Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 270 - JANEIRO DE 2014

Inscrições abertas para o Brincando nas Férias

Projeto Escolas do CMD Programa que treina futebol e vôlei foi lançado em Augusto Pestana. Pág. 5

Verão Mágico em Santa Rosa Inscrições para torneio estão abertas até o dia 9 em diversas modalidades. Pág. 3

Carnaval em Cruz Alta No município de Cruz Alta, o Sesc já está com as inscrições abertas para mais um ano de atividades com as crianças durante o período de férias escolares. Pág. 3

Quadra da Imperatriz da Zona Norte será aberta oficialmente. Pág. 7

Reveillon e arte em Santo Ângelo Primeiro Natal na Cidade dos Anjos foi encerrado com show da Cia Burzum de Arte. Pág.6 O HCI apresenta o melhor aparelho de tomografia da região:

Tomógrafo Multi-Slice 128 canais Faça o seu agendamento pelo telefone 3331-9350

panorama capa modelos (3).indd 2

02/01/2014 18:03:20


ANO 5 - Nº 270 - Janeiro DE 2014

Plano de Comando foi entregue SANTA ROSA - No dia 26, quinta-feira, o Cornel Worney Dellani Mendonça, Comandante do Crpo/FNO, reuniu com os Cmt dos Btls subordinados (4º BPAF/Santa Rosa, 7º BPM/Três Passos e 37º BPM/Frederico Westphalen) e Oficiais QOEM na Sala do GGI/M da prefeitura municipal de Santa Rosa. Na ocasião, o Cmt CRPO/FNO fez uma avaliação do seu Comando em 2013 e apresentou aos oficiais o Plano de Comando e Gestão Estratégica Crpo FNO 20 anos - 2014 a 2018. Destacou a importância do Plano de Comando como ferramenta de gestão para tornar o Crpo/FNO uma referência para a Brigada Militar e a comunidade na prestação de serviços de segurança pública. O Cmt entregou uma cópia física do Plano para cada oficial e solicitou o empenho e colaboração de sua implementação a partir de janeiro de 2014.

2

Ave rara em Porto Mauá Recentemente foi localizada na propriedade de Telmo Dall Alba, na Comunidade de Itajubá, em Porto Mauá, uma ave denominada Urutau. A espécie se encontra em extinção, segundo pesquisadores, sendo por isto difícil de se localizar. Uma das característica da espécime é a camuflagem. Normalmente ficam imóveis e suas penas se confundem com a cor da madeira, sendo utilizado para ninhos as árvores secas. O que mais chama atenção do fato em Porto Mauá é que ocorreu a reprodução da ave, que certamente passou por um período de acasalamento e depois de incubação, sendo esta realizada, segundo informações dos moradores, pelo macho da espécie. Não se sabe ao certo a idade do filhote, porém se presume que tenha aproximadamente três semanas. As primeiras aparições do filhote tinham a plumagem totalmente branca, nos últimos dias passou a trocar de plumagem para penas de cor acinzentada.

Plano de Comando foi entregue durante reunião entre comandantes

Ave foi encontrada na localidade de Itajubá, interior do município

PANAMBI - Ainda na primeira quinzena do mês de dezembro, o prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym recebeu a diretoria do Léo Clube Panambi, Rafael Zimermann, acompanhado do diretor vogal Ricardo Bohm e do conselheiro do Léo Clube Jairo Viana. A finalidade da reunião foi pedir ao prefeito Miguel a colaboração da prefeitura para a realização do 11º Acampaleo e a 3ª Reunião do Conselho Distrital LEO L D– 4 que serão realizados nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2014. O objetivo do evento é a integração de jovens líderes, a troca de experiências, a promoção de conhecimentos e a criação de oportunidades. O Léo Clube de Panambi espera receber aproximadamente 300 companheiros Leo que estarão participando dos eventos promovidos.

