Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 274 - fevereiro DE 2014

Universidades aplicam Vestibular de Verão

Unijuí divulgou lista dos aprovados no dia 4 e Fagep no dia 5. Setrem aplica a prova no dia 15 de fevereiro Pág. 7

panorama capa modelos (2).indd 1

COLHEITA DO MILHO

SANTO CRISTO TRAZ SHOW NACIONAL

ESCOLAS DE SAMBA

Pejuçara sedia abertura estadual nos dias 7 e 8 de fevereiro. Pág. 2

Show acontece no dia 5 de abril durante a Mostra de Agricultura Familiar. Pág. 8

Carnaval de rua marcou o primeiro dia deste mês em Cruz Alta. Pág. 8

05/02/2014 21:01:55


2

ANO 5 - Nº 274 - FEVEREIRO DE 2014

PELC REALIZA RUA DO LAZER EM NÃO-ME-TOQUE O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (Smecd) promoveu no domingo, 26, a “Rua do Lazer”, na Av. Augusto Scherer em frente à Igreja Católica. O evento ocorreu das 16h até 19h. Durante a tarde os participantes puderam se divertir com brinquedos infláveis, apresentações e atividades recreativas orientadas pelos integrantes do PELC e brinquedos infláveis. Os organizadores estimam que um público de cerca de 200 pessoas esteve presente no evento que contou com a presença da viceprefeita Teodora Lütkemeyer e demais autoridades municipais. Segundo integrantes do PELC, o evento foi positivo pela participação do público. A equipe pretende realizar um evento por mês.

BANDEIRAS TROCADAS EM MUNICÍPIO CORONEL BICACO - O prefeito de Coronel Bicaco, Leandro Rodrigues Briato, acompanhou a troca da bandeira na entrada do município, que antes era a bandeira do Brasil agora foi substituída pela do Município. O Legislativo aprovou a substituição e as partes entenderam que assim se valoriza mais o município.“ Com essa troca também objetivamos incentivar nossas crianças a conhecerem e terem orgulho de ser bicaquense.” ressaltou o prefeito Leandro.

CAMPEONATO DE SKATE EM LINHA CRUZ ALTA - No domingo, dia 2 de fevereiro foi realizado o 1º° Campeonato de Skate em linha de Cruz Alta. O evento ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Margarida Pardelhas. O campeonato teve apoio da administração municipal através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Além de oportunizar uma competição de skate em linha o evento teve finalidade filantrópica, foi cobrado 1 kg de alimento não perecível na entrada, sendo que toda quantidade de alimentos arrecadados foram doados para o Asilo Santo Antônio. O campeonato teve início às 9h.

EXPOJOIA IRÁ PARA SUA 3ª EDIÇÃO O evento ocorreu na Avenida Augusto Scherer, em frente à igreja católica

DEFESA CIVIL É TEMA DE PALESTRA No dia 28 de janeiro, a Câmara Legislativa de São Vicente do Sul recebeu representantes de Jaguari, Santiago, São Francisco, São Borja, Alegrete, Manoel Viana, Nova Esperança Do Sul, Unistalda, Uruguaiana e Itaqui para a 1ª Conferência Regional de Defesa Civil. Orientada pelo palestrante major Benhur e pelo capitão Gerson Corrêa de Mello, os representantes municipais discutiram a formulação de políticas para a região e a realização de conferências municipais de defesa civil. Também foi explicado como entrar no site da Defesa Civil para buscar informações e modelos para a realização da Conferência Municipal, bem como o cadastramento de cada município. A realização da conferência ressaltou a importância da implementação dos sistemas de informações e monitoramento de desastres naturais para as comunidades urbanas e rurais.

A prefeitura municipal juntamente com o Sindicato Rural, Associação Comercial e Industrial e CTG Tauras de 35, decidiram que será realizada nos dias 7 a 12 de maio de 2014, no Parque de Exposições Pedro Olinto da Silva, a 3ª ExpoJoia. O evento deverá ter o apoio de diversas entidades. Uma reunião deverá ter algumas comissões escolhidas e um calendário de planejamento e de divulgação da feira, assim como data do lançamento, baile de escolha das soberanas da festa, entre outras decisões importantes para que o sucesso deste evento seja atingido.

