Page 1

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

As novidades em jogos de cama da Doce Lar Página 3

HCI no combate do câncer de mama Página5

A tendência das calças estampadas e coloridas Página 6

Elas investem no visual: até onde vai a vaidade feminina? Página 4

pag 1.indd 1

Mulheres são heroínas que lutam pelo seu espaço Página 11

A moda de quem busca se reinventar Página 11

05/03/2013 09:59:46


2

Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

Mulheres no poder: a nova faceta feminina Nos últimos anos, as mulheres, que compõem cerca de 51% da atual população brasileira, estão ocupando cada vez mais cargos importantes na sociedade. Vencendo barreiras e passando por cima de dogmas e pré-conceitos, conseguiram mostrar que, apesar de considerado o “sexo frágil”, é ainda forte, ousada e firme na tomada de decisões. Ao longo do tempo, deixou-se de acreditar que as mulheres deviam ficar apenas dentro de suas casas, cuidando da limpeza, da comida e dos filhos, enquanto os homens deviam sair para trabalhar e, consequentemente, sustentar a família. Ao contrário disso, grande parte das mulheres, hoje, tem seu emprego e muitas vezes ajuda no sustento da casa ou até assume sozinha essa responsabilidade. A população feminina conquistou, ao longo da história, muitos direitos que foram importantes para que elas se tornassem o que são hoje. A presença de uma mulher governando o País é uma grande conquista e que pode abrir novas oportunidades para todas as brasileiras. As mulheres deixaram de ser o sexo frágil, e passaram a exercer posições de liderança, usando toda a sua razão e habilidade para fazer várias coisas ao mesmo tempo e fazer valer suas opiniões. Ao conquistarem seu espaço, as mulheres puderam se incluir de vez na sociedade e deixaram de ser tratadas como objetos ou apenas serem consideradas pela sua beleza. A cada conquista, as mulheres se fortificam mais e mostram que podem ser o sexo forte e comandar, desde a sua casa, até o seu país. Segundo Eliana Cardoso, PHD em Economia pelo MIT, entre 2003 e 2010, a participação das mulheres em cargos de alto escalão cresceu 4,2% no Brasil. A ala feminina venceu obstáculos depois de séculos de submissão. Há quem acredite que, como líderes, as mulheres são menos hierárquicas do que os homens e mais capazes de estimular a participação dos subordinados. Nem sempre. A História presta testemunho do contrário. Para chegarem ao topo das organizações, muitas adotam um estilo masculino e contrariam expectativas de doçura. Ora, gente de sucesso combina o lado masculino e o feminino e abraça modos duros ou brandos conforme necessário. Estereótipos não servem à mulher nem ao homem. A exemplo disso, temos duas grandes personalidades que se destacam pelo seu pulso firme, superação e dedicação a toda sua nação.

Michelle Obama A primeira-dama norte-americana é a nova cara de seu país: negra, estilosa e confiante, com uma carreira sólida de advogada, não se esqueceu das duas filhas, Sasha e Malia, quando seu marido virou presidente, pondo a carreira em segundo plano para cuidar das meninas. Michelle esbanja elegância mesmo ao usar um vestido nada exclusivo, vendido a meros R$ 60 na rede de lojas H&M, provando que não é preciso ser rica para estar na moda. E assim como a presidente brasileira, também foi contemplada com um lugar no ranking da revista americana Forbes, ficando em sétimo lugar.

As três vereadoras eleitas em nosso município no último ano opinam sobre o crescimento do número de mulheres na política

Rosane Simon – Fico muito feliz por cada vez mais as mulheres ocuparem esse espaço. No mês de fevereiro, as mulheres conquistaram 81 anos de direito ao voto, mas até efetivamente as mulheres conseguirem se candidatar, levou mais uma década. Apesar de termos mulheres na presidência e outros cargos políticos, ainda somos muito poucas, considerando que mais da metade da população brasileira é constituída por mulheres. A porcentagem é ainda muito baixa: cerca de 9% no Congresso. No entanto, não é por este motivo que deixamos de achar isso um grande feito. Com certeza me sinto orgulhosa por fazer parte dessa pequena massa que possui essa inserção na sociedade, mas precisamos lutar para que esse número cresça e cada vez mais as mulheres assumam e conquistem esse espaço. O número de cotas com o qual trabalham os partidos políticos tem ajudado a aumentar os índices. O PCdoB, hoje, tem o maior índice de mulheres na política, mas ainda temos uma longa caminhada.

Presidente Dilma Rousseff

Natural de Belo Horizonte, Dilma Rousseff é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A ex-ministra iniciou sua militância política aos 16 anos, em Belo Horizonte, e passou para a luta armada contra o regime militar. Foi presa em 1970, por quase três anos, e submetida à tortura. A petista, ao assumir o posto de presidente do Brasil, empenhou-se em conciliar os partidos da base aliada, para montar sua equipe de governo. Além disso, a presidente reservou uma fatia significativa dos cargos do primeiro escalão para as mulheres. Hoje, seu ministério é recordista na participação feminina. Ao tomar posse, Dilma afirmou: “Meu compromisso supremo [...] é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos! [...] A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos”. Contemplando e afirmando o seu poderio, a presidente Dilma Rousseff foi listada pela revista americana Forbes como a terceira mulher mais poderosa do mundo. pag 2.indd 1

Rosana Tenroller -

A presença das mulheres na esfera pública e na política tem aumentado nos últimos anos. Em termos de políticas públicas, questões voltadas à saúde das mulheres, o combate à violência, direitos sexuais e reprodutivos e mesmo uma ampliação nos horizontes profissionais têm sido alvo de atenção dos governantes e de reivindicações da sociedade. Porém, ainda estamos por construir uma alteração mais profunda nas desigualdades entre homens e mulheres – e esse processo de construção pressupõe uma luta cotidiana, que é histórica e contínua. Quanto à participação política, no entanto, temos muito que avançar. A política no Brasil ainda é um lugar para os homens e dos homens e precisamos repensar as formas de inclusão das mulheres nos espaços de poder e de decisão, mesmo com as conquistas representadas por termos uma mulher presidente. Claro que estamos avançando e precisamos avançar ainda mais. E é essa a esperança que carregamos e a bandeira que levantamos de que, apesar de poucas, as mulheres eleitas possam refletir um compromisso sério com a sua condição de mulher, com a democracia, com a liberdade, a igualdade, a diversidade e a justiça social para todas e todos.

