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu um relatório final do ano de 2013 do Programa Pró-Leite Noroeste, além de um relatório da Fase II do Programa, para ser desenvolvido em 2014 e 2015. O material foi entregue na manhã de quartafeira, 15 de janeiro, em visita do engenheiro agrônomo da Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (Funcap) de Três de Maio e coordenador do Programa, Onairo Sanches, e do coordenador da Funcap, Diórgenes Albring, no gabinete municipal. Os relatórios devem ser apresentados pelo prefeito Casa-

Luciléia é tetracampeã mundial pelo Brasil e atualmente joga na Lazio

li nos próximos dias, em Brasília, em audiência, ainda a ser marcada, com o presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano de Andrade Minchillo. O objetivo é renovar o projeto por mais dois anos, a fim de incluir mais seis municípios no Programa. O Pró-Leite Noroeste é desenvolvido há dois anos, em parceria com a Fundação Banco do Brasil-FBB/ BNDES, Funcap de Três de Maio, Emater/RS-Ascar, prefeituras de Três de Maio, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Independência e Horizontina, e entidades constituídas do município três-maiense.

Material foi entregue ao prefeito Casali pelos representantes da Funcap

TUPÃ JÁ TEM SUAS RAINHAS E PRINCESAS VICTOR GRAEFF - Na manhã de quarta-feira, 8 de janeiro, foi realizada a primeira reunião para tratar sobre o Festival Nacional da Cuca com Linguiça, que ocorre de 10 a 14 de março. A reunião contou com representantes da prefeitura municipal de Victor Graeff, que é a organizadora do evento e também com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Victor Graeff, Marcos Reichert. A ACIVG

é apoiadora do Festival. Na ocasião foi tratado sobre a nomeação da próxima Comissão Organizadora do Festival. A realização do Festival neste ano já conta com o novo regulamento, que foi aprovado pela LEI Nº 1.506, de 4 de novembro de 2013, e feito em parceria entre a prefeitura municipal, ACIVG, Câmara Municipal de Vereadores e representante dos empresários do ramo gastronômico.

Reunião discute sobre 13ª edição do festival

panorama_pg07.indd 1

TUPANCIRETÃ - Na noite do sábado, 11, o Ginásio Bonumazão ficou lotado com as torcidas das escolas de samba, blocos e entidades carnavalescas para suas candidatas a rainhas do carnaval 2014. Foi realizado um único baile para escolha das soberanas da Corte Adulta e Infantil do Carnaval 2014. Foram mais de 30 candidatas que se apresentaram no palco e mostraram seu samba. As primeiras a se apresentar foram as candidatas infantis. E, para este ano de Carnaval a Rainha Infantil representa o bloco Vira Copos, Jalana Pereira, de 9 anos, suas princesas Kamilly Dornelles 1ª Princesa, do Bloco Panelão e Maria Eduarda Lunardi 2ª princesa, do Bloco Abre Allas. A Corte Adulta também teve 15 candidatas a Rai-

nha Adulta e 3 candidatas a Rainha Gay, e as escolhidas pelos jurados foram Gyovana Lunardi, do bloco Abre Allas como Rainha Adulta, como 1ª Princesa Vandrea Langner, do Império do Samba e a 2ª Princesa é Suelen Machado, do bloco União Inde-

pendente, e o título de Rainha Gay ficou com Vallery Fontinny, do bloco Sem Preconceito. As torcidas também tiveram seu reconhecimento, o título de Melhor Torcida Infantil ficou para a Verde e Branco e a Melhor Torcida Adulta para a Abre Allas.

Foram mais de 30 candidatas que se apresentaram no palco e mostraram seu samba

22/01/2014 18:45:29


REGIONAL

PATRONESSE DA 10ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA ROSA É ESCOLHIDA A jovem escritora Lara Luft, 16 anos, foi escolhida a patronesse da 10ª Feira do Livro de Santa Rosa, que será realizada no mês de agosto. A escolha ocorreu através de uma votação que foi realizada durante reunião, que aconteceu no Centro Cívico e Cultural, onde participaram diversos representantes de entidades representativas do município. Cinco nomes foram mencionados a concorrer: Maria Inez Pedroso, Lara Luft, Jacob Pétry, Maira Engers e Tereza Crhistensen. Lara substituirá Clairto Martin no cargo. Durante a manhã desta sextafeira, Lara concedeu entrevista à Rádio Noroeste, onde não escondeu sua emoção e alegria em ser a escolhida para divulgar esta edição do evento. “Quero aproximar os jovens, despertando e incentivando novos leitores e escritores, acrescenta a jovem. Lara Luft é aluna do 3º ano