ABERTURA DA COLHEITA DO MILHO PEJUÇARA - A cidade de Pejuçara foi confirmada para realizar a 3ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul. O evento ocorre no dia 8 de fevereiro, na propriedade da Família Sartori, localizada na comunidade de Vista Alegre, no Interior de Pejuçara. “Nosso Estado vive a expectativa de uma boa safra”, destaca o prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti. O convite para o evento será estendido ao governador Tarso Genro e ao secretário da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, entre outros. Com mais de um milhão de hectares plantados, o Rio Grande do Sul deve colher na safra 2013/14 quase cinco milhões de toneladas de milho.

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES O vice prefeito Francisco Fang recebeu informação do diretor do Daer, da 14ª Superintendência Regional, Luiz Martinele, que ainda neste mês, a RS 536 que liga a cidade de São Miguel das Missões à BR 285 (16 Km), receberá reparos, através da chamada operação tapa-buracos, e que o órgão estadual está desenvolvendo um projeto de recuperação total da rodovia, que deverá ser executado ainda no decorrer deste ano. O prefeito Hilário Casarin, e o vice prefeito Francisco, têm feito visitas e contatos permanentemente com o Daer, solicitando a imediata recuperação total e não paliativa dessa importante rodovia, único acesso com pavimentação asfaltada ao município de São Miguel das Missões, que além de ser um dos maiores produtores de Soja, Trigo, Milho e Leite do Estado do Rio Grande do Sul, é também Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pelo Unesco em 1983.

Mudanças serão feitas ainda nesse mês

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

05/02/2014 21:03:04


ANO 5 - Nº 274 - fevereiro DE 2014

INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA O VESTIBULAR DA SETREM A Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) realiza no dia 15 de fevereiro as provas de seu Vestibular Suplementar 2014. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site www.setrem. com.br/vestibular, na Secretaria do Campus da Instituição e nas agências do Sicredi Noroeste até o dia 14 de fevereiro. O investimento é de R$ 25,00 e o processo seletivo consistirá na elaboração de uma redação. Há vagas remanescentes para os cursos de Administração, Design de Moda, Pedagogia, Psicologia, Redes de Computadores e Sistemas de Informação. O resultado geral do Vestibular Suplementar estará disponível a partir das 15h do dia 17 de fevereiro de 2014 no site www.setrem.com.br e no quadro de avisos da Secre-

taria. As matrículas ocorrem nos dias 17 e 18 de fevereiro em primeira chamada, e nos dias 19 e 20 de fevereiro em segunda chamada. A Setrem

3

PROCESSO SELETIVO DA UNOPAR/ FAGEP SUPERA EXPECTATIVAS

disponibiliza bolsas integrais do Prouni em todos os cursos e possui convênio com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.setrem.com.br/vestibular

As matrículas serão realizadas no período de 6 a 14 de fevereiro

A Unopar/Fagep realizou no dia 26 de janeiro, o Vestibular de Verão 2014. O processo seletivo na instituição foi um sucesso, superando todas as expectativas. Para este ano, a Unopar/Fagep investiu em novos cursos como: Economia, Gestão Financeira, Artes Visuais e Sociologia, além de ofertar os cursos já tradicionais, como: Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Pedagogia, História, Análise e Desenvolvimento de Sistema, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Estética e Imagem Pessoal, Logística, Gestão Pública, Segurança do Trabalho e Marketing.

Segundo Person Fantinelli, coordenador de Marketing do polo, o sucesso do vestibular se deve ao constante crescimento da credibilidade junto à comunidade regional, e cada vez mais profissionais que se formaram na instituição estão se destacando no mercado de trabalho. “Este ano a Unopar/Fagep comemora 11 anos em Ijuí”, comenta Person. A relação dos aprovados foi disponibilizada no site: www. unoparead.com.br, no dia 5 de fevereiro. As matrículas serão realizadas no período de 6 a 14 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3332 6770.

