Issuu on Google+

Ijuí, 5 de novembro de 2013

Jornal da Manhã

A acupuntura como aliada

O cardápio saudável e diferenciado da Padaria Sabor da Praça

Por que hidratarse durante o treino faz toda a diferença?

Pág. 3

Pág. 5

jm_saúde_pg1.indd 1

Técnica busca combater dores e normalizar funções Pág. 7

04/11/2013 18:09:57


2.

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de novembro de 2013

CONSULTÓRIO

A FAVOR DA VIDA Microrganismos são seres vivos tão minúsculos que nunca poderemos visualizá-los sem a utilização de microscópios. Na microbiota intestinal, são cerca de 100 trilhões, classificados em mais de 300 espécies diferentes, coexistindo em certo equilíbrio. Embora seja relativamente estável em indivíduos sadios, a microbiota pode sofrer alterações pela condição fisiológica, emocional, alimentação, ingestão de medicamentos, interação das bactérias intestinais ou de seus metabólitos. Padrões anormais de microbiota intestinal podem ser vistos nas anomalias de peristaltismos intestinais, no câncer ou pós-cirurgias, em distúrbios gastrointestinais, gastrohepáticos, anemia perniciosa, radioterapias, estresse, imunodeficiências, ingestão de antibióticos ou em processos de envelhecimento. O nosso estado de saúde pode ser afetado como consequência imediata do desequilíbrio da microbiota intestinal. Para evitar essa disbiose, a saída é ingerir microrganismos benéficos à saúde, como Lactobacilos, Bifidobactérias e outras espécies, que estão presentes em alimentos contendo ‘probióticos’. O termo ‘probiótico’, palavra de origem grega que significa ‘para a vida’, foi definido em 2001 como ‘microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem efeitos benéficos ao hospedeiro’ pela Organização Mundial da Saúde (WHO), juntamente com a FAO (Food and Agriculture Organization). Alguns pré-requisitos definem o que é um microrganismo probiótico: ter segurança no consumo, pertencer à microbiota natural do ser humano, ser resistente aos sucos digestivos, chegar vivo aos intestinos e ter a capacidade de se desenvolver na microbiota intestinal, além de ter os seus efeitos benéficos comprovados cientificamente e estar presente na forma viável

no produto em quantidade razoável. Para demonstrar o efeito benéfico desses seres microscópicos para a saúde, cientistas de várias partes do mundo têm desenvolvido inúmeras pesquisas. Os benefícios demonstrados por estes estudos incluem desde a proteção aos recém-nascidos, pelo fato de o leite materno conter microrganismos benéficos que colonizam a microbiota do bebê, até o estímulo para o

Nossa saúde pode ser afetada como consequência imediata do desequilíbrio da microbiota intestinal

sistema imunológico, inclusive de pacientes transplantados e fumantes. Além disso, alguns microrganismos probióticos são efetivos no controle e na prevenção da diarreia – inclusive pós-quimioterapia –, no controle da dislipidemia, na prevenção de amigdalites, na descolonização de portadores de bactérias gram-positivas em ambiente hospitalar e na prevenção da enterocolite necrosante em recém-nascidos de baixo peso. Mais recentemente, os pesquisadores demonstraram a ação benéfica dos probióticos para estimular a imunidade, inclusive de atletas de alto desempenho. Além disso, os probióticos são fundamentais para o equilíbrio da microbiota vaginal e, consequentemente, para a prevenção de infecções. Na

