Issuu on Google+

REGIONAL ANO 5 - Nº 286 - maio DE 2014

Fim de semana terá a 6ª edição da Fenii em Ijuí

Apresentações culturais, shows, venda de artesanatos e produtos coloniais, exposição de produtos das indústrias de Ijuí, além de programação esportiva e do Núcleo de Cavalos Crioulos movimentam o Parque de Exposições Wanderley Burmann Pág. 5

Show nacional de Vitor e Léo acontece sábado na Expofred Pág. 7

Feira do livro mais antiga do interior do estado acontece em Três Passos Pág. 6

Informações e agendamento: 55 3332-8605. Atendimento à Convênios e Particulares.

panorama capa modelos (5).indd 1

30/04/2014 17:10:00


2

ANO 5 - Nº 286 - maio DE 2014

O Saca Dúvidas é um momento em que jovens podem tirar todas as dúvidas referentes à escolha de sua carreira

Estão abertas as inscrições para as escolas que desejarem participar do Saca Dúvidas Unijuí. O evento é um momento para os jovens discutirem sobre o futuro profissional e tirarem todas as dúvidas referentes à escolha de sua carreira. O evento já é tradicional na Universidade e acontece anualmente, nos quatro Campi da Universidade. Neste ano o evento será expandido para os municípios de Palmeira das Missões e São Luiz Gonzaga, com o objetivo de facilitar o acesso de mais estudantes dos terceirões da região. O Saca Dúvidas terá como palestrantes diferentes nomes, todos afinados para ajudar a sanar as dúvidas dos estudantes de forma criativa. Também haverá sorteio de brindes, música e esclarecimentos de dúvidas sobre bolsas e benefícios oferecidos pela Instituição.

No dia 26 de abril aconteceu a cerimônia de entrega das reformas efetuadas na quadra de esportes do Colégio Estadual Catuípe. Para esta ocasião, a equipe diretiva convidou a comunidade para conhecer as melhorias efetuadas na escola, além de participar de um almoço de integração. Na oportunidade, a diretora da escola Lisandra Schiavo Daltrozo, agradeceu ao governo do Estado pelo investimento de R$ 113 mil na reforma da quadra de esportes, além de fazer referência aos valores recebidos pelo programa de Participação Popular Cidadã, e autonomia financeira, os quais possibilitaram investimentos em material pedagógico e melhorias no acervo e mobiliário da biblioteca. A coordenadora da 36ª CRE, Rosmari Gobo, também se fez presente ao evento e ao fazer sua fala destacou a importância dos investimentos que vêm sen-

Qual o papel do rock na nova configuração política? O que este estilo significa para a juventude das Jornadas de Junho? Há espaço para que o rock retome sua capacidade desconstrutora? O Direito esgotou as possibilidades subversivas do rock? Estamos velhos demais para o rock e jovens demais para morrer? Essas foram algumas questões feitas e respondidas pelo professor Germano Schwartz, palestrante convidado pelo Núcleo de Conexões Artístico-Culturais (Nucart) e pelas coordenações do projeto Cinema e Literatura em Movimento e do curso de Direito da Universidade de Cruz Alta para a aula inaugural realizada no dia 28. A obra “Direito & Rock – O Rock e as expectativas normativas da Constituição de 1988 e do junho de 2013” aborda o papel do gênero musical, muito popular entre os jovens, na nova configuração política do País. O autor é egresso do curso de Direito da Unicruz, mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Hoje é coordenador do Mestrado em Direito do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) de Canoas e docente do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano do Unilasalle.

Germano Schwartz

A inauguração que aconteceu no dia 26 foi acompanhada por um almoço de integração

do feitos pelo governo do Estado. “Qualificação dos espaços físicos, modernização tecnológica e formação continuada são investimentos, que somados, resultam em maior qualidade da educação. Vivemos um momen-

to diferenciado na educação pública estadual – o que estamos presenciando hoje, aqui no Colégio Estadual Catuípe, tem sido frequente nas escolas da nossa região de abrangência”, destacou a coordenadora.

