Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 268- JANEIRO DE 2014

Carnaval de Cruz Alta começa a ser organizado Programação inicia oficialmente no sábado, com a escolha da Corte. Durante o evento serão definidos representantes das categorias infantil, adulto e 3ª idade. Pág. 5

ijuí será tema de sambaenredo

História no ballet

Escola de Ballet Aline Bucco, de Cruz Alta, completou 10 anos. Pág. 5

Santa Rosa no BBB 14 Jovem que passou a infância no município participará de reality show. Pág. 7

A escola Grande Pippi, de Santo Ângelo irá contar na avenida a história de Ijuí e suas etnias.

Pág. 8

panorama capa modelos (4).indd 1

08/01/2014 17:57:48


ANO 5 - Nº 270 - Janeiro DE 2014

Rodeio em localidade do interior reúne autoridades TRÊS DE MAIO - No último domingo, o prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, juntamente com o secretário de Governo, Leandro Maehler, esteve prestigiando eventos no interior do município. Entre eles, o rodeio em Quaraim, realizado na cancha do tradicionalista Jorge Pieniz. Na ocasião, o prefeito destacou os eventos tradicionalistas, muito fortes na região, como uma forma de manter vivas as tradições gaúchas e de reunir as famílias. Logo após, o prefeito e o secretário seguiram até Consolata, onde houve as comemorações dos 55 anos de fundação da equipe do Guarany. Eles foram recepcionados pelo presidente do clube, Gilson Grando, e demais membros da diretoria. Na oportunidade, Casali ressaltou a importância do Guarany para o esporte de Três de Maio e os respectivos eventos promovidos pela entidade ao longo de sua história.

Copa Verão tem inscrições abertas Estão abertas as inscrições para a 1ª Copa de Verão Nova Schin/Moda Pé Esportes de Futsal, que será disputada entre 17 de fevereiro e 17 de março de 2014, em Três Passos. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal de Desportos (CMD). A competição distribuirá cerca de R$ 10 mil em premiações, na categoria livre, naipe masculino e feminino, além dos veteranos. Para mais informações e inscrições, deve-se procurar o CMD ou pelo telefone (55) 9626-5777.

iluminação pública é reformada CRUZ ALTA - A administração de Cruz Alta segue investindo na imagem e beleza da cidade. Por isso, na semana passada, o sistema de iluminação pública do município começou a receber a manutenção e substituição das lâmpadas vapor de sódio (amarelo) de 250W pelas lâmpadas de vapor de sódio metálico de 400W. Essa troca oferece uma iluminação mais eficiente e visualmente mais

agradável. No primeiro momento, foram instalados 40 conjuntos de luminárias. Até o momento, os trechos das Avenidas Saturnino de Brito e General Osório foram contemplados. Nas ruas, foi constatada precariedade das lâmpadas, as quais estavam presas somente com tiras plásticas e fitas, causando uma instabilidade na iluminação pública.

URI promove curso em área da web Além de autoridades, comunidade prestigiou o evento tradicionalista

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos está disponibilizando cursos da primeira etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Os cursos oferecidos são: Balconista de Farmácia, Costureiro, Monitor de Recreação, Salgadeiro, Operador de Computador, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Recursos Humanos. As inscrições vão até 17 de janeiro e o início das aulas será no dia 3 de fevereiro. Mais informações e inscrições no Cras de Três Passos ou pelo telefone 3522-9407.

2

SANTO ÂNGELO - Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo estão promovendo, durante toda essa semana, o curso de Desenvolvimento Web. O curso é destinado aos acadêmicos dos cursos de Informática, professores e demais profissionais da área. As atividades seguem até sexta-feira, no Laboratório de Computação do prédio 5. O curso coordenado pelo professor Denilson Rodrigues da Silva é ministrado pelo professor Matheus Schafer Schumacher e tem a seguinte programação: Web, Ambiente, Linguagem PHP – Básico, Introdução ao Nível Intermediário, Linguagem PHP e Ferramentas de Interface com o Usuário – Intermediário, Banco de Dados (MySQL), Introdução ao Nível Avançado, PHP Avançado, Introdução ao PHP Orientado a Objetos e PHP Orientado a Objetos.