As matrículas nas escolas da rede estadual começaram na quinta-feira, dia 2 de janeiro. Está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a consulta das designações dos inscritos entre os dias 14 e 31 de outubro. A matrícula é dividida em duas etapas: a pré-matrícula no site da Seduc e a matrícula presencial na escola para a qual o candidato foi designado. As duas etapas acontecem de 2 a 10 de janeiro. A pré-matrícula consiste no preenchimento do formulário disponível no site, que deverá ser impresso e apresentado na escola no momento da matrícula presencial. A matrícula dos inscritos com menos de 18 anos deve ser feita pelos responsáveis. Os candidatos a ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico que perderam o período de inscrição em novembro terão uma segunda chance entre 2 e 10 de janeiro: as inscrições deverão ser feitas no site da seduc (www.educacao.rs.gov.br). Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter completado seis anos até 31 de março de 2014. No mesmo período devem ser feitos os pedidos de transferência de alunos do Ensino Fundamental e Médio. As solicitações de transferência de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem ser feitas no site da Seduc. Já os pedidos de transferência de alunos do Ensino Médio Politécnico (2º e 3º ano), da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e do Curso Normal (2ª e 3ª ano) devem ser encaminhados diretamente na escola desejada. Também devem ser feitas diretamente na escola as inscrições para ingresso na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sistema de Iluminação pública recebe melhorias CRUZ ALTA - A administração municipal segue investindo na imagem e beleza da cidade. Por isso, na semana passada, o sistema de iluminação pública do município de Cruz Alta começou a receber a manutenção e substituição das lâmpadas vapor de sódio (amarelo) pelas lâmpa-

das de vapor de sódio metálico. Essa troca oferece uma iluminação mais eficiente e visualmente mais agradável. No primeiro momento, foram instalados 40 conjuntos de luminárias, com a substituição de lâmpadas de vapor de sódio de 250W por lâmpadas de vapor de sódio me-

tálico de 400W. Até o momento os trechos da Avenida Saturnino de Brito e General Osório foram contemplados. Nas ruas foi constatada precariedade das lâmpadas, as quais estavam presas somente com tiras plásticas e fitas, causando uma instabilidade na iluminação pública.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

02/01/2014 17:19:58


ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

Estão abertas até o dia 9 de janeiro de 2014, as inscrições para o Verão Mágico deste ano. O início da competição está marcado para o dia 20 de janeiro, com término previsto para o dia 16 de fevereiro. Para a edição de 2014 serão disputadas as modalidades de Futebol de Areia mirim e infantil masculino, adulto livre masculino e feminino, master masculino, vôlei

misto, vôlei 4x4 masculino e feminino, vôlei de dupla masculino e feminino, vôlei família, vôlei irmãos, basquete Street masculino e feminino, handebol de areia masculino e feminino, e futvolei livre. As fichas podem ser retiradas na secretaria de esportes e lazer de Santa Rosa. Maiores informações no 3512-5892.

CRUZ ALTA - Férias é sinônimo de descanso, de mudar a rotina e, para as crianças, de muitas brincadeiras. Uma opção para evitar o sedentarismo, e dar a garantia de atividades saudáveis é o Brincando nas Férias. Promovido pelo Sesc Cruz Alta, o projeto envolve saúde, educação e lazer em duas etapas neste verão. A primeira ocorre entre os dias 27 e 31 de janeiro, e a segunda fase vai de 10 a 14 de fevereiro. Nos dois períodos, as crianças terão acesso a atividades lúdico-recreativas, como jogos, passeios, banho de piscina, oficinas de pintura e de balões e atividades de pequenos jogos orientados por recreacionistas. As atividades acontecem no Sesc Cruz Alta e no Clube Cruzaltense das 13h30 às 18h, de segunda a sexta–feira.

Inscrições para competição podem ser feitas em oito diferentes categorias

O último sábado foi especial para cerca de 200 Ijuienses e municípios da região. Tiveram a oportunidade de estar ao lado do jogador do Atlético Paranaense Paulo Baier. Foi no campo da Comunidade do Distrito Santana, que admiradores do jogador puderam participar de uma confraternização que é realizada anualmente, e puderam jogar um futebol, compartilhar histórias e passar uma tarde diferente. Além do jogador e alguns representantes políticos da região, lideranças regionais e moradores do Distrito.

As inscrições podem ser feitas no Sesc (Rua Venâncio Aires, 1507), das 8h às 20h. O projeto é exclusivo para filhos de comerciários e empresários com o

3

Cartão Sesc/Senac, que tenham entre 4 e 10 anos de idade.Informações sobre taxas podem ser obtidas no local, ou pelo fone (55) 3322-7040.