Helena Stumm Marder – Acho muito

importante o crescimento do número de mulheres inseridas na política. No legislativo de Ijuí, estive por duas gestões sozinha, e agora somamos três vereadoras. A mulher faz parte e é protagonista de tudo o que acontece na sociedade e não poderia ser diferente na política. Nossas opiniões e decisões são diferentes das dos homens, porque acredito que temos uma visão mais ampla das situações. Mas como os demais colegas, estamos aqui para somar e contribuir. O mundo está mudando e as pessoas estão percebendo que somos capazes, pois independente de visão política, queremos contribuir com as áreas social, rural e, de forma mais específica de minha parte, a família. Assim como já chegamos até aqui, aos poucos chegaremos à igualdade quanto ao número de mulheres inseridas no âmbito político.

05/03/2013 10:00:01


Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

Doce Lar: qualidade e sofisticação em jogos de cama Em um jogo de cama, buscase, além de beleza, praticidade e funcionalidade. As cores devem combinar com a decoração do quarto e tons neutros são sempre uma boa opção. A quantidade de fios é um ponto chave para a qualidade de lençóis, fronhas e colchas. Quanto mais fios, mais gostoso e sedoso será. Quando se fala em 300 fios, por exemplo, significa que tem essa quantidade dentro de cada polegada quadrada. Essa é uma característica que pode ser observada em diferentes tipos de colchas e cobre-leitos. Há inúmeras quantidades de fios em vários deles, o que faz de um mais macio que outro - e o que vai determinar a maciez de uma peça é o seu gosto pessoal, sempre de acordo com o que se encaixa dentro de suas necessidades. A Doce Lar oferece para os clientes jogos de cama das melhores marcas: Karsten, Kacyumara, Cortex Casa, Ruth Sanches, Buddemeyer, Arômatha e Green Leaf. Em breve a loja contará com artigos de cama, mesa e banho da conceituada marca Altenburg, além de novidades na linha de aromatizantes.Faça um orçamento na Doce Lar ou chame a equipe para uma visita individualizada, sem compromisso. Doce Lar, na Rua José Bonifácio, 522, no centro. Telefone: 55 3332-7070 / Fawx: 3332-7090. E-mail: loja@lojadocelar.net.

pag 3.indd 1

Quantidade de fios é um ponto chave para a qualidade de lençóis e colchas

Doce Lar oferece aos clientes os jogos de cama das mais conceituadas marcas

Faça um orçamento sem compromisso ou chame para uma visita individualizada

3

O Feng shui para cada signo

Áries - Quem é ariano gosta de ter um lar amplo, movimentado e alegre. Uma boa dica para obter esse clima é utilizar cores vibrantes e quentes, como amarelo, vermelho e laranja, em uma parede especial, nos estofados ou em detalhes. Libra - Florida, colorida e cheia de quadros... É num local assim que os librianos se sentem bem. Os tons predominantes na decoração podem ser pastéis e cítricos, com detalhes em vermelho e laranja. Touro - O lar de um taurino tem clima totalmente família. Aí a decoração pode oscilar entre os mais variados tons terrosos, dos escuros aos claros, até o vermelho. As fotos dos parentes e amigos são essenciais, assim como as plantas e flores, em qualquer ambiente. Gêmeos - Os geminianos podem misturar diversos estilos à vontade. Está valendo se cercar com as últimas descobertas tecnológicas, o som top de linha, a geladeira que só falta falar inglês... Câncer - A residência de cancerianos é similar a uma gostosa nave-mãe, sempre pronta para receber amigos e familiares, e proporcionar a todos bem-estar. Virgem - Procura um lar prático, discreto e organizado, onde prevaleça a harmonia e a tranquilidade? Então é só visitar a residência de uma virginiana descolada. Os nativos desse signo são felizes em locais com cores terrosas misturadas ao branco. Capricórnio - Quer viver em um local seguro para sempre? Então você nasceu sob o signo de Capricórnio. Os móveis e utensílios, além de serem bonitos, precisam durar muito. E a casa terá de ser funcional e prática. Escorpião - Que tal um refúgio no estilo oriental ou outro mais exótico? Essa residência, com certeza, será a de um escorpiano. Para eles, aliás, nada de coisas comuns! O elemento água, que rege o signo, faz o lar desses nativos ser sempre misterioso e envolvente. Aquário - A casa gostosa para aquarianos acomoda pouca mobília e objetos, de preferência só os indispensáveis. Esses filhos de Urano não se ligam demais em coisas e abusam do branco sempre. Leão - Luz, cor, brilho e ação não faltam à casa ideal dos leoninos. Claro que as fotos dele em seus momentos de conquista e os prêmios recebidos, por exemplo, devem ter lugar de destaque. Peixes - Você busca um lar com aconchego e quietude? É assim a residência ideal dos piscianos. A decoração perfeita é discreta e equilibrada, com cores sóbrias e claras. Sagitário - A casa de um típico sagitariano é ampla e iluminada. Ele tem bom gosto, e os elementos de seu lar facilitam o fluxo da alegria e fazem com que os moradores estejam sempre conversando e rindo, ouvindo música ou diante da TV.