Estão abertas desde segunda-feira as inscrições para a segunda edição do Vestibular de Verão da Unicruz. Com prova única de redação, prevista para iniciar às 16h, junto ao Câmpus Universitário, o concurso acontece dia 1º de fevereiro. São 19 cursos, entre os quais estão duas novas opções: Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção. Ambos serão oferecidos à noite, com duração de dez semestres e têm origem em estudos que apontaram a necessidade de criar os cursos na região, complementando a inserção da Unicruz em debates e eventos sobre o uso sustentável de recursos naturais, como o Fórum de Sustentabilidade do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Alto Jacuí. Além disso, outra novidade é quanto ao curso de Agronomia, que será oferecido no turno da noite, passando a ter 11 semestres. As inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu. br; na recepção Unicruz Centro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, 13h30 às 17h30; na Unicruz Câmpus/ Assessoria de Eventos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, 14h às 17h30.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

08/01/2014 17:58:26


ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

SiSU/UFFS oferece vagas A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2014. Podem concorrer às vagas ofertadas pelo Sisu aqueles que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em outubro de 2013. No caso específico das vagas ofertadas pela UFFS, o candidato necessita obter, no mínimo, nota 300 na redação e não zerar em qualquer uma das quatro provas objetivas que compõem o Enem. Estas exigências estão no item 4.3 do Edital Nº 572/ UFFS/2013 – Processo Seletivo UFFS/2014.1. Para o Processo Seletivo 2014.1 a UFFS oferece 1.590 vagas, em 36 cursos de graduação de cinco campi da instituição: Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), Cerro Largo e Erechim (RS) e Chapecó (SC). A UFFS optou por oferecer, nesta primeira edição de 2014, apenas as vagas com entrada no início do ano. Para as vagas com entrada no segundo semestre letivo, será realizado outro processo seletivo.

panorama_pg03ok.indd 1

3

Melão de Ilha Grande passa a ser vendido em 64 municípios do Estado SANTO ÂNGELO - O doce e saboroso melão produzido na localidade de Ilha Grande, em Santo Ângelo, passa a conquistar novos mercados através da Marcante & Cia LTDA. O melão missioneiro irá abastecer 64 municípios gaúchos que recebem a linha de produtos da distribuidora santoangelense. De acordo com o gerente da Marcante, Éverton da Silva Lima, a empresa comprou várias toneladas dos produtores Luis Carlos Cristofari e Líria Fonseca Cristofari. “Adquirimos o melão gaúcho, que apresenta uma excelente qualidade, menos perecível, com excelente sabor. O melão produzido na Ilha Grande não deixa nada a desejar em relação a melões adquiridos em outras regiões do Estado e do País. Achamos importante essa parceria, pois estamos ajudando produtores locais”, observa. Lima explica que a empresa comercializada uma gama de produtos hortifrutigranjeiros adquiridos na Serra Gaúcha, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais para abastecer uma ampla região do Estado. “O melão adquirido em Ilha Grande está dentro do preço do

Vereador Diomar Formenton visitou o produtor de Ilha Grande

mercado e apresenta uma boa qualidade. Por isso, optamos também em adquirir esse produto da cidade”, completou Lima. O produtor Luís Carlos Cristofari acredita que a medida vai ampliar as vendas e possibilitar investimentos na área de irrigação no sentido de aumentar a escala de produção. “Acreditamos que essa venda para a Marcante vai servir de estímulo para

que outros produtores façam investimentos e ampliem sua produção”, frisa. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Diomar Formenton, que foi um incentivador desse acordo, acredita que essa parceria vai fortalecer e consolidar cada vez mais a cultura do melão em Santo Ângelo. O vereador lembrou a tradição da produção de melão na Ilha Grande.

A SER Panambi apresentará oficialmente seu elenco que disputa o Campeonato Gaúcho Série A-2 neste ano. O treinador e líder da Comissão Técnica é o panambienses Lúcio Collet o qual galgou muita experiência atuando em vários clubes do interior do Estado, da Segunda e Primeira Divisão. Após a apresentação, é pensamento da comissão técnica realizar um treino leve para que os presentes possam ver os atletas em ação. Lúcio Collet, já adiantou que pretende valorizar muito os atletas de Panambi. Pelo menos 10 panambienses estarão no grupo, entre atletas já experimentados e alguns novos, da categoria de base, que foi formada e mantida ao longo do ano passado. Um dos principais reforços para o ano é Héber Mathias Collazo Garcia, 24 anos. O meia foi campeão uruguaio em 2010 e vice da Libertadores da América em 2011 pelo Peñarol. O craque deve chegar ao município nesta semana.