Programaçâo de férias para as crianças está garantida no Sesc

Empresas moveleiras se reúnem SANTA ROSA - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico na última sexta-feira realizou uma importante reunião com as empresas já contempladas no Distrito Moveleiro, visando auxiliar nos processos de ocupação das áreas destinadas à atividade moveleira no município de Santa Rosa. Na oportunidade foi realizada uma palestra ambiental sobre as leis e procedimentos técnicos que visam obter as licenças ambientais junto aos órgãos responsáveis, visando dar celeridade ao início das obras pelas empresas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Borella comentou que “ as empresas estão se articulando para adquirir as licenças prévias, de instalação e operação para efetivar o começo das obras no local. Já o Distrito Ulrich Maske está na fase de obtenção da

Beier participou de amistoso e foi assistido por moradores do Santana

Aprovado repasse de R$ 60 mil para Escolas de Samba SANTO ÂNGELO - Visando o apoio e organização dos trabalhos das escolas de samba existentes no município de Santo Ângelo, a Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira, durante sessão ordinária, projeto do Executivo Municipal que autoriza o repasse de R$ 60 mil para a Liga Indepen-

panorama_pg03ok.indd 1

dente das Escolas de Samba de Santo Ângelo. Conforme documento atrelado ao projeto, o objetivo é incentivar as Escolas no desenvolvimento de sambas enredos e na criação de novas escolas. A intenção é incrementar o carnaval municipal e regional, possibilitando lazer, en-

tretenimento e diversão à comunidade, e permitindo o desenvolvimento do turismo na cidade. O valor repassado tem por finalidade custear os gastos que aumentarão em decorrência da realização de duas noites carnavalescas e não mais uma só como acontecia anteriormente.

Temas relativos ao meio ambiente foram abordados no encontro

02/01/2014 17:39:03


4

ANO 5 - Nº 270 janeiro DE 2014

Quadro de saúde estável

Amor à Vida

Paloma avisa César sobre propriedades

Preparada para engravidar O cantor Belo já deu um ultimato à mulher: quer um filho dela em 2014. Para isso, Gracyanne Barbosa vem se preparando para engravidar. O processo começou com a alimentação. Com o mesmo percentual de gordura do que o lutador de MMA Anderson Silva, 9%, Gracyanne precisa aumentar a quantidade de gordura no corpo para gerar um filho. Alimentos à base de lactose como iogurte e queijo branco magro, que não eram consumidos por ela há muito tempo, hoje integram seu cardápio.

Os médicos responsáveis pelo acompanhamento de Michael Schumacher no Centro Hospitalar de Grenoble não emitiram nenhum boletim médico na manhã desta quarta-feira (1). Porém, a assessora do ex-piloto, Sabine Kehm, saiu do hospital dando notícias à imprensa que aguardava do lado de fora. “A situação de Michael foi cuidadosamente supervisionada durante toda a noite e se mantém estável desde a tarde de ontem até esta manhã. No momento, isso é uma boa notícia, mas tudo pode mudar de uma hora para outra. Não quero entrar em nenhum panorama mais profundo, porque é muito cedo. No momento, é bom estar em uma condição estável, mas a situação ainda é crítica. “, disse.

Beyoncé está sendo bastante criticada pela Nasa, a agência de desenvolvimento espacial dos EUA, depois que ela decidiu inserir parte do áudio de uma missão espacial de 1986 que fracassou e resultou na explosão da nave e na morte dos sete tripulantes a bordo, a Challenger, em sua nova música, a XO. As informações são do site TMZ. No começo da produção, é possível ouvir a voz do oficial de relações públicas do órgão, Steve Nesbitt, pouco antes da explosão: “Aqui os controladores aéreos estão a analisar cuidadosamente a situação. Obviamente, uma grande avaria”. A Nasa sentiu que a inserção do áudio foi um ato desrespeitoso em relação aos tripulantes: “O acidente Challenger é uma parte importante da nossa história; um aviso trágico que a exploração espacial é arriscada e nunca deve ser subestimada”, informou a agência em comunicado.

Bündchen na neve Gisele Bündchen tirou pequenas férias no começo deste ano e para começar bem 2014, foi passear na neve na tarde desta quinta-feira (2). Ela compartilhou uma imagem em seu Instagram mostrando todo o frio dos Estados Unidos e escreveu: “Estou voando! #congelando”. Gisele visitou Boston recentemente para fazer seu último trabalho do ano e aproveitou para visitar alguns amigos na cidade. Ela volta para Los Angeles, depois do período de folga passeando pelo país com a família.

panorama_pg04ok.indd 1

Criticada pela Nasa

Grazi de namorado novo Grazi Massafera tem novo pretendente. A informação é do colunista Léo Dias, do Jornal O Dia. Segundo o jornalista, a atriz está conhecendo melhor o empresário carioca Rodrigo Lasmar. Ainda de acordo com a coluna, o rapaz participou até de uma confraternização na casa de Grazi, dias após o Natal, no Paraná. Além disso, eles estariam juntos há um mês. Ela e o ex-marido, Cauã Reymond, passaram juntos o Natal. O motivo foi a filha Sofia. Naquela semana, o ator confirmou a separação.

