Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 271 - JANEIRO DE 2014

Vinícola Fin é destaque nacional em turismo

Unijuí realiza Vestibular Mais Seguem abertas até dia 27 as inscrições para as vagas remanescentes. Pág. 3

Carnaval em Cruz Alta

Corte já foi escolhida para divulgar uma das maiores festas da região. Pág. 5

Proprietário Jorge Fin conta que recebe em média mil turistas por mês, oferecendo um atendimento diferenciado e produtos de qualidade aos visitantes. Pág. 5

panorama capa modelos (3).indd 2

As soberanas da Expogiruá Acontece neste sábado a escolha das rainhas da feira, que será realizada em setembro. Pág. 3

15/01/2014 18:27:33


2

ANO 5 - Nº 271 - Janeiro DE 2014

Asdevi E Atredef DEVEM GANHAR NOVAS SEDES TRÊS DE MAIO - O Poder Executivo de Três de Maio estuda a liberação de uma área para a construção das novas sedes da Associação dos Deficientes Visuais Nova Vida (Asdevi) e da Associação Três-maiense de Deficientes Físicos (Atredef). O tema foi discutido na manhã de terça-feira, no gabinete municipal, entre o prefeito Olívio José Casali, a presidente da Asdevi, Cleusa Izolan Willers, e os secretários de Governo, Leandro Maehler, e de Assistência Social, Mirian Schroder, além do representante da Secretaria de Habitação e Urbanismo, Olimar Dapper. A ideia é que seja construída uma sede para cada associação realizar suas atividades e um salão, ao lado, a fim de abrigar eventos de ambas entidades. Neste sentido, o prefeito sugeriu que seja liberada parte da área localizada próximo ao Estádio Estrelão, onde está em processo a execução de um novo loteamento. Nos próximos dias um novo encontro será marcado para uma visita ao local.

FESTIVAL DE CINEMA CHEGA A SANTA ROSA

O Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada é uma oportunidade para a comunidade educativa mostrar às famílias um caminho alternativo para aprender através de filmes. O Arte Sesc - Cultura por toda parte leva a Santa Rosa a Mostra Nueva Mirada nas segundas, quartas e sextas-feiras dos meses de janeiro e fevereiro, sempre às 15h, oferecendo a crianças e jovens a oportunidade de assistir a longas e curtas-metragens que estão fora dos circuitos comerciais da TV e do cinema.

PROJETO PROFISSÃO CATADOR realiza coleta NO CARNAVAL CRUZ ALTA - Integrantes do projeto Profissão Catador, da Unicruz, que é patrocinado pela Petrobras, realizaram a coleta de resíduos sólidos durante a escolha da Corte Municipal do Carnaval 2014, realizada no dia 11 de janeiro, em Cruz Alta. O evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes. Em dezembro do ano passado, o Profissão Catador fechou uma parceria entre a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (Lesca) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. De acordo com o presidente da Lesca, Roni Max de Amorim, a iniciativa tem como finalidade gerar trabalho e ajudar na geração de renda dos catadores que atuam no Profissão Catador. A coordenadora do projeto, Rozali Araújo, comenta “que este tipo de parceria propicia o engajamento da comunidade com questões relacionadas à sustentabilidade ambiental”.

SECRETÁRIO ESTADUAL DA CULTURA VISITA TENENTE PORTELA Presidente da Asdevi, prefeito de Três de Maio e secretários participaram da reunião

FREDERICO WESTPHALEN - O Piquete Alto Alegre, de Frederico Westphalen, realizou o seu 1º Rodeio Crioulo Interestadual. A abertura oficial foi realizada na noite do dia 11, com a oração da Ave-Maria e bênção do padre Leonir Fainello. A imagem da Nossa Senhora Aparecida foi conduzida ao público para que pedisse proteção e agradecimentos. O deputado federal Vilson Covatti e sua esposa, deputada estadual Silvana Covatti, e o vice-prefeito de Frederico Westphalen, Luis Franciscatto, estiveram presentes na abertura oficial.

Luiz Antônio de Assis Brasil, secretário estadual da Cultura, faz um roteiro por municípios da região do Médio Alto Uruguai e Celeiro, que foram contemplados nos editais da Secretaria Estadual da Cultura para modernização de bibliotecas públicas e dos pontos de cultura. A visita inicia-se em Frederico Westphalen, que recebeu R$ 55 mil para modernização de sua biblioteca pública. Depois, o secretário segue para Alpestre, Pinheirinho do Vale e Vicente Dutra, municípios com projetos já aprovados para modernizar suas bibliotecas. A interiorização cultural continua nos pontos de cultura em Tenente Portela e Nonoai. Os dois municípios tiveram Pontos de Cultura selecionados no edital da secretaria. Em Nonoai, serão dois pontos indígenas, e em Tenente Portela, um de cultura indígena e um de oficinas de teatro.