UNIJUÍ DIVULGA OS APROVADOS NO VESTIBULAR MAIS 2014 A Unijuí divulgou nesta terça-feira a lista dos aprovados no Vestibular Mais 2014, que teve prova aplicada no domingo, dia 2. As matrículas iniciam nesta quarta-feira, 5, e se estendem até o dia 12 de fevereiro. Os classificados devem estar atentos ao calendário de matrículas e a lista de documentos necessários, ambos disponíveis no Portal. As aulas têm início no dia 17 de fevereiro. Os cursos mais procurados foram Engenharia Elétrica (Câmpus Ijuí); Direito (Câmpus Três Passos); Engenharia Elétrica (Câmpus Santa Rosa); Psicologia (Câmpus Santa Rosa); e Administração

panorama_pg03ok.indd 1

(Câmpus Ijuí). As melhores médias na redação da Unijuí foram obtidas por candidatos dos cursos de Gestão Comercial (Tecnologia EaD), Matemática (Licenciatura Ijuí) e Letras: Português e Inglês (Ijuí). Já os cursos com as melhores médias na redação do Enem foram Comunicação Social – Jornalismo (Ijuí); Direito (Câmpus Três Passos) e Letras: Português e Inglês (Ijuí). As primeiras colocações foram alcançadas pelos candidatos: Eduardo Henrique Ames, Anderleia Lazzari Bones, Eduardo Torres Grisolia, Bruna Zagonel, e Guilherme Dal Osto Dani.

Aulas terão início no dia 17 de fevereiro para os aprovados no Vestibular Mais

05/02/2014 21:03:58


4

ANO 5 - Nº 274 fevereiro DE 2014

pôster divulgado

LEX LUTHOR DEFINIDO Jesse Eisenberg é confirmado como Lex Luthor em Batman vs. Superman. O ator é reconhecido pela interpretação como Marck Zuckerberg em A rede social, que lhe rendeu indicação ao Oscar. O ator foi escolhido pela Warner Bros para interpretar o vilão mais famoso do Homem de Aço no filme que chega aos cinemas em 6 de maio de 2016. O filme está em fase de pré-produção com Henry Cavill como Super-Homem e Ben Affleck como Batman.

Foi divulgado o pôster da segunda temporada de Bates Motel. A série é estrelada pelo jovem ator, Freddie Highmore (A fantástica fábrica de chocolate) e Vera Farmiga (Invocação do mal). A série iniciou em 2013 e o retorno de sua segunda temporada está marcado para o começo de março. A série de drama é baseada no romance de Robert Bloch, Psicose.

Novo trailer A Marvel aproveitou a audiência gigantesca do Super Bowl para apresentar nos intervalos, dois dos principais filmes que chegarão neste ano aos cinemas. Um deles é o Homem-Aranha, interpretado pela segunda vez por Andrew Garfield, e o outro é Capitão América 2: O Soldado Invernal. As novas imagens revelam como Steve Rogers, interpretado por Chris Evans, está integrado à equipe da S.H.I.E.L.D., convivendo com personagens como a Viúva Negra (Scarlett Johansson), e Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Joia Rara

Gertrude se preocupa com saúde mental de Manfred Hilda visita Mama Francesca e encontra Gaia. Manfred vê Sílvia na rua e, descontrolado, vai para casa chorando, dizendo que viu um fantasma, e se esconde atrás das cortinas. Aurora pede que Joel volte a trabalhar com ela. Gertrude se preocupa com a saúde mental do filho e desabafa com Venceslau. A pedido de Manfred, Zefinha rouba um vestido de Amélia do varal do cortiço. Joel não tem coragem de dizer a Lola que voltará a trabalhar com Aurora.

Além do Horizonte

HERMIONE DEVERIA TER FICADO COM HARRY POTTER

Marlon se surpreende com o que encontra em túmulo de William Lili se afasta de Marlon. William, Celina e Nilson exigem acompanhar André e Oscar a Tapiré. Flávio conta para Júlia que beijou Heloísa.Thomaz e Flávio levam flores para Heloísa. Inês decide fazer um jantar em família. Hermes avisa a Tereza que está organizando a fuga dos dois. Fátima se emociona com o vestido que ganha. Marlon combina de ir com Rafa ao suposto túmulo de William para pegar a lupa que esqueceu na mata. Heloísa convida Flávio para ir com ela à premiação. Inês e Priscila se desentendem durante o jantar em família.