Ciça sofre uma queda, e César manda Aline chamar uma ambulância. Lutero pede para Pérsio e Rebeca procurarem alguma pista que explique a queda de Ciça. Amarilys fica arrasada com a falta de interesse de Eron. Atílio expulsa Rinaldo da casa de Márcia. Carlito visita Valdirene no shopping. Leila ameaça provocar um acidente contra Natasha, se Thales não se casar com ela. Pérsio tenta falar com César. Bruno confirma a Paloma que Aline passou algumas propriedades de César para seu nome. Félix se espanta ao saber que Jonathan dormiu fora de casa. Patrícia sente cólicas, mas não deixa Michel examiná-la. Félix encontra Eron na casa de Niko. Paloma avisa a César que Aline transferiu diversas propriedades para seu nome.

Além do Horizonte

Fátima se declara e beija Rafa

William e Lili socorrem Nilson. Hermes manda Assis levar os escolhidos direto para a Comunidade. Fátima se declara e beija Rafa. Lili e William se recusam a ir para a Comunidade se Assis não levar Nilson para o posto de saúde. Vitória desiste de beijar Marlon, ao lembrar da ameaça de Angelique. Heloísa sofre com a falta da filha, e Thomaz fica preocupado. Priscila usa fantasias para animar Marcelo. Celina implora que Kléber ajude Nilson. William consegue levar Nilson para o posto de saúde.

Joia Rara

Manfred flagra Ernest e Franz Manfred acusa Franz, deixando o delegado em dúvida. Iolanda diz a Mundo que Tavinho pode ser o filho de Gaia e Toni. Gertrude ameaça Salete para que ela não conte nada sobre Tavinho para Laura. Joel e Cléo dizem ao padre que querem se casar e marcam a cerimônia para o mesmo dia de Aurora e Davi. A funcionária do orfanato pega a pasta de documentos de Tavinho escondida e entrega para Iolanda. A testemunha paga por Manfred dá um depoimento acusando Franz. Sílvia grita chamando por Viktor. O delegado pergunta a Franz se ele matou a ex-mulher.

02/01/2014 17:48:28


ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

Escola Pedó encerra ano com exame SANTA ROSA - No final do mês de dezembro nas dependências da Escola Pedó realizou-se a formatura de final de ano, onde foi realizado a última passagem de faixa do ano. Ao todo 39 faixas coloridas realizaram exame para um graduação superior, divididos em 4 turmas, na qual teve início às 10 hs da manhã para a primeira turma e finalizou às 20h30 com a última. Além da excelente apresentação técnica dos faixas coloridas, houve um exame de faixa preta , na qual o aluno Guilherme Kauan Ziemniczak, conquistou a faixa preta 2° dan, após mais de 7 anos de treinamento. Foram aproximadamente 400 técnicas demonstradas entre formas, defesa pessoal avançada, chutes,formas com armas, saltos especiais, técnicas de queda e 6 quebramentos especiais. Após a apresentação houve uma cerimônia especial de entrega, na qual foi explicado todo o intenso

306 mm e dezembro 228,6mm. Nos 11 anos de registros realizados na Estação Pluviométrica Oficial, instalada na propriedade de Pedro Moresco, na Linha Batuta, a menor média de chuva ocorreu no mês de fevereiro 97,5mm e agosto 105,9mm e a maior média ocorreu nos meses de outubro 221,9mm e dezembro 186,5mm.

O exame de faixa definiu um novo faixa preta para a turma

período de treinamento físico e extra-classe avaliado para que posmental no qual o aluno passa, além sa adquirir um novo grau na faixa de todo o bom comportamento preta. Captação é feita na Estação Pluviométrica Oficial, na Linha Batuta

trabalhado já no ano que vem e também o Câmbio, que é uma modalidade de voleibol adaptado para pessoas com idade acima dos 49 anos. Durante o lançamento aconteceu partida inaugural dos fardamentos das equipes de Futsal Sub10 e equipe de Câmbio Sênior. O projeto terá sequência no ano que vem a partir do mês de fevereiro.