SANTO ÂNGELO - Ilha Grande, no interior de Santo Ângelo, está em contagem regressiva para a 10ª edição da Festa do Melão. A comunidade está mobilizada para receber neste domingo os visitantes do evento. Mais de 600 pessoas devem prestigiar a celebração da colheita da fruta, no salão da comunidade. O lançamento ocorreu no dia 9, nas dependências da Acisa, com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Diomar Formenton. Contou ainda com demais autoridades municipais que apoiam a iniciativa de duas dezenas de famílias que plantam a fruta na localidade. A festa está prevista para iniciar às 11h e a expectativa, segundo o extensionista e chefe do Escritório Municipal da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, é de que sejam comercializados dois mil quilos da fruta. Além do melão, serão comercializados produtos coloniais como pães, cucas, bolachas e derivados do fruto como sorvete, geleia, suco e mousse, produzidos na comunidade. Também são atrações do evento o almoço festivo e o sarau com animação da banda Meninos do Brasil.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

15/01/2014 18:02:51


ANO 5 - Nº 271 - janeiro DE 2014

Município recebe Unidade Móvel DO SEBRAE

Cruz Alta será sede do Acendimento da Chama Crioula em 2014

TRÊS DE MAIO - No dia 13 de janeiro, Três de Maio recebeu a Unidade Móvel do Sebrae/RS, em frente à prefeitura. O veículo, adaptado e transformado em escritório itinerante, presta atendimento a empresários e empreendedores entre 8h30 e 17h. A iniciativa do Sebrae/RS, com o apoio das prefeituras, visa atender de forma gratuita pequenos negócios e empreendedores locais. Na Unidade Móvel, um técnico do Sebrae vai orientar micro e pequenas empresas, prestar assessorias gratuitas, esclarecer sobre a formalização e suas vantagens, realizar a Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI), e encaminhá-los para cursos, assessorias, consultorias e outras soluções que a instituição oferece. Além de Três de Maio, mais três municípios da região recebem o atendimento da Unidade Móvel do Sebrae. No dia 14, o veículo esteve em Três Passos; no dia 15, em Santo Cristo; e dia 16 de janeiro é a vez de Boa Vista do Buricá.

CRUZ ALTA - Na tarde do dia 11, durante o 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na cidade de Porto Alegre, o município de Cruz Alta foi escolhido para sediar o acendimento da Chama Crioula no Estado, ato que dá início aos festejos farroupilhas de 2014. A comitiva cruz-altense defendeu a candidatura do município para sediar o acendimento oficial da Chama Crioula 2014. No páreo, concorriam contra Cruz Alta as cidades de Rosário do Sul e Guaíba, onde cada município teve a oportunidade de apresentar suas virtudes e benefícios para sediar o evento. A comitiva que representou Cruz Alta no 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho contou com a participação do secretário municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Julio Ferrera; do coordenador da 9ª Região Tradicionalista Carlos Eduardo da Silva, Aldomar de Castro; da diretoria da 9ª Região Tradicionalista e das prendas e patrões do CTGs de Cruz Alta. Cruz Alta é a sede da 9ª Re-

Comitiva cruz-altense defendeu a candidatura do município

gião Tradicionalista, a qual reúne 66 entidades entre CTGs, DTs e Piquetes, abrangendo 22 municípios. Com toda essa potencialidade para defender a candidatura ao acendimento da chama crioula 2014, Cruz Alta apresentou materiais gráficos e audiovisuais, mostrando a história e tradição da cidade, assim como toda a estrutura disponível no Parque Integrado de Exposições. A escolha da cidade sede do

acendimento da Chama Crioula foi através da votação dos representantes de centenas de entidades filiadas ao MTG/RS, onde Cruz Alta foi eleita, recebendo 415 votos; Guaíba, 167; e Rosário do Sul recebeu 89 votos, totalizando uma soma de 671 votos. De acordo com Júlio Ferrera, a administração vem trabalhando incansavelmente para colocar Cruz Alta novamente no protagonismo da cultura e tradição.

