Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 238 - maio DE 2013

58ª expotupã e 9ª expocultura são preparadas para receber a região

Soberanas representam a feira que acontece em Tupanciretã de 29 de maio a 2 de junho. Pág. 5

carros antigos Ajuricaba conta com 3º Encontro de Carros Antigos na programação de aniversário do município. Pág. 2

panorama_capa_D.indd 1

16/05/2013 10:22:06


2

ANO 5 - Nº 238 - maio DE 2013 porto mauá

AJURICABA

CACHO DE BANANA NASCE NO MEIO DO TRONCO DA BANANEIRA

Encontro de Carros Antigos acontece no município

Evento será beneficente para a Apae de Ajuricaba

Cacho foi encontrado em uma propriedade localizada na Barra do Santo Cristo

O agricultor aposentado Egon Kohler, residente na cidade de Porto Mauá, ao se deslocar a pé até sua propriedade rural, localizada na Barra do Santo Cristo, ficou surpreso ao ver na beira da estrada que um cacho de banana estava nascendo no meio do tronco da bananeira, sendo que o normal é nascer na extremidade superior do tronco. Em julho de 2003, chegou a colher no seu bananal um cacho de 43 kg, medindo 1,8 metros de altura e com 455 dedos (fruta de banana).

santo Ângelo

Acontece no dia 26 de maio, na programação de aniversário do município de Ajuricaba, o III Encontro de Carros Antigos. O evento, beneficente à Apae, é promovido pela Associação Amigos dos carros antigos de Ajuricaba, com apoio de entidades e empresas. O Encontro de Carros Antigos de Ajuricaba vem sendo uma marca regional. Iniciado em 2008 durante a 9ª Fenape, teve seu ponto alto no ano passado, na 10ª Fenape, quando 107 veículos estiveram no parque, sendo clássicos e esportivos que marcaram época. Para o evento deste ano, muitos colecionadores de toda a região já confirmaram presença, o que deverá garantir o sucesso. Parte dos recursos arrecadados com o evento será destinado para a Apae de Ajuricaba que, inclusive, promove almoço ao meio-dia no Salão Paroquial, ao lado do evento, que acontece nas ruas ao redor da Praça Central, a partir das 9h30 da manhã.

Rua do Lazer reuniu mais de 800 pessoas

A 3ª Rua do Lazer, realizada no dia 11 de maio, na Praça Pinheiro Machado, em Santo Ângelo, reuniu mais de 800 pessoas, de todas as faixas etárias. O evento promovido pelo curso de Educação Física da URI – campus de Santo Ângelo, teve como objetivo realizar atividades de lazer e recreação, visando mobilizar e informar a comunidade sobre a importância do lazer ativo.

Diversas atividades foram realizadas durante toda a tarde, dentre elas, pintura de rosto, cama elástica, chute a gol, futebol de sabão, tobogã, slack line, pista de ciclismo, pista de skate, arremesso à cesta, pinguepongue, jogos de mesa (xadrez e dama, futebol de botão), cincomarias, peteca, corda e brincadeira do elástico, boliche, vai e vem, corrida do saco coopera-

Diversas atividades foram realizadas durante toda a tarde

tiva, perna-de-pau, minivoleibol, circuito psicomotor e túnel, pon-

te solidária, esqui de verão e minitramp.

Embrapa será homenageada na Assembleia Legislativa A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 40 anos em 2013. Para reconhecer o importante trabalho que ela exerce, a Assembleia Legislativa irá homenagear a instituição com uma medalha da 53ª Legislatura. O deputado estadual, Dr. Basegio (PDT), propôs a homenagem, seus colegas deputados Pedro Westphalen, Adão Villaverde, Catarina Paladini e Frederico Antunes também o apoiaram e irão participar da solenidade de entrega. “Faz parte do nosso papel como parlamentares reconhecer aqueles que trabalham pelo desenvolvimento social e que desempenham funções que ampliam e qualificam o meio em que estão. A Embrapa é exemplo disso e merecedora dessa medalha”, afirmou Dr. Basegio. Receberam a honraria as unidades da Embrapa com sede no estado: Trigo; Uva e Vinho; Clima Temperado e Pecuária Sul. No dia 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº 5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. Desde então, a empresa contribui cada vez mais no segmento e em 2013 completa 40 anos de história.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