Algumas modificações nos horários e datas dos jogos de volta pelas quartas de final da Taça Amuceleiro de Futebol Amador foram confirmadas no dia 29 de abril, pela organização do certame. Conforme informações de Celso Espanhol, presidente da Alicrece, o jogo entre Desa Santo Augusto X Redentora acontecerá no feriado do Dia do trabalhador, 1º de maio , quinta-feira, às 15h45. O jogo entre Bananeiras X Trianon/Crissiumal será no sábado às 15h30 em Feijão Miúdo, estádio do Bananeiras. Miraguaí/Tenente Portela x União/CMD Humaitá, assim como Águia Negra X Associação Braguense não terão a sua data alterada e jogarão no domingo, dia 4, às 15h30.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

30/04/2014 16:54:51


panorama_pg03ok.indd 1

30/04/2014 16:23:34


4

ANO 5 - Nº 286 MAIO DE 2014

Malhação

Anita tenta atrapalhar o plano do assalto e desafia Antônio

Turnê de casal Depois de ser considerada uma das mulheres mais influentes do mundo pela Time, Beyoncé anunciou sua nova turnê nesta segunda-feira,dia 28. Ao lado do maridão, Jay Z, ela apresentará uma série de shows ao redor dos Estados Unidos entre os meses de junho e agosto, fazendo a alegria das fãs que adoraram ver o casal mais poderoso da indústria musical cantando Drunk in Love nos palcos do 56º Grammy Awards, em janeiro desde ano. No cartaz de On the run tour, nome da nova turnê, a cantora e o rapper aparecem encapuzados. Eles percorrerão os Estados Unidos em 16 shows em diversas cidades do país. As apresentações terão estreia no dia 25 de junho, em Miami, e se encerrarão no dia 5 de agosto, em São Francisco.

Contra o Racismo

A resposta de Daniel Alves às provocações racistas feitas durante um jogo do Barcelona contra o Villarreal no dia 27 deu início a uma campanha contra o preconceito apoiada por famosos em todo o mundo. Quando Daniel ia cobrar um escanteio, um torcedor espanhol jogou uma banana e o lateral-direito da seleção brasileira agiu à altura: comeu, casualmente, a fruta como se o ato não fosse nada demais. Em apoio ao amigo, Neymar convocou a todos para apoiar a campanha Somos todos macacos. A atitude também agradou à presidente Dilma Rousseff, que comentou o assunto no Twitter: “Diante de uma atitude que infelizmente tem se tornado comum nos estádios, Daniel teve atitude”, elogiou Dilma. “Temos todos a mesma origem e nada nos difere, a não ser nossa tolerância com o outro. O Brasil na Copa do Mundo levanta a bandeira do combate à discriminação racial. Vamos mostrar que nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e que dela nos orgulhamos”, reforçou.

Polêmica do cabelo Em um passeio pelo shopping, Marina Ruy Barbosa foi flagrada com os fios razoavelmente mais curtos. O cabelo, que estava alguns centímetros abaixo dos seios, perdeu pouco mais de um palmo e deixou a atriz com mais cara de mulher. O ar sexy vem a calhar para sua próxima personagem, Maria Isis, uma menina com traços de psicopatia que se relaciona com um homem muito mais velho, na novela “Falso Brilhante”, de Aguinaldo Silva. A próxima novela das 21h substituirá Em Família e tem previsão de início para o mês de agosto.

Richard Gere, que interpreta um morador de rua em seu novo filme, Time Out of Mind, foi confundido com um mendigo enquanto gravava em Nova York e chegou a receber um prato de comida de uma mulher que não o reconheceu. O ator teria passado despercebido por praticamente todos os nova-iorquinos no local.

panorama_pg04ok.indd 1

Meu pedacinho de chão

Gina diz que está começando a gostar do jeito de Ferdinando Amância diz a Epaminondas que Catarina se recusa a dormir no quarto com ele. Ferdinando avisa a Pedro Falcão que não permitirá que Epaminondas expulse Mãe Benta e Zelão de casa. Dona Tê fica admirada ao ouvir Gina dizer que está começando a gostar do jeito de Ferdinando. Rosinha comenta com Amância que Mãe Benta acha que Zelão está furioso com Rodapé. Rodapé propõe à professora que ela confesse para Zelão que gosta dele.

Em família

Luiza e Laerte trocam olhares no Galpão

Troféu Imprensa Confundido

Antônio, Anita e Palhares seguem em direção ao banco. Zelândia faz exigências para Caetano em nome do filho dos dois. Norma conta que passou o dia avaliando o comportamento de Raissa. Ben e Sofia se despedem de todos, e ele sente falta de Anita. Abelardo sente ciúmes de Bernardete com Caetano/ Veloso. Sidney presenteia Sofia com flores e bombons. Antônio e Palhares mantêm Anita refém durante o assalto ao banco. Flaviana pede que Drica, Bruna e Amanda gravem imagens do cotidiano de Serguei. Martin exige que o Embaixada ofereça opções de comida judaica. Anita tenta atrapalhar o plano do assalto e desafia Antônio.