08/01/2014 17:59:33


4

ANO 5 - Nº 270 janeiro DE 2014

Emma inicia 2014 solteira

Retribuição de homenagem

Félix decide ajudar Paloma a descobrir o que Aline está tramando contra César. Amadeu e Daniel repreendem Rafael por ter entrado na piscina com Linda. Carlito vai ao cinema com Raquel. Valdirene vê Ellen e Murilo se beijando e fica furiosa. Amarilys pede para ter um filho com Eron. Valdirene consegue conquistar o público do shopping. Félix insiste para Maciel sentar-se à mesa junto à família. Eron se separa de Amarilys. Ciça recobra a consciência e comenta sobre uma parte do jardim da casa de César que foi escavada. Lutero decide ir com Paloma visitar César.

Além do Horizonte Heloísa termina romance

Sem vestígio de drogas O relatório final do legista sobre a morte de Paul Walker e seu amigo e sócio Roger Rodas saiu e, de acordo com a informação, não havia qualquer vestígio de drogas ou álcool no corpo do ator. No relatório, que dá detalhes sobre a situação do cadáver, também surgiram novas e importantes informações: 1. Quando Rodas bateu o Porsche em uma árvore, no dia 30 de novembro de 2013, ele estava correndo a mais de 160 km/h; 2. O corpo de Walker ficou tão carbonizado que nenhum de seus órgãos pode ser doado; 3. Walker morreu de uma combinação de efeitos traumáticos e termais; 4. Nem drogas e nem álcool foram encontrados nos corpos de Walker e Rodas.

Lista negra

panorama_pg04ok.indd 1

Eron se separa de Amarilys

O atacante Neymar, que homenageou a irmã Rafaella Santos com uma tatuagem durante sua passagem por Santos (SP) nas festas de fim de ano, recebeu a retribuição do carinho na pele. Rafaella tatuou, no braço, a inscrição Fratello (irmão, em italiano) e o desenho de um diamante. A imagem foi postada por Adão Rosa, responsável pelas tatuagens do camisa 11 do Barcelona, da Espanha. Em alusão a Rafaella, Neymar tatuou o termo Sorella (irmã, em italiano) no braço esquerdo, além de um diamante.

Emma Watson começou o ano solteira. Segundo a revista americana People, a atriz terminou seu relacionamento com Will Adamowicz, de quem estaria noiva há algum tempo. Uma fonte confirmou que eles terminaram o namoro por causa de “problemas de agenda”, após passarem vários meses sem se ver por causa do trabalho de Emma. Essa notícia do rompimento chega semanas após Adamowicz ser notícia, por ter sido visto em uma foto com pacotes que pareciam ser de drogas. Na ocasião, ele se defendeu: “A foto não é comprometedora, não é o que pensam. Não são pacotes de drogas, não consumo drogas”. Mas dizem que depois disso, por via das dúvidas, Watson achou melhor dar por encerrada a relação, antes de manchar sua imagem.

Segundo o tabloide americano The National Enquirer, Angelina Jolie morre de ciúme de Brad Pitt e, por isso, teria feito uma lista das atrizes com quem seu companheiro e pai de seus seis filhos não deve atuar. De acordo com uma fonte da publicação, o primeiro nome da lista é, claro, sua ex-mulher, Jennifer Aniston, seguida por outras duas Jennifers: Lopez e Lawrence. “Ela não quer (que ele filme) com mulheres jovens, e já demonstrou que não gosta de J-Lo”, revela o informante.

Amor à Vida

Viagem em família De férias na França, William Bonner e Fátima Bernardes mostram estarem se divertindo a valer com os três filhos. Várias fotos já foram postadas pelo apresentador do Jornal Nacional em sua página no Instagram. Desta vez, ele exibiu uma com a família e várias pessoas, tendo ao fundo um dos cartões postais de Paris. “O bom da idade é que a gente ri da própria palhaçada mais do que todo mundo. #selfiedotio”, escreveu Bonner na legenda da foto.