16/05/2013 10:24:43


ANO 5 - Nº 238 - maio DE 2013

Exposição Conhecer para Preservar chega à sua sexta edição A Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana está abrigando a sexta edição da exposição “Conhecer para Preservar”, promovida pelo Curso de Ciências Biológicas da Unijuí e pelo Museu Antropológico (MADP/Fidene). A exposição foi oficialmente aberta na tarde de segunda-feira, podendo ser visitada até o dia 28 de junho. A professora Francesca Ferreira, curadora da mostra, destacou que a exposição, em sua sexta edição, procura sempre inovar, trazendo para a discussão temas da atualidade. Desta vez, a temática central é “Os ecossistemas e o bem-estar humano”, dentro da proposta de discutir sobre os serviços ambientais, ou seja, os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas. Esses serviços podem ser classificados como de suporte - formação de solos, produção primária, ciclagem de nutrientes

e processos ecológicos; de provisão - alimentos, água, lenha, fibras, princípios ativos, recursos genéticos; serviços de regulação - do clima, controle de doenças, de enchentes e desastres naturais, purificação do ar e da água, controle da erosão; e serviços culturais - espiritualidade, lazer, inspiração, educação e simbolismos. A biodiversidade sustenta o funcionamento dos ecossistemas dos quais dependemos para alimentação e água potável, além da saúde, lazer, proteção contra desastres naturais, dentre outros. Sua perda afeta a todos, espiritualmente e culturalmente. Já a professora Mara TissotSqualli, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, destacou que a exposição Conhecer para Preservar é reconhecida como um importante espaço de interação entre os saberes produzidos na Universidade e nas escolas. “O Museu é um espaço qualificado para esta interação entre

grupo máschara se apresenta em santa rosa

Evento está acontecendo no Museu Antropológico Diretor Pestana

o meio acadêmico e os alunos da educação básica”. A docente destacou, ainda, que a exposição é uma das ações do projeto de extensão “Museu de Ciências Naturais como Espaço Educacional”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida), com o envolvimento de acadêmicos de Ciências Biológicas, integrantes do grupo PET Biologia (Programa de Educação

Tutorial). A exposição “Conhecer para Preservar” segue aberta até o dia 28 de junho. Os agendamentos de escolas podem ser feitos na Secretaria do Museu, que atende pelo fone 55.3332.0257. Na próxima semana o Museu estará com uma programação especial, em comemoração aos seus 52 anos, que inclui a visitação gratuita para toda a comunidade.

FESTA DO PADROEIRO ACONTECE EM PORTO MAUÁ

Grupo teatral participará de festival no município

panorama_pg03.indd 1

Luís diz que é um prazer participar dessas atividades em outras cidades, onde conseguem levar o nome de Cruz Alta. Sobre as atividades em nossa cidade, o ator relata que a última edição do Matinê do grupo Máschara no Clube Internacional foi um sucesso. Atualmente o grupo está organizando a agenda para as próximas edições do Cena às Sete e do Matinê.

cruz alta

biblioteca busca doações de estantes

No dia 19 de maio, haverá Festa do Padroeiro em São José do Mauá, no interior de Porto Mauá. A programação será iniciada às 10 horas, com missa festiva, seguida de almoço no salão da comunidade. Durante a tarde, a partir das 14 horas, acontecerá reunião dançante animada pelas bandas Musical JS e Indústria Musical. Um dos motes da divulgação da festa é que forem ao evento de Fusca terão estacionamento exclusivo e concorrerão a prêmios. Uma ação entre amigos sorteará um Fusca ano 86 ou um prêmio de quatro mil reais ao contemplado.

O consolidado Grupo Teatral Máschara de Cruz Alta volta aos palcos no mês de junho, desta vez, em Santa Rosa, no dia 7 de junho, onde participará de um festival de teatro. Os artistas de nossa cidade terão três apresentações no mesmo dia, incluindo espetáculos infantis e adultos, como nos contou do ator Luís Fernando Lara.