3

GIRUÁ - No dia 18, a partir das 22h, acontece o Baile de Escolha das Soberanas da 12ª Expogiruá. O evento acontece no Clube Aliança, em Giruá, com animação da Banda 4 x 4. São 10 candidatas que concorrem aos títulos de rainha e princesas. A Expogiruá tem como objetivo prestigiar e incentivar as atividades econômicas ligadas à agricultura, indústria, comércio, turismo, saúde, educação e serviços, promovendo e incentivando a cultura, a apresentação da criatividade no campo da tecnologia, produção e desenvolvimento, integrando entidades representativas dos diversos segmentos públicos e privados, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento econômico em geral, de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito, promovendo a atração de novos investimentos e a geração de negócios. A Expogiruá acontece de 4 a 7 de setembro de 2014.

inscrições para o Vestibular Mais da Unijuí estão abertas IJUÍ - Uma nova oportunidade de acesso à universidade. Estão abertas as inscrições para o Vestibular Mais 2014, que irá disponibilizar as vagas remanescentes em diferentes cursos oferecidos pela Unijuí. As inscrições podem ser realizadas diretamente no Portal Unijuí. O valor da taxa é de R$ 60, sendo que o pagamento que for realizado até o dia 17 de janeiro terá valores diferenciados, de R$ 40 ou de R$ 28, para os alunos que participaram do Profissional do

panorama_pg03ok.indd 1

Futuro 2013. Depois desta data, os participantes do Profissional pagam R$ 42 e os demais, R$ 60. A inscrição pode ser feita até o dia 27 de janeiro e o pagamento efetuado até o dia 28 de janeiro, na rede bancária, lotéricas, nos campi e caixas da Unijuí, Núcleo, Polo e Unidades de Apoio EAD. A prova de redação e questões objetivas será realizada no dia 2 de fevereiro, domingo, das 8h30 às 12h30, nos campi (Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi), Polo Ijuí e Unidade de Apoio EAD

de Porto Alegre. Também poderá ser utilizada a nota do Enem dos anos de 2010, 2011 e 2012. As vagas disponíveis nas áreas de bacharelado no Câmpus Ijuí são: Administração; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; e Nutrição. Na área de licenciatura, são Ciências Bio-

lógicas; Educação Física; Letras: Português e Inglês; Matemática e Pedagogia. No Câmpus Santa Rosa, os cursos de bacharelado com inscrições são Administração; Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Elétrica; e Psicologia. Em licenciatura: Educação Física e Pedagogia. Já no Câmpus Panambi, o curso de Administração está com vagas. E no Câmpus Três Passos, Administração e Direito. Na Educação a Distância, na área de bacharelado: Administração;

e na área de licenciatura: Educação Física e História. Os cursos de Gestão Comercial, Gestão Pública e Processos Gerenciais também estão disponíveis na área de tecnologias. O Vestibular Mais Unijuí 2014 é uma nova oportunidade para os estudantes de toda a região que desejam ingressar em um dos cursos superiores oferecidos pela instituição ainda no primeiro semestre de 2014. O resultado do Vestibular Mais 2014 será realizado dia 4 de fevereiro, às 15h.

15/01/2014 17:39:06


4

ANO 5 - Nº 271 janeiro DE 2014

Susana Vieira está solteira

Amor à Vida

Novo look de Miley Cyrus

Amarilys sequestra Fabrício

Todos veem a entrada de Valdirene no BBB. César pede para Rebeca espionar a esposa. Aline manda Ninho contar para Paulinha que ele vai para o Peru. Carlito fica furioso com o comportamento de Valdirene no BBB. Aline dá um presente para Rebeca e é carinhosa com César, que fica pensativo. Valdirene é eliminada do BBB. Carlito decide não ficar mais com a mãe de sua filha. Amarilys foge com Fabrício. Linda procura por Rafael, e Neide se preocupa. Niko descobre que Amarilys sequestrou Fabrício. Valdirene é cercada por fãs ao chegar em casa.

Nada de mousse, gel ou spray fixador. Miley Cyrus surgiu com o cabelo no estilo tigelinha em um encontro com amigos em Los Angeles, bem diferente dos penteados sexies que costuma usar. A cantora foi fotografada sorridente, vestindo suspensórios e deixando parte da barriga à mostra na última terça-feira.

Além do Horizonte

William quer deixar a comunidade

O ano começou diferente para Susana Vieira. Desde o fim de dezembro ela não namora mais com Sandro Pedroso, seu companheiro por quase cinco anos. A informação foi confirmada pela assessora da atriz, Danielly Tavares. “Terminou, sim. Já tem um tempo, acabou no ano passado. E ela não tem nenhum amor em vista, está trabalhando muito, gravando a novela”, contou. Perguntada se a relação acabou de forma amigável, ela preferiu não dar detalhes. Pedro Colucci, assessor do ator, também admitiu o fim da união. De acordo com ele, o ex-casal, inclusive, já vive em casas separadas. Vale lembrar que em dezembro Susana já comentava sobre as dificuldades da relação. “Deixei de lado a ideia de me casar com Sandro, chega de dar minha cara a tapa”, confessou.