05/03/2013 10:00:20


4

Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

A importância de manter o equilíbrio quando o assunto é vaidade

Marketing feminino: a revolução da mulher no mercado Marcos Morita

Especialista em Marketing

Preocupação com o corpo e com a beleza estão cada vez mais evidenciados Toda mulher possui como característica natural a vaidade, que pode estar presente e ser observada ainda quando criança. Essa vaidade pode ser utilizada para dois polos – positivo e negativo. As mulheres já nascem vaidosas, basta olhar para as menininhas ainda quando estão começando a dar os primeiros passos, já querendo usar os sapatos de salto das mães, seus vestidos e suas maquiagens. É como se fosse o instinto feminino procurando a sua origem. Após o processo de emancipação feminina, a indústria da beleza cresceu e continua em alta até os dias

pag 4.indd 1

atuais, quando os produtos para tratamentos de beleza tornaram-se peças imprescindíveis no cotidiano da maioria das mulheres. Lipoaspiração, silicone, botox, a cada ano, dezenas de novos termos são incorporados ao vocabulário “estetiquês”. Todos com um único objetivo: obter uma pele e um corpo “perfeitos”, ou, pelo menos, o que dizem ser. Para a psicóloga Dione Miron, “hoje há uma grande pressão social em função da imagem. Se a pessoa está bem profissionalmente, sentimentalmente e fisicamente, está de acordo com o esperado. A cobrança para que os que fogem dos padrões se enquadrem no mesmo é imensa, de modo que tudo o que foge ao esperado estaria desqualificando a pessoa”. A vaidade feminina não tem idade, as mulheres querem estar sempre bem, por isso, cada vez mais, a preocupação com o corpo e a mente estão em evidência. No entanto, um bom parâmetro para o uso e a busca pela beleza talvez seja o bom senso, de modo que a mulher busque estar e sentir-se bem e confiante, mesmo contrariando os moldes que os padrões impõem. “O medo de envelhecer e perder a vitalidade da juventude faz parte da vida e, portanto, devemos nos acostumar com cada fase da vida. A vaidade e o cuidado com o corpo são essenciais para uma boa qualidade de vida, no entanto, ele deve ser buscado de uma forma saudável e sem exageros, para que a mulher não sofra e, sim, curta cada momento da vida”, explica Dione. Estar bem com o espelho é consequência de bom humor, paz interior, saúde física e mental, emoções equilibradas e estado de espírito. Nada supera a beleza da alegria do bem estar consigo mesmo. A fisioterapeuta, especialista em dermatofuncional, Maira Heck, acredita que o fato de as pessoas quererem parecer sempre jovens está diretamente associado à beleza e à saúde. “Além do bem-estar, as pessoas querem parecer bonitas e temos notado isso com maior intensidade nesses últimos anos. Há tempos, as mulheres cuidavam do corpo para alguma ocasião especial. Hoje, constantemente estão buscando tratamentos estéticos variados para sentirem-se bem”, destaca.

Dia 8 de março pode ser representado na figura de uma mulher emancipada, independente, realizada e madura, deixando para trás sua fase balzaquiana, termo oriundo da obra: A mulher de 30 anos, de Honoré de Balzac. A data, instituída pela ONU em 1975, teve como objetivo lembrar ao mundo suas lutas contra a violência e a discriminação. Apesar do avanço, alguns países do continente africano e do Oriente Médio parecem ainda estar em 1857, ano em que uma fábrica de tecidos norte-americana foi incendiada para calar a voz de mais de 130 tecelãs que reivindicavam melhores condições de trabalho e equiparação salarial. Voltemos no tempo para entender as origens das diferenças.Na época dascavernas,oshomenspartiam em busca de alimento, enquanto as mulheres zelavam a cria e o lar. Hoje, ambos saem à caça, restando à mulher o papel da dupla jornada. Pensem agora em seus filhos e sobrinhos recém-nascidos. Mesmo que inconsciente, protegemos e falamos de maneira mais carinhosa com bebês vestidos de cor-de-rosa, tese comprovada pela literatura sobrecomocriarmeninos e meninas. Em um mercado ultracompetitivo, mulheres precisam se adaptar ao mundo anteriormente machista e masculino. Duplo desafio. Há, todavia, alguns nichos que ainda podem ser explorados neste complexo universo feminino. Para explicá-los, trago o livro Microtendências, do pesquisador Mark Penn. Segundo o autor, o advento da internet, a queda brutal nos custos das comunicações e a globalização, possibilitaram que grupos anteriormente excluídos pelas empresas pudessem se tornar comercialmente interessantes. Definidos como microtendências, envolvem até 1% da população. Um mercado nada desprezível, considerando a população mundial. Vejamos três destas microtendências. Solteiras demais: creio que tenha exemplos em sua família de alguma prima ou conhecida balzaquiana. Inteligentes, bonitas, com bons empregos e salários, seriam partidões caso tivessem nascido com ocromossomotrocado.Apreocupaçãocomacarreira, a maternidade tardia, a maior mortalidade masculina entre os jovens e o aumento de casais homossexuais, criam um déficit entre os sexos, pendendo a balança para o lado das mulheres. Tigresas: apesar do ar de reprovação de algumas pessoas, é fato que o número de mulheres mais velhas namorando homens mais jovens vem aumentando. Artistas e socialites cujas vidas são escarafunchadas são os exemplos mais visíveis. A independência financeira e sexual conquistada pelas gerações anteriores, o aumento no número de divórcios e a sociedade mais aberta, tem feito que mulheres maduras optem pela felicidade independentemente da idade do parceiro. Mulheres prolixas: as mulheres têm demonstrado aptidão em áreas que exigem o uso da palavra escrita ou oral. Algumas profissões e bancos de universidades estão se tornando redutos femininos. Cursos de Jornalismo, Direito e Propaganda são bons exemplos. Apresentadoras, advogadas, juízas, deputadas, prefeitas, governadoras, delegadas e atual presidenta, comprovam o sucesso feminino quando o assunto são palavras, corroborando Mark Gungor. Em suma, utilizaria o termo oportunidade caso tivesse que resumir esta data em uma palavra. Os especialistas no universo feminino e seus comportamentos de compra têm hoje apenas uma foto do presente e a história escrita do passado, quando mulher era sinônimo de compulsão, tal qual a delegada da novela das oito. As microtendências provam que ainda há muito a avançar neste intrincado e apaixonante terreno que é o cérebro feminino, sejam ou não balzaquianas. Sorte ou azar dos homens, só o tempo irá dizer.