3

Nos tempos atuais, onde a maioria das pessoas visa o lucro financeiro em qualquer atividade que realiza, encontramos uma iniciativa que não tem esse propósito e sim tem por objetivo fomentar o habito da leitura, junto a uma biblioteca comunitária no bairro Alvorada, de Cruz Alta, onde a comunidade tem acesso a livros de uma forma gratuita. Essa é a Biblioteca Norma Ramos, localizada na Rua Abílio Rocha 226, que desenvolve suas atividades, há mais de 3 anos, em uma sala anexa à casa do bibliotecário, como comentou Hildebrando de Oliveira. O responsável pela biblioteca destaca que atualmente possuem mais de 2.000 livros, incluindo diversas temáticas que vão desde os clássicos da literatura até a área das exatas. Ele ainda nos conta, que a biblioteca está passando por uma remodelação e que por isso estão solicitando doações de estantes para acomodar as obras e proporcionar um espaço melhor para que a comunidade possa se sentir mais à vontade no local. Os interessados em colaborar com a biblioteca, através de doação de estantes, armários ou livros, podem entrar em contato com telefone 9105 4621 ou na Biblioteca Comunitária Norma Ramos, localizada na Rua Abilio Rocha 226, no bairro Alvorada.

Um Fusca ano 86 será sorteado durante o evento

16/05/2013 10:25:14


4

ANO 5 - Nº 238 - maio DE 2013

MALHAÇÃO

Bruno e Fatinha se beijam

Barbie gigante Boa forma Mel Lisboa, que deu à Luz Clarice hà 11 meses, mostrou em ensaio fotográfico que já voltou à antiga silhueta. A atriz, que será uma das protagonistas de “Pecado mortal”, novela de Carlos Lombardi, posou para as lentes de André Schiliró para a revista “Top magazine”. Na história que sucederá à “Dona Xepa” na Record, ela vai interpretar uma prostituta de luxo. A atrz também é mãe de Bernardo, de 4 anos.

Sophie Chalotte é a It-girl do momento

Aprender algumas lições básicas de estilo foi parte da preparação que Sophie Charlotte teve que fazer para interpretar Amora, uma das protagonistas de “Sangue bom”, novela no ar na faixa das 19h da Globo. Para dar vida à patricinha criada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, a atriz mergulhou no mundo da moda e tudo que o cerca, como blogs e revistas sobre o assunto. “Percebi que a bolsa está sempre na frente do corpo de uma verdadeira it-girl, em primeiro plano - observa Sophie, em entrevista à revista “Joyce Pascowitch”. - Virei uma barbie gigante”, comenta. Além do papel de destaque na TV, Sophie também comemora o fato de ter rodado o filme “Serra pelada”, de Heitor Dhalia. “Fazer cinema foi mais do que tudo que sonhei a vida inteira”, destaca Sophie.

Cantor contracenou com Tatá Werneck na gravação de Amor à Vida

Gusttavo Lima diz que sonha em ser ator O cantor Gusttavo Lima gravou participação especial em Amor à Vida. Essa foi a primeira vez do sertanejo em novelas, e olha que sortudo: contracenou logo com Tatá Werneck. Além do jogador de futebol Neymar, a periguete Valdirene, vivida pela atriz, também vai tentar seduzir o dono do hit “Gatinha Assanhada”. Dirigida por André Felipe Binder, a dupla se divertiu nas gravações. Gusttavo confessou até a vontade de virar ator. “Quero fazer mais testes, mais participações. Vamos ver se vou me sair bem! Tenho esse sonho. Gravei alguns clipes e bateu essa vontade de atuar, de dar sequência”.

No alvo da moda Bruna Marquezine é a estrela da campanha que comemora os 18 anos de “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em prol do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Essa não é a primeira vez que Bruna vestiu a camiseta com o Alvo Azul. Quando era criança, a atriz também ajudou a divulgar a luta contra a doença atuando em uma campanha. Atriz posa para campanha contra câncer de mama

Nova casa

Adriane Galisteu: sua ida para o SBT é dada como certa

panorama_pg04ok.indd 1

Ninguém confirma oficialmente, mas, nos bastidores, é dada como certa a ida de Adriane Galisteu para o SBT. A Band teria oferecido R$ 300 mil para ela ficar, sem sucesso. Silvio Santos acenou com participação em merchandising. Para isso, claro, ela precisará estar no ar. No passado, ele a manteve na geladeira por muito tempo.