Durante uma entrevista conduzida pela editora convidada Emma Watson, J.K. Rowling afirmou ter errado ao formar o casal Ron Weasley e Hermione. A escritora disse que uniu os dois personagens por “razões muito pessoais” que não têm a ver com literatura. Segundo ela, o distanciamento da história deu a ela perspectiva suficiente para perceber que Hermione deveria ter ficado com o protagonista. Em seguida, Emma Watson disse acreditar haver muitos fãs que concordam com Rowling e que se perguntam se Ron teria sido capaz de fazer Hermione feliz. Na história, os dois se casam e têm dois filhos, Rose e Hugo. Harry, por sua vez, fica com Gina, a irmã do Em família melhor amigo. “Posso ouvir a ira e fúria que Helena enfrenta família e diz isso pode despertar em alguns fãs”, disse que está grávida de Laerte J.K. Rowling. “Estou partindo o coração das pessoas dizendo isso? Espero que não.” conShirley decide ir sozinha ao baile. cluiu a autora. Laerte discute com Virgílio e Chica tenta intervir. A família de Shirley chega à festa e a moça foge envergonhada. Ricardo aparece na festa e pede para dançar com Chica. Shirley pede para dançar com Laerte, mas Helena não deixa. Felipe bebe o resto de champanhe Os fãs de Linkin Park recebe- norte, entre junho e setembro. “Tenho estado de 10 a 12 horas das taças que encontra pelo saram uma boa notícia nesta semana, quando Mike Shinoda voltou a no estúdio por dia tocando, experi- lão. Helena se sente mal durante publicar em seu blog que não era mentando, escrevendo, gravando, um passeio com Laerte e pede atualizado desde setembro do ano reescrevendo, regravando... procu- para ir para casa. Helena enfrenta passado. A banda está de volta em rando pelo som que captura ver- a família e conta que está grávida estúdio, e deve ainda neste ano lan- dadeiramente onde estamos como de Laerte. Virgílio fica tenso com a çar o sexto disco da carreira e su- banda no momento. Algo forte e notícia da gravidez de Helena. Raenérgico. Algo balanceado entre o miro informa que Helena e Laerte cessor de Living Things (2012). devem apressar o casamento. “Como os fãs do Linkin Park sa- caos e a ordem.” bem, o som de cada álbum é normalmente diferente do último. O novo álbum não é exceção”, relatou o músico. “A banda está tentando coisas que nunca fez antes. Primeiramente, não estamos todos no mesmo estúdio”, continuou. “Todos os discos anteriores foram feitos com um produtor, mas desta vez está sendo amplamente produzido por nós mesmos.”

disco à vista para 2014

Embora tenha revelado as novidades do projeto, Shinoda não deu data exata para que o disco chegue às lojas. Limitou-se a dizer que os fãs vão ouvir o álbum durante a temporada de verão do hemisfério

panorama_pg04ok.indd 1

05/02/2014 21:05:14


ANO 5 - Nº 274 - fevereiro DE 2014

CRAS REALIZA CURSO DE CORTE E COSTURA DE LENÇÓIS SÃO MIGUEL DAS MISSÕES - O Centro de Referência e Assistência Social Juappy, cumprindo uma de suas metas de apoio às famílias de baixa renda, faz um trabalho permanente de acompanhamento e coordenação dos Clubes de Mães. Um desses trabalhos é a realização de cursos específicos de costura, pintura e artesanato, objetivando, além da ocupação e integração entre as frequentadoras, o aumento da renda familiar, já que os produtos confeccionados são comercializados nas comunidades e em feiras que acontecem na cidade. Desta vez, está sendo realizado o Curso de Corte e Costura de Lençóis, que começou no dia 15 de janeiro de 2014, ministrado pela professora Vera de

Cursos são direcionados especialmente para mulheres beneficiárias do Bolsa Família

Jesus, e que terá duração de dois meses, no Clube de Mães União e Amizade, do Distrito de Campestre, do qual estão participando 19 mulheres. Segundo a Coordenadora Veroni de Souza Becker, os referi-

dos cursos são desenvolvidos em parceria com o Grupo de Agentes Comunitários de Saúde e os 19 Clubes de Mães do município, direcionados especial e preferencialmente para as beneficiárias do Programa Bolsa Família.