Lili consegue entregar para William a chave do laboratório sem ser vista. Heloísa fica abalada com sua descoberta. William vê LC ir para o laboratório e resolve recolocar sua chave no local. André se surpreende ao encontrar Júlia no avião. LC conta para Lili tudo sobre seu sonho da felicidade concreta. Matias procura Celina. Thomaz decide contar a verdade para Heloísa, depois de conversar com Marcelo. William diz a Vitória que é irmão de Marlon. Lili afirma a William que não acredita que LC saiba das coisas ruins que Hermes faz. Heloísa termina seu romance com Thomaz.

Joia Rara

Franz é condenado a 30 anos Manfred tranca Ernest para que ele não possa depor a favor de Franz. No mosteiro, Sonan e Rigpa conversam sobre Matilde. A testemunha subornada por Manfred depõe contra Franz. Nuno vê Odilon beijando Belmira e fica com ciúme. Ernest engana Zefinha e foge de casa. Jampa, Viktor e Amélia depõem a favor de Franz. Ernest aparece no tribunal, para a surpresa de Manfred, e pede perdão a Franz e Amélia na frente do juiz. Gaia vai à casa de Laura buscar Tavinho, e as duas discutem. Pilar mente para o juiz dizendo que Franz é violento e que Sílvia tinha medo dele. Franz é condenado a 30 anos.

08/01/2014 18:05:17


ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

Exporural já está sendo preparada SANTA ROSA - São 18 expositores que estão preparando um espaço na Fenasoja, em Santa Rosa, com plantios e manejos de culturas como soja, milho, fruticultura, horticultura, reflorestamento e pastagens. De acordo com o coordenador da Exporural, Carlos Hermanns, o objetivo do espaço é aproximar o produtor do setor técnico das empresas expositoras, cooperativas, Emater e universidades, com a finalidade de transferir informação e conhecimento acerca de novas tecnologias. “A principal novidade da Exporural para esta edição da feira será a Silage School – Escola de Silagem, que terá, além de minicursos teóricos, dinâmicas e práticas sobre o preparo e confecção de silagens de alta qualidade”, destaca Hermanns. A maioria dos expositores da Exporural é de outros Estados e de empresas brasileiras e multina-

nicipal para o ano de 2014. O plano engloba atividades planejadas para as comunidades, grupos, associações e famílias rurais a serem atendidas pela Emater, e para isso a entidade firmou mais uma vez a parceria com a prefeitura de Panambi e demais instituições e entidades para a realização do planejamento.

Feira está sendo preparada para a 20ª edição da Fenasoja

cionais. “A Exporural também terá um espaço para as inovações tecnológicas em termos de máquinas e técnicas para o setor agrícola. Neste sentido, será feita uma premiação para a inovação destaque

No concurso são escolhidos representantes em três categorias – infantil, adulto e 3ª idade – dentre participantes das cinco escolas de samba da cidade. Antes do concurso, na sexta-feira, as candidatas participam do ensaio geral na passarela. No sábado, as meninas participam da etapa de entrevistas com a comissão julgadora, e às 21h inicia-se o grande espetáculo de samba no Ginásio.

A organização é da Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta

panorama_pg05.indd 1

EMATER ENTREGA O PLANO OPERATIVO MUNICIPAL PANAMBI - Na manhã de segunda-feira, o prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym, recebeu o chefe do escritório da Emater do município, Paulo Garbinato Zambra, e o engenheiro agrônomo Diogo Schwartner. O motivo da reunião com a Emater foi entregar ao prefeito o relatório do ano de 2013 e o Plano Operativo Mu-

Carnaval 2014: Corte Municipal será escolhida no sábado CRUZ ALTA - Inicia-se oficialmente nesse sábado a programação referente ao Carnaval 2014 em Cruz Alta. O evento que abre as atividades é o Concurso da Corte Municipal do Carnaval, realizado no Ginásio Municipal de Esportes. Este ano a escolha da Corte é organizada pela Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (Lesca) e tem o apoio da prefeitura de Cruz Alta através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos.