Alemão manda Caixote seguir Sal. Fatinha provoca Bruno. Kika entrega dinheiro a Sal. Morgana reclama de ter assistido ao treino de Orelha. Kika conta para Sal que Lorenzo tem dinheiro e ele se interessa. Vitor e Lia saem do mutirão escondidos. Caixote, Alemão e dois comparsas vão atrás de Sal. Bruno e Rasta flagram Vitor beijando Lia. Caixote e Alemão invadem a quitinete de Sal. Lia e Vitor contam a verdade para Bruno. Sal diz a Caixote e Alemão que encontrou uma forma de pagar o que lhes deve. Bruno provoca Fatinha.

FLOR DO CARIBE

Cristal dá uma flor para Cassiano Reinaldo trata Natália como se os dois ainda fossem casados. Dionísio fica surpreso ao ver no álbum a foto que havia sumido e se vê forçado a pedir desculpas a Doralice. Cristal beija Cassiano sem saber que ele está com Ester. Guiomar descobre que Doralice roubou a foto de Dionísio e alerta a funcionária sobre o perigo de o sogro descobrir que está sendo investigado. Reinaldo se recusa a sair da casa de Natália mesmo sabendo que a ex-mulher está em um novo relacionamento.

SANGUE BOM

Malu se declarar para Maurício Wilson orienta Malu a levar as crianças para o Kim Park. Brenda e Tábata estranham a reação de Glória por causa de Wilson. Rosemere consegue um emprego na Para Sempre. Lara decide mudar a pauta do Luxury e Peixinho fica apreensivo. Tina conhece Áurea na clínica de repouso. Fabinho conta para Bárbara que Natan gostaria de ser um cineasta. Amora avisa a Bárbara que Maurício descobriu seu caso com Natan. Tio Lili comemora seu aniversário no Cantaí e Júlia observa Filipinho. Júlia finge ser uma produtora musical e chama Filipinho para fazer um teste. Charlene flagra Wilson chorando.

16/05/2013 09:58:36


ANO 5 - Nº 238 - maio DE 2013

tupanciretã

Expotupã: cidade se prepara para receber toda a região

Feira ocorre de 29 de maio a 2 de junho no Parque de Exposições de Tupanciretã

A 58ª Expotupã e 9ª Expocultura estão se aproximando, e o município de Tupanciretã está se preparando em todos os setores para melhor receber a comunidade do município e de toda a região. O presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos, Belquer Ubirajara da Silva Lopes, destaca a ampliação de espaços aos expositores com a transferência das antigas mangueiras para local junto à pista de rodeios, que ao concentrar as atividades campeiras, complementa o planejamento estratégico conforme previsto no plano diretor do parque. “Devemos creditar ao Ilton Balzan esta conquista, que com seu espírito empreendedor, realizou esta magnífica obra que habilitará ainda mais nosso parque para realização de grandes eventos no futuro”, relata Belquer. Importante citar os novos alojamentos para os tratadores de animais, seguindo rigorosamente o que preconiza o Ministério do Trabalho. O presidente também destaca que agora haverá o Espaço Verde ampliado e com programação intensa ao reunir várias entidades importantes num local recuperado do passado. Graças à sensibilidade das produtoras rurais que apostam em reciclar o velho para o bem do planeta, consolidando nossa vocação de pioneiros em boas ações. O presidente do Sindicato Rural, Belquer Ubirajara da Silva Lopes, também destacou que comissão organizadora, coordenada por Ilton Bonfilho Balzan, tomou todas as providências necessárias para garantir segurança na 58ª Expotupã e 9ª Expocultura, atendendo exigência do Corpo de Bombeiros que após incêndio da boate Kiss, adotou mais rigor para conceder o alvará de funcionamento nos locais públicos. Além de atualização dos extintores e luzes de emergência e corrimões em escadarias das sedes e pavilhões do parque, foram instalados pararraios nos pavilhões com mais de 750 m. Foram adaptadas portas com abertura para fora e sinalização adequada.