DA PESQUISA PARA SEU DIA A DIA verdade, os primeiros estudos sobre a microbiota intestinal e os microrganismos começaram no século 19, quando o biólogo microbiologista Elie Metchnikoff publicou ensaios sobre camponeses búlgaros que ingeriam iogurte diariamente. A partir daí, o interesse dos cientistas em relação à ação benéfica dos microrganismos aumentou substancialmente, especialmente diante de resultados favoráveis das pesquisas realizadas ao longo do século 20. As células NK – conhecidas como células exterminadoras naturais – são linfócitos (glóbulos brancos) responsáveis pela defesa específica do organismo e têm papel fundamental no combate a infecções virais e células tumorais. Atividades maiores de NK são associadas com o estilo de vida saudável e condições mentais estáveis, mas evidências indicam que o cigarro prejudica a vigilância desta célula do sistema imune. Uma vez que fumantes apresentam maior susceptibilidade às infecções e doenças inflamatórias, as células NK desempenham um papel importante no controle de infecções e eliminação de células com aberrações que podem levar ao câncer. Recentemente, técnicas desenvolvidas na área da biologia molecular e da imunologia têm sido amplamente utilizadas nos estudos com microrganismos probióticos, resultando em um rápido avanço e, ao mesmo tempo, ampliando o escopo das pesquisas relacionadas à microbiota intestinal. Diante da necessidade de enfrentamento de doenças que impõem inúmeros desafios à Ciência e à Medicina, encontrar nos microrganismos probióticos um aliado é uma das propostas dos cientistas que se dedicam a investigar a ação desses minúsculos seres que habitam o corpo humano.

jm_saúde_pg2.indd 1

A Justiça Federal indeferiu o pedido de liminar proposto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para suspender a resolução nº 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que permite que os farmacêuticos façam a prescrição de medicamentos. Na decisão, o juiz substituto da 13ª Vara Federal, Paulo Cesar Lopes, diz que na resolução não há a extrapolação de atribuições legalmente definidas para o Conselho Federal de Farmácia que justifique sua suspensão imediata. A norma do CFF foi publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro. Ela prevê que qualquer farmacêutico do País possa receitar medicamentos que não exijam prescrição médica - por exemplo: analgésicos, medicamentos tópicos e fitoterápicos.

CRIANÇA QUE NÃO DORME EM HORÁRIO FIXO TEM MAIS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO Após um estudo com mais de 10 mil crianças, pesquisadores britânicos concluíram que a falta de horários regulares para dormir pode aumentar os riscos de problemas comportamentais e emocionais na infância. O resultado da investigação foi divulgado ontem, dia 14, pela revista científica Pediatrics. De acordo com os pesquisadores, dormir pouco ou em horários irregulares são medidas que atrapalham o ciclo circadiano - sistema que ajuda o corpo a regular o apetite, os horários de sono e o humor. “Alterar constantemente a quantidade de horas dormidas por noite ou ir para a cama em horários diferentes a cada dia é como bagunçar o relógio biológico. Isso interfere na forma como o corpo será capaz trabalhar no dia seguinte”, diz a coordenadora do estudo, pesquisadora Yvonne Kelly, da University College London.

BRASIL GASTA R$ 7 BILHÕES AO ANO COM GRAVIDEZ PRECOCE O estudo anual “Situação da População Mundial”, divulgado nesta quarta-feira, 30, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), conclui que o Brasil conseguiria acumular R$ 7 bilhões a mais na arrecadação anual se “adolescentes adiassem a gravidez até depois dos 20 anos”. A pesquisa revela que, nos países em desenvolvimento, 70 mil meninas com menos de 18 anos dão à luz e 200 morrem por causa de complicações da gravidez ou parto, todos os dias. Em todo o mundo, 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano, das quais 2 milhões são menores de 15 anos. O estudo estima um aumento para 3 milhões até 2030, se a tendência atual for mantida.

Yasumi Ozawa Kimura, farmacêutica-bioquímica com especialização em Alimentos

Cérebro de bebês reproduz movimentos de outras pessoas O cérebro infantil é surpreendentemente sensível aos movimentos de outras pessoas, de acordo com uma novo estudo publicado nesta quarta-feira por uma equipe de pesquisadores das universidades de Temple e Washington. Quando os adultos veem outros seres humanos fazendo movimentos com partes específicas do corpo, as partes de seus cérebros responsáveis pelo movimento de partes do corpo também se tornam ativados. Por exemplo: quando vemos alguém movendo as mãos, a parte do córtex dedicado a movimentação da mão também se torna ativo.