05/03/2013 10:01:04


Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

5

No Dia da Mulher, HCI alerta a população sobre o câncer de mama Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no mundo e o mais frequente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos. O número anual de ocorrências no país é estimado em cerca de 49 mil e, embora menos comum, homens também podem ser atingidos. Ainda segundo o Inca, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas, e um dos prováveis motivos é o diagnóstico tardio. Segundo levantamento do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), o ano de 2012 fechou com 1.071 novos casos da doença. Além dos hábitos saudáveis, a médica mastologista Maria Cristina Biesdorf Pretto alerta que as mulheres precisam vencer a barreira do preconceito e buscar apoio médico e garantir o exame de mamografia, primordial na prevenção e no diagnóstico

pag 5.indd 1

precoce. O especialista em cancerologia, médico Fábio Franke, que também é coordenador médico do Centro de Alto de Complexidade em Oncologia do HCI, afirma que além do aparecimento de nódulos no seio e na região da axila, os principais sinais da doença, cuja incidência cresce em mulheres a partir dos 35 anos, são alterações no formato, na coloração e na textura da mama. Os mamilos podem ainda retrair-se, inchar-se ou apresentar secreção. “Para prevenir a enfermidade é recomendado praticar exercícios físicos com regularidade, não fumar e adotar uma dieta equilibrada, sem o consumo de bebidas alcoólicas. Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos, com histórico da doença na família e que não tiveram filhos ou foram mães após os 30 anos devem ficar atentas”, alerta o especialista. O exame clínico das ma-

mas deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres que têm entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, a mamografia (raio-x das mamas) deve ser realizada a cada dois anos, ou de acordo com prescrição médica. “Uma vez constatada a presença de uma lesão suspeita, o médico indicará uma biópsia, que determinará se o tumor é maligno ou não. Caso o resultado seja positivo, o tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia e através de intervenções cirúrgicas para remover o nódulo. A mastectomia (retirada total da mama) é indicada somente em casos mais graves”, adianta o especialista do Cacon. Atualmente, o HCI tem através do serviço de imagenologia, uma das melhores tecnologias disponibilizadas na área da prevenção do câncer de mama. Segundo o médico radiologista André Frizon, o HCI Imagem fez importantes aquisições como um mamógrafo digital com detector

Atualmente, HCI tem uma das melhores tecnologias na área da prevenção do câncer de mama

plano amorfo de selênio, para exames de mamografia e exposições especiais em pacientes em pé, sentadas ou em maca, com gerador de alta frequência. O aparelho importado da Alemanha juntase a outro novo equipamento de biopsia da mama assistida a vácuo, chamado de mamotomo. “Este equipamento é o que existe de mais moderno com imagem superior de alta definição”,explica Frizon. O serviço de prevenção do

Cacon faz parte da estratégia de sensibilização que abrange a área de atuação, ou seja, 120 municípios da macrorregião missioneira. “Este cuidado extra cirurgia sem dúvida nos deixa na vanguarda. A equipe multiprofissional faz um belíssimo trabalho e sempre busca inovações. São 10 anos de serviço de ponta, que transforma o nosso Cacon, em uma referência no país”, avalia o presidente do HCI Claudio Matte Martins.

05/03/2013 10:01:34


6

Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

Calças estampadas e coloridas são tendência feminina As calças estampadas, além de ser uma supertendência do verão 2013, j á c o m e ç o u a a p a re c e r também em lojas e blogs. E são uma ótima pedida,

pois, independentemente do modelo, estão disponíveis em diversas cores e estilos, podendo oscilar desde a elegância, até a simplicidade. Isso vai de-

pender da composição do resto do look, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar, pois ele pode ficar muito carregado quando misturado várias estampas. Portanto, recomenda-se que se opte por combinações de tons mais claros, como uma camisa branca para equilibrar o conjunto. Um truque para as baixinhas parecerem mais altas é dobrar a barra da calça na altura da canela, o que também diminui a silhueta. Calças coloridas voltaram direto dos anos 80, para o inverno deste ano, e é a prometida dos fashionistas e celebridades. Divertidas, fazem a imaginação fluir na hora das combinações com listras, camisas florais e até neutras. Mas é preciso cuidado também para não exagerar nas cores, mesmo as pessoas mais ousadas. Calças estampadas e coloridas, roupas confortáveis e adequadas às tendências de moda da estação, você encontra na Lavi. A Lavi está situada na Rua 14 de Julho, 199, sala 3. Telefone: 55 3332 2398.

Calças estampadas e coloridas você encontra na Lavi

Crescem oportunidades para mulher empreendedora no Brasil

Levantamento realizado pelo Sebrae com dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que ouviu 10 mil pessoas em 2012, mostra que a taxa de empreende-

pag 6.indd 1

dorismo por oportunidade das mulheres subiu de 39% em 2002 para cerca de 65% no ano passado. Isso significa que menos mulheres têm aberto um negócio por necessidade (como

em caso de desemprego) e que aumentou a motivação por empreendedorismo. Já levantamento da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que entrevistou 30 das 65 finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, mostrou que 97% das finalistas dizem acreditar que o Brasil tem grandes oportunidades para empreender. Entre elas, apenas 7% abriram negócio por necessidade financeira, enquanto 39% o fizeram por terem vontade de empreender. Para o superintendente geral da FNQ, Jairo Martins, o otimismo relatado pelas mulheres empreendedoras reflete um aumento da atividade econômica em diferentes regiões do país. Para o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante os anos de realização do prêmio é possível notar, além do aumento do número de empreend-