5

desta área”, comenta Hermanns. A expectativa é que durante os 10 dias de feira, cerca de 20 mil pessoas visitem a Exporural. A 20ª Fenasoja acontece de 25 de abril a 4 de maio de 2014. Encontro entre prefeito e representantes aconteceu na sede do Executivo

Uma história de ballet que conquistou a região Inicialmente, Cruz Alta possuía uma Escola de Dança, a da professora Vera Bublitz, a qual foi transferida para Porto Alegre. Logo que isso aconteceu, algumas alunas de Vera inauguraram suas próprias escolas: a Adágio, das professoras Carlise e Carminha Hoffman, e o Ballet Jussara. No início dos anos 90, ambas se fundaram e surgiu o Centro de Formação da Dança. Porém, entre 1995 e 1996, com a ida da professora Jussara Miranda para Porto Alegre, Cruz Alta passou algum tempo sem representatividade e nenhuma escola de dança. Uma das alunas do Ballet Jussara Miranda era Aline Bucco. Quando a escola fechou suas portas em Cruz Alta, Aline não seguiu suas atividades na dança, tendo a oportunidade de estudar a arte em Nova Iorque. Passado um tempo nos Estados Unidos, Aline conta que retornou decidia a ministrar aulas de dança, “a criar um novo conceito e uma nova cara para a dança em nossa cidade”. Inicialmente, as aulas aconteciam na Academia de Ginástica da Professora Ilse Gai,

Ballet Aline Bucco completou uma década de trabalho em 2013

depois, em uma sala alugada. Mas foi no ano de 2003, quando o número de alunos aumentou e surgiu a necessidade de um espaço próprio e com melhor estrutura,

que nasceu o Ballet Aline Bucco. Em 2013, ele comemorou uma década de dedicação, arte, encanto e magia. Tudo, proveniente da dança.

08/01/2014 18:08:52


6

ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

Depois de um acordo entre o município de Crissiumal e a LBR, o posto de recebimento de leite da Líder Alimentos do Brasil deverá voltar a ser uma indústria, com a fabricação de queijo. O terreno onde está a empresa foi cedido pelo município por empréstimo em 2004 para as suas atividades. Em 2012 a empresa demitiu funcionários e parou de fabricar queijo. Em 2013, ao reassumir o cargo de prefeito, Walter Luiz Heck fez valer a Lei de Doação, que previa a reversão dos terrenos ao município em caso de a indústria não cumprir algumas metas, dentre elas a industrialização de pelo menos 35 mil litros de leite por dia. Em julho, a Câmara de Vereadores aprovou a retomada do terreno e das construções pelo município. Reuniões foram realizadas entre as partes e no final de agosto a empresa ajuizou um pedido solicitando a sua permanência no local, onde foi designada uma audiência

buscando uma solução. No mês de dezembro, o município e a empresa chegaram a um acordo, onde inclusive na última sessão do Legislativo foi aprovada uma nova Lei de Doação do terreno. O acordo prevê que a empresa se comprometa em retomar a industrialização, no prazo de 90 dias, de 35 mil litros leite ao dia, em queijo ou manteiga, ou outro derivado. Fica excluída, para cumprimento dessa meta, a concentração de leite. Também a efetuar um faturamento anual de R$ 4 milhões, além de gerar anualmente 30 empregos. O município de Crissiumal se compromete a fornecer os médicos veterinários da municipalidade para acompanhar e prestar a assistência às atividades realizadas pela empresa em sua unidade de Crissiumal. Em caso de encerramentos das atividades ou não cumprimento de algum deste itens, o município está autorizado a retomar o terreno e as benfeitorias.

Desde o mês de novembro, a Escolinha Grêmio Cruz Alta se prepara para uma competição singular. Iniciou-se na terça-feira e segue até domingo a 8ª Copa Tricolor. Promovida pela Escolinha de Futebol Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, a Copa abrange três categorias: sub11, sub-13 e sub-15. Segundo o treinador Gabriel Cocco, a Escolinha de Cruz Alta deve levar um total de 52 atletas, divididos entre as três categorias. As equipes que disputam a Copa são Esporte Center Brasil, de Curitiba/PR; Escolinha do Grêmio Cruz Alta, de Cruz Alta/RS; Escolinha do Grêmio, de Porto Alegre/RS; Grêmio Toque de Bola, de Brasília/DF; Escolinha de Futebol Odair, de Erechim/RS; Futuro Craque, de Canoas/RS; Centro de Formação Esportiva, de Ijuí/RS; Formando Craques, de Bento Gonçalves/RS; Escola de Futebol Mosqueteiros, de Camboriú/SC; Escolinha do Grêmio Santa Rosa, de Santa Rosa/RS; Escolinha de Futebol Zambiasi, de Sorriso/ MT; e Academia de Futebol Fut3, de Fortaleza/CE.