FARMACÊUTICO PODERÁ PRESCREVER REMÉDIO QUE NÃO EXIGE RECEITA

79% DAS PESSOAS TÊM PROBLEMAS PARA ACIONAR PLANOS DE SAÚDE Pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com o Datafolha e divulgada nesta quinta-feira, 17, constatou que 79% das pessoas que têm planos de saúde enfrentaram problemas ao acionar as operadoras nos últimos dois anos. A principal reclamação é sobre o atendimento em prontos-socorros, que corresponde a 80% dos problemas relatados. A média de problemas por pessoa é de 4,3.Além disso, 30% declararam que recorreram ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou ao atendimento particular por falta de opções de atendimento no plano de saúde, um aumento de 50% em relação à pesquisa do ano passado.Foram entrevistadas 861 pessoas com mais de 18 anos que utilizaram planos de saúde nos últimos dois anos.

04/11/2013 18:11:00


Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de novembro de 2013

.3

Padaria e Confeitaria Sabor da Praça comemora um ano de funcionamento Prestes a completar um ano de funcionamento em Ijuí, a Padaria e Confeitaria Sabor da Praça já é referência de inovação e qualidade no setor. Pautada no bom atendimento e na busca por oferecer uma alimentação equilibrada ao cliente, a empresa disponibiliza de cardápio variado e de serviços diferenciados Ambiente Ambiente amplo, climatizado, descontraído e bem frequentado.

Público Público seleto e diferenciado que busca uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Atendimento Atendimento acolhedor, feito por uma equipe simpática e atenciosa, que se empenha a oferecer momentos agradáveis para quem busca uma refeição agradável entre familiares e amigos.

Cardápio Um dos grandes atrativos da Sabor da Praça são os sanduiches naturais que recebem o nome de alguns pássaros, tornando mais divertida a escolha do cardápio. Dentre outras opções do car-

Açaí na tigela

dápio estão salada de frutas, açaí na tigela, tortas Kemper’s e o delicioso Petit Gateau. Para beber, a padaria oferece uma variedade de Sucos naturais (laranja, uva, butiá, morango, abacaxi e Clorofila), Vitaminas de Frutas e Cafés (Café forte, Cappuccino, Moccaccino...). Serviços adicionais Oferece Café da manhã SelfService (buffet livre) de terçafeira a sábado das 7 às 10h. Reserva de espaço para Café da Manhã ou Chá da Tarde com capacidade para 40 pessoas. Aceita encomendas para Festas, Aniversários, reuniões e eventos. Serve Coffee Break com cardápios e preços variados ajustando às necessidades de cada cliente. Toda quinta-feira oferece produtos sem glúten e sem lactose. Dispõe de serviços de Teleentrega de lanches, coffee break e encomendas. Horário de atendimento De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h (sem fechar ao meio-dia) Aos sábados das 7h às 18h (sem fechar ao meio-dia).

Empresa disponibiliza de espaço amplo e bom atendimento ao cliente

Sucos em diversos sabores

Aceita cartões de Crédito Visa, Master, Elo, Verde Card, Banricompras, Refeisul, Visa Vale. Petit Gateau

jm_saúde_pg3.indd 1

Sanduíches naturais

04/11/2013 18:15:49


4.

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de novembro de 2013

Você quer ter uma pele bonita e saudável?

Espaço Zen tem os mais avançados aparelhos cosméticos para rejuvenescimento

A Clínica Espaço Zen Terapias dispõe das mais variadas e avançadas técnicas para cuidar da sua pele. Os tratamentos variam desde a limpeza profunda de pele, passando por peelings e técnicas modernas de tratamento facial, até mesmo os mais avançados aparelhos e cosméticos para rejuvenescimento da pele. Dentre os vários tipos de limpeza profunda da pele, a Espaço Zen apresenta: a limpeza profunda com hidrosucção. A Limpeza de Pele por Hidrossucção é a solução mais moderna para a higienização da pele de forma profunda, realizada com um aparelho de hidrossucção de forma dinâmica, rápida, eficiente e sem riscos de resultar em cicatrizes ou manchas recorrentes da aplicação de força excessiva na extração dos cravos e comedões, bastante frequentes na limpeza de pele feita com as pontas dos dedos. Nela também é aplicado o Vapor de Ozônio – que em contato com a pele provoca a eliminação de toxinas e a hidratação, facilitando a extração de comedões e a penetração de produtos. Além da ação bactericida e antinflamatória do aparelho de alta-frequência com produtos