Mudanças Desde que Danilo Gentili assinou contrato com o SBT, a Band assegurou que o Agora É Tarde permaneceria no ar. Faltava saber quem seria o novo comandante do talk show. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, o escolhido é Rafinha Bastos. A decisão é de Diego Guebel, diretor artístico e de programação da emissora. A data de estreia ainda não está definida. Ainda de acordo com o colunista, haverá novo cenário, vinhetas e banda. Cabe lembrar que ambos foram colegas da primeira formação do Custe o Que Custar (CQC).

panorama_pg04ok.indd 1

Marlon & Maicon preparam CD Marlon e Maicon estão prestes a lançar Pra Cima, o décimo primeiro disco da dupla, e provaram que não têm medo de se arriscar. Eles, que já foram rotulados como apenas rostos bonitos que derretiam as fãs por todo o Brasil, decidiram seguir o fluxo e se renderam ao sertanejo universitário. Para quem vê a adaptação como algo negativo, eles explicam. “O povo gosta do que é novo e nós cantamos para o povo”, afirma Marlon. E a mudança não está apenas na batida, mas também nas vozes. Marlon, que fazia mais a segunda voz, assume a liderança dos vocais na maioria das canções. “Queremos meio que ter duas versões em uma única dupla”, diz Maicon.

Trapaça é destaque no Globo de Ouro Trapaça, dirigido por David O. Russell, foi o grande vencedor do Globo de Ouro, na cerimônia realizada no último domingo. O filme o fez, contudo, com base na força das personagens femininas que acompanham a trama ao lado de Christian Bale e Bradley Cooper. Amy Adams e Jennifer Lawrence (foto) venceram os prêmios que lhe cabiam e colocaram o longa-metragem como o mais importante da noite. O terceiro troféu levado pela produção foi o de Melhor Filme de Comédia ou Musical, um dos mais importantes do Globo de Ouro. O também favorito 12 Anos de Escravidão ficou com o outro grande destaque, ao ser escolhido como Melhor Filme de Drama.

Hermes autoriza a ida de Thomaz à Comunidade. Heloísa explica seu plano a Flávio. Tereza e Lili simulam um bom relacionamento para LC. William é alocado para trabalhar na lavanderia. LC fala para Lili que Thomaz chegará à Comunidade para falar com ela. William percebe Vinícius o seguindo. Álvaro pensa em tirar vantagem da traição de Marcelo. Thomaz tem um plano para garantir sua segurança após o encontro com Lili. Vinícius descobre que William marcou um encontro com Lili. Vinícius ouve William falar para Lili que quer deixar a Comunidade.

Joia Rara

Franz se disfarça de idoso Amélia fica feliz ao ver Franz e o leva para o cortiço. Pérola pede para conversar a sós com Ernest e diz ao avô que ele só vai parar de sofrer no dia em que conseguir amar o próximo. Sonan sonha com Ananda e desiste de fazer o retiro. Ernest se recusa a passar a noite com Gertrude e Manfred o ameaça. Bibiana e Eufrásio mostram o retrato de Franz para Sílvia, que tem pequenas lembranças. Sonan diz a Rigpa que entregará seus votos e voltará ao Brasil para ficar com Matilde. O delegado procura Franz no cortiço, mas ele se disfarça de idoso e consegue sair com Amélia sem ser visto.

15/01/2014 17:41:31


ANO 5 - Nº 271 - janeiro DE 2014

5

Espumante Vinícola Fin é medalha de prata em concurso mundial O turista que fizer a Rota das Missões, além de se deparar com mais de 300 anos de história, contados através da arquitetura, não pode deixar de conhecer vinhos, espumantes e sucos de uvas produzidos de maneira artesanal pela família Fin. Localizada na BR-285, km 509, em Entre-Ijuís, a vinícola oferece um produto de qualidade e hospitalidade com atendimento do casal de proprietários Jorge e Eleana Fin. São oito variedades de vinhos, além do suco de uva natural, sem conservantes e sem adição de açúcar, e o vinho moscatel espumante produzido na vinícola, medalha de prata no consagrado concurso de vinhos Mondial Bruxelas, avaliado pelos maiores especialistas do mundo na área: Thomas Brandl, da Alemanha, Sil-

Jorge Fin mostra moscatel premiado

via Cava, do Chile, e Isabel Mazzucheli, do Uruguai. Empreendedor e com olhos no futuro, Jorge Fin recebe em sua vinícola turistas de todos os cantos do País, estudantes de universidades que realizam trabalho de campo, além de palestrar em eventos sobre o tema do empreendedorismo. “Abri as portas do meu negócio para mostrar aos jovens as oportunidades”, acrescenta.