Lara Luft é aluna do 3º ano e já tem 10 contos publicados

do Colégio Salesiano Dom Bosco, já tem 10 contos publicados e trabalha para lançar seu livro neste ano. Durante o encontro, o grupo escolheu Charles Kiefer para ser o escritor homenageado durante a feira. Charles Kiefer é natural de Três de Maio,

onde nasceu em 5 de novembro de1958 e hoje ele é professor de Escrita Criativa, Produção de Textos Poéticos, Oficina de Criação Literária e Conto Brasileiro: Teoria e Prática, na PUCRS, e orientador de oficinas literárias particulares.

AVE RARA LOCALIZADA EM PORTO MAUÁ Recentemente foi localizada na propriedade de Telmo Dall Alba, na Comunidade de Itajubá, Porto Mauá-RS, uma ave denominada de Urutau. A referida ave se encontra em extinção, segundo pesquisadores, sendo por isto difícil de se localizar. Uma das características da espécime é a camuflagem, normalmente ficam imóveis e suas penas se confundem com a cor da madeira, sendo utilizado para ninhos as árvores secas. O que mais chama atenção do fato em Porto Mauá é que ocorreu a reprodução da referida ave, que certamente passou por um período de acasalamento e depois de incubação, sendo esta realizada, segundo informações junto aos moradores, pelo macho da espécie. Não se tem informações básicas sobre a idade do filhote, porém se presume que tenha aproximadamente 3 (três) semanas. As primeiras aparições do filhote tinha a plumagem totalmente branca, nos últimos dias passou a trocar

de plumagem para penas de cor acinzentada. O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros. Os proprietários da área em Itajubá em um sentimento ecológico, estão cuidando para que o filhote não seja importunado.

A ave tem pelagens acinzentadas

CENA ÀS 7 ACONTECE NO DOMINGO NOVA MATRIZ ESTÁ EM CONSTRUÇÃO CRUZ ALTA - Foi realizado neste domingo, 19, a 63ª edição do projeto Cena às 7. Desenvolvido pelo Grupo Teatral Máschara, geralmente em algum domingo de cada mês, sempre às 19 horas os atores apresentam uma peça diferente. Na primeira edição de 2014, o espetáculo escolhido foi Feriadão. Destinado ao público infantil, o espetáculo conta a história de Frédi, Serenita, Faísca, Luisinho e Filipinho, que durante a trama “brigam, brincam, se aborrecem, se desentendem, fazem as pazes, tudo com aquela rapidez típica das crianças. Não há rancores, nem tristeza que perdure. Tudo tem o tempo breve de uma brinca-

panorama_pg08.indd 1

deira”, como citado no blog do Grupo. Os personagens são interpretados por Cléber Lorenzoni, Fernanda Peres, Alessandra Souza, Renato Casagrande e Evaldo Goullart. O Cena às 7 aconteceu no Restaurante do Clube Internacional.

Grupo Máschara

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES Com um custo previsto de 1 milhão de reais, está em construção a nova Igreja Matriz de São Miguel, e que poderá ser inaugurada, conforme decisão do Conselho Pastoral e Comissão de Próconstrução, no dia 27 de setembro do ano que vem, com uma grande festa em homenagem ao Padroeiro São Miguel Arcanjo, que oficialmente é comemorado no dia 29. Conforme Vitório Neri Guasso, integrante da Comissão de Registros, a obra está na 3ª etapa, que corresponde à colocação das estruturas metálicas e cobertura. Na etapa seguinte será feito o levantamento das paredes e a colocação de aberturas em alumínio. Vitório informou ainda, que já foram arrecadados R$ 600.000,00 para

construção, através de doações espontâneas da comunidade católica, e de festas e eventos beneficentes realizados até o momento. A nova Igreja Matriz está sendo construída na Rua Padre José de Anchieta, esquina

com a Avenida Antunes Ribas, em frente à Praça Guarani e ao lado do Salão Paroquial, nas proximidades da Escola Estadual Padre Antônio Sepp. Terá uma área total de 755 m², e uma torre de 18 metros de altura em pedra arenito.

Igreja está sendo construída em São Miguel das Missões

22/01/2014 18:41:49

Panorama 23.01.2014  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you