jm_saúde_pg4.indd 1

de alta proteção solar. Limpeza de pele à francesa – é a associação da extração das secreções sebáceas dos poros com o afinamento do estrato córneo pela exclusiva lâmina peeling. Esse tipo de limpeza além de desobstruir os poros, faz um polimento, removendo células mortas, deixando a pele mais lisa, macia e com poros fechados. Peeling de Cristal/ Peeling de Diamante - É um procedimento de esfoliação mecânica que ajuda a

renovar a camada da pele. A esfoliação é controlada e gradual e um circuito de vácuo fechado que promove a pulverização de cristais de óxido de alumínio ou de diamante sobre a região. Com isto as células mortas são retiradas e os fibroblastos estimulados. Ocorre então uma regeneração do tecido e a pessoa fica com uma aparência mais leve. O método foi criado na Itália em 1985. É seguro, simples e rápido. É indicado para peles oleosas, com poros abertos, envelhecidas, enrugadas e desvitalizadas. Hidratação profunda ouro 24k - um luxo acessível. A hidratação protege a pele sensível, melhora o tônus, a textura da pele, esconde as imperfeições e ajuda na produção de colágeno. Este tratamento age nos canais da ureia, regenerando e dando luminosidade ao tecido. As partículas de ouro trabalham na síntese do colágeno e elastina, fornecendo hidratação. Indicada para peles secas, normais, desvitalizadas, envelhecidas e sensíveis. Realize uma avaliação gratuita com a Dra Joice Parzianello e co-

Peeling de Cristal/Diamante é um procedimento de esfoliação mecânica que renova a camada da pele

nheça todos os nossos tratamentos. Possuímos cosméticos à pronta entrega específicos para o seu tipo de pele, que vão desde sabonetes, esfoliantes, hidratantes, rejuvenescedores, e uma variedade enorme de filtros solares, inclusive em gel, que mantém sua pele sem oleosidade. E atenção,todos os clientes que realizarem qualquer tratamento facial ou corporal, concorrem a vários brindes exclusivos da clínica Espaço Zen, que vão desde design de sobrancelhas, limpezas de pele, peelings, massagens estéticas, relaxantes e drenagens, além sessões de carboxiterapia, plataforma vibratória e ultrassom. É uma forma de presentearmos os nossos clientes, mas tem só mais um mês da promoção. Aproveite! O sorteio será realizado no dia 2 de dezembro. Dra Joice Parzianello – Clínica Espaço Zen – 3332 2015/ 9165 1681. A Espaço Zen está localizada na Rua 20 de Setembro esquina com a Benjamin Constant. Centro. Ijuí-RS.

Saiba escolher o protetor solar

Escolha produtos com proteção contra os raios UVA e UVB: no mercado, um dos quesitos que diferencia um filtro solar de boa qualidade é a proteção combinada contra a radiação ultravioleta UVA (responsável por acelerar o envelhecimento cutâneo e a formação de rugas e manchas solares) e UVB (que incidem na camada superficial da pele, provocando queimaduras solares). Fique atento ao FPS: se não for possível utilizar fotoprotetores que atuam no combate à radiação UVA e UVB, vale a pena ficar atento ao Fator de Proteção Solar dos itens aplicados. Nos dias mais quentes, o uso de filtros solares com FPS 15 já é suficiente para uma boa proteção, independentemente da cor da pele. Isso porque, fatores muito elevados trazem pouca proteção adicional. Para se ter uma ideia, o FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o 30, 96% e o 60, 98%. Verifique a embalagem: ao comprar um protetor solar, é preciso observar atentamente se, na embalagem, contém o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o número de registro de produtos cosméticos, o FPS, modo de usar e prazo de validade, a indicação da necessidade de reaplicação do produto para manutenção de sua eficácia, além de orientações e advertências sobre o seu uso. Aplique o protetor solar de olho no relógio: para curtir a praia e ficar com um bronzeado homogêneo, a dica é aplicar o produto ainda em casa, sem roupa, antes de colocar o biquíni. Dessa forma, evita-se a formação das famosas manchas perto das alças do traje de banho. Já em ambientes urbanos, a aplicação deve ser feita logo pela manhã. No entanto, é indispensável lembrar que a proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto na pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar contínua. Preste atenção na quantidade: uma forma de conseguir proteção e bronzeado na medida é ficar atento à quantidade