panorama_pg05.indd 1

5

TRÊS DE MAIO

INTERCAMBISTAS SÃO DECLARADOS Unimed Missões HÓSPEDES OFICIAIS DO MUNICÍPIO promove Semana da Enfermagem Na sexta-feira, dia 10 de maio, o Rotary Club realizou uma reunião para recepcionar cinco americanos que estão em Três de Maio realizando um intercâmbio promovido pela entidade. O evento ocorreu na sede do Rotary, no Parque de Exposições Germano Dockhorn e além de contar com membros do clube, estiveram marcando presença a vice-prefeita, Eliane Fischer; o presidente do Rotary, Marcelino Colla; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Classmann; o presidente da ACI, Cristiano Rambo e o secretário de Governo, Pato Roberto. Na oportunidade, Sandra Eckert-Stewart, Earnest Mccoy, Kia Breaux-Randle, Gentrie Shafer e Kimberlee Ried, americanos oriundos do estado de Missouri, receberam o documento em que são declarados hóspedes oficiais do município, conforme o Decreto Municipal 25/2013, de 9 de maio de 2013. Em uso da palavra, a vice-prefeita, Eliane Fischer, deu as boasvindas ao grupo e destacou que Três de Maio se orgulha de recebê-los em nosso meio. Em seguida, Eliane foi presenteada com uma bandeira de Missouri e do Rotary District 6040 Northern Missouri/USA, ao qual o grupo pertence. Na sequência, os americanos se apresentaram e mostraram um vídeo sobre o estado de Missouri.

Rotary Club realizou reunião para receber cinco americanos

Intercambistas receberam documento em que são declarados hóspedes oficiais

O evento é direcionado aos profissionais técnicos e enfermeiros que atuam no Hospital Unimed e também está aberto para acadêmicos do curso de enfermagem da URI (com inscrições limitadas junto ao coordenador do curso) até o dia 20 de maio, em Santo Ângelo. Os profissionais estão tendo a oportunidade de atualizar seus conhecimentos através de uma programação diversificada que envolverá abordagens técnicas, assistenciais, motivacionais e humanização, debates, sessão de cinema e discussões sobre vários temas. “Os profissionais de enfermagem têm papel fundamental na assistência aos pacientes, os membros desta equipe precisam estar preparados para prestar cuidados às pessoas enfermas lançando mão de tecnologia e conhecimento. O Manual de atendimento ao Pré Hospitalar traumatizado traz uma frase que diz: Nossos pacientes não nos escolhem... nós escolhemos tratar nossos pacientes. Para isso, precisamos desenvolver e qualificar nossa equipe continuamente. A I Semana de Enfermagem é uma das formas que a Unimed utiliza para demonstrar o reconhecimento pelo trabalho de sua equipe”, afirma o supervisor de Enfermagem Luciano Lemos.

16/05/2013 10:25:34


6

ANO 5 - Nº 238 - maio DE 2013

Unicruz marca presença em eventos de Cruz Alta e região

A partir de 16 de maio até o dia 18, a Universidade de Cruz Alta marca presença em eventos que vão acontecer em Cruz Alta e Região. Dia 16 inicia a Feira Starmaq em Cruz Alta, oportunidade em que a Unicruz estará presente com a participação dos seguintes cursos e serviços: Biomedicina fará testes de glicose e orientações sobre como prevenir a doença; Fisioterapia, teste da capacidade pulmonar; Enfermagem, verificação da pressão arterial; além da divulgação dos cursos de graduação e pós- graduação. No dia 17, às 16h, está prevista uma palestra com o coordenador do mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, Lucas Siqueira, que falará sobre “Novidades e Desafios na Nutrição e Reprodução de Vacas”. No dia 18, a Universidade participa de duas programações referentes ao Dia da Solidariedade. Em Ibirubá, as atividades serão na Praça General Osório, com a presença de cursos da Saúde e de Direito. Já em Panambi, a atividade referente ao Dia da Solidariedade será na Escola José de Anchieta, com a presença da Liga de Oncologia Preventiva da Instituição, que estará orientando a comunidade sobre o câncer de mama e de colo do útero.

panorama_pg06.indd 1

mato queimado

Irrigação é aliada para qualificação da produção e geração de renda em propriedades