Mais uma vez o Troféu Imprensa, promovido e exibido pelo SBT, premiou os destaques da televisão brasileira do ano de 2014. Nesta, que foi a 57ª edição, 195.749 internautas únicos votaram nas categorias por meio do Portal Terra, Portal Yahoo e Site do SBT, de acordo com a emissora. A apresentação da atração, que foi ao ar no dia 27 de abril, ficou novamente por conta do dono da casa, Silvio Santos. A surpresa da noite foi a presença do jornalista Carlos Nascimento, que está no meio de um tratamento contra um câncer de intestino. Em seu discurso, o jornalista emocionou aos convidados e agradeceu ao homem do baú pelo apoio.

Marina se preocupa com sua situação financeira. Nando pensa em como fazer para separar Juliana de Jairo. Luiza e Laerte trocam olhares no Galpão Cultural. Shirley diz a Rafaela que um dia Bárbara vai agradecê-la por tentar ajudá-la a conquistar André. Helena diz a Virgílio que gostaria de fazer com ele uma viagem para o exterior. Ele sugere Goiânia, deixando-a desanimada. Alice tenta convencer Neidinha a ir com ela a uma reunião da ONG de mulheres que sofreram abuso. Vanessa diz a Marina que ela está deixando o trabalho em segundo plano porque só pensa em Clara.

30/04/2014 16:55:53


ANO 5 - Nº 286 - maio DE 2014

5

Porto Mauá realiza última rodada de futebol sete

Rodada das semifinais inicia-se no dia 3 de maio

No último sábado, dia 26 de abril, a partir das 14h, aconteceu a 10ª e última rodada da fase classificatória do Campeonato Municipal de Futebol Sete, de Porto Mauá, na sede da equipe do Uruguai “A”, com os seguintes jogos e respectivos resultados, na categoria livre: Uruguai “A” 5 X 1 Bota Fogo, Jacaré 1 X 5 Juventus, XV de Novembro 0 X 1 Cruzeiro, Uruguai “B” 3 X 3 Campo Alegre, Ferro e Fogo 1 X 7 Navegantes. Com estes resultados, classificaram-se em primeiro°lugar o Juventus, com 23 pontos, segundo° lugar Uruguai A, com 21 pontos, em terceiro° lugar Uruguai B, com 18 pontos e em quarto lugar XV de Novembro com 17 pontos. Neste sábado, dia 3 de maio, acontecerá a 1ª rodada das semifinais, com início às 14h30, no campo do Uruguai, com os seguintes jogos: na categoria feminina Beija Flor X Ki Gurias, na categoria livre Juventus X XV de Novembro, e Uruguai A X Uruguai “B”.

O município de Ijuí figura como referência regional em diversos ramos da economia, tendo o setor industrial como um de seus destaques, promovendo negócios, crescimento e desenvolv imento econômico e social. Neste sentido, a Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), com sua primeira edição em 2008, chega ao sexto ano, e será realizada de 1º a 4 de maio no Parque de Exposições Wanderley Burmann. A expectativa é de que a feira irá contar com cerca de 81 expositores da indústria nos estandes internos e outras 30 na área externa, além de outros 80 expositores promovendo o ar tesanato regional. A Fenii representa uma oportunidade para todos os setores da indústria local que desejam expor os seus produtos, potencialidades e ganhar novos mercados consumidores. De caráter gratuito, a feira tem por ob-

Feira acontece de 1º a 4 de maio no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí

jetivos mostrar o potencial da produção industrial e a diversidade de produtos fabricados em Ijuí, promover negócios; realizar eventos de atualização do cenário econômico-produtivo para empreendedores locais e estimular o espírito empreendedor na comunidade

de Ijuí. Com abertura dos pavilhões às 10h e fechamento às 22h, a feira contará com almoço durante todos os dias da feira, e uma extensa programação (confira na página 4), que inclui várias atrações esportivas e culturais.