edoras, mais qualidade nos negócios comandados por mulheres. "Elas têm buscado cada vez mais cursos, oficinas e consultorias sobre como investir e melhor administrar sua empresa. Em geral, têm mais disposição para aprender do que os homens." Porém, segundo Barretto, o preconceito ainda é a maior barreira para elas. "Muitas mulheres precisam superar a desconfiança dos

familiares, dos fornecedores e dos parceiros comerciais para buscar espaço num mercado cada vez mais competitivo", afirmou Barretto. Para Martins, o perfil das empreendedoras premiadas tem se modificado. Antes, o que chamava a atenção eram histórias de superação de dificuldades. Agora, chama a atenção a capacidade de gestão e a busca por conhecimento pelas candidatas.

Mulheres empreendedoras buscam cada vez mais negócios próprios

05/03/2013 10:01:53


Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

7

Tire suas dúvidas sobre Músicas depilação a laser homenageiam as mulheres

Se você faz parte do time d e m u l h e re s q u e s o f re constantemente para eliminar os pêlos do corpo com lâminas e cera, saiba que já é possível aposentar os antigos métodos de depilação e optar por uma técnica mais moderna. A depilação definitiva a laser promete ótimos resultados e pode ser feita em qualquer parte do corpo. Além de eliminar os pêlos, o método evita que eles encravem. A depilação a laser elimina o pêlo porque a energia emitida em forma de luz é captada pela melanina, o pigmento responsável pela coloração dos fios. Essa energia elimina ou diminui a capacidade do folículo produzir um novo fio.

O tratamento tem duração média de seis sessões, que são feitas a cada 30 dias. Os resultados já são visíveis logo na segunda sessão, os pêlos ficam mais claros e finos. Há um leve desconforto na aplicação do laser, mas é completamente suportável, ainda mais se você está acostumada a encarar a depilação com cera. A depilação a laser também é indicada para o tratamento da foliculite (pelos encravados) e redução dos pelos indesejáveis em qualquer região do corpo. Faça sua consulta na Clínica Farias e realize sua depilação a laser com tranquilidade, responsabilidade e conforto. A Clínica Farias também oferece

os serviços especializados em fisioterapia estética facial e corporal, odontologia, psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Neste Dia Internacional da Mulher, presenteie quem você ama de forma especial e original com o cartão presente criado especialmente pela Clínica Farias. O cartão p re s e n te p o d e ga ra n t i r momentos especiais, já que pessoa presenteada relaxa e cuida de sua beleza ao mesmo tempo. A C l í n i c a Fa r i a s e s t á localizada na Rua Paraná, 130, no Centro de Ijuí. Telefones: 55 3333 3095/8131 0875. E-mail/MSN: clinicafarias@ hotmail.com.

Na Clínica Farias você realiza sua depilação a laser com tranquilidade, responsabilidade e conforto

pag 7.indd 1

Há aproximadamente um século, é comemorado em 8 de março o Dia Internacional da Mulher. A origem desta data está associada às r e iv i n d i c a ç õ e s d o s e xo feminino por uma vida mais digna e menos desigual. A comemoração dá voz à luta contra qualquer forma de preconceito, seja ele sexual, racial, cultural ou econômico. A batalha enfrentada pelas representantes do erroneamente intitulado - sexo frágil está longe de acabar. Porém, cada vez mais as mulheres mostram a sua força ocupando cargos de grande importância para o desenvolvimento da sociedade. E é através das músicas que muitos compositores expressam um pouco do que elas representam para a sociedade. No Brasil, inúmeros artistas (Chico Buarque, Maria Bethânia, Caetano Veloso…) celebram as mulheres com maestria e muito carinho. Um exemplo é a c a n ç ã o M u l h e r, d e Erasmo Carlos, dos anos

80, que se transformou num verdadeiro hino delas. Mas outras músicas também fizeram sucesso com o título Mulher, como as canções gravadas por Elba Ramalho e ainda por Edson Luís da Silva. M ú s i c o s c o n s a g ra d o s , como Roberto Carlos, também encontraram um j e i to d e h o m e n a g e a r a s mulheres através da música. Na canção A Mulher Que Eu Amo, o rei fala da beleza e da ternura da mulher. Cássia Eller também fez sucesso com a música Todas as Mulheres do Mundo. Mas não são apenas os cantores brasileiros que homenageiam as mulheres através de canções. Vários ídolos internacionais também encontraram na música uma forma de falar das virtudes do sexo feminino: Destiny’s Child – Independent Women, Alicia Keys – I am Superwoman, Tori Amos – Cornflake Girl, Madonna – What It Feels Like for a Girl, Aretha Franklin – Respect, Girls Just Wanna Have Fun – Cindy Lauper.

A música Mulher, de Erasmo Carlos, se transformou num hino ao longo dos anos

05/03/2013 10:02:12


8

Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

Com licença, vou à luta! A participação da mulher fortalece a gestão de propriedades no Noroeste do RS. Através de um curso, elas aprendem a realizar o serviço antes feito somente pelos homens. O programa Com Licença, Vou à Luta!, é desenvolvido com produtoras e trabalhadoras rurais, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) em todo o Estado. O objetivo dos cusos é de capacitar mulheres em noções de gestão, planejamento financeiro, empreendedorismo, liderança e relações interpessoais. O programa pode ser desenvolvido em todos os municípios gaúchos. Para participar, basta

as interessadas procurarem o sindicato rural ou dos trabalhadores rurais conveniados com o Senar-RS e solicitar o curso, que acontece com no mínimo 8 participantes por turma. Em Ijuí, o Curso é oferecido por meio do Sindicato Rural. Em 2011, participaram deste curso 851 mulheres, e em 2012, o número subiu para 1.634. EM 2013, a meta do Programa é atender 1,5 mil mulheres. Os resultados já podem ser acompanhados, como no caso da produtora rural Adelis Andzrevski, 40 anos, de Cândido Godoi, que realizava pequenos trabalhos na propriedade de 10 hectare, como a plantação

de horta e a venda de hortaliças, pensando em alternativas para aumentar os lucros, na propriedade onde reside com o marido, participou do curso. Após concluir as etapas do programa de gestão, ela conta que adquiriu outra visão sobre o negócio do meio rural, podendo participar ativamente, identificando o que realmente dava lucro para a propriedade do casal e mudou a realidade financeira dos dois. Da mesma forma, a produtora Carmem Otonelli, 60 anos, de Chiapetta, diz que depois de fazer o curso de gestão para mulheres do Senar, passou a gerenciar o negócio da média propriedade com o marido.