Equipe vai representar Cruz Alta no campeonato que reúne vários Estados

Unopar/Fagep tem inscrições abertas para o Vestibular Um novo ano chegou, nada melhor do que planejar seu futuro, ainda melhor do que planejar é tomar uma atitude e assumir o protagonismo de sua vida, de sua carreira profissional. Pensando nisso, a Unopar/Fagep abre as inscrições para o Vestibular de Janeiro. Os candidatos podem se inscrever até dia 25 de janeiro (às 11h30). A prova de redação acontecerá no dia 26 de janeiro, com início a partir das 10h, nas dependências da instituição, na Rua 25 de Julho, 252, Centro de Ijuí (próximo à Sogi). O valor da inscrição para o vestibular é de R$ 30. A Unopar/Fagep conta com formas alternativas de ingresso extra-vestibular, como: - Transferência externa de outras instituições com aproveitamento de matérias já cursadas (solicitação gratuita); - Inscrição para portadores de diploma de curso superior (solicitação gratuita); - Bolsas do Prouni 100%, através da nota do Enem; - Reingresso para ex-alunos que estão com a matrícula trancada (solicitação gratuita); - Aproveitamento da redação do Enem (os alunos que desejam

panorama_pg06.indd 1

aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio estão dispensados de realizar a redação, basta cadastrar o número da inscrição do Enem durante o preenchimento dos dados da ficha de

inscrição). Para mais informações acesse www.unoparead.com.br, ligue (55) 3332-6770 ou (55) 33325632. Unopar/Fagep, mais próxima para você ir mais longe!

IJUÍ - Em viagem a Brasília, o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, acompanhado de parlamentares e representantes das regiões Noroeste Colonial, Alto Jacuí e Celeiro, bem como do Comitê Regional Pró-universidade Federal, reuniu-se nesta terça-feira com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim.

Durante audiência foi entregue o projeto de expansão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), juntamente com cartas de apoio dos Poderes Executivo e Legislativo ijuienses; do Comitê Pró-universidade Federal e da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), entre outras entidades que assinaram o manifesto de apoio anexado ao projeto.

Projeto de expansão foi entregue juntamente com cartas de apoio

08/01/2014 18:10:06


ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

7

Unijuí recebe Prêmio Destaque Gaúcho em Novo Hamburgo A Unijuí recebeu na noite do dia 2, nas dependências da Fenac, em Novo Hamburgo, o troféu Destaque Gaúcho, concedido pelo Programa Destaque Gaúcho. O gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, representou o reitor Martinho Kelm na cerimônia, que contou com a presença de lideranças políticas e empresariais do Estado. Coube à secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira, fazer a entrega do troféu à Unijuí. A instituição esteve representada, ainda, pelo diretor da Unidade de Educação a Distância em Porto Alegre, Roger Roberto, e pelo integrante da Coordenadoria de Marketing Eder Schuinsekel. O prêmio está inserido no Programa Destaque Gaúcho, instituído em 1998. Apresentado pelo jornalista Davenir Breier, o programa conquistou credibilidade entre os setores

No dia 2, São Nicolau viveu um momento especial, recebeu a visita do coordenador permanete da Comissão da Mostra da Arte Missioneira, Eduardo Galeano, que estava na região para apresentar a Bandeira da Nação Missioneira. A nação teve sua criação a partir de documento assinado em 29 de dezembro de 2012, e que decidiu criar uma

bandeira comum. A bandeira foi elaborada na cor avermelhada, para lembrar a terra molhada pelo sangue do povo missioneiro, ocorrido nas guerras. No centro dela está a Cruz Missioneira, na cor dourada, para referendar a lembrança do Cristo ressuscitado. No dia 29 de dezembro de 2013 ocorreu o evento de instituição do símbolo da Nação Missioneira.