UNIJUÍ PARTICIPA DE REUNIÃO DA PROGRAMAÇÃO DA FENASOJA SANTA ROSA - Na manhã de quarta-feira, 29, foi realizado um encontro, no qual foram tratados assuntos sobre a programação do Desenvolvimento de Fronteiras, que será realizado no dia 2 de maio durante a

20ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). O evento estará sendo coordenado pela Comissão Central da Fenasoja, Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Corede e demais entidades que podem

A programação do evento ainda está sendo trabalhada

vir a se somar. O pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger esteve presente na reunião, a fim de organizar a participação da Unijuí nessa programação. O evento contará com a Sala do Investidor, um modelo de atendimento físico às empresas, com o objetivo de coordenar as ações de investimentos. O objetivo é apresentar aos empresários e às entidades empresariais uma proposta para subsidiar a decisão sobre a implantação ou a ampliação de empreendimentos, além de buscar atender as demandas que são apresentadas pelos investidores. O evento terá uma vasta programação durante todo o dia, iniciando pela parte da manhã na cidade de Porto Mauá, onde serão debatidos assuntos sobre o desenvolvimento de fronteiras com autoridades.

5

ENSAIOS DO CARNAVAL TERÃO AUXÍLIO DO NASF CRUZ ALTA - Com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) vão executar um trabalho especial neste Carnaval. Durante os ensaios, as escolas de samba de Cruz Alta terão o auxílio do Nasf. O Nasf é uma estratégia inovadora, que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica. Os profissionais destas equipes trabalham a promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além da humanização de serviços, educação permanente

e da organização territorial de saúde. A equipe do Nasf reúne médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos. Estes profissionais vão atuar em cinco noites dos ensaios das escolas, levando orientações de saúde e distribuindo preservativos aos integrantes. Na quartafeira, 5 , o trabalho foi no ensaio da Imperatriz da Zona Norte, e no dia 12 será na quadra da atual campeã do carnaval, a São José, dia 18 na Gaviões da Ferrô, dia 19 na Acadêmicos do Sol e encerrando no dia 26 da Unidos do Beco.

O Nasf em Cruz Alta atende mais de 35 mil pessoas

CURSO DE PRODUÇÃO DE CONSERVA DE PEPINO REÚNE MULHERES TUPANCIRETÃ - No dia 29, o Cras, juntamente com a Emater, através da extensionista Simone Mai realizaram o curso de pepino em conserva para aproximadamente

30 mulheres, que tiveram a oportunidade de acompanhar cada passo para confecção deste tipo de conserva. Após o curso os participantes receberam certificados.

Os participantes do curso receberam certificados

Informações e agendamento: 55 3332-8605. Atendimento à Convênios e Particulares.

panorama_pg05.indd 1

05/02/2014 21:09:37


6

ANO 5 - Nº 274 - FEVEREIRO DE 2014

FESTA DOS NAVEGANTES IJUÍ - O Anfiteatro lotado e quatro horas de rock’n’roll foi a comemoração do aniversário do Rockijuí, no dia 2, na Praça da República. Com apresentação das bandas Decoders e Excellence, o grupo que completa quatro anos de atividades trouxe para o público um rock mais tradi-

cional, como Beatles e o hard rock/metal, como Black Sabbath. Assim como vem acontecendo nos últimos quatro anos, ao longo de 2014, diversas festas temáticas devem ser organizadas e shows como os de domingo também serão promovidos em Ijuí.

Componentes do Rotary club de Portela

TENENTE PORTELA - O Rotary Club Tenente Portela, que atualmente é presidido por Telmo Rosa Lopes, definiu em seus últimos encontros que neste ano realizará a primeira edição do baile “Destaques do Ano”. Um Comemoração foi no anfiteatro da Praça da República no domingo, dia 1º