CARNAVAL 2014: CORTE MUNICIPAL É ESCOLHIDA CRUZ ALTA - A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, juntamente com a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, promoveu o Concurso da Corte do Carnaval de Cruz Alta. O evento aconteceu no Ginásio Municipal, no último sábado, e reuniu cerca de 2,8 mil foliões. A escolha da Corte do Carnaval foi dividida em três categorias: 3ª idade, infantil e adulto, contando com a participação das cinco

escolas de samba da cidade e suas torcidas organizadas. ”Todos estão de parabéns por abrilhantarem esta festa”, destacou o secretário Júlio Ferrera. O título de Rainha Adulta do Carnaval ficou com Deise Marisco Mello; o de Rainha Infantil, com Alanis Soares Vieira, ambas da Imperatriz da Zona Norte. E o título de Rainha da 3ª idade ficou para Maria Elena de Castro Costa, da escola Unidos do Beco.

Vencedores da Corte do Carnaval de Rua de Cruz Alta foram apresentados

panorama_pg05.indd 1

Fundada há 10 anos, trabalham na vinícola, atualmente, Jorge Fin, a esposa Eleana, dois filhos do casal e três funcionários. “Nosso produto é distribuído em todo o País. O cliente encomenda e enviamos. Hoje, 50% da venda é realizada no mercado e a outra metade, diretamente ao consumidor, mas temos planos de expandir, com a abertura de uma loja em Santo Ângelo”, revela. Enquanto a reportagem esteve na vinícola diversos clientes chegaram, inclusive do Rio de Janeiro e Mato Grosso. Ao degustar as variedades, a reação de satisfação foi a mesma. “Os melhores vinhos brancos e espumantes são do Rio Grande do Sul”, declara Fin. O cliente, ao chegar à vinícola, é primeiramente recepcionado pelo casal, que conta um pouco da his-

Eleana fala aos turistas sobre as variedades de vinho durante degustação dos produtos

tória da família, explica sobre as variedades de vinho, os processos de produção, com degustação de cada produto, e depois é convidado a conhecer a propriedade. “Ninguém trabalha sozinho. Recebemos turistas de diferentes Estados. Quem vem, sempre volta”, conta Eleana. “O diferencial

é oferecer um bom produto e conhecê-lo. Se não souber explicar teu produto, então feche as portas.” A vinícola envia encomendas para todo o País. Contato pode ser feito através do e-mail vinicolafin@terra.com.br ou através do telefone (55) 9961-8722.

Barcos ecológicos à vela chegam a Porto Mauá Na manhã do dia 11, chegou a Porto Mauá um grupo de alunos e professores do Colégio Cecy Leite Costa, de Passo Fundo, acompanhados por alguns adeptos ao projeto ecológico Navegar do Rio ao Mar. O barco principal foi feito com oito mil garrafas pet, madeiras retiradas do Rio Passo Fundo e também materiais plásticos, como lonas. O segundo barco é feito de fibra plástica e pedaços de isopor, ambos restos retirados do Rio Passo Fundo, porém esta embarcação serve de apoio à principal, por ser elaborada de uma forma mais industrial. As duas embarcações utilizam velas feitas com tecido de guarda-chuvas, retirados do Rio Passo Fundo. O roteiro todo de viagem a ser seguido terá 1,2 mil km. Iniciou no Rio Uruguai, em Iraí, extremo Norte gaúcho, seguindo até Montevidéu, no Uruguai, terminando no encontro com o Oceano Atlântico. A navegação é feita sempre de dia, e à noite o grupo monta

Grupo do projeto Navegar do Rio ao Mar chegou em Porto Mauá na sábado passado

acampamento na costa do Rio Uruguai, sempre respeitando a segurança, inclusive em dias de tempo severo. A chegada do grupo em Montevidéu está prevista para a tarde

dessa sexta-feira. O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas a preservarem cada vez mais a natureza e a recilarem materiais para que não cheguem ao leito dos rios.