Área irrigada no município já chega a 270 hectares

SESI promove 20ª edição da Ação Global O Serviço Social da Indústria (Sesi), realiza no próximo sábado, 18 de maio, em todo o país a 20ª edição da Ação Global. Neste ano, o evento, que oferece serviços gratuitos à população de baixa renda, terá como foco o público feminino. Entre as ações programadas estão palestras educativas, oficinas de artesanato e culinária, além de serviços de saúde, cidadania e lazer. A expectativa é que sejam realizados 2 milhões de atendimentos nos 30 municípios onde ocorrerá. Ao todo, são mais de 2 mil instituições e empresas parceiras e 30 mil voluntários envolvidos. Embora o tema seja “Mulher”, a Ação Global deste ano continuará oferecendo serviços para homens e mulheres de todas as idades. Haverá consultas médicas em diversas especialidades como clínica geral, pediatria, ginecologia e oncologia. Terá ainda emissão de carteiras de identidade e trabalho, realização de casamentos comunitários, abertura de contas em banco e oferta de serviços de beleza, além de atividades lúdicas, esportivas e culturais, entre outras ações. Para o público feminino, há algumas novidades, como uma passeata contra a violência à mulher, realizada no Acre. Em Alagoas, as noivas que participarão do casamento comunitário terão um espaço para cuidados com a beleza, onde poderão usufruir de serviços de corte e escova de cabelo e maquiagem. Já em Goiás, as gestantes receberão doações de enxovais. Os cuidados com a saúde da mulher também terão destaque na Ação Global. Em diversos municípios, haverá avaliação e prevenção do câncer de mama e exames ginecológicos. Além disso, elas receberão orientações sobre os cuidados com a saúde, a alimentação e o corpo, além de dicas profissionais.

Por meio do Programa Mais Água, Mais Renda, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), com projeto técnico elaborado pela Emater/RS-Ascar, três propriedades tiveram sistemas de irrigação instalados nesta semana, no município de Mato Queimado, no Noroeste gaúcho. Dois equipamentos são voltados à irrigação de pastagens e um tem foco no milho. A demanda por irrigação também revela a importância da produção de leite nas propriedades. E, para que a alimentação dos animais seja garantida, a irrigação pode auxiliar. No município, de acordo com a necessidade e o perfil da propriedade, há diferentes sistemas de irrigação já implantados, como pivô central, carretel autopropelido, por aspersão automatizado em malha, aspersão em malha semifixo e aspersão com malha móvel. Atualmente, a área irrigada em Mato Queimado corresponde a 270 hectares. A perspectiva é que ocorra, ainda neste ano, uma ampliação dessa área.

Investimentos ampliarão abastecimento de água

Recurso será investido na perfuração de poços artesianos e construção de redes de água

três passos - Com o objetivo de ampliar o abastecimento de água para as comunidades do interior e amenizar efeitos das seguidas estiagens que assolam a região Celeiro, o município de Três Passos firmou convênio com o governo do Estado no valor de R$ 1.131.103,14, sendo R$ 904.882,37 do Estado e outros R$ 226.220,77 de contrapartida da prefeitura. O recurso será investido na perfuração de poços artesianos e construção de 50 quilômetros de redes de água que estarão contemplando oito comunidades do interior três-passense.

16/05/2013 10:25:50


ANO 5 - Nº 238 - maio DE 2013

7

três passos

Indústria de Pequenas Centrais Hidroelétricas A Hidroenergia Engenharia e Automação Ltda., www.hidroenergia.com.br, localizada no Distrito Industrial de Ijuí é uma empresa que conta com soluções completas em Pequenas Centrais Hidroelétricas. Com a produção de equipamentos e serviços, desde a criação à execução do projeto até a entrega da usina em funcionamento, realiza sua contribuição para o futuro ao fornecer equipamentos tecnologicamente apropriados para a exploração consciente destes recursos hidroenergéticos, com o menor impacto ambiental possível. Há mais de 20 anos de atuação no setor, a Hidroenergia conta com profissionais experientes e em constante atualização. Comprometidos com os resultados da usina e com a satisfação das centenas de clientes espalhados por toda a América Latina conta com engenharia própria e em constante evolução tecnológica. Firmou também parcerias com empresas europeias para a otimização de perfis hidráulicos das turbinas fabricadas (Francis, Kaplan, Pelton e Hidroenergia),