Representates da Unijuí receberam homenagem na Fenac

político e econômico, principalmente, tornando-se uma referência nestas áreas. Para o jornalista, a trajetória do programa tem sido marcada pela presença de empresários e lideran-

ças expoentes no Estado, formadores de opinião, e que, mais do que isso, fazem parte do trabalho empreendedor que faz o Estado do Rio Grande do Sul crescer.

Coordenador da Mostra Missioneira esteve no município para apresentar a bandeira

AMM divulga calendário de reuniões Foram divulgados na manhã de terça-feira os nomes dos participantes do BBB 14. Na lista tem três gaúchos, entre eles uma santarosense: Franciele de Almeida, 24 anos, que trabalha como promotora de eventos no Rio de Janeiro. Franciele é solteira, tem 68 kg, e 1,77 m de altura. Um misto de Angelina Jolie, Alinne Moares e Daniella Cicarelli. Assim pode ser descrita Fran Almeida, uma das 20 participantes do BBB 14. A morena também é amiga da ex-BBB Marien, que esteve na edição de 2013. Fran tentou ser panicat, quando ti-

nha 18 anos, em 2009, com o apelido de Fran Borboletinha. A gaúcha curte viajar e lutar boxe. Baladeira, a moça promete causar nas festas da casa. A última aparição pública de Franciele foi na festa do DJ Nick Romero, no dia 3 de janeiro, no Rio de Janeiro. Franciele morou durante a infância em Santa Rosa, onde passava suas férias no Caça e Pesca e pulava Carnaval no Clube Concórdia. Os pais Nelson, mecânico, e Iria Almeida, dona de casa, residiam na vila Jardim. Sua tia é a professora Elisabeth Almeida, que ministrava aulas em escolas municipais.

Jovem viveu durante toda a infância no município de Santa Rosa

panorama_pg07.indd 1

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) divulgou o calendário de reuniões em 2014. Atualmente, a associação está com as reuniões em recesso, mas com expediente na sede da entidade, em Cerro Largo. A primeira reunião do ano será no dia 21 de

março, em Giruá. A cidade de São Luiz Gonzaga deverá receber a última reunião ordinária do ano, em dezembro. O calendário completo é o seguinte: dia 21 de março em Giruá, 25 de abril em Santo Ângelo, 23 de maio em Guarani das Missões,

20 de junho em Roque Gonzales, 17 e 18 de julho em Porto Alegre, dia 22 de agosto em Dezesseis de Novembro, 19 de setembro em Pirapó, 17 de outubro em São Miguel das Missões, 21 de novembro em Sete de Setembro, e 19 de dezembro em São Luiz Gonzaga.

Praça Caetano Uggeri recebe R$ 300 mil ENTRE-IJUÍS - No fim de 2013, o ministro Gastão Vieira, do Ministério do Turismo, autorizou o empenho de R$ 300 mil para a remodelação da Praça Caetano Uggeri, de Entre-Ijuís. São recursos do orçamento do governo federal. Estes recursos foram viabilizados graças ao empenho do prefeito José Paulo Meneghine, dos integrantes do PMDB entre-ijuiense e do seu presidente, Mauri Lizot, através do deputado estadual Edson Brum, que articulou a liberação dos recursos junto à bancada do PMDB em Brasília. Já no primeiro dia útil de 2014, a administração municipal recebeu o comunicado de empenho de R$ 200 mil do Ministério da Agricultura, Pecuária

e Abastecimento (Mapa) para a recuperação de estradas do in-

terior do município através da Secretaria de Obras.

Projeto deverá ser efetivado em breve

08/01/2014 18:12:16


REGIONAL

Grupos do Noroeste buscam certificação orgânica Produtores de 12 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões, divididos em seis grupos, optaram por produzir alimentos mais saudáveis e buscar a certificação orgânica de seus produtos. No mês de janeiro, membros do Núcleo Missões da Rede Ecovida de Agroecologia devem realizar um roteiro de visitas às propriedades para conferir se elas estão adequadas à legislação para fins de emissão de certificado ou selo de produto orgânico, de acordo com a Instrução Normativa nº 46, de 6 de outubro de 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione, explica que há um movimento na região que busca “a produção de alimentos mais saudáveis, evitando a contaminação ambiental e a intoxicação de agricultores e consumidores, e também obter melhores preços em mercados institucionais”. Os alimentos orgânicos recebem reconhecimento e melhor