LEI DE ADOÇÃO DE CANTEIROS CHEGA EM CRUZ ALTA

evento que premiará os destaques em diversos segmentos, sejam pessoas, empresas, grupos ou entidades. Como a data do evento está marcada para o mês de novembro, nas próximas reuniões o clube vai elaborar um regulamento e definir as categorias. Conforme o presidente do Rotary, o clube buscará parcerias com outras entidades, “faremos um baile para envolver a comunidade e estamos buscando parcerias para isso, já temos a confirmação da ACI como parceira”, destacou Telmo Rosa Lopes. Ainda para o ano de 2014, o Rotary Club organizará os tradicionais jantares dançantes.

panorama_pg06.indd 1

vem trazendo resultados positivos para Cruz Alta. Vários locais da cidade já foram adotados e recebem cuidado especial dos empresários, que aproveitam o ato de preservação para expor suas marcas. Para participar do projeto, é necessária a assinatura de Termo de Adoção e Cooperação entre a prefeitura e o adotante.

A programação teve passeio de barco

ESCOLA QUER REUNIR 250 FOLIÕES NA AVENIDA SANTA ROSA - Marcado para a noite de 1º de março, um sábado, o Carnaval de Rua mobiliza dirigentes e voluntários da Escola de Samba ‘A Turma do alambique’, do bairro Cruzeiro, uma das mais antigas da região, com mais de 30 anos de atividades.

A suspensão do desfile no ano passado não tirou a alegria da escola, mas houve uma quebra de ritmo. Quem afirma isso é a professora Maria Ereni Karnikowski, uma das coordenadoras. “Estamos chamando, convocando, estimulando todo o pesso-

O objetivo é tornar a cidade mais bonita e agradável para a comunidade

O prefeito Juliano da Silva sancionou uma lei que trata sobre a adoção de canteiros, praças públicas, rótulas e áreas verdes do município. Desde então, entidades, empresas e pessoas físicas podem colaborar para que locais públicos tenham urbanização, preservação e conservação, em parceria com a prefeitura. O projeto

ALTO URUGUAI - Durante o domingo, 2, aconteceu a tradicional Festa dos Navegantes, na sede da Sociedade dos Amigos da Flora e da Fauna de Iraí (Safira) às margens do rio Uruguai. A recepção começou às 9h e às 11h aconteceu a missa. Ainda durante a manhã, os peregrinos realizaram um passeio de barco em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e receberam a bênção dos barcos e da garganta. Após o passeio foi servido o almoço.

A escola de Cruzeiro tem 30 anos e se prepara para o desfile de 1º de Março

al a voltar ao trabalho de organização. Confesso que alguns ainda não retornaram”, observou. A maior dificuldade se concentra na preparação das fantasias. De qualquer forma, a escola pretendecontar com 250 figurantes no desfile, repetindo o que fez no ano de 2011. O professor Narciso Karnikowski estima em cerca de R$ 35 mil todo o custo de um desfile, “sem contar na contribuição direta do folião que se integra à escola”. A mão de obra, por exemplo, a maioria é gratuita. E materiais, em boa parte, são coletados na comunidade e reutilizados. Para quem tiver interesse em conferir, a Turma do Alambique tem sua sede própria na rua Pedro Antunes, na Vila Júlio de Oliveira, em Cruzeiro.

05/02/2014 21:06:23


7

ANO 5 - Nº 274 - FEVeREiro DE 2014

SANTO CRISTO COMEMORA 59 ANOS O município de Santo Cristo comemorou no dia 28 de janeiro, 59 anos de emancipação. Para comemorar a data uma programação foi realizada na Praça Wolfram Metzler, defronte a prefeitura municipal. Durante o evento, apresentações musicais, mateada, além de brincadeiras. O encerramento foi feito pela Banda Choppão, que realizou um show. O município de Santo Cristo foi emancipado no dia 28 de janeiro de 1955, data até a qual era distrito de Santa Rosa.