15/01/2014 17:43:06


6

ANO 5 - Nº 271 - janeiro DE 2014

Em um ano e meio de atividade, o Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo, coordenado pela Fepagro e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, já distribuiu R$ 420 mil para sete municípios do Corede Celeiro: Tenente Portela, Braga, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Crissiumal, Derrubadas e Vista Gaúcha. Por todo o Estado, já foram distribuídos R$ 7,2 milhões em calcário para 119 municípios. A medida beneficiou cerca de 12 mil pequenos agricultores familiares, corrigindo a acidez de 48 mil hectares. De acordo com o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, este é o maior programa de correção do solo feito pelo governo do Estado nas últimas décadas, e se caracteriza pela seriedade na aplicação dos recursos, graças ao trabalho de conscientização

e monitoramento dos resultados realizados pela Fepagro. Mais 116 municípios estão cadastrados, aguardando liberação de novos recursos pelo governo do Estado. “Esses números tornam evidente a boa receptividade do programa e sua importância para a agropecuária gaúcha”, avalia o coordenador administrativo do Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo, Rivaldo Dhein. Ele ressalta que muitos dos municípios que já foram contemplados uma vez estão solicitando uma segunda inclusão. Segundo Dhein, o governo do Estado sinaliza com a continuidade do programa, com alguns ajustes. Essas adequações deverão ser realizadas nos valores de contemplação, na logística de distribuição e aplicação do calcário, na metodologia, nas práticas operacionais do agricultor e nas contrapartidas das prefeituras e dos agricultores beneficiados.

O garoto crissiumalense Eduardo Espanhol, Mumuzinho, que é um atacante de 14 anos, está se destacando na 2ª Copa Cidade das Flores, realizada na cidade de Santa Clara, no Vale do Taquari. Mumuzinho está defendendo o Pumas Brasil, da cidade de Lajeado, por indicação do treinador do Tupi Futebol Clube, Jair Galvão. O jovem marcou vários gols na competição, sendo o mais importante nesta terça-feira, quando marcou o tento que levou o time à semifinal da competição. A partir dessa sexta-feira, Mumuzinho se incorpora ao elenco do Tupi/Escolinha Rubro-Negra, que disputará a Copa Adidas de Teutônia, nas categorias sub-13 e sub-15. Recentemente, o jovem atleta foi artilheiro e campeão da Copa Carlos Eduardo, defendendo a Escolinha Rubro-Negra.

Mumuzinho tem 14 anos e defende o Pumas Brasil, de Lajeado

Construção da hidrelétrica Garabi-Panambi é tema de reunião O governador Tarso Genro recebeu, no Palácio Piratini, na última segunda-feira, uma comitiva do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Em pauta, a criação de um plano que possibilite garantir o direito das comunidades atingidas pela construção de barragens no Rio Uruguai. O MAB resgatou a história das últimas sete construções de barragens feitas no rio. De acordo com representantes do movimento, todos os projetos já executados geraram conflitos, pelas incertezas de desenvolvimento dos municípios e das pessoas que viviam em torno das obras. Para eles, a construção de uma hidrelétrica gera riquezas no momento em que ela está sendo feita, porém, logo após, pouco se agrega na vida e na renda das pessoas. Segundo dados levantados pelo MAB, a construção do Complexo Garabi-Panambi vai alagar 80 mil hectares, atingindo 15 mil famílias de 30 municípios do Estado. O município de

panorama_pg06.indd 1

Porto Mauá, em especial, ficará 80% submerso, necessitando a recolocação de milhares de pessoas. Entre os municípios impactados, estão alguns da região Celeiro, como Crissiumal, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul e Derrubadas. Para o governador, o Estado precisa e vai avaliar o desenvolvimento regional pós-obra e os impactos dela na vida das comunidades. “Montaremos um plano de trabalho com algumas condicionalidades a respeito da obra. Nosso governo tem sensibilidade com relação aos impactos para as cidades e para as pesso-

as e nos interessa, sim, ter energia elétrica de qualidade, mas também nos preocupa e vamos nos empenhar na avaliação daquilo que pode intervir negativamente na vida das pessoas.” O governo estadual garantiu que estará diretamente ligado neste processo, por meio das lideranças regionais e dos movimentos sociais. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Ivar Pavan, o governo pode e irá propor aos responsáveis pela obra contrapartidas que beneficiam a comunidade.

A reunião aconteceu na última segunda-feira, no Palácio Piratini

O município de Porto Mauá aderiu ao programa Passe Livre Estudantil. Os estudantes interessados em se cadastrar no programa precisam retirar a lista de documentos necessários junto à Secretaria Municipal de Educação. Após isso, é necessário preencher os formulários e providenciar os documentos, para posterior envio destes documentos ao Estado,

pois somente serão aceitos processos com a documentação completa. O prazo é até o dia 31 de janeiro para juntar todos os documentos e enviar à Diretoria de Transporte Metropolitano de Porto Alegre, para a análise e validação dos documentos. Um dos requisitos é comprovar a renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio.