panorama_pg08.indd 1

A Unidade Móvel do Sebrae/RS reinicia suas atividades em 2014. As orientações aos empresários e empreendedores ocorrerão no dia 14 de janeiro, na Praça da Bandeira, em Três Passos. O principal trabalho a ser realizado será de orientações sobre a Declaração Anual de Faturamento para os Microempreendedores Individuais (MEI), e visa atender de forma gratuita pequenos negócios

e empreendedores locais. Na Unidade Móvel, um técnico do Sebrae/RS orienta micro e pequenas empresas, presta assessorias gratuitas, esclarece sobre a formalização e suas vantagens, e encaminha para cursos, assessorias, consultorias e outras soluções que a instituição oferece. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Indústria e Comércio do município de Três Passos.

Legislação irá emitir certificado de produção de frutas

remuneração em programas do governo federal, como de Alimentação Escolar (Pnae). Estão engajados com a proposta de produzir organicamente, livre de venenos, agricultores dos Grupos de Ecologistas Renovação, de Porto Xavier; Pioneiros do Porto, de Porto Vera Cruz; Ecoden, de De-

Grande Pippi terá o sambaenredo sobre as etnias de Ijuí SANTO ÂNGELO - Os integrantes da escola de samba da Grande Pippi e o secretário de Turismo e Esportes de Santo Ângelo, Marcos Mattos, estiveram reunidos na segunda-feira com o vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira. O encontro teve como objetivo apresentar o tema do samba-enredo que a escola defenderá durante a 9ª edição do Carnaval de Rua da Capital das Missões. A escola irá contar na avenida a saga do povo ijuiense com o tema Na Colmeia que se fez povo, brilha o sol de um novo tempo: a história de Ijuí e suas etnias. Segundo a presidente da Grande Pippi, Eva Porciúncula, as 11 etnias serão

Unidade Móvel do SEBRAE atenderá em Três Passos

representadas no desfile, evidenciando ainda outras características culturais da cidade. Para o vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira, essa homenagem demonstra a ligação de Ijuí e Santo Ângelo. “Essa homenagem é um exemplo que as barreiras que tentam colocar entre ambos os municípios são inverídicas quando se fala em união e integração das nossas raízes culturais. A própria cultura do Carnaval já está trazendo esse belo exemplo, que pode e deve ser seguido por outras áreas”, comemora. Bira assegurou que a prefeitura irá auxiliar na captação de recursos para a escola e uma comitiva de Ijuí estará presente no desfile.

zesseis de Novembro; Missioneiro Orgânico, que reúne produtores de São Luiz Gonzaga e Bossoroca; Viva Bem, de Santo Cristo e Alecrim; Natureza Limpa, de Santa Rosa; Integração, de Cândido Godói, São Paulo das Missões e Campina das Missões. No total, serão analisadas 33 propriedades.

Atendimento acontecerá no Centro da cidade

Sicredi União RS inaugura nova unidade GUARANI DAS MISSÕES - A Cooperativa Sicredi União RS integra o Sicredi, um sistema de cooperativas de crédito com mais de 2,5 milhões de associados em onze Estados brasileiros e 1.249 pontos de atendimento. Em Guarani das Missões, a instituição financeira cooperativa acaba de inaugurar o seu mais novo prédio, na Rua Boa Vista, 835. O evento ocorreu no dia 3 de janeiro. Participaram do evento de inauguração o prefeito em exercício de Cerro Largo Cleto Gorski, o vice-prefeito de Sete de Setembro Nelson Petroski, o diretor executivo da Siredi União RS Sidnei Strejevitch e outras autoridades locais. O presidente da Cooperativa Sicredi União RS, Fernando Dall’Agnese, destaca que, como sociedade de pessoas, a cooperativa busca promover o

Funcionários e associados participaram do ato de inauguração

crescimento econômico dos seus associados. A atuação da instituição financeira cooperativa, alinhada às es-

pecificidades econômica, social e cultural de cada região onde está presente, tem sido fundamental para o crescimento do Sicredi.

08/01/2014 18:16:06

Panorama 09.01.2014  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you