O processo de recadastramento biométrico determinado pela Justiça Eleitoral abrangeu os eleitores domiciliados em Bom Progresso, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Inhacorá, Redentora, São Valério do Sul e Vista Gaúcha. O recadastramento biométrico consistiu no registro da foto e das digitais do eleitorado. A meta é ampliar a segurança no momento da votação e o acesso à urna ocorrerá somente após a conferência da digital do eleitor. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é encerrar todo o processo de biometria no país até o ano de 2018.

panorama_pg05.indd 1

30/04/2014 17:08:14


6

ANO 5 - Nº 286 - maio DE 2014

Docente da Universidade Autônoma de Madrid, Clemente Herrero Fabregat abordou a temática “Educación para la paz en un mundo geopoliticamente convulso”, enquanto a professora Adriana Mattar Maamari falou sobre “A educação republicana e o ensino de filosofia nas políticas públicas atuais”. O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado promoveu no dia 23 de abril mais um Seminário Temático, com a presença do professor Dr. Clemente Herrero Fabregat, da Universidade Autônoma de Madrid, Espanha, e da professora doutora Adriana Mattar Maamari, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), de São Paulo. O seminário temático, desenvolvido na sala E3/4 do Câmpus Ijuí, teve como objetivo compreender os paradigmas e orientações da formação docente na perspectiva de transformação social, analisar

No próximo dia 13 de maio estará sendo realizado um importante seminário sobre a temática “Trânsito Viário”. Este evento é destinado para gestores e agentes de trânsito, no entanto poderá ser assistido por quem tiver interesse sobre o assunto. O Seminário tem a coordenação do assessor superior de segurança no trânsito do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança do Trânsito, tenente-coronel PM Ordeli Savedra Gomes. O evento acontecerá dia 13 de maio na sede da ACI.

Professor de Madrid, Clemente Fabregat e a professora Adriana Maamari palestraram no dia 23

questões educativas diante dos problemas da sociedade atual e analisar a educação diante da geopolítica atual. A coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professora Maria Cristina Pansera de Araújo, considerou de extrema relevância o Seminário, realizado com os palestrantes de renome, nacional e internacional, o qual propor-

Começaram os preparativos para a 42ª Fetreli – Feira Três-passense do Livro, que acontece de 10 a 17 de maio, no Centro de Eventos do Colégio Ipiranga. Uma boa quantidade de livros já se encontra nas dependências do educandário e agora começa a conferência e a classificação das obras por temas. Ornamentação, tanto da cidade como do local da feira, também já está sendo finalizada e Três Passos começará a respirar os ares da cultura, pois a Fetreli se constitui na feira do livro mais antiga do interior do Rio Grande do Sul. A abertura oficial acontece no dia 10 de maio, às 9 horas da manhã, no pátio da escola. Durante a semana, diversas atrações estarão sendo realizadas.

panorama_pg06.indd 1

cionou um debate acerca dos paradigmas e orientações da Formação Docente na perspectiva de transformação social e questões educativas diante dos problemas da sociedade atual. Além disso, foi possível situar a Educação no contexto da geopolítica internacional atual. O evento contribuiu também para a troca de pesquisas entre as universidades envolvidas: Unijuí, UAM e Ufscar.

Após passar por Santo Ângelo e Ijuí, Fabrício Carpinejar esteve em Cruz Alta no dia 29 de abril. O jornalista e escritor ministrou a palestra Bullying nas Escolas, no auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias. A palestra interativa foi baseada no livro “Filhote de Cruz Credo”, de autoria de Carpinejar, o qual fala sobre os apelidos e brincadeiras que sofreu na infância dentro da escola. Mais de 700 pessoas estiveram presentes no evento, entre estudantes, professores e diretores das escolas de Cruz Alta e Tupanciretã e do curso de Mediação de Conflitos. Também estiveram presentes, membros da comunidade local, autoridades educacionais e acadêmicos do curso de jornalismo da Unicruz. Durante a palestra, Carpinejar interagiu de forma

A Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18 de Ijuí realiza o 9º Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí 2014. O evento acontece nos dias 9, 10 e 11 de maio no Rio Ijuí, na barragem São José, no Sítio dos Thum em Mato Queimado. O local será demarcado por uma boia no leito do rio. A partir desta demarcação será permitida a pesca e limpeza até 10 quilômetros acima desta boia demarcada, com outra marcação pela equipe de fiscalização. Toda a área de pesca e limpeza será demarcada por boias.

O jornalista e escritor falou sobre o bullying, na perspectiva do seu livro Filhote de Cruz Credo

descontraída com os alunos. Sua fala foi baseada na realidade dos estudantes.Na ocasião diversos profissionais da educação relataram casos do cotidiano escolar e suas ações, desta forma Carpinejar deu sugestões e parabenizou algumas ações dos professores.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos, através do Projeto Educar Sem Discriminar com o apoio da Coordenação Estadual dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas.