Seja de grau ou de sol, os óculos viraram um acessório que garante charme e impõe personalidade. Os óculos ideais têm de ter a cara da pessoa, e isso não significa apenas escolher um modelo que combine com o formato do rosto. Para escolher bem, deve ser levada em conta a personalidade da pessoa. As pessoas mais extrovertidas geralmente gostam de brincar com materiais, cores. Tudo é liberado e toda ousadia é permitida. Já os tímidos

preferem os modelos mais discretos. Um óculos de cor forte e muito extravagante pode acabar incomodando e por falta de uso, o problema ocular corre o risco de se agravar. Além de saber o formato do rosto para escolher o modelo de óculos ideal, é preciso observar outros detalhes, como a altura das sobrancelhas e nariz, o formato dos olhos e também a tonalidade da pele e dos cabelos. O nariz é quem equilibra os óculos. Por isso,

o modelo escolhido deve ser bem confortável, já que óculos que incomoda no nariz pode atrapalhar tanto quanto sapato apertado. Quem tem o nariz um pouquinho maior que o normal deve escolher uma armação com ponte baixa (aquele arco que se apoia no nariz). As sobrancelhas não devem ficar escondidas pela armação dos óculos, precisam estar sempre aparentes e as armações devem ficar cerca de três milímetros abaixo delas. Nada

Em dois anos, o programa da Senar já atendeu 2.485 mulheres produtoras e trabalhadoras rurais, que passaram a atuar na gestão das propriedades

Escolha o modelo de óculos ideal

Óptica Focal irá presentar todas as clientes com massagens durante todo o Dia Internacional da Mulher

de escondê-las, elas são responsáveis por grande parcela da expressão facial. Tão importante quanto a armação dos óculos é a lente. Alto grau de miopia requer lentes mais grossas, o que pesa um pouco no visual. Portanto, na hora de escolher é preciso saber combinar bem todos os elementos para garantir harmonia. Um óculos de grau forte não deve ser muito grande, por exemplo. Não se esqueça que é essencial escolher lentes de qualidade. Opções para a sua melhor es-

pag 8.indd 1

colha, variedade também em relógios, correntes e pingentes para personalizar e marcas consagradas, você encontra na Óptica Focal. Neste Dia Internacional da Mulher, a Óptica Focal deseja celebrar a você, mulher. Por isso, durante todo o dia 8 de março, estará presenteando todas as clientes da loja com massagem durante todo o dia, das 8h às 18h. A Óptica Focal está situada na Rua Ernesto Alves, 156. Telefone: 55 3333-1451. E-mail: opticafocal@hotmail.com.

05/03/2013 10:03:59


Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

9

Coleção outono-inverno de Make B. traz luxo e brilho para a temporada Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, O Boticário lança 35 itens da linha Make B. e duas fragrâncias que prometem deixá-la ainda mais especial e sofisticada. O brilho e a delicadeza dos cristais e a sofisticação do “pretinho básico” inspiraram O Boticário no desenvolvimento de Make B. Black Crystal Collection. O s l a n ç a m e n to s , q u e resultaram em uma combinação única e inovadora de produtos, irão exaltar a beleza feminina em um dia especialmente dedicado às mulheres. E para completar a homenagem, a marca traz duas versões de Glamour: Glamour Exuberance e Glamour Nuit. As novidades em maquiagem, acessórios e perfumaria chegam às mais de 3.550 lojas da marca, em edição limitada, a partir de 25 de fevereiro. Maquiagem - Das passarelas para uma coleção exclusiva, Make B. Black Crystal Collection traduz a combinação do alto brilho e das formas multifacetadas dos cristais Swarovski com o luxo e a sofisticação de Make B., que tem no

preto das embalagens sua cor icônica. “O “pretinho básico”, indispensável no guarda-roupa das mulheres e que ganha brilho com a presença dos cristais, foi a inspiração para o desenvolvimento desta coleção, composta por produtos inovadores, que incentivam a beleza e se tornam verdadeiros objetos de desejo das consumidoras brasileiras. Tudo isso, em total sintonia com as tendências da estação”, explica Isabella Wanderley, diretora de Marketing de Produtos de O Boticário. Make B. Black Crystal Collection foi desenvolvida em parceria com o make up artist de O Boticário para a linha Make B., Fernando Torquatto. “O mistério irá prevalecer no make, que estará mais dramático do que nunca. Os olhos virão bem marcados e os looks recheados de cores densas. Tons como preto, lilás, roxo, azul e prata serão indispensáveis na nécessaire das mulheres antenadas”, revela Torquatto. Entre os principais lançamentos de Make B. Black Crystal Collection está a edição limitada do Kit