Programação de aniversário foi realizada na Praça Wolfram Metzler

POLÍTICAS PÚBLICAS FACILITAM O ACESSO À IRRIGAÇÃO

A irrigação está cada vez mais presente nas propriedades de agricultores familiar no Noroeste gaúcho. A divulgação das políticas públicas em

reuniões e em dias de campo despertou grande interesse dos produtores na construção de reservatórios e na instalação de sistemas de irrigação de pequeno e médio porte. Para tanto, produtores tem buscado a Emater/ RS-Ascar, principal executora destas políticas no Rio Grande do Sul, para orientações e elaboração de projetos. Nos últimos anos, na região administrativa de Santa Rosa, a Emater/ RS-Ascar elaborou projetos que culminaram na construção de mais de 420 microaçudes e de 22 cisternas. Já estão em funcionamento 137 sis-

temas de irrigação, conquistados por meio do Programa Mais Água, Mais Renda, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), e do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Dos sistemas instalados, 75,9% são para a produção de pastagens perenes na atividade leiteira e 16,78% para grãos, onde se destaca o milho atingido com 13,86% dos projetos. As frutas e hortaliças juntas correspondem a 7,32% dos projetos.

Na tarde do 27, o prefeito Sergio Ademir Kuhn e a vice Stelamaris Gobbi receberam o Antônio Rogério do Nascimento, ciclista conhecido como Neguinho do Asfalto. Em conversa com o prefeito e a vice, Neguinho contou que após quatro cirurgias, entre elas, transplantes dos rins, de um dos pulmões e válvula no coração, fez a promessa de pedalar por 30 anos para agradecer ao milagre, e com 17 anos iniciou sua

atividade ciclística. Com saúde de sobra, ele já percorreu mais de 200 mil quilômetros em 21 anos de estrada, percorrendo todo o território nacional e países como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, além de Moçambique e Angola no Continente Africano. O próximo destino é a cidade de Passo Fundo para uma participação em um programa de televisão.

O ciclista já percorreu mais de 200 mil quilômetros, em 21 anos de estrada

FESTA DA UVA JÁ TEM BONS RESULTADOS No dia 3 de fevereiro foi realizada no auditório da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde a abertura oficial da segunda edição do Projeto Versus Santa Rosa - Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde edição Verão 2014. Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que

permitem aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde. O Versus Santa Rosa acontece de 2 a 15 de fevereiro de 2014 e obedece um cronograma de atividades pré-estabelecido pela comissão organizadora.

Versus teve início no dia 2 de fevereiro e segue até o dia 15

panorama_pg07.indd 1

IJUÍ - A 46ª edição da Festa da Uva da Paróquia São Geraldo, que iniciou na última quinta-feira e segue até domingo, já comemora os bons resultados obtidos na comercialização de seus produtos. Conforme o coordenador finan-

ceiro do evento, Jaime Lorenzoni, o movimento na Cripta da Paróquia São Geraldo e na Igreja Matriz da Natividade foi satisfatório nos primeiros dias, já superando cerca de 20% em relação ao do ano passado. “Já estamos chegando a

Os resultados já superam 20% em relação ao mesmo período do ano passado

R$50.000, 00 em vendas. Foram aproximadamente 2300 cucas, 2200 unidades de cachorrosquentes e 10 toneladas de uvas comercializadas nos primeiros dias”, contabiliza. A expectativa é de que até o fim da Festa da Uva seja vendido um total de 24 toneladas de uva. A uva está sendo vendida pelo valor de R$ 2,50 o quilo, as cucas por R$ 7 a unidade, 500 ml de suco natural por R$3 e a garrafinha de suco concentrado (500 ml) por R$ 6. No período da noite, apenas na Paróquia São Geraldo, das 18 às 23h, são vendidos cachorros-quentes, águas e refrigerantes pelo valor de R$ 3, cerveja lata por R$ 4 e chopp por R$ 5. No próximo domingo, a Festa da Uva chega ao fim com sorteio de rifa, às 18h. Os prêmios são uma Montana 0km e nove televisores LCD 32 polegadas.

05/02/2014 21:06:45


REGIONAL

PREPARAÇÕES PARA O FESTIVAL DA CUCA COM LINGUIÇA VICTOR GRAEFF - A organização do 13º Festival Nacional da Cuca com Linguiça, que acontece de 10 a 14 de março, segue acelerada. Faltando pouco mais de um mês para o tradicional evento realizado em Victor Graeff, a comissão organizadora já divulgou algumas atrações e detalhes. Uma das confirmações mais aguardadas pelo público que visita o Festival Nacional da Cuca com Linguiça são as atrações. Neste ano, portanto serão 15 bandas se apresentando em 5 noites no palco montado em frente à Praça Municipal Tancredo Neves. O secretário municipal de Educação e coordenador da comissão organizadora do festival Ademar Jacó Hahn confirma que a principal atração do festival será o grupo Os Monarcas, que vai tocar no dia 13. “Além de termos Os Monarcas já temos a confirmação de bandas como