30/04/2014 16:56:56


ANO 5 - Nº 286 - maio DE 2014

O Instituto Surya Ananda concluiu, no dia 27 de abril, a 25ª Jornada de Autoconhecimento e Gerenciamento do Estresse. As avaliações evidenciaram o amplo sucesso da jornada. Houve uma excelente procura por parte de diversos segmentos da sociedade, reunindo pessoas de todo o Rio Grande do Sul. Muitos dos participantes ainda não tinham tido contato com yoga e/ou ayurveda e sentiram-se muito bem, provando, com isso, que qualquer pessoa pode ter um excelente aproveitamento. Os profissionais responsáveis, Cirene de Melo e Antonio Jorge Mereles de Melo, agradecem a participação de todos, que de uma maneira ou de outra contribuíram para o sucesso do evento e

A 25ª Jornada reuniu dezenas de pessoas que aprofundaram os conhecimentos nas práticas de yoga e ayurveda

deixam um especial convite, para a 26ª Jornada, que será realizada em Santo Ângelo, no Seminário Sagrada Família, nos dias 28, 29 e 30 do mês de novembro

deste ano. O Instituto Surya Ananda localiza-se na Travessa Fernando Ferrari nº 148, em Santo Ângelo e oferece aulas práticas de yoga, tera-

pias, meditações, palestras e cursos. Telefones de contato: (55) 3312-3426 ou 9961-8513 E-mail: antoniojorgeyoga@ brturbo.com.br

7

O Senac Ijuí está com as inscrições abertas para três cursos de qualificação gratuitos. As capacitações são oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Interessados podem optar pelos cursos de Recepcionista em meios de hospedagem, Camareira em meios de hospedagem, e Operador de Supermercados. As matrículas devem ser realizadas no Sine, localizado na Rua Ernesto Alves, 229. Mais informações na unidade na Rua 24 de Fevereiro, 315, pelo telefone (55) 3332-7022 ou através do site www.senacrs. com.br/ijui.

26º aniversário de Sede Nova Expofred recebe Vitor e Léo no sábado é comemorado nesta semana Neste dia 1º de maio, o município de Sede Nova abre as comemorações alusivas ao 26º Aniversário de Emancipação, que se estenderão até o dia 9 de maio. A abertura oficial acontecerá às 9h30, com o torneio inicial do Campeonato de Bochas, na sede da Acemis. Na sexta-feira, dia 2, a programação contempla o Baile Beneficente com animação de Rogério Magrão e banda, a partir das 22h30, no Ginásio de Esportes, com promoção da Associação Sedenovense de Estudantes Universitários. No sábado, dia 3 de maio, está prevista Homenagem às Mães de Sede Nova e divulgação do nome da Escola Municipal de Educação Infantil. A programação neste dia inicia-se às 14h, no Salão Multiuso. Na próxima semana, entre os dias 5 e 9 de maio, as atividades que marcam os 26 anos de Sede Nova terão prosseguimento.

panorama_pg07.indd 1

A 18ª edição da Expofred, em Frederico Westphalen segue até o dia 4 de maio. Com destaque para gratuidade dos shows, exposição comercial e industrial, além de pavilhão da agricultura familiar, acontecerão eventos paralelos e shows nacionais. No dia 1º de maio, a partir das 20h acontece o Festival da Música Gaúcha com Luiz Marenco, Os Quatro Gaudérios, Luiz Carlos Borges e Tributo a Cenair Maicá. Na sexta-feira, dia 2, às 20h, acontece o Festival de Rock, com shows de Nenhum de Nós, Tequila Baby, Chimarruts e Reação em Cadeia. E no sábado, dia 3, show nacional com a dupla Victor e Leo.

Vitoe e Léo fazem o show no sábado, dia 3 de maio

O acesso ao parque de exposisões e aos shows será gratuito. Haverá cobrança apenas de

estacionamento, por parte das entidades que ficaram responsáveis por estes espaços.