de filtro solar usada no corpo. No rosto e pescoço, o ideal é aplicar o equivalente a uma colher de chá. Já no tronco, braços e pernas, a dica é passar a medida de uma colher de sopa na parte de frente e outra, na parte de trás de cada uma das áreas. Evite a exposição ao sol nos períodos de forte radiação: com a utilização correta do filtro solar, muitas pessoas se sentem mais protegidas e tendem a se expor mais intensamente. Mas isso é um erro de avaliação. Aplique um produto diferente no rosto: o uso de um protetor específico para o rosto não é obrigatório. No entanto, como a textura da cútis da face não é a mesma do restante do corpo, recomenda-se a adoção de produtos com fórmulas sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento. Opte por filtros solares específicos para seu tipo de pele: na hora da exposição ao sol, a dica é usar itens específicos para cada tipo de cútis. Em geral, para peles oleosas são recomendados os cosméticos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada, deve optar por itens mais cremosos. Não se esqueça das orelhas, nariz, nuca, pés e mãos: durante a aplicação do protetor solar, não se esqueça de espalhá-lo em áreas mais vulneráveis e pouco lembradas pela maioria das pessoas, como orelhas, nuca, nariz, nuca, dorso dos pés e mãos. Esta ação evita o surgimento de manchas e queimaduras indesejáveis. Reaplique o filtro solar a cada duas horas: com a exposição contínua ao sol, os raios ultravioletas podem degradar as substâncias do filtro solar. Por isso, é aconselhável a reaplicação do produto pelo menos a cada duas horas (se estiver na praia ou piscina) e após cada mergulho (mesmo sendo à prova d´água, eles acabam saindo). Na cidade, o ideal é aplicá-lo a cada três ou quatro horas, em toda área que estiver exposta às radiações. Se transpirar demais, também vale reaplicá-lo mais vezes ao longo do dia.

04/11/2013 18:18:21


.5

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de novembro de 2013

A importância da hidratação durante a musculação Durante o treino, o corpo humano utiliza glicogênio como fonte de energia, esse estoque vai se esgotando ao longo da atividade física. Logo após o treino a atleta restabelece os músculos, gerando uma nova carga de glicogênio. Quando treinamos perdemos muito líquido, porém ao contrario do glicogênio, o corpo não o repõe sozinho. Quando nos desidratamos, o

nosso corpo acaba perdendo força, em consequência, diminui o nosso rendimento. É indicado que se consuma de 400 a 600ml de água 2 ou três horas antes do aeróbico ou da musculação. Assim você vai prevenir um estresse térmico, diminuindo a elevação da temperatura. Durante a prática de uma atividade física é muito importante nos hidratarmos. Caso o seu treino dure menos de uma

A Active Center Academia completa neste ano 6 anos de atividades em Ijuí, e está presenteando todos os seus alunos em todas as novas matrículas no mês de novembro com uma camiseta de brinde para cada aluno no ato do pagamento da mensalidade com vencimento em novembro. A academia passou por diversas ampliações e modificações entre elas a aquisição de novas esteiras, novas bikes e novos aparelhos para a sala

hora, o indicado é consumir de 150 a 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos. Caso o seu treino dure mais de uma hora, além de água, pode ser necessário a ingestão de isotônicos, pois o seu corpo acaba perdendo também sódio e potássio durante o suor. É importante que continue havendo uma hidratação após o treino, pois o desgaste corporal e a perda de líquido é muito grande durante o treino.

de musculação totalizando 11 esteiras, 10 bikes, além de oferecer um ambiente totalmente climatizado e remodelado, agora com mais de 700 mts quadrados de área para á pratica de exercícios. A Active funciona das 6h30 da manhã às 22h, sem fechar ao meio-dia (disponibiliza de vestiário com ducha), e aos sábados das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h. Facebook.com/activecenteracademia

O corpo perde muito líquido durante o treino, e, como o corpo não o repõe sozinho, é preciso tomar muita água

A Active completa 6 anos e quem ganha o presente é você. São 800 camisetas de brinde para alunos e novas matrículas no mês no novembro. Ganhe a sua no pagamento da sua mensalidade do mês de novembro.