garantindo rendimentos elevados. Na parte de automação das usinas, produz Reguladores de Velocidade e Tensão, (com Hardware e Softwares próprios) possuindo equipes especializadas no desenvolvimento e adequações para as particularidades de cada projeto. Fabrica também os geradores síncronos, com potências que variam de 500 a 20.000 kVA’s e com tensões de até 13,8 kV, produzidos a partir de projetos otimizados e empregando os melhores materiais disponíveis no mercado. É a única fábrica deste tipo de equipamento no RS. A estrutura do parque fabril conta com mais de 4.000m² de área em uso e mais 800m² em fase de conclusão. Recentemente colocou em atividade produtiva um torno vertical CNC de grande porte, com capacidade de usinagem de peças de até 3.600 mm de volteio, o que habilita a Hidroenergia atender projetos de maior porte, como também realizar prestação de serviços para Empresas que necessitem desta tecnologia.

santa rosa Indumóveis

Empresa possui engenharia própria e constante evolução tecnológica

A Comissão de Infraestrutura da Indumóveis, coordenada pelo engenheiro Ademir Meinerz, trabalha para concluir nesta semana a troca da cobertura do pavilhão um do Parque de Exposições de Santa Rosa. A cobertura será totalmente substituída, com investimento superior a R$ 60 mil articulado em parceria. A prefeitura destinou R$ 40 mil para a compra das telhas que serão usadas na reforma. Já a Indumóveis e a Fenasoja arcarão com o custo da mão de obra, estimado em mais de R$ 20 mil.

horizontina

Patrono conversa com leitores e autografa suas obras na 41ª Fetreli

panorama_pg07.indd 1

No próximo dia 25 de maio, estará sendo feita uma campanha de doação de sangue em Três Passos, onde a comunidade está sendo convidada a ser solidária. Aqueles que desejarem participar da doação podem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde da Avenida Duque de Caxias, em frente à Brigada Militar, no horário das 7 às 11 horas da manhã. As inscrições podem ser feitas junto ao Hospital de Caridade Três Passos.

Fábrica possui equipamentos únicos no Estado

três passos

No dia 15 de maio o escritor e patrono da 41ª Fetreli, que acontece em Três Passos, Jacó Beuren, esteve circulando pela feira, conversando com os leitores e autografando as suas obras. Às 10h15, o autor se encontrou com os alunos do Colégio Ipiranga, no local de eventos, quando falou sobre sua trajetória de professor e escritor. No mesmo dia houve prosseguimento os projetos Contação de Histórias, Dino Esperto e exposição Traçando Histórias - Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil – Sesc. Na terça-feira, 14, o escritor trespassense Evaldino Schmidt lançou seu livro “Pelas bandas de Pajurá”. Além do lançamento e sessão de autógrafos, o escritor conversou com os alunos.

Campanha de doação

Intercâmbio

Jacó falou sobre sua trajetória como professor e escritor

Na primeira semana de maio, foi efetuado o convênio entre a escola Sinodal Idiomas – CFJL e a Escola Puertas del Sol, de Oncativo, província de Córdoba, Argentina. A assinatura do convênio foi realizada durante a visita do representante legal da escola argentina, Claudio Bartoloni. De acordo com a professora Juciara Amaral, que coordena a Escola Sinodal Idiomas, “as atividades de intercâmbio em Oncativo estão agendadas para o período entre 4 e 13 de outubro”. Já os intercambistas argentinos deverão permanecer em Horizontina entre os dias 18 e 27 de outubro.

16/05/2013 10:26:06


REGIONAL

ijuí

Governo e Enfermagem intensivista Emater farão é o tema da 2ª jornada da projetos para categoria no HCI Indígenas do Noroeste três de maio - O governo do Estado e a Emater/RS-Ascar irão desenvolver projetos de custeio e investimento em benefício de famílias indígenas de quatro municípios do Noroeste gaúcho. A iniciativa beneficia aproximadamente 900 famílias das etnias Kaingang e Guarani dos municípios de Tenente Portela, São Valério do Sul, Redentora e Salto do Jacuí. A Emater/ RS-Ascar terá até o dia 14 de junho para elaborar os projetos que terão, em âmbito estadual, a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Os extensiontas deverão envolver o núcleo familiar - homens, mulheres e crianças-, em todas as atividades. A coordenadora da Emater/RS-Ascar destacou a sensibilidade do governo em agilizar a execução do trabalho, conciliando a liberação dos recursos com o período de plantio das culturas. Na quarta-feira (15/5), em Ijuí, o tema será debatido em encontro com os extensionistas da Emater/RS-Ascar que irão assessorar as famílias indígenas na elaboração e implantação dos projetos.