30/04/2014 17:03:56


REGIONAL

A comissão organizadora da 3ª Expoterneira realizou na noite de quarta-feira, 23, na sede da Associação dos Funcionários da Certhil (Afucer), o lançamento oficial do evento para autoridades, convidados e a imprensa local e regional. Na oportunidade, houve a apresentação do material de divulgação, da programação e do site da feira. O presidente da 3ª Expoterneira, Kurt Grenzel, agradeceu a todos pelo empenho na organização da feira, desde sua diretoria até os operários que estão finalizando as melhorias no parque de exposições. Grenzel também recebeu das mãos da veterinária Tiana Oliveira, chefe da Inspetoria de Defesa Sanitária da Secretaria Estadual da Agricultura, o alvará que autoriza a participação de animais na exposição. O prefeito municipal, Olívio José Casali, aproveitou para parabenizar os organizadores e disse que este será um evento muito importante. “Nossos agricultores estão buscando novas tecnologias para aumentar sua produção e, consequentemente, sua renda. A Expoterneira tem este objetivo de aproximar os produtores de

Com presença de autoridades da região, a 3ª Expoterniera foi lanaçada em Três de Maio

novos conhecimentos e oportunizar os seus negócios”, destacou o prefeito. A 3ª Expoterneira ocorre entre os dias 22 e 25 de maio e vai proporcionar ao público a exposição de terneiras, de pequenos animais, de produtos da agricultura familiar, da indústria e comércio e a Expodinâmica. Entre as atrações estão o Dia de Campo, o I Encontro Galponeiro de Gerações, concursos da agricultura familiar, o IV Fórum de Nutrição Animal, concursos e palestras.

No que diz respeito à parte artística, haverá shows com talentos locais e atrações especiais como Estúdio Ao Vivo, Guri de Uruguaiana e Grupo Rodeio. Em paralelo à feira, também ocorre a 17ª Festa Campeira e etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross. Segundo os organizadores, a previsão é receber cerca de 50 mil visitantes. Todos os espaços já foram comercializados, sendo 100 expositores nos pavilhões e 169 na área externa.

CRISSIUMAL - A Secretaria Estadual da Saúde (SES) firmou na tarde desta terça-feira (27) convênio com o Hospital de Caridade de Crissiumal no valor de R$ 771 mil para a ampliação da unidade de urgência e emergência. O valor será utilizado para a reforma da área física e a aquisição de equipamentos. O termo foi assinado pela secretária Sandra Fagundes e o presidente da entidade, Carlos Willy Grun. Além da reforma, os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos, como um arco cirúrgico, incubadora infantil, desfibriladores, entre outros. A área para o pronto atendimento terá 360 metros quadrados. O Hospital de Caridade possui 57 leitos, e é referência para 10 municípios na região, sendo Crissiumal e Santo Augusto os maiores, com uma população de 60 mil pessoas. Ele possui atendimentos nas áreas de cirurgia geral, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde mental.

Expocon traz shows e negócios para condor O município de Condor promove de 8 a 11 de maio, a Expocon 2014 – Feira da Indústria, Comércio, Agronegócios e Shows no Parque da Oktoberfest em Condor. A Feira vai oferecer ao público que visitar Condor, expositores das mais diversas áreas, desde o artesanato, comércio, passando pela indústria e o agronegócio. Serão mais de 50 estandes internos, que irão abrigar todo tipo de negócio, e outros 20 estandes externos para equipamentos industriais, máquinas e veículos. Além do Parque da Igreja Evangélica (Oktoberfest) os expositores também terão lugar nas ruas 15 de Novembro e Bento Gonçalves. A Expocon 2014 também marcará a passagem do aniversário de 48 anos do município de Condor (a ser comemorado no dia 14 de maio). Para isso, uma grande programação cultural está sendo reservada para o domingo, 11 de maio, com atrações artísticas e culturais, além do tradicional corte do Bolo comemorativo.

panorama_pg08.indd 1

O projeto para implantar o Centro Especializado iniciou em 2010

Os Federais fazem show no dia 9 de maio

TENENTE PORTELA - Ainda sem data definida para a inauguração oficial, o Centro Especializado de Reabilitação Física e Visual do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela começará os atendimentos no dia 2 de maio. O centro especializado é direcionado para pessoas com comprometimento do aparelho locomotor, como amputações, dificuldades de coordenação motora, equilíbrio e mobilidade. O projeto denominado CER 2 ainda contribuirá para a viabilização de órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas e coletes. Já a reabilitação visual é destinada aos pacientes que apresentam baixa visão, ou seja, campo menor de 20 graus no melhor olho, e cegueira. Esse segmento também ofertará orientação, mobilidade e equipamentos como próteses, bengalas, óculos, lupas, entre outros.

30/04/2014 17:24:46


Panorama 01 05 2014