De olho no colesterol das crianças Um levantamento feito pelo Instituto do Coração com 2 mil escolares de 2 a 19 anos na rede pública de ensino constatouse que a obesidade pode dobrar o risco de aumento dessa molécula nociva. Quanto maior o peso, mais elevado tende a ser o nível do LDL. Além do ponteiro da balança, fatores genéticos também contribuem na produção excessiva do colesterol desde a mais tenra idade. De maneira geral, os níveis de colesterol já podem começar a ser dosados a partir dos 10 anos. Mas, em

jm_saúde_pg5.indd 1

crianças com antecedentes familiares, convém antecipar essa dosagem para os 2 anos de vida. Muitos médicos chegam a sugerir que bebês já passem pelo controle dessas taxas. Explica-se tanto zelo: quanto antes o colesterol alto for tratado, melhor. Se o problema for empurrado com a barriga até a idade adulta, o resultado pode ser desastroso. Cerca de 50% dessas crianças poderão ter infarto entre a quarta e a quinta décadas de vida e 85%, até a sexta década.

04/11/2013 18:20:07


6.

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de novembro de 2013

Aprenda a cuidar dos seus olhos no verão Do envelhecimento precoce ao câncer de pele, o sol pode deixar de ser um aliado da saúde para transformar-se em vilão. Este é o alerta conjunto da Organização Mundial de Saúde, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pois os profissionais de saúde sabem muito bem que o brasileiro cultiva o hábito de bronzear-se, e, quase sempre, expõe-se exageradamente ao sol, sem as devidas precauções, ou utilizando alternativas que trazem ainda mais danos à saúde, como o bronzeamento artificial. Apesar da radiação ultravioleta, UV, ter efeitos benéficos, em excesso, ela pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo câncer de pele e catarata. Ao atingir a pele desprotegida, a radiação solar pode desencadear reações como queimaduras solares e fotoalergias. Os raios UV - devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida - são os responsáveis também pelo envelhecimento cutâneo e pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele. Quando o assunto é exclusivamente a saúde ocular, a exposição, sem proteção, a quantidades excessivas de radiação UV por um curto período de tempo, pode causar ceratite, uma espécie de “queimadura da córnea” que causa dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos. O maior risco para os olhos se encontra na exposição prolongada ao sol, que por sua vez, pode ser mais perigosa. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano, ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. As lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência no mundo.

Como proteger os olhos? - Aproveite o verão, sempre usando um bom óculos de sol Os raios ultravioleta: Os efeitos da radiação UV são cumulativos. Quanto mais os olhos são expostos aos raios UV, maiores serão os riscos do desenvolvimento de uma moléstia, com o passar dos anos. É aconselhável, portanto, o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada aos olhos, não apenas durante o verão, e sim durante todo o ano.

A decisão de compra dos óculos de sol deve levar em consideração, primordialmente, o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. Esta informação deve estar disponível, no momento da compra, seja no adesivo afixado aos óculos ou em livretos contendo informações técnicas sobre o produto. O comprador deve exigir esta informação. Bons óculos escuros devem bloquear entre 99-100% as radiações UV-A e UV-B; não devem distorcer imagens ou mudar as cores. Devem ter lentes cinzas,

verdes ou marrons, capazes de filtrar entre 75-90% da luz visível. Os óculos de grau também devem ter proteção UV. Bonés, viseiras e chapéus oferecem proteção adicional, quando precisamos passar muitas horas sob a luz solar. Sombra: Mesmo os que decidem curtir o verão na sombra não estão livres de sofrer com a radiação solar que se reflete na água, na areia e no asfalto. Portanto, o uso de filtros solares embaixo do guarda-sol também é recomendável.