Batom, composto por um porta-batom com embalagem exclusiva, cravejada com cristais Swarovski na cor preta, e um batom rosa, também em embalagem especial, totalmente preta. Tudo isso para traduzir a combinação do “pretinho básico” com o luxo e a sofisticação das pedras. Outro destaque da coleção é a Palette Multifuncional. Com formato que remete à clutch de festa, proporciona looks completos e variados com grande variedade de sombras compactas e cremosas, batons, corretivos, blushes e um iluminador. Novidades tecnológicas - Os esmaltes chegam com inúmeras novidades. O Esmalte Magnético possui em sua fórmula componentes especiais que, em contato com um imã, proporcionam um design exclusivo para unhas. Mais uma aposta da coleção é o Make B. Máscara para Cílios 3 em 1. A novidade confere, em um só produto, volume, alongamento e definição para os cílios por meio da regulagem da embalagem, deixando-os impactantes

A pele sofre inúmeras alterações com a exposição solar. A radiação ultravioleta aumenta a atividade dos radicais livres, levando ao envelhecimento cutâneo; altera a produção de melanina, causando manchas brancas e escuras; e provoca desidratação, deixando a pele ressecada e sem viço. Os fatores de verão alteram a camada de proteção

natural da pele, denominada manto lipídico, diminuindo a hidratação natural, associado ao foto envelhecimento, causa rapidamente a perda da aparência jovem, deixando a pele opaca e áspera. Para driblar tais efeitos, o ideal é a realização de procedimentos estéticos, cuja finalidade é promover hidratação intensa da pele

e renovação celular. Limpeza de pele profunda, peelings, eliminam a camada áspera, sem essa barreira os ativos de tratamento têm desempenho potencializado. Com o auxílio de equipamentos e ativos potentes conseguimos restaurar o equilíbrio cutâneo. Cuidar da pele é mais do que uma questão de estética, é saúde e autoestima. Na semana da mulher, dedique-se a você, pois pele renovada é garantia de pele sempre jovem. A Manu Mulher parabeniza a todas as mulheres nesta data especial. A Manu Mulher está situada na Rua José Bonifácio, 328. Telefones: 55 3332 8514/8138 44388.

Boticário lança, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 35 itens da linha Make B

com até seis horas de duração. Perfumaria - As fragrâncias Glamour Exuberance e Glamour Nuit chegam para completar as novidades da temporada. “Glamour Exuberance é um lançamento marcante que remete à ousadia e reforça a autoconfiança da mulher. Glamour Nuit, lançado em edição limitada em 2004, foi sucesso de vendas e agora volta ao portfólio da marca reforçando tendência do mercado que busca fragrâncias mais marcantes para o inverno”, ressalta

Marselha Tinelli, gerente de Categoria Perfumaria de O Boticário. De família Floriental Amadeirado, Glamour Exuberance é uma homenagem à sensualidade feminina. Uma fragrância envolvente, criada pelo perfumista Olivier Pescheux, da casa de fragrâncias Givaudan. “A inspiração veio da mulher extrovertida e moderna, que busca sensualidade em seu perfume. Para isso, pensei em um floriental quente e facetado mesclado com madeiras envolventes”, conta Pescheux.

Pele sem vestígios de verão

Cuidar da pele é sinônimo de saúde e autoestima

pag 9.indd 1

05/03/2013 10:04:15


10 Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

Mulher

Especial

Elas fazem a diferença nos postos de gasolina

Chegar a um posto de gasolina e se deparar com uma mulher de boné e suja de graxa virou rotina em Ijuí. Nortenha Padia está na profissão há cinco meses e se descobriu uma apaixonada pelo dia-a-dia desta área. “Eu gosto muito da profissão que estou. Pra mim, como mulher, esta profissão é algo desafiante, pois este contato direto com as pessoas, mostra que somos capazes. Mostramos que a mulher tem a capacidade de desenvolver as mesmas atividades que os homens”, diz Nortenha.

O gerente do posto de gasolina em que ela trabalha, Giovane Fabrício Neinas, diz que o atendimento por parte de frentistas mulheres, se torna mais delicado e acessível para os carros de passeio. “Elas dedicam mais atenção a esses clientes. Eu prefiro trabalhar com mulheres frentistas para esse tipo de trabalho, já para caminhões, que envolve trabalhão pesado, os homens são os que atendem”, explica Giovane, que atualmente coordena 20 funcionários e destes, três são mulheres.

Jaqueline está na profissão há um ano e dedica atenção aos clientes

“A participação feminina, com seu estilo de ser mais ponderado, detalhista, sensível, se soma ao estilo masculino e isso é bom para a empresa. Ter um quadro composto só por homens, com um único estilo, um único pensamento torna a empresa pobre. Estamos em busca desse alinhamento”, diz o gerente. Segundo Nortenha, muitos clientes preferem mulheres por ser mais cuidadosa. “Nós conseguimos desenvolver mais de uma atividade ao mesmo tempo. Eu, por exemplo, abasteço caminhão e carro ao mesmo tempo. Os clientes sentem a diferença no atendimento até mesmo em dar um bom dia com sorriso no rosto, eu procuro estar sempre sorrindo, atendendo bem e satisfazendo o cliente para que ele volte”, diz entre sorrisos. Jaqueline Hanson trabalha em outro posto de gasolina há cerca de um ano e segundo ela, está realizada com essa atividade. “Eu gosto muito de fazer o que faço. Me identifiquei com este trabalho. Percebo que os clientes

Nortenha não vê nenhum empecilho em desenvolver esta atividade

gostam do atendimento feminino, pois damos mais atenção a eles. Cada vez mais as mulheres percebem que podem desempenhar essas funções e vão ao mercado em busca dessas oportunidades”, explica Jaqueline. As duas frentistas confessam que já receberam cantadas.

Segundo Nortenha, isso faz parte do trabalho a que estão expostas. “Isso acontece, pois a maioria dos clientes são homens. Levo na brincadeira e bom humor para que o cliente perceba que sou profissional, mas a maioria respeita o meu trabalho”, finaliza a frentista.