Equipe Sênior realizou a partida inaugural com os novos fardamentos

panorama_pg05.indd 1

Chuvas são registradas desde 1991 em Porto Mauá Foi contabilzada no ano de 2013, a precipitação pluviométrica de uma localidade em Porto Mauá. O registro feito é 2.099 mm. Pelos registros pluviométricos não oficiais, realizados desde o ano de 1991, os meses com a menor média de chuva são julho, com 142,2mm e maio com 142,5mm. Já as maiores chuvas aconteceram em outubro,

Projeto de escolhinhas do CMD é lançado em Augusto Pestana Aconteceu no dia 18 o lançamento do Projeto Escolinhas do CMD, em parceria da Fundergs- Fundação Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. O poder público municipal foi contemplado com o valor de R$ 10 mil no projeto. Com o recurso foi feito a aquisição de material esportivo para diversas modalidades, entre elas, destaque para o Futsal, que será

5

Mulheres corajosas realizaram evento GIRUÁ - Na dia 19 de dezembro, o grupo “Mulheres Corajosas” reuniu-se para confraternizar o último encontro do ano, com atividades, dinâmicas e muita descontração. O grupo, formado inicialmente por 15 mulheres, é uma ação continuada do Programa “Giruá Sem Miséria”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Humana. O programa busca ofertar serviços voltados à socialização, à integração, ao desenvolvimento da autonomia e também à proteção em situação de violação de direitos. Nos encontros também, as mulheres são incentivadas a melhorar de vida, cuidarem de si mesmas e valorizarem sua imagem. O objetivo é mapear, identificar e propor estratégias de erradicação dos riscos sociais vivenciados pelas famílias giruaenses. As mulheres atendidas foram selecionadas via Plantão Social, são público-alvo da Política Municipal de Assistência Social e residem em diversos bairros da cidade e em algumas comunidades do interior. Fechando um total de 33 encontros semanais, que vinham acon-

Grupo esteve em Santo Ângelo para aprender novas técnicas

tecendo desde maio desse ano, o grupo foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com a assistente social Letícia Dreilich, a psicopedagoga, Adriana Beck, e a psicóloga Cibele de Oliveira. As

reuniões serão retomadas no dia 4 de fevereiro de 2014, ano em que novos grupos serão formados para que mais pessoas possam ser beneficiadas de forma conjunta e eficiente.

02/01/2014 17:42:16


6

ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

Vestibular mais abre em janeiro IJUÍ - Uma nova oportunidade de acesso à Universidade. A partir do dia 6 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o Vestibular Mais 2014, que irá disponibilizar as vagas remanescentes em diferentes cursos oferecidos pela Unijuí. As inscrições podem ser realizadas diretamente no Portal Unijuí, o valor da taxa é de R$ 60, e o pagamento que for realizado até o dia 17 de janeiro terá valores diferenciados, de R$ 40 ou de R$ 28 para os alunos que participaram do Profissional do Futuro 2013. Depois desta data, os participantes do Profissional pagam R$ 42 e os demais R$ 60. A inscrição pode ser feita até o dia 27 de janeiro e o pagamento efetuado até o dia 28 de janeiro, na rede bancária, lotéricas, nos Campus e caixas da Unijuí, Núcleo, Polo e Unidades de Apoio EaD. A prova de redação e questões objetivas será realizada no dia 2 de fevereiro, domingo, das 08h30 às 12h30, nos Campus (Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi), Polo Ijuí e Unidade de Apoio EaD de Porto Alegre. Também poderá ser utilizada a nota do Enem dos anos de 2010, 2011 e 2012. As vagas disponíveis nas áreas de bacharelado no Campus Ijuí são: administração; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação social – Publicidade e Propaganda; Design; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia e Nutrição. Na área de licenciaturas são: Ciências Biológicas; Educação Física; Letras: Português e Inglês; Matemática e Pedagogia. No Campus Santa Rosa os cursos de bacharelado com inscrições são: administração; ciência da computação; educação física; engenharia elétrica e psicologia. Em licenciatura: educação física e pedagogia. Já no Campus Panambi o curso de administração está com vagas. E no Campus Três Passos administração e direito.

panorama_pg06.indd 1

Primeiro reveillon na Praça encerrou Natal da Cidade dos Anjos SANTO ÂNGELO - Muita emoção e alegria marcaram a primeira edição do Reveillon na Praça, em Santo Ângelo. Nem mesmo a chuva atrapalhou a noite, que teve direito a muito champagne, brindes, apresentações especiais de artistas da terra e vídeo mapping. O especial teve a participação dos artistas Cia Burzum de Arte Circense, com o espetáculo Kayka; Jonas Demeneghi (cantor e tecladista); Kerly Mess; Ari Roberto; Jeniffer Scheffer (cover de Paula Fernandes que esteve no Domingão do Faustão); Luana Almeida, Igor Martins, Dante Meller e Eduardo Althaus; e Julio Mattos. Em função da chuva, as atrações foram limitadas, no espaço em que o tempo se manteve estável. A contagem regressiva, e o show de fogos mapeado foram destaques da noite, com projeção de fogos durante 8 minutos na Catedral Angelopolitana, além de duas apresentações do espetáculo Vitrais de Natal, uma às 22h20 e outra depois da meia hora do dia 1º/01/2014.