Max e Cret são os mascotes do festival que acontece de 10 a 14 de março

GDO do Forró, banda Kanecos, Doce Pecado, entre outras que já estão acertadas”, salienta Hahn. Com o início do festival se aproximando, a expectativa também aumenta. Para se ter uma noção a última edição da festa contou com um público de mais de 80 mil pessoas. Uma projeção para este ano

ESCOLAS DE SAMBA DE CRUZ ALTA APRESENTAM SAMBA ENREDO As cinco escolas de samba de Cruz Alta apresentaram na noite do sábado,1º, os seus sambas-enredos do Carnaval 2014. As apresentações começaram por volta das 23h no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Corrêa, contando com a presença das agremiações carnavalescas com suas harmonias e baterias. Acadêmicos do Sol, Unidos do Beco, Gaviões da Ferrô, Imperatriz da Zona Norte e Unidos de São José tiveram cerca de trinta minutos cada uma para realizar suas apresentações. A mostra dos sambas-enredos é o segundo evento oficial do Carnaval de Rua de Cruz Alta 2014. O evento foi promovido pela Liga das Escolas de Sam-

panorama_pg08.indd 1

ba de Cruz Alta e Prefeitura Municipal. O Carnaval de Cruz Alta será realizado nos dias 15 e 16 de março no Sambódromo Mestre Vidal, localizado no Parque de Exposições.

Apresentações começaram às 23h

é de um aumento de 10%, batendo então a marca de pelo menos 90 mil visitantes. No último ano, o 12º Festival Nacional da Cuca com Linguiça, realizado de 4 a 8 de março, registrou até então o maior público na história do evento, recebendo também representantes de 74 delegações estrangeiras.

MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN RECEBE UTI MÓVEL No dia 4 de fevereiro, entrou em funcionamento a UTI móvel adquirida pelo município, para atender exclusivamente aos pacientes de Frederico Westphalen. No dia 7, está marcada a licitação para compra da incubadora, de uso neonatal, que será instalada no veículo, primeiro de FW a contar com o equipamento. Ainda para este ano, a administração prevê a aquisição de mais uma UTI móvel. – Com a UTI móvel vamos oferecer à população o serviço de transporte necessário para transferências a hospitais referência, em casos de urgência

e emergência. Além do veículo adequado, vamos ter médico, enfermeiro e motorista para o acompanhamento –, garante o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior.

A UTI móvel já está funcionando

NOVA CANDELÁRIA TERÁ CAMPEONATO DE FUTEBOL SETE A Associação Esportiva Cultural Candelária de Nova Candelária estará promovendo o 1º Campeonato Regional de Futebol Sete. A competição tem previsão de início para o mês de fevereiro e terá seus jogos realiza-

dos na sede dos Funcionários Públicos Municipais de Nova Candelária. Cada equipe poderá inscrever 14 atletas. O Campeonato acontecerá na categoria livre. A premiação será divulgada em breve

MOSTRA DE AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTO CRISTO Na noite do dia 3 de fevereiro, em reunião coordenada pelo presidente da 4ª Mostra da Agricultura Familiar de Santo Cristo, Jorge Luiz Nonnemacher, foi definida pela comissão central, a grade de programação com os shows e eventos a serem realizados nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2014, no Parque de Exposições José Reinoldo Steffens de Santo Cristo. Já estão confirmados: Na sexta-feira ocorre a abertura oficial às 10 horas, na parte da tarde, baile da terceira idade com a banda Os Futuristas no CTG, e à noite o show é com Baitaca. No sábado, o show será com a Banda Porto

do Som e o show nacional com a banda pop regge Maskavo de São Paulo. Outras atrações permanentes estarão presen-

tes no parque de exposições como Parque de Diversões, helicóptero para voos panorâmicos pelo parque e na cidade.

Maskavo será uma das atrações do evento, programado para o mês de abril

05/02/2014 21:07:35

Panorama 06.02.2014  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you