panorama_pg08.indd 1

A gerência de enfermagem do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), através do setor de educação continuada, com apoio do setor de Desenvolvimento Humano, promove a 2ª jornada da categoria, com o tema “enfermagem intensivista”. O evento vai ser realizado nos dias 20 a 23 de maio, no auditório da instituição. Durante os quatro dias, profissionais das UTI’s do HCI(médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas) e convidados de outras instituições como da Unijuí, UFRGS, UFSM e Ulbra, vão trocar experiências na área da terapia intensiva. “A nossa ideia é abordar todos os tipos de assuntos ligados a terapia intensiva como medidas de prevenção de infecção por germes multirresistentes, estresse da equipe de enfermagem na UTI, sistematização da assistência de enfermagem, ventilação mecânica, gestão de enfermagem, atendimento ao neonato e eventos

adversos na terapia intensiva, sedação e analgesia e abordagem nutricional com a equipe da EMTN/HCI. ”, explica a enfermeira da educação continuada Valéria Felin. A enfermeira coordenadora da UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre Nara Selaimen Gaertner de Azeredo, com mais de 24 anos de experiência, vai falar sobre a resolução que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento das UTI’s. Dois minicursos fazem parte da programação com a realização e interpretação de eletrocardiograma e atendimento na parada cardiorrespiratória em adultos e crianças, onde todos os inscritos podem participar. Além disto, está programada a palestra com o gerente de TI Paulo Fellippin que vai abordar a tecnologia da informação auxiliando nos processos assistenciais e as tendências mundiais na área.

13 ANOS ALIMENTANDO BEIJA-FLORES

Maior incidência de colibris ocorre no inverno e em dias chuvosos

Neste ano, já faz 13 anos que os beija-flores são alimentados na residência de Vilson Winkler, em Porto Mauá, hábito diário que virou notícia na RBS TV a nível regional e estadual no dia 6 de julho de 2010 e no Canal Rural no dia 7. A inspiração para o início deste hábito ocorreu na residência de Melita Loose Fenner (in-memoria), em Tuparendi, no ano 2000. É um compromisso diário que deve ser realizado antes mesmo de clarear o dia, pois os colibris já começam a chegar bem cedo e só vão embora ao anoitecer. A maior incidência de colibris ocorre no inverno e em dias chuvosos. No inverno mais intenso devido à falta de flores para se alimentarem e nos dias chuvosos devido a água das chuvas acumulada nas flores. Na propriedade também existem diversos tipos de flores, como o brinco de princesa que florescem o ano todo. A empresa Plat Pet, com sede em Blumenau – SC, que viu a reportagem dos beijaflores enviou de presente 10 novos bebedouros big kiss, de

capacidade de 920 ml cada. Na madrugada deste domingo, 12 de maio, choveu 10 mm, houve a instalação de cinco bebedouros, um próximo do outro, debaixo de uma árvore, onde não há possibilidade de serem atingidos por raios solares, que é altamente prejudicial à saúde deles, foi proporcionado mais um espetáculo dos colibris que consumiram 5,5 litros de água doce neste dia. O recorde de consumo é de 8 litros (11 de julho de 2010). Além do cuidado com os raios solares, todas às noites os bebedouros devem ser lavados com esponja e sabão. As sobras diárias de água doce devem ser eliminadas. Semanalmente os bebedouros devem ser deixados de molho em água sanitária para eliminação total de qualquer fungo. Se aparecerem abelhas, deve ser suspensa a instalação dos bebedouros por até dois meses. Alimentar beija-flores requer cuidados: não expor os bebedouros ao sol e ter higiene diária. Se não tiver estes cuidados causará a morte dos mesmos.

Dois mini cursos farão parte da programação

16/05/2013 10:24:23

Panorama 16.05.2013  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you