Cia de Arte Burzum foi grande atração da virada de ano

O Reveillon na Praça encerrou oficialmente as atrações do Natal Cidade dos Anjos, realizado de 10 a 31 de dezembro de 2013 e registrou público superior a 100 mil pessoas, entre moradores, visitantes da região, do Estado, País e até do exterior. De acordo com o prefeito Valdir Andres, o evento terá nova edição em dezembro de 2014. O Natal Cidade dos Anjos é uma

organização da Associação Cultural das Hortênsias, com criação e direção D’arte, produção Luzes e Magias, com promoção da prefeitura, através das secretarias de Cultura, Lazer e Juventude, Educação e Turismo e Esportes. Tem patrocínio da Petrobrás. Em paralelo traz a Mostra Internacional de Música nas Missões, organizada pelo Iped e patrocinada pelo BNDES.

Reunião Planeja temporada de verão em Porto Mauá Reuniram-se nesta segunda-feira, à tarde, dia 23 de dezembro, no gabinete do executivo municipal de Porto Mauá, o prefeito Pedro Pisoni, o vice-prefeito Jacir Taffarel, o comandante da Brigada Militar, Secretário de Obras e do Turismo, e representantes da: ACI, CONSEPRO, Conselho Tutelar, e do Departamento de Trânsito Municipal, com a finalidade de tratar assuntos referentes ao controle de som automotivo, estacionamento na área de lazer às margens do rio Uruguai (prolongamento da ERS 344) e demais estacionamentos próximos à Rua Uruguai, placas de sinalização, faixas de segurança elevadas, transporte escolar, formas de abordagens por parte da Brigada Militar e dos integrantes da Operação Golfinho a condutores de veículos e motocicletas, e também sobre uma maior orientação e organização da fila para efetuar a travessia de balsa junto à

Aduana, levando-se em conta que nesta época do ano o movimento de pedestres e veículos triplica em nosso município, tanto para travessia quanto para veraneio. A importância desta reunião

vem ao encontro de bem atender os veranistas, os turistas que utilizam o porto internacional e a população porto-mauense do interior e da cidade pelos órgãos acima citados.

Encontro tratou sobre a temporada de verão no município

CRUZ ALTA - A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas Easa foi criada em 10 de julho de 1992, com o nome de Centro de Instrução de Aperfeiçoamento de Sargentos - Sul, subordinado ao Comando Militar do Sul, no aquartelamento do 17º Batalhão de Infantaria. Suas atividades iniciaram -seem 1º de fevereiro de 1993. Nesta sexta-feira, 3, a “Casa do Adjunto” realiza mais uma Troca de Comando. Às 19h30 será inaugurado o retrato do comandante coronel de cavlaria exonerado, Paulo Antônio Pacheco, e às 20h é realizada a formatura de passagem de comando. O comandante Pacheco troca o comando com o comandante coronel de cavalaria Paulo Sério Felipe Alves. A formatura fica sob a responsabilidade do general da Brigada Militar, Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto. Ele é diretor de educação técnica militar.

Santo Ângelo terá programa Mais Médicos Após a confirmação do encaminhamento de médicos estrangeiros para Santo Ângelo, o Poder Legislativo encaminhou, ao Executivo Municipal, projeto sugestão que regulamenta a concessão de auxílio moradia e alimentação aos participantes do programa do governo federal. O município de Santo Ângelo, ao aderir ao Projeto “Mais Médicos para o Brasil” deve arcar com uma contrapartida que permita o suporte de moradia e alimentação para o profissional. O projeto foi elaborado tendo por base a Legislação Federal, passando, assim, a fixar auxílio moradia de no máximo R$1.200 e auxílio refeição de até R$371. A Câmara de Vereadores aguarda, agora, o encaminhamento do Executivo Municipal para que o projeto seja sancionado.