Os estudantes interessados em se cadastrar no programa precisam retirar a lista de documentos necessários junto à Secretaria Municipal de Educação

15/01/2014 17:44:51


7

ANO 5 - Nº 271 - janeiro DE 2014

Unijuí e Sema firmam convênio que beneficiará a região Foi firmado e publicado no mês de dezembro o convênio que garante a manutenção e as atividades do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, que abrange as regiões Fronteira Noroeste e Celeiro. O convênio firmado para quatro anos define o repasse do montante de R$ 400 mil pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para a Fidene/Unijuí, sendo que a primeira parcela de R$ 100 mil já foi depositada no final de dezembro. Esse convênio atende a proposta da universidade de ser parceira através da educação. A Unijuí, enquanto entidade conveniada e mantenedora do comitê, é membro fundadora e gestora em maior parte do período. O Comitê de Bacias Hidrográficas tem como objetivo gerir e deliberar sobre a política de utilização das águas. Promovendo a conservação e recuperação dos corpos d’água, garantindo a utilização racional e sustentável dos recursos para a manutenção da boa qualidade de vida da sociedade local.

A Colônia de Pescadores Z-18, com sede em Ijuí, através do capataz José Correa e demais colaboradores, realizou no último sábado a soltura de alevinos das espécies Piava, Grumatã, Jundiá, Carpa, Pintado e Lambari nos rios da região. Foram repovoados os Rios Erval Novo, Lajeado Grande, em Três Passos, e no município de Miraguaí na lo-

calidade de Água Fria. Ao todo, foram recolocados cerca de 10 mil unidades destas espécies de peixes. O projeto vem sendo realizado desde o início do ano passado, através da Colônia de Pescadores Z-18, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Passos. O trabalho de repovoamento dos rios da região vai continuar neste ano.

O Rio Turvo integra o comitê que receberá recursos para a manutenção das atividades

Para o presidente do comitê, administrador Adilson João Steffen, a renovação deste convênio é muito importante para dar suporte à estrutura e funcionamento do comitê, através de reuniões e eventos que são desenvolvidos durante o ano todo. “Realizamos reuniões mensais que são abertas para toda a população interessada a participar. Nessas reuniões decidimos o futuro da

região, na dinâmica ambiental e de desenvolvimento”, destaca Adilson. Hoje, o Comitê da Bacia Hidrográfica é composto por 40 membros, sendo que, desses, 40% são usuários da água, 40% são representantes de entidades civis organizadas e 20% são representantes dos órgãos públicos. O comitê atinge uma área de atuação de 52 municípios, com população de 373 mil pessoas.

Rios de Três Passos e Miraguaí receberam os alevinos

Curso de Matemática inicia a Escola de Férias A Fepam emitiu licenças para trechos de rodovias estaduais da região Celeiro. Uma das licenças é de instalação para obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica da ERS-518, em trecho de 8,8 quilômetros, da cidade de Campo Novo até a zona urbana de Braga. A licença tem validade até 16 de dezembro de 2015, tendo como empreendedor o Daer. A Fepam também emitiu uma Licença Prévia para trecho da ERS-821, que receberá obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica. O empreen-

dimento licenciado possui extensão de 17 quilômetros, relativo ao trecho do entroncamento da ERS-155, em Santo Augusto, até a zona urbana de São José do Inhacorá. Esta licença tem validade até 24 de dezembro de 2015, tendo como empreendedor o Daer. A Licença Prévia confere a viabilidade ambiental do empreendimento proposto e expressa uma série de restrições e condicionantes para solicitação de Licença de Instalação, pois somente esta última autoriza o início das obras.

As licenças para trechos de rodovias foram emitidas pela Fepam

panorama_pg07.indd 1

SANTO ÂNGELO - Iniciou-se nesta segunda-feira a Escola de Férias do Curso de Matemática: Papmem-Impa, Capes, URI. Oferecido pelo Departamento de Ciências Exatas e da Terra, por meio do Curso de Licenciatura em Matemática da URI Santo Ângelo, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do Rio de Janeiro desde julho de 2012, o programa (Papmem) visa oferecer aperfeiçoamento gratuito para professores de Matemática em módulos independentes, duas vezes no ano: janeiro e julho. Este módulo aborda tópicos selecionados do Ensino Médio (Combinatória, Função Afim, Função Quadrática, Função Exponencial, Aplicações em Trigonometria, Matemática Financeira e Volumes) para 70 professores da região do Alto Uruguai e das Missões. O Programa de Aperfeiçoamento prossegue até essa sexta-feira.