Manthus é eficaz contra a gordura localizada A nova estação já chegou, o verão, começo de um clima agradável com as belezas da natureza mostrando seu aroma e suas cores e para as mulheres ela traz inspiração, com toda delicadeza começamos a ver ombros, costas e pernas de fora,um pouco tímidas expostas aos primeiros raios de sol, mas sempre exuberantes. Pensando na chegada do verão, o Espaço Manu Mulher traz até você uma deliciosa esfiliação corporal com peeling de Diamante seguida de uma máscara de lama negra e após uma massagem suave com óleo de rosas combinada a pétalas de rosas para deixar sua pele sedosa e cheia de energia. Para aquelas mulheres que se preocupam com a celulite

e as gordurinhas localizadas sugerimos o Manthus associado a endermologia. Manthus é um aparelho não invasivo que combina corrente de ultrassom e corrente elétrica de média frequência. O ultrassom promove lipólise(quebra da gordura) e a corrente elétrica acelera a queima desta gordura eliminando assim a gordura mais rapidamente. O tratamento com Manthus é indolor e tem resposta rápida e é muito eficaz quando falamos de gordura localizada,podendose perder até 2cm em cada aplicação.Normalmente são realizadas dez sessões de Manthus com dez sessões de endermologia associada para se ter o resultado desejado.Também é utilizado para celulite,pós-operatório,póslipo, pós-cirurgia plástica para evitar aderência da cicatriz e hematomas. O tratamento pode ser realizado duas vezes por semana, o tempo da sessão depende da área a ser tratada. No protocolo de tratamento se incluem as medidas realizadas antes do tratamento e após,podendo-se incluir imagens fotográficas da paciente

jm_saúde_pg6.indd 1

caso ela permita. O Espaço Manu Mulher também oferece limpeza de pele com sucção, peeling de diamante e peeling químico,tratamentos faciais anti age, hidratação facial profunda com efeito lifting, eletoilifting facial,radiofrequência facial,tratamentos corporais para gordura localizada,celulite, estrias,flacidez,endermologia ,eletrolipólise,radiofrequência

corporal,drenagem,l infática,tratamentos pós – operatório,momento Spa Day. Lembre-se que o nosso bem estar está nas pequenas coisas que fazemos por nós. O Espaço Manu Mulher oferece a você exelentes condições de pagamento,informe-se. A empresa está localizada na Rua 14 de Julho,149,sala305, ED .Jamile. Telefone: 55 9137 2431

04/11/2013 18:21:21


Jornal da Manhã | Ijuí, 1º de outubro de 2013

.7

Os benefícios oferecidos pela acupuntura

Método busca a recuperação do organismo pela indução de processos regenerativos, reforço do sistema imunológico, normalização das funções alteradas e controle da dor

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições orientais. É uma especialidade médica e um método de tratamento baseado na inserção de agulhas em diversas partes do corpo, com a funcionalidade de regularizar algumas funções. Conforme a acupunturista Fernanda Plentz El Ammar, a acupuntura visa regular o organismo. “As agulhas agem de uma forma que estimula o sistema nervoso a liberar substâncias conforme o sintoma que a pessoa está sentindo”, explica.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões. A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sis-

tema imunológico e controle da dor. “Ela é muito eficaz em casos de tanto dor aguda quanto crônica. Também tem efeito contra dores causadas por osteoartrose, tendinites, bursites, enxaquecas e cefaleias tensionais. Além disso, se mostra melhora quadros alérgicos crônicos, transtornos de humor e de ansiedade e depressão”, destaca Fernanda. A acupuntura é comumente indicada para dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias.

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde. O tratamento estimula o sistema nervoso a liberar substâncias analgésicas e anti-inflamatórias. Conforme a acupunturista, o tratamento não costuma causar dor aos pacientes. “As agulhas são muito finas. Cada pessoa tem o seu linear, mas no geral a acupuntura não dói”. O número de agulhas utilizadas

em um tratamento varia, assim como o número de sessões. “Depende do que estamos tratando e da resposta que o paciente vai dando ao tratamento. Problemas crônicos demoram um pouco mais para dar resultados. Quadros agudos são mais rápidos, em uma ou duas semanas a pessoa já apresenta resultados excelentes”, relata Fernanda. Cada sessão dura de 30 a 40 minutos. O tratamento não tem contraindicações e não exige grandes cuidados após as sessões. As agulhas são descartáveis e feitas de aço inoxidável.