02/01/2014 17:45:58


7

ANO 5 - Nº 270 - janeiro DE 2014

Ação do Governo contra homofobia chega à cidade de Cruz Alta O governo do Estado lançou no mês de agosto a campanha contra a homofobia “Amor, seja como for: Respeitar a diversidade é promover a igualdade”. Promovida pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), a iniciativa conta com peças temáticas retratando casais gays e uma chamada pelo respeito à diversidade sexual. As peças, inicialmente, estamparam outdoors de Porto Alegre e da Região Metropolitana, e no interior, havia apenas distribuição de material impresso sobre homofobia, lesbofobia e transfobia. Esta semana a campanha chegou a Cruz Alta. Não com material impresso – que já foi distribuído na cidade-, mas com um novo outdoor. Um casal gay estampa um dos lados do outdoor da Avenida Saturnino de Brito, na altura da lomba. É possível ver a campanha no sentido bairrocentro. A campanha faz parte do Programa

A administração municipal de Catuípe recebeu uma novidade nos últimos dias. A Secretaria de Obras do município finalizou a colocação de um letreiro no trevo de Catuípe. A identificação que consta é Catuípe terra das águas minerais. A implantação faz parte de um projeto que busca dar nova visibilidade ao trevo de acesso à cidade pela RS 285, facilitanto a identificação do município. De acordo com a prefeita de Catuípe, Ivete Burmann, além de identificar a localização, a ideia do letreiro é divulgar o nome pelo qual a cidade

é conhecida. “Esta é uma de nossas maiores riquesas, a agua mineral, e é a partir daí que temos que nos divulgar”, destaca. O embelezamento da cidade foi reforçado e, após a implantação, segundo a administração municipal, a cidade ficou mais acolhedora para quem a visita. As letras foram feitas de concreto a partir de moldes especialmente confeccionados. O letreiro foi fixado numa base de concreto e recebeu iluminação para embelezamento e também facilitar a sua visualização à noite.

Outdoor foi instalado na Avenida Saturnino de Brito

Rio Grande sem Homofobia, promovido pela Coordenadoria de Diversidade Sexual da SJDH. O município de Cruz Alta, através do gabinete da primeira

dama e da Coordenadoria de Políticas Setoriais, aderiu a Campanha já no mês de agosto, e agora iniciaram-se as ações.

Entrada da cidade ganhou novo visual com instalação da identificação

UFFS abre vagas para concurso público Na sexta-feira, 27 de dezembro, no Pavilhão da Festa dos Navegantes, em Porto Mauá, aconteceu uma confraternização aberta ao público entre os Artistas da Terra, locais e regionais. O objetivo foi valorizar e cultivar a cultura tradicionalista, através da música, da poesia e do canto galponeiro. O evento foi trans-

mitido por Zelindo Cancian e Berico de Miguel, da Rádio Noroeste, programa denominado “Integração Noroeste”. O evento foi promovido pela administração municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto e Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes. Também houve janta no local do evento.

Apresentações aconteceram na sexta-feira à noite

panorama_pg07.indd 1

SANTO ÂNGELO - O Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Ângelo lançou dois editais para concurso público no Estado. O primeiro é para preenchimento de 100 vagas para os cargos de Técnico

em Administração em Educação, e o segundo oferece 116 vagas para os cargos de Docente da carreira do Magistério, Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. As vagas são destinadas aos campus de Santo

Ângelo, Santa Rosa, São Borja, Alegrete, Júlio de Castilhos, Jaguari, Panambi, Santo Augusto e São Vicente do Sul. Desse montante, o concurso público vai disponibilizar 10% das vagas para pessoas com

Imperatriz da Zona Norte abre no sábado CRUZ ALTA - No próximo sábado, 4, ocorre a abertura oficial da quadra da Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte. Sendo assim, segundo a diretoria, uma grande festa é preparada. Entre as atrações destaca-se o lançamento do sambaenredo e o concurso da Rainha da Imperatriz 2014. “Esse concurso tem o objetivo de definir quais soberanas representarão a comunidade vermelho e branco da Zona Norte no Ginásio Municipal, dia 11 de janeiro, durante a escolha da corte do Carnaval de Cruz Alta”, lembra Everlei Martins, carnavalesco. Além disso, os destaques da Avenida também serão apresentados. Entre eles, o carnavalesco salienta a importância de trazer ao cenário cruz-altense o que há de melhor no Estado. “Por isso agradecemos ao retorno do casal de passistas nota 10 em 2011 e 2012 – Eder Gau-

Evento de abertura oficial aguarda inúmeras atrações

chinho e Larissa Pompeo”, diz. O evento ainda aguarda inúmeras atrações. “A nossa bateria, a Furiosa SA, coordenada pelo Mestre Mauro e a Harmonia sob co-

mando no intérprete Luiz André preparam um repertório único para a data”. Os ingressos podem ser adquiridos com a Diretoria da Escola.