Todas as atividades são realizadas no auditório do prédio 5 da URI. As aulas acontecem na parte da manhã, diretamente do auditório do Impa por teleconferência, para 60 instituições

de Ensino Superior. Na URI, um computador para chat é utilizado para contato em tempo real. No turno da tarde, é feita resolução de exercícios e discussão das soluções em conjunto.

O curso é oferecido para professores da região do Alto Uruguai e das Missões

15/01/2014 17:46:06


REGIONAL

PANAMBIENSE LANÇA LIVRO COM A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO PANAMBI - Foi lançado na Associação Comercial e Industrial de Panambi, no dia 9, o livro De Elsenau a Panambi, uma obra do doutor Ivo Beuter, médico aposentado e historiador, através do qual resgata a história do município desde os tempos dos índios Guaranis até 1955, ano da instalação do município. O lançamento aconteceu na ACI Panambi, entidade que deu apoio à obra, que será de extraordinária importância para a história do município. O trabalho de pesquisa é do autor, em sua maioria, com recursos próprios, já que não obteve apoio junto à prefeitura, apenas a ACI entendeu a importância da obra e contribuiu com sua publicação. Ivo Beuter conta muitas nuances da história de Panambi que não são conhecidas da maioria das pessoas que não viveram naquela época, daí sua importância enquanto fonte de pesquisa. O livro, em sua primeira edição,

panorama_pg08.indd 1

CRUZ ALTA - O reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte foi um dos motivos que levou a prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a entregar o título Distinção Mérito Esportivo ao atleta cruz-altense Lutimar Abreu Paes. Em cerimônia no Salão Nobre da prefeitura, ele recebeu das mãos do vice-prefeito Moacir Marchesan uma placa em refe-

rência a todo esforço desempenhado no atletismo e por levar o nome da cidade natal além-fronteiras. O atleta tem participação e premiação em eventos esportivos em lugares como Coreia do Sul, China e México. Lutimar está pré-convocado para participar dos Jogos Sul-Americanos em Santiago, no Chile, e está se preparando para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Doutor Ivo Beuter, médico aposentado e historiador, é o autor do livro

conta com 480 páginas. Ele foi editado pela empresa Editora Palotti. O lançamento desta obra ocorrerá em etapas. A primeira, na ACI Panambi; a segunda, na Legião Evangélica de Panambi, quando o autor estará proferindo uma palestra sobre a obra; e em uma terceira etapa em data ainda a ser definida, na Câmara

SANTA ROSA RECEBE a 8ª TRAÇANDO HISTÓRIAS Santa Rosa recebe, até o dia 31 de janeiro, a Exposição 8ª Traçando Histórias, que revela a riqueza da ilustração de livros de literatura infantil e juvenil publicados no País. A mostra Traçando Histórias, promovida pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, apresenta o trabalho de 39 ilustradores que utilizam as mais diversas técnicas e estilos. A atividade, com entrada franca, está no Sesc Santa Rosa, que fica na Rua Concórdia, 114. O evento acontecerá de segunda a sábado, das 8h às 22h. Criado em 2007, o Arte Sesc

ATLETA RECEBE DISTINÇÃO MÉRITO ESPORTIVO

– Cultura por toda parte reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o programa busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

de Vereadores de Panambi. Os estudos, as pesquisas, as traduções e as viagens para alinhavar o livro começaram no ano de 2002, durante a primeira viagem do autor para a Alemanha. Quase doze anos depois, o projeto se transformou em realidade.

Lutimar recebeu a placa junto a secretários, vereadores e familiares

CONVÊNIO ACADÊMICO UNE URI E USP SANTO ÂNGELO - A cooperação acadêmica nas áreas de Energia e Engenharia Elétrica é o objeto do convênio firmado em 2013 entre a URI Santo Ângelo e a Universidade de São Paulo (USP). Considerando que uma das linhas de pesquisa do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP se refere à interação entre descargas atmosféricas e sistemas elétricos e que a região de Santo Ângelo é propícia ao desenvolvimento de estudos desta natureza, foi instalada no câmpus, em dezembro, uma torre instrumentada para medição de correntes de descargas atmosféricas. O convênio tem como representante da USP o professor doutor Alexandre Piantini e como representante da URI, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Ângelo Trein Lucca.

Torre para medição de correntes de descargas foi instalada em Santo Ângelo

15/01/2014 17:47:21

Panorama 16.01.2014  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you