Novembro Azul conscientiza homens sobre câncer de próstata A exemplo do que aconteceu em outubro, que foi marcado como o mês de combate ao câncer de mama, com o ‘Outubro Rosa’, o mês de novembro chega trazendo a campanha de conscientização dirigida ao público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identi-

jm_saúde_pg7.indd 1

ficados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. Sobre o câncer de próstata - A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame

clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença. Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos

ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

04/11/2013 18:24:05


Próximo Caderno

Ijuí, 5 de novembro de 2013 Jornal da Manhã

Lipo-trent: a evolução em redução de medidas Com o objetivo de revolucionar os tratamentos em redução de medidas, a Unique Fleur Clínica Estética traz para Ijuí o Lipo-trent. Um exclusivo tratamento que é capaz de reduzir até 20 cm em um mês. Lipo-trent trata-se de um tratamento contendo enzimas ortomoleculares, eliminando toxinas do corpo. Realiza uma drenagem sendo um ótimo tratamento para reduzir o inchaço, reduz significativamente medidas, proporcionando uma cintura mais fininha e diminuindo abdômen e flancos, melhora flacidez e aparência geral da pele. O resultado é um corpo bem delineado, acinturado e com redução das gordurinhas localizadas. É um tratamento totalmente seguro e nada invasivo. Alguns hábitos contribuem com essa perda de 20 cm (ou mais), como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e a ingestão de água. Bronzeamento: outra novidade na clínica é o bronzeamento por vaporização. Líder no ramo de bronzeamento dos EUA e Europa e o queridinho dos artistas. Possui ativos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce da pele, e ainda tem efeito hidratante. Não possui contraindicações, não mancha, não amarela, possui uma fragrância agradável e o seu resultado é um bronze natural, dourado, sem ficar alaranjado. Confira também outros trata-

mentos para celulite, gordura, estrias, flacidez, relaxamento, como ultrassom, radiofrequência, endermologia, massagens e a plataforma vibratória. E ainda

os tratamentos faciais, como a limpeza de pele, tratamento para acne, manchas, rugas, flacidez, olheiras, variedade em peelings, inclusive peelings

para o verão. A clínica está situada na Rua 7 de Setembro 345 – Ed. Hass Center - 2º andar – sala 25. Todas as avaliações são gratuitas,

para agendar ligue (55) 33313016 ou 9936-2257 (Obs. caso sua ligação não seja atendida, ela será retornada o mais breve possível).

Resultado parcial do Lipo-trent Resultado parcial, 3 dias de tratamento e menos 6,5 cm, realizado na Unique Fleur

Antes e depois Lipo-trent

Lista de compras é forte aliada para não sair da dieta Pessoas que vão ao supermercado munidas de uma lista de compras não apenas economizam mais - como cansam de dizer os especialistas em economia doméstica - como também têm menos chance de sair da dieta. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Monash, em Melbourne, Austrália. Líder do estudo, a médica Nicole Au defende que, embora as pessoas já tenham entendido que comer demais e se exercitar de menos resulte em ganho de peso, é difícil resistir às tentações. O estudo acompanhou 163 mulheres com sobrepeso durante seis meses. Elas receberam orientações nutricionais e de

jm_saúde_pg8.indd 1

exercícios, mas apenas metade recebeu uma lista de compras para ser seguida à risca. Esta metade perdeu, em média, 12 quilos no período, contra 8 quilos perdidos pelo grupo que não tinha uma lista de compras para seguir. Atualmente, duas de cada

cinco pessoas desiste da dieta na primeira semana e quase 65% volta ao peso inicial em até três anos. Na última década, o número de pessoas internadas em hospitais por problemas relativos ao excesso de peso aumentou mais de 10 vezes.

04/11/2013 18:30:23


Caderno Saúde 05.11.2013