02/01/2014 17:46:46


REGIONAL

Profissão Catador fecha parceria com a Liga das Escolas de Samba CRUZ ALTA - O Projeto Profissão Catador, patrocinado pela Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta em parceria com o poder público municipal, fechou uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (Lesca) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na manhã desta sexta-feira (20), durante reunião na Casa de Cultura Justino Martins. No encontro ficou acordado com o presidente da Lesca, Roni Max de Amorim, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Ferrera e a coordenadora do Projeto Profissão Catador, Rozali Araújo, que os catadores farão a coleta dos materiais recicláveis nos eventos que fazem parte da programação do Carnaval 2014. Começando nas atividades do Ginásio Municipal de Esportes do dia 09 de janeiro, com a Escolha da

panorama_pg08.indd novo.indd 1

PALMEIRAS DAS MISSÕES - Recentemente a prefeitura de Palmeira das Missões instalou 20 containers de lixo em diversos pontos estratégicos da cidade, na Avenida Independência e em algumas praças centrais. Em março de 2013 foi aprovada a Lei Municipal n° 4.447, que autoriza o Poder Executivo Municipal

a criar o Programa Cidade Limpa, visando a educação ambiental e incentivo à instalação e manutenção compartilhada de lixeiras e containers. A Lei incentiva, entre outras coisas, o município firmar parcerias com instituições públicas e privadas e demais proprietários de imóveis residenciais para viabilizar o pagamento dos containers.

Secretaria de Turismo também participará da parceria

Corte Municipal. Também no dia 25 de janeiro, eles estarão no lançamento do CD e sambas-enredo das Escolas, e, no dia 8 de fevereiro quando acontece a escolha

Unopar/Fagep está com inscrições abertas A Unopar/ Fagep esta com Inscrições abertas para o Vestibular de Janeiro, os candidatos podem se inscrever até dia 25 de janeiro, sábado, às 11h 30. A prova de redação acontecerá dia 26 de Janeiro, inicio a partir das 10h horas nas dependência da instituição na rua 25 de Julho nº 252 centro Ijuí, próximo da Sogi. O valor da inscrição para o vestibular é de R$ 30. A Unopar/Fagep conta com formas alternativas de ingresso extra Vestibular como: transferência externa de outras instituiçes com aproveitamento de matérias já cursadas (solicitação gratuita). Oferece também inscrição para portadores de diploma de curso superior (solicitação gratuita).

Containers para depósito de lixo são instalados em Palmeiras

A Unopar/ Fagep oferece bolsas do ProUni de 100%, através da nota do Enem. Pode ser feito também o reingresso para ex-alunos que estão com a matricula trancada (solicitação gratuita). Pode ser feito ainda o aproveitamento da redação do Enem, os alunos que desejam aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio estão dispensados de realiza a redação, basta no momento da inscrição cadastrar o numero da inscrição do Enem durante o preenchimento dos dados da ficha de inscrição. Maiores informações acesse: www.unoparead.com.br, ligue (55) 3332 6770 ou (55) 3332 5632. Unopar/Fagep, Mais próxima pra você ir mais Longe!

da Corte Intermunicipal, além do principal evento que é o Carnaval 2014, que acontecerá no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, nos dias 15 e 16 de março.

Containers foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade

Música guarani foi atração no último sábado SANTO ÂNGELO - Quem foi até o Centro Histórico de Santo Ângelo, neste sábado, 28, pôde viver momentos de muita introspecção. A música guarani, trazida pelo Coral Tapê Porã, da Aldeia Tekoa Pyau, de Santo Ângelo, rendeu homenagem aos primitivos habitantes dos Sete Povos das Missões, e trouxe como pano de fundo a mensagem pela valorização da cultura e da história guarani. Ao final do espetáculo, o pajé Floriano Romeu agradeceu ao prefeito do município, Valdir Andres, e a primeira dama Zilá, pela oportunidade que tem dado à tribo. E pela participação no Natal Cidade dos Anjos. O filho dele, o cacique Anildo Romeu, também falou em nome da aldeia, destacando a dificuldade que o índio contemporâneo encontra em sobreviver do que a terra dá. O Coral Guarani tem na regência o pajé Floriano, fundador do

Nativos se apresentaram para grande público no Natal da Cidade dos Anjos

primeiro coral de índios guaranis em terras missioneiras. A noite contou ainda com a re-

apresentação da peça “Os Sonhos e o Menestrel”, da Peppe Company Companhia Artística.

02/01/2014 17:47:37

Panorama 03.01.2014  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you