Combata os sinais do envelhecimento

Sentir-se bela, suavizando os sinais do envelhecimento, é um desejo de toda mulher. Ainda bem que com a atual tecnologia cosmetológica é possível obter excelentes resultados em pou-

co tempo. A Botica La Vie combina qualidade no atendimento com uma linha completa de modernos produtos para deixar sua pele sempre linda e saudável.

Botica La Vie combina qualidade no atendimento com linha completa de produtos modernos

São eles: Nanospheres de Vitamina C, Argilas Naturais, Óleos e Extratos Vegetais, Iris Isso, Cranberry, Matrixyl, Dmae, SK-Influx, entre outros. pag 10.indd 1

Mais informações pelo telefone 3333-8704 ou acesse www. facebook.com/boticalavie Na Semana da Mulher toda nossa linha de cosméticos es-

tará com descontos. Aproveite! Botica La Vie Farmácia e Manipulação Rua João Perondi 55, sala 11. Em frente ao Cacon (HCI) 05/03/2013 10:04:42


Mulher

Especial

Jornal da Manhã | Ijuí, 5 de março de 2013

11

Mulheres usam a moda para se reinventar

Bordados, metalizados, dourado, brilho, paetês e cristais estão em alta na estação

Mulheres amam moda, mas não apenas o ato de vestir. Moda para a mulher é uma forma de expressão. Por meio dos trajes, elas mostram seu poder e sua beleza para o mundo e demonstram como querem ser vistas: modernas, clássicas, rockers, coloridas ou românticas As mulheres conquistaram o direito de ser e de vestir o que quiserem. Se há um exercício de liberdade que pode ser contemplado em sua total existência, é o direito de usar no seu corpo aquilo que se tem vontade. O direito de escolha, de comprar ou não, de se reinventar através da moda. E por isso, quando vão usar um vestido de gala (de casamento, de formatura, de mãe de noiva, o de madrinha ou convidada), elas querem estar lindas. Confira algumas dicas da Maison Poison para você arrasar: Cores: As cores neutras offwhite, marfim, branco e nude são ótimas opções p a ra q u e m q u e r d e s t a c a r b o rd a d o s , rendas e transparência. Entre as cores vibrantes em alta estão o amarelo, vermelho e rosa pink. O azul royal e marinho estão entre as cores de destaque da estação. Os metalizados, dourado ou prateado, com muito brilho, com bordados em paetês e cristais.

Te c i d o s : O t e c i d o d e maior de destaque é a renda (clássica que nunca sai de moda). Entre os leves estão a musseline, o tule e organza. Entre os tecidos encorpados estão o shantung, os crepes e o tafetá.

Modelos: Tomara-quecaia,modelo sereia, transparência e decotes profundos. A M a i s o n Po i s o n e s t á situada na Rua Emílio Frederico Buhrer, 63 – Bairro Lulu Ilgenfritz. Telefone: 55 3332 9652.

Maison Poison oferece vestidos de gala para os mais variados eventos

Elas são Super-Heroínas

Em um mundo dominado pelos super-heróis,assuper-heroínaslutam paraterseuespaço.Atéadécadade90, ou elas eram apenas parceiras dos heróis,eacabavamsendopresaseusadas pelosvilõesparamataroheróioueram uma cópia do mesmo, salvo algumas

pag 11.indd 1

excessões, como a Mulher-Maravilha. Depoisdoanos90,passaramatermais atitude e hoje são as mulheres dos novo milênio, poderosas, inteligentes, destemidas e independentes, como elas realmente são. Confira algumas das principais:

Viúva Negra - Viúva Negra integra a equipedosVingadores.CriadaporStan lee, Don Rico e Don Heck, na versão original era uma super-espiã soviética inimiga do Homem de Ferro e teve um romance com o Gavião Arqueiro. Seu nomeverdadeiroéNatashaRomanoff, tambémchamadadeNataliaRomano-

va, Natasha Romanova ou Natalie Rushman.EstevenofilmedoHomem de Ferro 2 e os Vingadores, além do desenhoanimadoOsVingadores-Os Heróis mais Poderosos da Terra. MulherInvisível-AMulherInvisível, alter-ego de Susan “Sue” Richards é membro do Quarteto Fantástico, e foi criada junto com o grupo por Stan LeeeJackKirby.NofilmedoQuarteto FantásticofoiinterpretadaporJessica Alba.Pode voar criando campos de força suficientemente fortes para se sustentar no ar. Foi John Byrne que mudou seu nome de Garota Invisível para Mulher Invisível. Vampira - Vampira é uma integrante dos X-Men. Criada por Chris Claremont e Michael Golden, seu poder mutante é a habilidade de sugar a vitalidade, memória e poderes de outros seres vivos através do contato com a pele. Seu nome de batismoéAnnaMarieelevoumaisde umadécadaantesquefossedevidamentecitado(numahistóriaescritapor ChrisClaremont).Vampiraapareceu em várias mídias dos X-men, como videogames, os filmes e desenhos. MulherMaravilha-Aheroínamais sexy dos quadrinhos é ninguém menos que a Mulher-Maravilha.. Ela é a princesa Diana de Themyscira, filha da rainha das amazonas, Hipólita. JeanGrey-Amutantedonadeuma

Jean Grey é a mutante dona das sagas mais emocionantes das histórias em quadrinhos

dassagasmaisemocionantesdashistórias emquadrinhosfoicriadapeloqueridoStan Lee e Jack Kirby e teve sua aparição na primeira revista dos “X-Men”, em 1963. Os pais de Jean pediram ao Professor Xavier queajudassemafilhaasuperarumtrauma de infância. Xavier ajudou a garota bloqueando parte dos seus poderes telepáticos. Jean foi levada a escola de Xavier para alunossuperdotadosesetornouummembro daprimeiraformaçãodos“X-Men”,usando o nome de “Garota Marvel”.

05/03/2013 10:05:07


pag 12.indd 1

05/03/2013 10:07:16

Caderno Mulher 05.03.2013  

Edição especial do caderno Mulher do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you